Injeção eletrônica: o que é, como funciona

gasolina injeção

Você já ouviu falar em injeção eletrônica? Sabe o que é e qual a sua função em um automóvel?

Vamos ver o que é injeção eletrônica e como ela funciona:

O que é injeção eletrônica?

A injeção eletrônica é um sistema mais moderno de injetar combustível dentro do motor de um carro. Antigamente, isso era feito com o carburador, um dispositivo mecânico que mistura ar e combustível, para que essa mistura alimente o motor.

Em um carro com injeção eletrônica, essa mistura é levada até o motor por sistemas eletrônicos, muito melhores do que o carburador.

Qual é a vantagem da injeção eletrônica em comparação com o carburador?

O carburador, por ser um dispositivo mecânico, não é muito exato. Além disso, ele precisa ser constantemente regulado e ajustado para funcionar bem. Já a injeção eletrônica faz o mesmo trabalho que o carburador, mas sem precisar de ajustes ou regulagens, mesmo por anos e anos de uso.

Além disso, a injeção eletrônica injeta apenas o combustível necessário para o carro funcionar, nem mesmo 1 ml a mais do que isso, fazendo com que o carro fique mais econômico e confiável.

A chegada da injeção eletrônica no Brasil

A Motorola também ganhou destaque em 1980 lançando o EEC-III, que permitia a coordenação eficiente da alimentação e do funcionamento do motores. Além de ter ganhado confiança, o sistema acabou sendo popularizado.

Com a popularidade, houve uma grande mudança pelas fabricantes automotivas norte-americanas, europeias e japonesas em substituir o carburador por injeção eletrônica, o que ocorreu em 1980.

Infelizmente, no Brasil ainda sofremos com a demora na chegada de novas tecnologias. Ao longo do tempo isso foi (e ainda está) mudando, mas é claro que nos anos 80 essa demora era ainda maior. A injeção eletrônica chegou ao Brasil em 1988 como modelo 1989. O primeiro automóvel a receber o item foi o Volkswagen Gol GTi.

Chevrolet Monza e Volkswagen Gol foram os primeiros carros por aqui a aposentar o carburador. A letra “i” passou a identificar os modelos injetados, como o Gol GTi. O Monza chegou a ganhar até edição especial, a 500 EF.

Hoje, todos os carros produzidos já saem de fábrica com injeção.

Primeiros carros com injeção eletrônica na história

Chrysler 300D, Dodge D-500, Plymouth Fury 1958 e DeSoto Adventurer foram os primeiros automóveis equipados com injeção eletrônica da história.

Em 1958, ou seja, um ano depois, o grupo Chrysler resolveu, junto com a Bendix Corporation, desenvolver o sistema para implantar nos automóveis mencionados acima, agora, obviamente, em parceria.

Mesmo com duas grandes empresas, e com a fundadora inicial, as falhas e os problemas foram surgindo e, com isso, veio mais uma reviravolta. Com tantos problemas nas mãos, a Bendix Corporation, então, decidiu largar o projeto e vender as suas patentes do Electrojector para a gigante alemã Bosch.

Com isso, a Bosch modificou todo o sistema e passou a chamá-lo de D-Jetronic. A alemã adotou esse novo nome a partir de 1960, por Robert Bosch GmbH, e licenciou o conceito para muitos fabricantes de automóveis.

O projeto deles, sim, deu certo. O primeiro carro a receber o Bosch D-Jetronic foi um Volkswagen 1600 TL/E.

Junto com a Kombi e o Fusca, o 1600 possui uma grande história no mercado brasileiro da Volkswagen, isso porque eles foram o portfólio base da presença da montadora alemã em nosso país.

Carro VW com injeção eletrônica

Os três modelos foram equipado com motores traseiros refrigerados a ar.

Além disso, eram de fácil adaptação para outros sistemas como a sobrealimentação com superchargers ou turbocompressores.

Veja aqui a história e as diferenças entre turbo e compressor / supercharger.

Conheça também: como funciona a injeção direta e os modelos que estão equipados com ela aqui no Brasil

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011