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Impressões ao dirigir: Chevrolet S10 e Trailblazer 2014

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Motor turbodiesel mais forte e potente e câmbio manual de seis marchas são principais novidades de S10 e Trailblazer 2014



Picape média e utilitário esportivo também passam a oferecer de série o sistema multimídia MyLink

Sueli Osório
Enviada a Porto Alegre

Líder do segmento de picapes médias há 17 anos, com 31.405 unidades emplacadas de janeiro a julho deste ano, a Chevrolet S10 tem participação de 30,8% neste mercado. Mas isso não é motivo para que a marca fique acomodada. Para a linha 2014, a picape passa a contar com a segunda geração do motor Chevrolet 2.8 turbodiesel, que recebeu importantes melhorias técnicas, que possibilitaram ganho de desempenho, dentre as quais coletor de admissão em plástico, um novo sistema de injeção, pistões redesenhados e um novo sistema de recirculação de gases (EGR).

O coletor de admissão em plástico possui superfícies internas mais lisas e também uma nova geometria, com fluxo otimizado de ar, privilegiando o aumento de torque e potência. O novo sistema de injeção common rail opera em 2.000 bar de pressão e possibilita um expressivo aumento de torque e potência do motor, além de menor nível de emissões. Isso é possível graças a uma melhoria na eficiência na queima do combustível, dentro da câmara de combustão.

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O sistema EGR (responsável pela recirculação dos gases de escape), passa agora a ser controlado por um motor de passo – antes era controlado eletronicamente por um sistema a vácuo. Com o aumento da precisão no funcionamento do sistema, a montadora garante que conseguiu reduzir os níveis de emissões dos gases de escape.

O resultado é o maior torque da categoria, segundo a Chevrolet: S10 e Trailblazer Turbodiesel têm agora 51 mkgf a 2.000 rpm (sendo que 90% deste valor já está disponível a 1.700 rpm) e 200 cv de potência a 3.600 rpm.

Essa mudança vem acompanhada de uma nova transmissão manual de seis velocidades para a picape equipada com o motor 2.8 Turbodiesel. Segundo a GM, o novo câmbio chega para que o motorista tire mais proveito dos números de desempenho do bloco.

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“A ideia de desenvolver a nova transmissão manual de seis velocidades foi buscar maior desempenho, melhor escalonamento de marchas, melhor consumo de combustível, baixo ruído e menores níveis de vibração e aspereza”, explica Paulo Riedel, diretor de Engenharia de Powertrain da General Motors do Brasil.

Além da nova transmissão manual, a transmissão automática de seis velocidades foi recalibrada para otimizar o desenvolvimento feito no motor 2.8 Turbodiesel.
A S10 conta também com o 2.4 Flex (equipada apenas com transmissão manual de cinco marchas), nas versões de cabine simples e dupla, e o Trailblazer oferece a versão V6, equipada com câmbio automático de seis velocidades.

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Mais conteúdo

S10 e Trailblazer passam a contar na linha 2014 com o sistema multimídia MyLink, que permite ao usuário levar músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth e configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.

As versões LTZ dos dois modelos ganham itens inéditos, como leitor de CD e DVD e um navegador de GPS incorporado ao sistema.

A versão LT da picape S10 também oferece o MyLink como item de série, com o mesmo sistema usado nos Chevrolet Onix, Prisma, Cobalt e Spin.

A versão LTZ da S10 também recebe como itens de série o sensor de estacionamento traseiro e console do teto com porta-óculos. Já a versão LTZ Turbodiesel automática ganha o controle de velocidade em declive e o assistente de partida em aclive, sistemas que auxiliam o motorista em percursos fora de estrada.

O Trailblazer passa a oferecer também airbags laterais (totalizando seis, já que já oferecia os frontais e os de cortina), a câmera de ré e o sensor de estacionamento conectados ao MyLink, caixa organizadora e cobertura articulada no porta-malas para facilitar a arrumação da bagagem quando o motorista estiver utilizando o modelo com apenas cinco assentos, em vez dos sete que ele oferece.

A Chevrolet oferece três novas cores: cinza Evenstar, verde Deepwood Green e prata Switchblade, todas metálicas. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

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Impressões

Dirigimos o Trailblazer LTZ dotado de motor turbodiesel, que custa R$ 162.690, em percurso off-road com muita lama numa fazenda próxima a Porto Alegre (RS). O torque 51 mkgf a 2.000 rpm pode ser notado logo de saída, já que o utilitário esportivo de 2.164 kg responde rapidamente ao toque no acelerador. Apesar de grandalhão, com 4,88 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,84 m de altura, foi fácil controlar o SUV mesmo na lama e em trechos relativamente alagados.

Com tração integral, o modelo tem 30,2 graus de ângulo de ataque e 19,6 graus de ângulo de saída. Segundo a montadora, a velocidade máxima é de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,6 segundos.

A distância entre os eixos é de 2,84 metros, o que garante bom espaço para os ocupantes. O porta-malas tem capacidade que vai de 235 a 1.830 litros.

Em seguida, em vez da lama, colocamos a S10 em curto trecho de estrada. Guiamos a versão LT cabine dupla 4×4 com o novo câmbio manual de seis velocidades, com preço de R$ 110.990. Novamente foi possível sentir a força do motor turbodiesel que entrega 44,9 mkgf a 2.000 rpm nesta versão com a transmissão manual. A potência é de 200 cv a 3.600 rpm.

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A visibilidade é boa, assim como o espaço para os ocupantes. Como normalmente ocorre com as picapes médias com a caçamba vazia, a S10 balança bastante, mesmo no asfalto, principalmente ao passar por imperfeições do piso.

Por falar em caçamba, ela pode acomodar 1.061 litros. A picape tem 5,35 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,83 m de altura. A altura mínima do solo é de 22,8 cm, o ângulo de ataque é de 30,7 graus e o de saída é de 16,1 graus.

Segundo dados da montadora, a velocidade máxima é de 180 km/h e a picape vai da imobilidade aos 100 km/h em 11,4 segundos.

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Mercado

As principais concorrentes da S10 são as picapes Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. A expectativa da Chevrolet, segundo Hermann Mahnke, diretor de marketing, é de emplacar 5.500 unidades por mês, sendo que atualmente o mix de vendas é de 60% para as equipadas com motor turbodiesel e 40% para as que têm o motor flex. Dentro das dotadas de motor a diesel, apenas 20% são vendidas com o câmbio manual.

Segundo Mahnke, 80% das vendas da picape estão concentradas nas versões Flex LTZ 4×2 cabine dupla, Turbodiesel LT automática 4×4 cabine dupla, Turbodiesel LTZ automática 4×4 cabine dupla e Flex cabine dupla LT 4×2.

O Trailblazer, por sua vez, tem 320 unidades emplacadas por mês, sendo que o mix de vendas é de 70% para a versão turbodiesel e 30% para a equipada com o motor V6.

Preços da S10 2014:

Chevrolet S10 2014 – LS Cabine Simples Flex 4×2 manual R$ 61.490
Chevrolet S10 2014 – LS Cabine Simples Diesel 4×4 manual – R$ 87.290
Chevrolet S10 2014 – LS Cabine Dupla 4×4 diesel – R$ 96.890
Chevrolet S10 2014 – LT Cabine Dupla Flex 4×2 manual – R$ 75.490
Chevrolet S10 2014 – LT Cabine Dupla Diesel 4×2 manual – R$ 99.990
Chevrolet S10 2014 – LT Cabine Dupla Diesel 4×4 manual – R$ 110.990
Chevrolet S10 2014 – LT Cabine Dupla Diesel 4×4 automática – R$ 114.990
Chevrolet S10 2014 – LTZ Cabine Dupla Flex 4×2 manual – R$ 88.490
Chevrolet S10 2014 – LTZ Cabine Dupla Diesel 4×4 automática – R$ 135.990

Preços da Chevrolet Trailblazer 2014:

Chevrolet Trailblazer 2014 – LTZ gasolina 4×4 automática – R$ 136.100
Chevrolet Trailblazer 2014 – LTZ diesel 4×4 automática – R$ 162.690

Galeria de fotos da Chevrolet S10 e Trailblazer 2.8 Turbo Diesel 2014:

[Fotos: Fabio Gonzalez]

5.0

  • schneider1979

    O cara jogando lama para tudo que é lado… com o vidro aberto! Pode isso Arnaldo?

    • HFritz

      Pode quando o carro não é seu.

    • Carlsson

      Tem uma matéria em que o Bob Sharp testou aquele Megane turbinado e disse que o câmbio já estava avariado por um jornalista que errou uma troca de marchas.
      Aí tem gente que acha negócio comprar carro de leilão de montadora! [pensam que é utilizado pela, cof cof, diretoria da empresa] [lembrando que não pode fazer test drive]

      • betosilva1978

        Pois é… mas eu tive sorte no meu GOL POWER I-MOTION, com 2 anos de uso e 12.000 Km rodados. Cada um com a sua mania, não?!

        • Carlsson

          Muita gente tem sorte até com carros de locadora…

          • saosao

            Muita gente tem azar com mulher também… que tbm pode ter voltado a quilometragem…

            rsrss

  • Leosena

    Sinceramente não entendi qual o sentido de se reduzir o torque na versão equipada com câmbio manual. Eu tenho uma picape diesel com câmbio manual de 6 marchas e penso que, assim como eu, muitos consumidores gostariam de poder desfrutar de um torque de 51mkgf sem as perdas causadas por um conversor de torque.

    • HugoSW

      Deve ser uma limitação técnica do conjunto, provavelmente a embreagem não aguenta esse aumento de torque.

  • Diego

    Acho que a ranger e a s10, são as melhores da categoria, mas não se pode tirar o mérito da hillux de se um monstro também….

    • Filipe Augustus

      Não devemos tirar os méritos da Hilux, porque foram precisos muitos anos para a concorrência alcançar elas em um conjunto moderno e eficiente, hoje ele já sente o peso da idade, mais é uma ótima pickup, sem frescuras e muito boa, poderia custar um pouco a menos, assim como todos os carros, mais ela tem todos os méritos, pois com a idade que tem, ainda consegue se impor frente a concorrência.

      • Franklin

        Apesar de não gostar da hilux, graças a ela hoje temos produtos melhores e não deixa de ser um bom produto. P.S. já andei de hilux, ranger, s10 e frontier. Na estrada a frontier é a que mais agrada em termo de segurança(estabilidade), força a nova ranger até a chegada desse novo powertrain da s10 e o acabamento a hilux ainda é boa, mais perde pra ranger, somente…

    • NOV

      Hilux só na cidade barro mesmo ´l200!

  • Lanpenn

    A avaliação precisa de mais detalhes, como consumo e acabamento.

    • Arthiola

      Isso as avaliações antigas já tem.
      Prefiro uma reportagem completa focada no que mudou do que uma que traz o que mudou de modo superficial, e no fim é praticamente a mesma reportagem que já foi feita tempos atras.

  • Luciano

    Se 40% para as que têm o motor flex!!! Por que não lança o modelo com cambio automático de seis macha? Uma aumentada na potencia e redução ed consumo não seria ruim não….

    • Filipe Augustus

      O problema é que esse motor é muito antigo, ela deveria usar o Ecotec do Captiva com seus quase 180cv, aí sim eu creio que faria sentido essa versão….

  • Motorista1979

    ZERO fotos do interior… Legal, estao de parabens. E dessa vez a reportagem nem é da AutoPress.

  • paulistadalapa

    Essa versão a Diesel poderia ser mais barata, começar na casa dos 70 mil… venderia muito bem e tiraria essa doença de Flex da categoria.

  • Arthiola

    Esse é a picape para "não ter erro" na categoria…
    Mesmo que a Ranger e a Amarok sejam melhores, elas não fazem muito sucesso. Fora que é inviável ter a Ranger em suas versões a gasolina, já que tem consumo de 4km/l

    • Alexdebrito

      Gostaria de saber porque a Ranger e Amarok são melhores?

  • victor

    Nao falaram nada mas mataram algumas versões.

    LTZ 4×2 Diesel AT nao tem mais. Era uma boa opção pra quem nao precisava do 4×4, fora o custo, de 115 mil, dinheiro agora que voce fica com uma LT 4×4.

    Mania de querer comparar a concorrencia do Toyoda que só tem Diesel 4×4.

    • Alexdebrito

      Agora que eu ia trocar a minha LT 4×4 por uma LTZ 4×2 tiraram a versão.

    • Farofaaa

      Não sei quem está certo, mas hj pedi um orçamento para minha vendedora, das versões LTZ 4×4 e LTZ 4×2 e ela me passou R$ 128.159,60 e R$113.119,60 respectivamente, ambas 13/14 de 200 cv, na condição produtor rural.

  • Murilo

    A caixa manual não aguenta mais torque eu acho ! hueauheuh

  • py4hsg

    Infelizmente, ainda permanece a dúvida: o câmbio automático melhorou ou não? Está chovendo de reclamações sobre o câmbio da nova S10. A insatisfação é grande, basta acessar o youtube ou o site ReclameAqui. Um pecado grave da S10: faltou o controle de estabilidade (todas as concorrentes possuem, inclusive as picápes que irão modificar ano que vem: Hilux e Frontier). Lamentavelmente, os 3 lançamentos (Amarok, Ranger e S10) estão apresentando graves problemas, as montadoras deveriam rever isso. Na Amarok, foi necessário a intervenção do Ministério Público e até o momento não tem uma posição oficial da Amarok. Pelo visto, teremos que aguardar a chegada da nova Frontier e Hilux. Por fim, a Ram 1500 foi anunciada na Argentina (U$ 50.000,00), tomara que venha para o Brasil também.

    • vitimsl

      A S10 possui controle de estabilidade nas versões TOP diesel, assim como as suas concorrentes.

      • joel

        A ranger tem ESP com 8 funçoes desde a versão de entrada, flex, mais basica…

    • JPaulo10

      Eu gosto da Nissan Frontier, porque ela cabe no meu conceito: picape é "caminhonete". Ou seja, um utilitário para carga/passageiros, com mecânica simples, sem equipamentos frágeis ou eletrônica complicada, que a gente possa sem dó metê-la em estradas de terra esburacadas e poeirentas.
      Um conceito oposto é o "sedã com caçamba": uso urbano, confortável, bem equipado e bom para viagens. Parece ser essa a sua prioridade de uso.
      Assim, de cara, esqueça a Frontier. Ela me pareceu pesada de dirigir, horrível nas manobras urbanas (grande raio de esterço) e atrás o piso é muito alto. Ela é "chucra".
      A S10 é mais confortável, mas apresenta os problemas que você mencionou. (pergunto: será que o problema de câmbio não se deve mais ao uso do motorista inexperiente nesse tipo de veículo?). Também apresenta defeito de vedação: as portas permitem entrada de poeira (o Éber destacou isso no teste do NA, quando mencionou que o ar passa pelas portas).
      A garantia das primeiras Amarok estão terminando e os problemas aparecendo. Quanto tempo será que o motor 2.0 "dowsizing" vai aguentar? E a VW teima em não fornecer peças para o mercado, restringindo-as às ccs (que cobram, lógico, caro).
      A Ranger padece de um motor diesel novo (desconhecido até por alghumas ccs da marca), ou o motor flex extremamente gastão (o mesmo do fusion), que também dão problemas (principalmente o câmbio manual da flex).
      Talvez acima estejam as justificativas para o sucesso da Hilux. Cara, desenho de 2005, motor suficiente apenas. Mas não quebra.

      Se eu estivesse em seu lugar, compraria uma Hilux usada até que as outras sanassem seus defeitos, ou se renovassem. Você sabe, todo veículo novo precisa se "acomodar", tratar seus problemas pontuais. Isso leva tempo.

      Mas eu consideraria com carinho a hipótese de comprar, ao invés de uma picape, um SUV ou Crossover top pelo mesmo preço.

      • cepereira2006

        O que você diria da L200 Triton? Pelo que pesquisei ela é a mais compacta para uso em cidade, com 5,11m.

        • JPaulo10

          É uma picape que eu não conheço. Na área rural onde estive, ninguém gostava por causa do tamanho da da caçamba e pela má fama do motor da L200 antiga, que fundia.
          Também atrapalha muito essa mania da Mitsubishi não ceder carros para testes da imprensa.

          • Alexdebrito

            Amarok aqui na cidade ja fundiram o motor umas 6, e a do meu amigo fundiu duas vezes dai ele trocou numa hilux.

            • gcarlos

              tÁ acontecendo o mesmo com as Amaroks
              na minha região…

      • Rodrigo Maziero

        Discordo na questão de vedação, desmontamos uma HILUX 2009 aqui na minha CCS e estava pura terra, e a S10 quando a gente vai o mesmo serviço permanece sempre com pouca terra.

  • Filipe Augustus

    Caramba, nem vou comprar um Corvette Z06 porque vou levar pau, melhor ir de S-10 mesmo, ha ha ha

  • Andrex2501

    Agora sim, eu acho que ela é a melhor picape dessa categoria!

    Mas agora convenhamos, elá um míssil, nenhum auto de rua original de fábrica até então nunca tinham conseguido fazer de 0-100 em menos de 2s e bem uma picape foi conseguir. PARABÉNS A GM \o/

    • jonathan

      muito bom camionete falhando parabens gm

  • feacomm

    Maravilha…

  • Carlsson

    A diferença do Trailblazer V6 para o Turbodiesel é de R$ 26.590,00.
    Não penso que valha a pena comprar a versão diesel, pois a economia e combustível se vai pela diferença de preço.
    O único fator que vejo favorável ao diesel é a baixa desvalorização, pois o motor V6 é igualmente forte.
    Já a picape acaba valendo a pena, tendo em vista que o 2,4L quatro cilindros é "fraco" e não pode vir equipado com tração 4 x 4 nem câmbio automático.
    Ainda assim, se tivesse uma picape V6, custaria o mesmo da versão diesel, tornando esta mais conveniente, tanto pelo consumo menor, quanto pela desvalorização menor e ótimo torque para tração de cargas.

    • Rodrigo Maziero

      Amigo, o motor V6 Gasolina da Trailblazer é bem mais forte que o Turbo Diesel,

      E o melhor, não é gastão. Faz em média 10km/l de gasolina na estrada.

      Dados feitos por mim.

      • Carlsson

        Pois é, não duvido das suas informações.
        Além do mais, muitos pensam que o motor diesel faz milagres nesses carros pesados, o que não é verdade. A SW4 automática turbodiesel faz em média 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.

      • kikofar

        Olá Rodrigo! Cara, estou olhando uma TrailBlazer 'com carinho', em função da redução de imposto a que faço jus por conta de deficiência da minha filha. Já estava certo de comprar a diesel, mas esses valores aí da sua gasosa estão corretos mesmo? 10 km/L na estrada e na cidade? E sua impressão no 'rodar' do carro? Ela é macia demais, joga em curvas…? Se puder me falar um pouco, ficaria muito agradecido, já que na minha família inteira não tem nem um GM pra contar história! rs Forte abraço.

        • gcarlos

          É consumo de carro pequeno. Não creio q faça isso tudo não.

  • kikofar

    Fui ver uma há alguns dias. E pelo interior pobre (para o preço do carro), melhor nem ter fotos mesmo! rs

  • Rodrigo Maziero

    Errar é humano,

    Fazer piadinha sem graça de um erro de digitação é babaquice!!!

    • Porcodio

      Você deve ser a diversão nas festas.

  • christyan

    karai, gostei desse torque!!! Eu tava feliz com a sw4 do meu pai com aquela força toda q ele, o carro, puxa. Essa trailblazer promete….menos em preço

  • falcao123

    O painel da porta da s10 lembra muito o da antiga s10 se vc reparar bem podiam ter pelo menos feito um trabalho mais descente a gm so faz gambiarra no brasil

  • GarfieldMix

    "Segundo dados da montadora, a velocidade máxima é de 180 km/h e a picape vai da imobilidade aos 100 km/h em 1,4 segundos."
    Veyron que se cuide…

  • Jason

    Pelo que contam as revistas e sites, esse motor deu uma boa melhorada. Ganhou um pouquinho de torque e chegou a 200cv. Parece um desempenho honesto, na versão Diesel. Só o preço podia ter sido mantido o mesmo, ainda que com o aumento não chegue a passar da concorrencia.

  • alex silva

    se nao me falha a memoria….a hilux abandonou esse "novo" sistema EGR em 2011….rs….

  • Dirceu

    Alguém aí sabe dizer se as versões LT Cabine Simples Flex e LS Cabine Dupla Flex sairam de linha?

  • Igor_balboa

    " Novamente foi possível sentir a força do motor turbodiesel que entrega 44,9 mkgf a 2.000 rpm nesta versão com a transmissão manual. A potência é de 200 cv a 3.600 rpm."

    São 44,9 mkgf ou 51 mkgf ?

  • NOVis

    Quero ver se essa Nova S10 passa onde as l200 oassam, pq a anterior passava longe…..

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