Ecologia Mercado

Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética – Confira os carros mais eficientes com nota “AA”

toyota-prius-fotos-externas-avaliacao-na4 Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética - Confira os carros mais eficientes com nota "AA"

O Inmetro divulgou a nova tabela do programa de etiquetagem veicular para 2016, que agora tem a adesão de todas as marcas de automóveis no Brasil, abrangendo 90% dos modelos vendidos no país.

Ao todo são 795 modelos e versões listados no PBE 2016, mas o Inmetro revela que mais 131 serão listados até o fim do ano, ampliando para 926 modelos e versões. Entre as novidades, a emissão de CO2 agora passa a ser classificada por letras, assim como o consumo e a eficiência do modelo.

Outra introdução à tabela foi a dos veículos leves movidos a diesel, sendo eles picapes, utilitários esportivos e jipe. A partir de 1 de maio, entram dois segmentos: picape e microcompacto. Este último se refere aos veículos pequenos de entrada, tais como Picanto e Mobi, por exemplo.

novo-peugeot-208-2017-NA-16-700x467 Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética - Confira os carros mais eficientes com nota "AA"

Ao todo serão 14 categorias: microcompacto; subcompacto; compacto; médio; grande; esportivo; utilitário esportivo compacto; utilitário esportivo grande; extra grande; comercial leve; minivan; fora de estrada grande; picape; e carga derivado de veículo de passageiro.

Os modelos mais eficientes em termos energéticos, ganham o selo Conpet de Eficiência Energética. Para consultar os carros listados na PBE 2016, o Conpet disponibiliza acesso interativo através de seu site ou por meio de aplicativo de smartphone (Android e iOS), que utiliza QR Code.

Entre os modelos, os mais eficientes em consumo e emissão são: Toyota Prius, Peugeot 208, Ford Fusion Hybrid e VW up! TSI. Do outro lado, os mais gastões dominam as categorias Utilitário Esportivo Grande, Fora de Estrada, Comercial e Picape. Nenhum modelo dessas categorias recebeu o Selo Conpet.

Abaixo, listamos apenas os carros que receberam nota máxima “AA” na tabela do Inmetro. A sequência está por ordem de MJ/km, que é o consumo energético e fator determinante para se classificar a eficiência energética dos carros no Brasil.

Confira abaixo os carros mais eficientes com nota máxima “AA” do Inmetro:

smart-fortwo-nightstyle-edition-3-700x464 Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética - Confira os carros mais eficientes com nota "AA"

Microcompactos

1) Smart Fortwo
2) Fiat Mobi
3) Chery QQ

speed-up-1-700x466 Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética - Confira os carros mais eficientes com nota "AA"

Subcompactos

1) VW up! TSI
2) VW up!
3) Fiat Uno Evolution
4) Fiat Palio Fire (sem ar e direção)

novo-peugeot-208-2017-NA-20-700x467 Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética - Confira os carros mais eficientes com nota "AA"

Compactos

1) Peugeot 208 1.2
2) Ford Ka 1.0
3) Nissan March 1.0-1.6/Sandero 1.0/Etios 1.3 MT6
4) VW Gol 1.0
5) VW Fox Bluemotion
6) Hyundai HB20 1.0
7) Peugeot 208 1.6 MT
8) Honda Fit CVT/Etios 1.5 MT6

toyota-prius-01-700x478 Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética - Confira os carros mais eficientes com nota "AA"

Médios

1) Toyota Prius
2) Lexus CT 200h
3) Nissan Versa 1.0
4) Ford Ka+ 1.0/VW Voyage 1.0
5) Audi A1 Sportback 1.4
6) Toyota Etios Sedan 1.5 MT6
7) Honda City MT
8) Honda City CVT/Hyundai HB20S 1.0 Turbo/Nissan Versa 1.6/Toyota Etios Sedan 1.5 AT

ford-fusion-hybrid-avaliacao-NA-44-700x466 Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética - Confira os carros mais eficientes com nota "AA"

Extra Grande

1) Ford Fusion Hybrid

[Fonte: Inmetro/G1]

Agradecimentos ao Alexandre Gavazza.

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Ué?

    • ricmoriah

      agora a tabela está correta e apenas com os carros que receberam nota AA, ou seja, os mais eficientes dentro do Selo Conpet, que abrange todos aqueles outros.

      • Gilberto Silva

        O Renault Clio não deveria constar nessa lista?

  • KevinGR

    Ka+, versa, hb20s, voyage, etios, city e A1 medios???

    • ricmoriah

      é o que o Inmetro entende como carro médio…

    • Gabriel Daveran

      Kevin , isso ai tá errado….. ver a1 como médio …. é pior que bater na mãe…..

    • radiobrasil

      Fui procurar o Fusion…. achei em EXTRA GRANDE. rss

  • Pedro Henrique

    AGORA SIM NA,
    finalmente puseram o estagiário pra trabalhar em..
    só o palio fire no subcompacto que ta no lugar errado, é compacto..
    e essa tabela de médios que ta wtf

    • Fabio Marquez

      O Fiat Mobi está em local errado da tabela, pois ele tem quase as mesmas medidas do Up!, entrando para a categoria dos subcompactos.

      • Rafael

        Tem? Pode até ser externamente. Mas internamente ele me lembra o Palio Fire, fora o porta malas.

        • Angelo_RSF

          Acho que se fosse para medir pelas medidas internas, as pick-ups cabine-simples compactas teriam de ser sub-compactos…Mini-vans por vezes seriam compactos….e assim vai..

          Acho correto o conceito de usar as medidas externas. Se o espaço interno entre um modelo ou outro é diferente, isto é consequência de quanto o fabricante destinou de espaço para os passageiros com mais ou menos eficiencia.

  • Gabriel Daveran

    Honda FIT e Toyota PRIUS são MONOVOLUMES. Faltou essa categoria……

    • Ainnem Agon

      Discordo. Fit é compacto, Prius é médio, mesmo sendo Monovolumes. Categoria dá-se por tamanho, e não por formato da carroceria.

      • Gabriel Daveran

        Concordo que temos que subclassificar por tamanho APÓS classificar o tipo do modelo

        • Ainnem Agon

          Claro que não. Primeiro vem tamanho, depois carroceria. Não faz sentido você comparar um hatch médio com um hatch compacto: o médio sempre vai oferecer maior espaço na cabine. Agora, comparar um hatch compacto com um sedan compacto faz um pouco mais de sentido pois o único diferencial, em teoria, é o já esperado espaço de porta-malas.

          • Gabriel Daveran

            Ainnem , de uma olhada até como todos usam a nomenclatura …. hatch -médio … enfim….. a forma de indexação mais lógica e mais usada é justamente essa…..

            Concordo que qualquer comparativo de veículos tem que serem feitos por sua categoria respectiva e enquadramento respectivo …. por exemplo ….. vou comparar todos os “monovolumes compactos ” …. simples … uma forma de indexação lógica e rápida.

          • Gabriel Daveran

            Ah e outra coisa.. minha crítica principalmente está ligada que a forma de categorização deles está por tamanho e não pelo conjunto carroceria + tamanho …… Fora isso ainda por cima filtraram veículos em categorias diferentes ( a1 – médio…… etios sedan … médio…. )

            • Ainnem Agon

              Concordo com o seu comentário anterior. Mas eu acho que o A1 é compacto mesmo (Corsa/Fiesta/Rio…).

    • Filipe Augustus

      Sempre achei o Prius um fastback!

      • Gabriel Daveran

        Se não fosse a coluna A fechando e gerando um único volume junto com as colunas C e D e E … OK ( mesmo assim teria que efetuar mudanças no projeto para diminuir em altura a coluna C e progressivamente a D e E para não ficar desproporcional …. o resto dos ajustes de interior e dimensionamento a engenharia resolve)

      • Gabriel Daveran

        Se não fosse a Coluna A desse jeito….. ok depois é só acertar em altura as demais… ( a central e traseira e complementar )

  • zekinha71

    Agora sim ficou legal a matéria.

  • João Cagnoni

    Haja categoria! Se um Fusion é extra-grande, o que seria um Landau?

    • Rude Voleur

      Imagine se a Lincoln ou Cadillac resolvesse vender por aqui. Teriam que criar a categoria Kid Bengala hueheh

    • saosao

      XXXXL

    • Gustavo73

      Mega master plus…

      • Gabriel Daveran

        mega master plus super duper intrepid

    • CignusRJ

      Categoria BARCA :)

  • RafaelC

    a1 é compacto. a3 é médio

  • Rude Voleur

    Subcompacto já não era suficiente para se referir a veículos ridículos de péssima qualidade e superfaturados? Tem que ter um microcompacto?

    • Daniel

      Se o brasileiro aceitar logo teremos a categoria nanocompacto (TATA e afins)…

  • Wellington Myph13

    Existem VÁRIOS sites automotivos, e além deles tem as próprias montadoras pra classificarem os carros de forma correta, mas NÃÃÃO, o INMETRO tem que criar a tabela própria deles, da forma mais errada possível ainda… É uma falta de vontade sem tamanho desses caras, pqp…

    NA – Faz um favor, pega os dados e façam de forma correta vocês… Vocês não precisam seguir a regra da INMETRO, o blog é de vocês, e nós seguimos devido a forma com que vocês passam as informações… Até porque, tem dados “importantes” ai que não apareceram devido a forma errada que esta tabela deles é feita.

    • Ainnem Agon

      Concordo. Brasileiro é tudo burro, não sabe SEQUER seguir categorização de carros.

  • Ainnem Agon

    Discordo dessa “nova categoria” Microcompactos: só o Smart se encaixaria nela, ou os Isettas do passado. Ou o carro do Gordon Murray, o T.25. Ou o natimorto Óbvio!.

  • Gustavo73

    Só tem dois.médios na.lista o Prius e o Lexus todos os outros são compactos.

  • kuakuakua

    tipo os numeros do puretech tao certos mesmo? é muita diferença do up.

  • João Silva

    Etios sedan, ka+, versa, a1 e city são carros médios desde qdo??

  • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

    208 fez 15 mesmo bahhh

  • André Pessimista

    Uma lista geral sem essas divisões ajudaria…….

  • João Felipe Machado Silvestre

    (off-topic mas nem tanto) alguém que tenha um smart, pode comentar um pouco sobre o carro? manutenção, seguro, peças, etc? Grato!!

Send this to a friend