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Impressões do Volkswagen up! I-Motion

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A Volkswagen lançou hoje o up! com carroceria de duas portas e também com transmissão automatizada ASG, conhecida como I-Motion. Dessa forma, o novo compacto da marca alemã se torna a única opção do segmento 1.0 com esse tipo de câmbio, que possibilita a troca automática de marchas em uma caixa de mudanças “mecânica”.



Parte do investimento de R$ 10 bilhões que a Volkswagen fará até 2018 no Brasil, o novo popular agora está com sua linha de versões e equipamentos completa, começando a partir de R$ 26.900 no take up! 2 portas e a partir de R$ 30.990 no move up! 2 portas I-Motion, que é a grande novidade.

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Duas portas

Com duas portas, o Volkswagen up!, fabricado em Taubaté/SP, passou alterações também nesta configuração em relação ao equivalente europeu, sendo 6,5 cm maior. O desenho da janela traseira é similar ao da versão 4 portas, deixando o visual mais harmônico entre as opções. O modelo continua oferecendo porta-malas de 285 litros com divisão de bagagens s.a.v.e. e tanque de 50 litros, entre outras mudanças feitas na versão nacional.

As duas portas são grandes e o acesso ao banco traseiro é feito através de um mecanismo de basculamento do assento dianteiro, que tem efeito memória, retornando à posição anterior após sua retração. O ambiente traseiro ainda recebeu um porta-garrafa e objetos nas laterais. O espaço disponível é feito para três pessoas, mas naturalmente duas pessoas é mais do que suficiente para andar sem muito aperto.

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I-Motion

Além das duas portas a menos, o Volkswagen up! agora dispõe de opção do câmbio automatizado ASG na versão I-Motion. Trata-se do mesmo dispositivo utilizado nos modelos da marca com motores 1.6 VHT e 1.6 MSI. No entanto, dispõe de sistema simplificado para o novo carro de entrada.

De cara, o Volkswagen up! I-Motion não dispõe de modo Sport e nem de paddle shifts no volante, mas a caixa de mudanças de apenas 30 kg e 12,2 kgfm de capacidade de torque, recebeu alterações nas relações de marchas para se tornar mais eficiente com o motor EA211 1.0 12V E-Flex, que entrega 75/82 cv a 6.250 rpm e 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

Com 3,60 m de comprimento, 1,64 de largura, 1,50 de altura e 2,42 de entre-eixos, o Volkswagen up! I-Motion está disponível nas versões move up! com duas ou quatro portas, além da high up! e black/white/red up!, chegando até R$ 42.160. De 0 a 100 km/h, o modelo precisa de 12,8/13,0 segundos e tem máximas de 166/168 km/h, respectivamente com etanol e gasolina.

Em termos de consumo, o Volkswagen up! I-Motion registra – de acordo com testes do Inmetro – 9,0/13,0 km/litro na cidade e 10,0/14,5 km/litro na estrada, respectivamente com etanol e gasolina. O resultado geral é semelhante ao obtido pela versão manual, que faz 9,1/13,2 km/litro na cidade e 9,9/14,3 km/litro, na mesma ordem de combustível.

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Impressões do volante do Volkswagen up! I-Motion

Como já é conhecido das caixas automatizadas, a transição de marchas é nitidamente sentida quando se aumenta a velocidade. A sensação – desconfortável para alguns – foi um pouco atenuada no Volkswagen up!, mas nada que faça o condutor achar que está em um câmbio 100% automático.

Para um motor de apenas 82 cv – quando abastecido por etanol – e um sistema de trocas de marchas automático, até que o desempenho foi satisfatório para a proposta, que difere bastante em termos de performance dos modelos com motor maior. Então, não espere um desempenho superior apenas por causa do I-Motion.

A proposta principal é conforto e economia, duas coisas que muitos consumidores hoje em dia buscam e raramente encontram no segmento de entrada, visto que as opções com câmbio automatizado vão muito além dos R$ 30.990 pedidos pelo move up! I-Motion. Hoje, dos 28 hatches compactos do mercado, 17 oferecem opção desse sistema, sendo 60% do total.

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No modo Drive, o Volkswagen up! se comporta bem, apesar necessitando exigir mais do acelerador em retomadas de velocidade, onde o dispositivo eletromecânico faz a redução para dar mais fôlego ao compacto. Algumas vezes, já percebido nos motores 1.6 VHT e MSI dos irmãos maiores, o sistema ASG troca de marcha, mas o painel mantém a indicação anterior, alterando algum tempo depois.

Nas reduções, as trocas de marchas foram mais suaves que nos motores maiores, transmitindo a sensação de estar guiando um carro 100% automático nesse aspecto. Para quem está acostumado com caixas manuais e sente a sensação de falta de força nas acelerações mais fortes, a opção é utilizar o modo Manual, feito apenas pela alavanca de transmissão.

Dessa forma, consegue-se obter um desempenho melhor nessas situações. Como já foi dito, não há opção Sport e nem as borboletas atrás do volante, bastante úteis nos modelos de melhor performance. Outro item que não está presente na versão I-Motion é o piloto automático. Em viagens longas, o equipamento é bastante útil, mas o foco do up! é o meio urbano e por isso foi dispensado do modelo.

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Nas manobras, especialmente com inclinação da via, é necessária atenção ao dar ré, já que ao soltar o pé do acelerador ou freio, o veículo fica solto, ao contrário do que ocorre em carros automáticos. Rodando a 3.500 rpm em 110 km/h, o Volkswagen up! I-Motion manteve seu bom comportamento inalterado em relação à versão manual, além de destacar-se nas respostas rápidas da direção e no bom ajuste da suspensão.

De modo geral, a performance deste compacto 1.0 automatizado está de acordo com o esperado, em vista das características do projeto que envolve o modelo. Para quem precisa de mais conforto no trânsito do dia a dia ou necessita de um veículo para atender limitações físicas, ambos sem ter que investir praticamente R$ 40.000 em um automatizado, o Volkswagen up! I-Motion agora surge como uma alternativa interessante.

Provavelmente teremos uma resposta dos rivais do compacto, afinal, como as estatísticas mostram, é crescente o interesse por veículos com este tipo de equipamento. E no final, quem vai ganhar é o consumidor, que terá mais opções de escolha.

Abaixo, todos os preços do Volkswagen up!:

take up! 2P – R$ 26.900
take up! 4P – R$ 28.900
move up! 2P – R$ 28.300
move up! 4P – R$ 30.300
move up! 2P I-Motion – R$ 30.990
move up! 4P I-Motion – R$ 32.990
high up! 4P – R$ 34.990
high up! 4P I-Motion – R$ 37.760
black/white/red up! 4P – R$ 39.390
black/white/red up! 4P I-Motion – R$ 42.160

Galeria de fotos do Volkswagen up! 2 portas e I-Motion:

Evento a convite da Volkswagen.

4.0

  • André M

    Pense num carro feio. Não consigo olhar pra esse carro e não pensar que é ridículo. Sei que é seguro, sei que é moderno, bla, bla, bla. Mas se eu tivesse que olhar todo dia pra ele na garagem não ia gostar.

    • torinog7

      É questão de gosto amigo eu pessoalmente acho o carro bacana.

      • Maycon102

        Eu particularmente acho ele bonito, acho até mais bonito que HB20. Sei lá, Eu acho que ´´Feio“ não se enquadra nele nem a 1km de distância. Se esse carro for feio, então não resta nenhum mais que seja bonito na categoria. kkkkkkk

        • torinog7

          Bom particularmente mais bonito do que o HB20 eu não acho mas na categoria dele ele é o mais bonito junto ao Picanto que também acho bem bacana (em minha opinião)

    • $104406824

      OK

    • Douglas

      Pense em alguém que não sabe o que comentar e só sabe falar que é feio ou bonito?

      Sem sentido.

      • _William

        Mas se ele tivesse falado que era bonito e que queria ter um, ia ter um monte de gente elogiando e concordando… deixa o cara criticar uai, ele tem direito a não achar o carro bonito.

        • Douglas

          Concordo. Gosto é muito pessoal. Dizem que o hb20 é muito bonito, porém não me atrai e tmb n seria por isso que não compraria o carro .

          • _William

            Esse HB20 quando foi lançado eu tinha achado muito bonito, hoje em dia já não vejo muita graça, não me atrai muito também

    • Magnosama

      Penso num carro bonito.

    • Ground Zero

      Feio como o que? Como o Etios? Ou como a primeira geração do Logan? Não, amigo. Por mais que beleza seja um critério subjetivo, ainda assim é um critério. O carro tem desenho funcional, linhas harmônicas, leves (o carro é pequeno) e um certo compromisso com o logo no meio da grade. Acho o carrinho sensacional. Bom, bonito, econômico e de seguro barato. O carro é barato? Não, mas isso não existe no Brasil. Compraria um? Sim. No momento, é o melhor custo benefício em compactos. O Fiesta e o Hyundai são melhores equipados? São, mas caros demais. O Palio e o Uno são mais baratos? São, mas perdem em economia, segurança e equipamentos. O up é a oferta mais equilibrada.

  • 1975

    Sem entrar no mérito se vale ou não o que cobram por ele…é uma vergonha um carro 1.0 fazer menos de 15km/l na estrada. Isto eu tirava com o Logus e o Polo que tive, e que eram 1.8.

    • $104406824

      Esses testes do Inmetro não podem ser comparados aos nossos testes do cotidiano. Meu C3 1.5 marca 21 km/l no computador de bordo, em estrada a 80 km/h com o ar desligado e o carro vazio. Não é o que diz o teste do Inmetro.

      • _William

        Não sei o caso do seu carro, mas dificilmente esses marcadores mostram a realidade de consumo com exatidão, não dá pra confiar muito.

        • 1975

          Eu não confio em computador de bordo. Sempre faço média de tanque a tanque, já que sempre completo quando abasteço. E consumo médio é diferente de consumo instantâneo.

          • $104406824

            O C3 só marca consumo médio

            • Leonardo BH

              É o C3 atual ? Tiraram isso dele ? O C3 antigo marca consumo “instantâneo” se a velocidade estiver acima de 30km/h

              • $104406824

                É o atual, sim, e ele marca o consumo médio do carro desde a última vez em que a quilometragem do trip foi resetada.

          • _William

            É diferente, mas não dá pra confiar nos dois do mesmo jeito.

      • Dico Oliveira

        Meu Fiat 500 marca 22km/l no computador de bordo na estrada a 80-90 km/h com ar ligado e carro vazio. É manual, e usando o piloto automático.

        • Vinícius

          O meu marca, 15,3km/l. Porem o meu é automatico e ando a 90-100 com ar e carro cheio(3 pessoas e malas) e na cidade (com etanol) consigo 8,7 km/l com ar e carro vazio.

      • Anderson

        “Saab Driver” e anda de C3? kkk

      • Rodrigo

        Como o povo adora sê enganar!!! Ganhamos um padrão fixo de
        teste onde podemos comparar consumo entre motores de diferentes marcas ((algo que sempre pedimos e agora menosprezamos.))

        É MUITO FÁCIL MANIPULAR UM TESTE DE CONSUMO É MUITO FÁCIL TENDENCIAR UM ERRO.

        Eu posso fazer meu GOL G5 1.0 gastão rodas mais km/l que um FOX Bluemotion, basta registrar uma viagem de uma cidade mais ALTA para um acidade mais BAIXA que a magica acontece.

        DESCONSIDERO qualquer teste de consumo, revistas, sites, etc…

        Vamos valorizar um teste com paramentos FIXOS que nos permite fazer comparações reais de consumo em motores de diferentes marcas.

        • dougkmt

          Pra comparar consumo de combustível, na qual envolve inúmeras variáveis, o correto é comparar os resultados dentro do mesmo padrão. Se o leitor acima acusa 21 km/l com seu carro, o ideal é ele repetir “exatamente” o mesmo trajeto, pé, combustível no mesmo posto, medir na bomba ao invés de computador de bordo, dentre outros. O mesmo vale pro INMETRO, se vc observar o resultado de um carro, compare-o dentro dos resultados do INMETRO.

        • Thales Sobral

          Rodrigo, NÓS (eu e vc) não menosprezamos esse teste. Sabemos o valor dele. Mas tem gente que acha que o INMETRO fez o teste no percurso que ele também roda… Aí já viu né…

        • JimBRA Reis

          Engenheiros trabalham sob normas rígidas, pode ter certeza, leia a NBR 7024.

          http://www2.inmetro.gov.br/pbe/novidades_detalhe.php?i=Mw==

          “Aperfeiçoamento do método – A metodologia adotada no Brasil é a mesma de países que possuem programas similares, pois somente os testes em laboratório permitem que os veículos sejam avaliados de forma padronizada, em condições controladas, garantindo que as medições possam ser repetidas e utilizadas em uma comparação uniforme entre modelos de veículos diferentes, dentro de uma mesma categoria. Contudo, em situações reais de uso do veículo, diversos fatores – qualidade do combustível, estado de conservação e calibragem dos pneus, uso de acessórios como ar-condicionado, maneira de dirigir, conservação das ruas e estradas etc. – influenciam o consumo, podendo apresentar consideráveis variações em relação àqueles obtidos nas medições laboratoriais nas condições padrão. Até mesmo quando diversos motoristas dirigem um mesmo veículo, eles obtêm consumos diferentes.”

      • Janduir

        É, mas se for assim, posso zerar o consumo médio de meu Astra Elite 2.0 AT e descer a serra de Santos, ai no final o consumo deve beirar os 30km/l de etanol… Para ter certeza de consumo de um carro, tem que rodar no mínimo uns 30 dias na cidade, ai veja o consumo no pc de bordo e compare com a bomba. No meu caso, o astra marca certinho, pois na média dá 3,8km/l etanol na cidade. Na estrada a mesma coisa, tem que ser uma viagem de no mínimo uns 100km e ai tira a média…

        • dougkmt

          Tá certo isso: 3,7 km/l (E)?

          • Janduir

            Isso na cidade, velocidade média de 21km/h. Se pegar um fds a média sobe para 5,5km/l etanol e velocidade média de 36km/h. Lembrando que ele é automático…

            • Cara seu astra ta com 400cv? hahaha, isso é consumo de Scania R440 puxando 20ton!

              • Janduir

                Verdade amigo, mas etanol com cambio automático, ar ligado 100% e transito intenso não tem milagres…

                • Caramba cara! hahaha, pensou em trocar ele? Ou ele é seu xodó?

                  • Janduir

                    Amigo, já tinha um kit gnv de 5ª geração, no qual o Astra é o 3º carro que reinstalo o mesmo kit. Com gnv, quando pego transito de 21km/h média ele faz 9km/m e quando pego um fds ele chega a fazer 12km/m, isso sempre com ar ligado. Gnv aqui na minha região está R$1,62. Rodo 20.000km por ano e sem gnv, com ctz teria um carro 1.0…

                    • É Janduir, é melhor deixar quieto e manter seu Astra com o GNV mesmo, ahahaha. Abs!

              • AHSOliveira

                Só com 20Ton ela passa de 4 km/l tranquilo! mas lembrando que é de diesel.
                Mas brincadeiras a parte faz até sentido em motor nem câmbio do Astra são lá muito modernos…

      • Rocker Roller

        21Km/L pra motor 1.5?????? Kra, seu carro deve ter descoberto outra fonte de energia, que que é isso???!!! Só por curiosidade, quantos Km/L ele faz na cidade (só na cidade)?

    • Wagner Oliveira

      Ta Gastão mesmo na Gasolina em!
      Meu Gol 1.0 faz na cidade 8/8.5km/l no álcool e 12km/l na gasolina.

      Edit: o Consumo da gasolina na cidade esta errado na matéria. Na verdade todos os dados de consumo estão misturados, isso tomando como base as imagens que mostram o consumo com cambio manual e automático.

      • Thales Sobral

        E o seu Up, faz quanto de consumo?

    • Boris

      Voce fazia isso com o Logus ( não duvido, eu tive um wlfsburg 2.0 e fazia 13 na estrada) pq a gasolina tinha menos álcool na fórmula.
      Se voce levar em conta que a mijolina só tem 75% de gasosa, não é uma marca ruim nao….
      Mas o nosso governo foreu com a gente

      • 1975

        Isto tem que ser levado em conta mesmo. Naquela época a mistura era menor. Uma vez, em viagem na Argentina, completei o tanque com a gasolina deles, que era sem mistura. Consegui quase 2km/l a mais na estrada. O meu era com a injeção monoponto.

  • $104406824

    Carrinho excelente que o brasileiro insiste em comparar com Celta, Uno e outras gambiarras. Os preços base são perfeitamente condizentes com a realidade do nosso mercado. O problema é que é impraticável ter um carro sem ar-condicionado em qualquer região do Brasil – mesmo em Santa Catarina a sensação térmica chegou a 51 graus no último verão – e o preço desse opcional representa mais de 10% do valor do carro, o que na prática acaba com qualquer pretensão da VW de oferecer um custo/benefício razoável.

    • Thiago Sousa

      Poisé, dei uma olhada agora no site e, ele minimamente decente, sai por R$35,000 na opção duas portas. Só o ar é quase 3mil…

    • Guilherme7TW

      Vc diz condizente em comparação com o preço dos tantos carros no mercado né ? Eu acho todos os carros brasileiros caros, e o up! não é diferente nisso.

  • Edson Fernandes

    Sinceramente… me desapontou. Só porque o carro é de entrada ele no I-Motion não tem controle de velocidade? Além disso, justamente no motor 1.0 que em diversas situações é ideal manter o giro alto como por exemplos aclives, o carro não tem o botão Sport!

    Alguns vão me dizer que é frescura e que na faixa de preço já é muito bom… mas a Fiat já foi flagrada que o Dualogic estava no Uno (que virá com a reestilização) no motor 1.4 e esse continuou com o botão Sport. A conhecer a Fiat, é bem provavel que exista como opcional o controle automatico. Se isso acontecer, é um ponto negativo para o up. Por enquanto mesmo sem tais recursos (que me interessariam), ainda é o modelo mais em conta e isso é relevante.

    Mas mesmo assim vale dirigir para ter as impressões. Curiosamente não foi dito nada sobre a diminuição gradativa do torque, que creio que isso deva ter sido o diferencial na hora das trocas de marcha.

    EDIT***
    Falando em rodas de liga, prefiro do High. Uma curiosidade é… cade o modelo azul? E também… o interior das fotos é de qual versão?

    • Leandro1978

      Realmente são simplificações que podem fazer falta. Mas acho que sentiria mais pelo cambio não ter a função “creeping”, para dar aquela “seguradinha” ao soltar o freio e acelerar.(se não me engano está disponível na versão da Fiat)

      Em relação à cor, quando visitei uma loja, o vendedor afirmou que o azul chegaria agora em maio, mas era um tom mais escuro, o mesmo do Gol Seleção. Este azul do testato já estaria disponível (embora não houvesse unidade naquela ocasião).

      Acredito que seja a Move.

      • Edson Fernandes

        Na verdade se reparar até no texto Leandro, tem sim a função creeping. Mas ainda assim, sentiria falta do botão Sport para uso na cidade. Acho que para qualquer subida mais ingrime em que se precisa reter a marcha, iria ser irritante ter que manter o pé embaixo, forçando a necessidade de se utilizar o sequencial, algo que para conforto me incomodaria.

        • Elton Lopes

          “Nas manobras, especialmente com inclinação da via, é necessária atenção ao dar ré, já que ao soltar o pé do acelerador ou freio, o veículo fica solto, ao contrário do que ocorre em carros automáticos”, acho que vc confundiu “feeling (ruido ou visual)” com “creeping” (seguradinha). Valeu.

          • Edson Fernandes

            Agora fiquei confuso, pois havia entendido que ao soltar o pé do freio ou acelerador o carro teria a função creeping (rastejamento). Provavelmente foi devido a mais um corte de custos.

            Esse é mais um ponto negativo. Preciso andar, mas confesso que não estou confiante de me agradar com o carro.

    • CharlesAle

      Já lí por ai que o novo Ka virá com o powershift,se for verdade,será o melhor conjunto….

      • Edson Fernandes

        Desde que tenha preço justo.

        Quero só o que irão fazer considerando os preços do Fiesta. Alias, a Ford é a unica a não ofertar condições interessantes de compra que poderia ser para o Ka ao menos.

        Se houver alguma versão powershift até R$40000, será interessante (mas tem que ter os demais itens de conforto sim).

        • Leandro1978

          Será? De qualquer forma, comentam que o Ka custará entre R$ 32 a R$ 50 mil. Pode ser…

          Falando em New Fiesta, acho que a Ford perde muito ao não disponibilizar o PowerShift no 1.5. Um dupla embreagem abaixo dos R$ 50 mil seria muito bem vindo.

          • Edson Fernandes

            Só se fosse o 1.5 SE até R$45000 já com o powershift. Mais do que isso não faz mto sentido.

            • Leandro1978

              Bem, a diferença atual entre o SE manual e o PS é de R$ 4.500. Se ela se mantivesse no 1.5, este custaria R$ 50 mil. O S sairia em torno dos R$ 46 mil.

              • Edson Fernandes

                Esse é o problema. Em minha opinião, assim que lançar o Ka, a Ford deveria simplesmente acabar com a versão S e reduzir o preço da SE.

                Dessa forma seria mais aceitavel adquirir um 1.5 Powershift por R$46000.

                • Leandro1978

                  Até porque a diferença de equipamentos entre as duas é bem pequeno para manter a S (as principais diferenças são as rodas de liga e os faróis de neblina).

                  • Edson Fernandes

                    O que sejamos justos…. é bem injusta por praticamente nada. Eu escolheria entre o Fiesta 1.5 SE e o 208 Active Pack / Allure o 208.

      • Gustavo73

        Se colocarem no Ka 1.0 com certeza.

        • Mr. On The Road 77

          Até o Fiesta PS 1.6 por 47 mil, mas a Ford jogou os preços pra cima desde o fim do ano passado…

  • DGA

    Se a primeira impressão é a que fica, então daqui por diante eu estarei muito mal impressionado.

  • siberianhusk

    Ainda não foi desta vez VW … tem que baixar o preço em 3K, nos modelos com DE, AR, VE e TE … essa configuração é a mínima aceitável. O Gol 4P, com esses equipamentos, tá sendo vendido por 32K.

  • Thiago Porto

    Vou fazer um enorme esforço no uso das palavras para que minha crítica não transpareça aquela velha antipatia involuntária tão peculiar minha.
    Quem ainda perde algum tempo lendo mídias tradicionais sabe que elas vem perdendo espaço para internet justamente por tratar seu publico leitor como um completo acéfalo desprovido de conhecimentos técnicos básicos, muito em face disso lança jargões e termos “simplificadores” que costumam pegar somente em terras Tupiniquins.

    Confesso as vezes esse termos fazem até bem para distinguir as coisas, mas quando ele passa a soar como demérito apenas se comparado com aquele termo que ele deveria ser e não é, trata-se de informação deturpadora de senso crítico.

    Vamos ao fato propriamente dito.
    O Termo Automatizado denota uso de tecnologia onde a troca é feita por mecanismo robótico sem necessidade do “Humano” usar o pedal de embreagem, (ponto)

    O problema é que atribuir ao termo conotação NEGATIVA quando se comparado a uma Caixa por Conversor de Torque ( essa sim, não explicada pelo escritor) faz com que o público menos instruído forme de imediato uma opinião Parcial.

    Há que se ter bastante cuidado com esse tipo de colocação, acredito que seja valido incluir a informação por exemplo que o cambio adotado pela VW ainda produz tranco e um nível de desconforto, mas há uma distancia entre prestar essa informação ao Leitor e por descuido ou ( creio não seja o caso) ma-fé leva-lo a erro de analise criando-lhes preconceitos com relação a determinada tecnologia.

    O papel dos Blogs se distingue da mídia tradicional justamente por isso, de forma que é importante durante essa fase de prosperidade e aumento dos leitores não incindir em erros já cometidos pela velha mídia, que por anos ( e os mais velhos aqui concordarão comigo) foi a grande carrasca da utilização da maioria das tecnologias que se tentavam empregar no mercado automobilístico Brasileiro.

  • siberianhusk

    Sentir a passagem da marcha é uma coisa … outra é dar uma pescoçada. Afinal, dá tranco ou não?

  • bedotRJ

    Por essas fotos, vejo que, infelizmente, ficou confirmada uma impressão inicial que tive, de desarmonia de design na junção entre a porta dianteira e o vidro lateral traseiro do Up 2 portas. Não souberam fazer uma linha contínua entre a borracha e o vidro e acabaram criando um “degrau” que polui o desenho do carro. Eu não deixaria de comprá-lo por esse detalhe, mas acabaria dando prioridade a cores escuras, que escondem melhor o “defeito”.

    • Kohlsgrün

      Pensei nisto também, ou comprar cor escuro ou fazer um acabamento escuro naquela região que falta a peça. Mas os outros “up!’s”, do Seat e Skoda também estão com o mesmo problema. Deve ser baixo custo não é…Hahaha.

    • ricbarr

      Verdade, achei que em outras fotos não estava assim mas agora tá bem claro que ficou desse jeito mesmo. Não é questão de alinhamento, pelo vinco da pra ver que a porta está certinha. Parece que como foi aproveitado o projeto do original, não consideraram o acabamento de borracha do vidro dianteiro que o up! europeu parece não precisar, isso acabou deixando a parte preta da frente mais baixa que a de trás. Pra quem é detalhista como eu incomoda bastante.

    • ALVIN_1982

      Não é um defeito. Todos os carros 2 portas tem esse porém… mas acredito que uma solução seria um adesivo preto que acompanhe o vidro traseiro até terminar a base, acho que amenizaria muito esse efeito degrau…

  • Guest

    Sei que estamos falando em uns R$ 35mil, mas um move up! 2P, branco, “completo” e com os bancos revestidos com o couro sintético opcional, já me deixaria bem contente.
    Só ficaria faltando um Panoramic Sunroof…

    • Ricardo_R

      Esse up não é o do Brasil.
      O do exterior é muito melhor acabado tanto interna como externamente.
      O que fabricaram para cá foi modificado e empobrecido como pode-se comprovar.

      • Kohlsgrün

        Na verdade, em acabamentos, materias e construção, ele é exatamente como o Europeu. Por isto o investimento da VW por aqui.

        • Fabrizzio Cedraz

          Negativo meu caro, você já teve acesso ao up! Europeu? A diferença é gritante especialmente nas versões mais caras. O padrão de solda que “passa” aqui no Brasil, seria motivo de vergonha nacional. Os alemães tem tanto orgulho dos seus carros quanto os brasileiros tem dos seus traseiros… Quanto do investimento citado vem do BNDES? É o governo, sócio indireto da montadora, que está investindo, a VW continua enviando lucros bilionários para a Alemanha. Quanto do investimento veio da Europa?

          • Fabrizzio tem razão.
            Eu andei no Up! europeu e no brasileiro…
            A diferença é grande!
            Os materiais dos acabamentos internos são tão pobres quanto de qualquer veículo vendido aqui! Vê-se de longe a redução de custos que fizeram no carro para ficar viável!

          • Kohlsgrün

            Dois contra um, acredito em vocês.
            É uma pena ouvir isto, é um dos poucos populares que achei a qualidade satisfatória.

        • Ricardo_R

          É bem diferente, e muito!
          Muito melhor é o Europeu, p/ o Brasil fizeram um a lá terceiro mundo.
          Empobrecido, fizeram p/ vender aqui, o que é uma desconsideração.

    • cepereira2006

      Como é mais harmonioso esse carro com essa traseira de vidro. Esse era o diferencial do carro. Como puderam matar logo o que dava vida ao carro? Acabou por virar uma caixa de lata horrorosa que não atrai ninguém.

    • Julia Peres Kitzberger

      Domingo mesmo eu vi um up! em Santana no qual o proprietário colocou um adesivo preto onde seria o vidro, ficou legal até.

  • MaarcosB

    sinto que este carro gera um sentimento 8 ou 80 – Ame ou Odeie! Eu acho um projeto mundial e bem acertado, com uma proposta boa. VW em minha opinão é uma das marcas que possui uma das gamas mais atuais e com projetos globais! ter um carro compacto de entrada mundial no Brasil é um aspecto super positivo da marca!

  • Kohlsgrün

    Sei que estamos falando em uns R$ 35mil, mas um move up! 2P, branco, “completo” e com os bancos revestidos com o couro sintético opcional, já me deixaria bem contente. Só ficaria faltando um Panoramic Sunroof…

  • GUGASP

    Respeito quem gosta, mas carro com motor 1.0 junto com a porcaria do câmbio i-motion é uma mistura desastrosa.
    Certamente terá um alto índice de desvalorização, pois as críticas (justas) sobre esse câmbio são pesadas.
    Eu mesmo, já dirigi um Polo i-motion e achei uma m…

    • Pimentel

      O engraçado é que o desempenho ainda é superior ao do Uno 1.0 manual.

      • GUGASP

        Carro 1.0 é tudo mequetrefe, uns mais e outros menos, então nem vamos comparar um com outro.
        Mas o tal câmbio i-motion é péssimo. Num motorzinho 1.0 então, deve ser de chorar…

        • márcio xavier

          concordo com tudo que vocês disseram, mas vamos lembrar que o carro é destinado a quem visa economia com um 1.0, não desempenho..e alguém que provavelmente só teve câmbio manual até hoje. Então essa pessoa não vai comparar com um DSG ou Powershift ou ainda CVT, ele vai comparar com o manual. Sendo assim, PRA ESSE PÚBLICO, o carro atenderia.

    • André Maia

      Pois eu dirigi um polo i-motion e não senti um tranco sequer. O meu gol manual da mais tranco.
      Quanto a motor 1.0 não tenho nada contra desde que usado conforme a proposta do fabricante.

    • FabioH

      Também dirigi um Fox com esse câmbio e não gostei nem um pouco…

    • Vinicius Cecheto

      Criticam a VW, mas nunca dirigiram um Civic, é considerado um carro top, é automático e é uma merd*!!!

  • Eduardo T. Küll

    Acho este um carro espetacular pela sua proposta, mas que está sofrendo a embalar por conta da própria atitude das montadoras, durante décadas acostumando/doutrinando consumidores a achar o velho melhor e o barato o mais interessante, por pior que fossem.

  • Magnus Cordeiro

    Fiz test Drive em um hoje , high Up , completo , cambio manual . É um carrinho que surpreende , me pediram 37.980 , fui porque minha esposa viu um na rua e ficou doida no carrinho . . . . . . To tentando explicar pra ela que por este preço se compra um March 1.6 também completinho mas tá difícil , pois o March não é “tão bonito” . . . . .vamos ver . . . .

    • Douglas

      Cara a última palavra é a sua. Fala pra ela que concorda com a opinião dela, pois o carro é surpreendente.

      • Magnus Cordeiro

        Por mim compraria o March 1.6 , mas ela quer o Up! , paciência . Quem vai andar é ela . . .

  • Mendonça

    Eu testei um UP! (modelo High), completo, manual. FRAQUÍSSIMO DE MOTOR. O carro simplesmente não anda. Até meio curso de pedal percebe-se o motor chacoalhando, isso mesmo, chacoalhando, tremendo, porque não tem força para tirar o carro da imobilidade em torno das 1500/2000/2500 rpm. O carro não sai do lugar. Só pisando no acelerador para o carro se mover (meio curso de pedal), ou seja, lá pelas 3 a 4 mil rotações do motor. Os 80 cv apregoados pela empresa, são mentira. Se o carro tiver uns 60 cv, o que eu acredito, já é muito. Com um câmbio I-Motion, pode esquecer ! Detalhe, eu possuo um Fiesta Street Rocam 1.0, com 130K km. Anda muito mais comparativamente ao UP!. Porém o carro é bem acabado, não possui rebarbas, é bastante estável e a suspensão é surpreendentemente bem calibrada na absorção de imperfeições e buracos do pavimento.

    • Douglas

      Mentir é muito feio.

      • Mendonça

        Foi minha impressão pessoal, minha avaliação, minha percepção. Achei fraco. O motor chacoalhava. Não quer acreditar ? Vá tomar … ! Simples !

        • Douglas

          Engraçado como as pessoas perdem a razão.

          Eu tenho o carro, não preciso ir na tua mané. Sem educação.

          • Doccar

            deixa pra la, de repente o que ele dirigiu estava com algum defeito..ou ele é roda dura mesmo. ja dirigi um e o carrinho é bem esperto em comparação a outros 1.0

          • Mendonça

            Então, só lamento ! Subida de serra, ou arrancada num semáforo. . . Ah, desligue o ar-condicionado : – Ajuda o motor. Me chama de mentiroso, fica magoadinho e eu que sou o mal educado ? Manezão do Up !

            • Douglas

              Ok.

              • Mendonça

                O carro é fraco, ponto final. Isso foi constatado na prática. Você pagou caro por um carro com 3 cilindros, um verdadeiro MICO, e agora está com raiva de caras como EU, que dirigiram e estão dizendo a verdade. Quem mandou ir atrás da esposa e pagar de BURRO nessa estória ? Durma com o teu MICO !

          • Ricardo_R

            Você comprou!? Tá explicado………

          • FabioH

            Engraçado é você chamar o cara de mentiroso por uma opinião pessoal.

          • Pablo Alves

            voce ja foi na da VW bobao!!! pagar esse absurdo em um carrinho desses, rsrsrs

    • Kohlsgrün

      Tu trabalha na Fiat, fala a verdade…Hahaha!

    • Douglas

      Só uma coisa adicional, não sofri em nenhuma dessas situações que descreveu, porém vc por ter um fiesta roçam sabe como e sofrível subir uma serra. Digo pois peguei um em uma locadora. Não quiz dizer que vc e mentiroso no sentido literal, apenas quis dizer que ele tem uma performance surpreendente e o que disse não condiz totalmente com o carro, pois êh bem esperto.

      • FabioH

        Douglas, as pessoas podem ter percepções totalmente diferentes sobre o mesmo produto, vai das experiências de cada um, vai criticar o cara por uma opinião pessoal?

        • RyanSX

          Isso é verdade. Como eu tenho carro 2.0 e ando sempre com carros desse tipo, ir andar com qualquer carro 1.4 e 1.0 pra mim é dificil pois tenho costume de dirigir carros com torque e cavalaria bem maior. Pra falar verdade o ultimo carro 1000 cilindradas que dirigi foi o GOL G3 1.0 16v pé de boi ano 2000 e ele era um carrinho ate bom (foi meu primeiro carro que comprei logo quando tirei carteira devido ao otimo estado de conservação)

      • Thiago Sousa

        Tá feliz com a compra? Okay, mas pode diminuir o esforço pra justificá-la… Sua militância em desqualificar qualquer comentário negativo tá exagerada.

      • Flavioblom

        Acho um carro bacana, espero que esteja feliz. O primeiro carro zero da minha esposa foi um Celta, comprou logo que foi lançado… motor 1.0 de 60cv, e ela viajava toda semana entre SP e Ribeirão Preto com 4 ou 5 pessoas no carro. E sempre disse que dava pra ir tranquilamente assim. Então essa discussão, pra mim, é mimimi… hoje os carros à disposição são bem melhores que há 15 anos atrás (tendo em vista que o Rocam está pra dar adeus também).

      • Leandro Correa

        Desculpa me entrometer… como eu disse nesse msm post a alguns minutos atras… dizer q os carros 1.0 sofrem pra subir serra, é pq vc nunca subiram a Imigrantes/Anchieta com um caminhão carregado a 20km por hora. Qdo subirem terão outra opnião. rs

        • Magnus Cordeiro

          “entrometer” foi ótima . . .

    • Eddie

      Menos, o Up tem arrancadas perfeitas, sem problemas. Tente fazer outro best-drive.

    • Julia Peres Kitzberger

      Desculpa Mendonça, mas acho que você pegou algum carro com problema. Eu já dirigi Celta, March, Clio e o up! teve o melhor desempenho de todos, mesmo em baixas rotações( se bem que ele vai bem melhor de 2.500 pra cima, afinal, é 12V).

  • Sam86

    O up! se tornou “os mamilos” da vez. É só citar o nome do carro, seja na internet, seja na vida real, que a polêmica brota.

  • Leandro Nunez

    achei legal a ideia, se todas as montadoras tivessem carros de entrada com cambio automatizado, seria melhor ainda

  • Robinho

    Chuta que é macumba, eita carrinho feio

  • Gustavo

    Sei que é basiquinho e tal…. mas achei bem “legal” o preço inicial do i-motion, quando comparado aos outros automatizados.

  • Carlos

    Carro horrível

    • $104406824

      Bonito deve ser o painel do Celta né

      • Tchones

        Celta foi lançado em 2001 e tem o mesmo painel desde 2006. E desde aquela época tem conta-giros desde a versão mais básica

        • 1975

          Mesmo com conta-giros….o interior do Celta além de feio é uma porcaria.

  • Ted Romeo

    Putz! A Volks demorou em lançar um substituto do fusca!? …

  • Felipe Borges
  • CharlesAle

    O apresentador segurando a caixa de marchas,só para mostrar que é leve,demonstra que haverá uma guerra Ford x VW para a eficiência do baixo peso!!

  • Baetatrip

    Compraria um desse somente uso URBANO…..
    Mas peca em piloto automático para ter constante velocidade…!
    Pequeno…Agil….Pratico….. Quanto menor…Melhor para se locomover na cidade!!

  • Ricardo Marchesi Primo

    31 mil num carro 2 portas 1.0! Heheheheheh…
    Em poucos anos teremos carros populares de 70 k e sedans médios partindo de 100 k.

  • Louis

    Eu achei o up 2 portas mais bonito que o de 4 … Imaginem um Up 2 portas GTi, com 1.4 TSi (nem sei se cabe no cofre) hehehehe, ou mesmo um 1.0 turbo.

  • Jonas Augusto

    Me veio uma piada que eu lembrei um trecho no texto que diz que o carro é fabricado em Taubaté-SP, lembram daquele episódio do chaves ” A casimira de taubaté” uma parte que o Seu Madruga fala pro Sr. Barriga que o tecido é Inglês, inglês autentico, o Sr. Barriga rebate falando que aqui diz “MADE IN TAUBATÉ”, o Seu madruga diz que estão falsificando as casimiras de taubaté. kkkkkkkkk

  • Jonas Augusto

    Deixa eu ver se entendi bem, no texto diz que “a caixa de mudanças (câmbio) pesa 30 Kg”. Foi o que eu entendi, o câmbio pesa somente 30 Kg??

  • ESouza

    Fico encabulado com essa entrada de ar na grade frontal.. dá a impressão de que é insuficiente…

  • GPE

    Sem levar em consideração o preço um pouco alto do carro, foi mt bem vinda essa opção automatizada por 2mil reais a mais. Vale cada centavo

  • Arthur Rocha

    So acho que deveria oferecer mais itens de série, pois ja se foi o tempo que o povo comprava carro sem A/C e sem DH. Isso é o minimo que um carro deve ter.

  • Ricardo

    Andei no UP! particularmente não gostei do carro por si tratar de um carro compacto nem devo comentar sobre espaço, o meu ponto de vista é que se o UP tem 80cvs o Celta tem 100 cvs, o Gol 1.0 tem 110 Cvs já tive os dois, hoje Tenho um Fiesta Rocan 1.6 Hat comprei ok e já esto a 2 anos onde me atende muito bem vou trocar e pensei em pegar um mais econômico andei no New Fiesta S 1.5 pelo que senti do carro anda bem e pode me atender melhor é mais caro que o UP! mesmo porque é muito mais carro e confio que não vai me deixar na mão em uma ultrapassagem na estrada. ( Essa é minha opinião )

  • Malacco

    Comprei o UP. vendi pro meu IRMAO… agora comprei outro UP com Imotion =D o carro e mt bom

  • Felipe Lange

    Só usaria esse carro na cidade. Sem lotar de gente e em uma cidade que não faça calor.

  • Felipe Lange

    Será que é bom usá-lo como taxi?

    • $104406824

      Por que você faz vários comentários para dizer a mesma coisa se poderia condensá-los todos em apenas um?

      • fschulz84

        Pra virar top commenter!

  • Raphael

    sinceramente, vejo muitos criticando o i-motion, mas se comparado a todos os automatizados é o que melhor funciona, eu já dirigi bastante um voyage 1.6 i-motion e voce não sente trancos como vejo muitos jogando pedra….vc sente as trocas de marchas, mas trancos é totalmente diferente……acredito que com o tempo, conforme for lançando um modelo novo isso vá melhorando…..

  • A versão duas portas até que ficou legal, embora para mim nada prática.

  • ThiagoR

    O preço parece convidativo, mas, se não me engano, são R$30990 sem ar e direção não é? É difícil imaginar alguém interessado nessa versão I Motion sem ar e direção. Logo, seria interessante que a reportagem falasse o preço da versão mais “completa”.
    De qualquer modo, é interessante que câmbios automáticos e automatizados estejam mais populares.
    Por último, concordo com o colega que criticou o consumo dos 1.0. Realmente, se for pensar bem, os números que temos visto não parecem nada excepcionais. Similares aos de motorizações maiores e mais seguras para viagens.

  • Igor Serra

    Eh possivel instalar depois um modulo diferente para controlar o cambio? Ex: um que tenha piloto automatico ou q tenha modo sport…

  • fschulz84

    É interessante saber que os câmbio automatizados (mesmo que monoembreagem) estejam chegando aos carros de entrada, mesmo que no caso do up! o preço de versões razoavelmente equipadas batam no andar de cima!
    Agora é esperar e ver se o Ka vai ganhar um Powershift na 1.0!

  • Leandro Correa

    Muitos falam aqui que o carro 1.0 vai penar pra subir uma rua/serra ingrime. Eu subo a subiu/desço a Imigrantes/Anchieta de caminhão com 30ton a 15km por hora. E eu tô acostumado a andar devagar e não tenho pressa de chegar. Portanto carro 1.0 pra mim é o suficiente.

  • Myph13 .

    take up! 2P – R$ 23.900
    take up! 4P – R$ 25.900
    move up! 2P – R$ 27.900 – com Direção Elétrica e Acesso Completo
    move up! 4P – R$ 29.900 – com Direção Elétrica e Acesso Completo
    move up! 2P I-Motion – R$ 29.500 – com Direção Elétrica e Acesso Completo
    move up! 4P I-Motion – R$ 31.500 – com Direção Elétrica e Acesso Completo
    high up! 4P – R$ 31.900 – com Ar-Condicionado
    high up! 4P I-Motion – R$ 34.500 – com Ar-Condicionado
    black/white/red up! 4P – R$ 34.900 – com Maps&More e Bancos de Couro
    black/white/red up! 4P I-Motion – R$ 37.500 – com Maps&More e Bancos de Couro

    Essa deveria ser a lista certa de preços/versões do up! pra decolar de venda…

    • Vinicius Cecheto

      Ia vender muito mesmo, e ainda sim teriam lucros com esses valores, mas a ganância é maior!

  • Guest

    42k por um carro 1.0 com cambio automatizado? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa VW é mesmo uma “brincante”…

  • Parei no “…partir de R$ 30.990 no move up! 2 portas I-Motion…”

    Desculpa, pode ser ignorância, mas eu não pago R$30mil em um carro pra 2 pessoas jamais e muito menos com motor de moto. Pode ser fácil de guiar no transito, pode ser econômico e ter uma proposta diferente do que estamos acostumados na rua.

    Mas um “popular” que à partir de R$31 mil na versão com um dos piores câmbios automatizados do mercado, não dá.

    “I-Manco”.

  • Milton Quadros

    Feio para cacete, e a rede de assistência da volks é a pior de todas, mas esse câmbio pode ser um grande diferencial.

  • Valdemir Souza

    Caro e pelado como a maioria dos VW, mas pelo está oferecendo algo inédito em sua categoria que é o cambio automatizado para veículos de entrada.

  • Silvio Tanaka

    A Volks economizou tanto na versão duas portas que reparem na parte inferior do vidro traseiro, não tem o acabamento do filete de borracha, aí destoa totalmente na junção com o vidro da porta dianteira, onde a borracha termina abruptamente! Um erro de desenho que não o torna harmônico. Reparem nas fotos do modelo azul, custava continuarem a linha preta com um acabamento de borracha ali? É brasileiro cagando no desenho do alemão, eu hein… Hey galera do site, cadê as fotos da lateral interior traseira na versão duas portas?

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