Ecologia Mercado

Inmetro divulga nova tabela de eficiência energética – Confira os carros mais eficientes com nota “AA”

toyota-prius-fotos-externas-avaliacao-na

O Inmetro divulgou a nova tabela do programa de etiquetagem veicular para 2016, que agora tem a adesão de todas as marcas de automóveis no Brasil, abrangendo 90% dos modelos vendidos no país.

Ao todo são 795 modelos e versões listados no PBE 2016, mas o Inmetro revela que mais 131 serão listados até o fim do ano, ampliando para 926 modelos e versões. Entre as novidades, a emissão de CO2 agora passa a ser classificada por letras, assim como o consumo e a eficiência do modelo.

Outra introdução à tabela foi a dos veículos leves movidos a diesel, sendo eles picapes, utilitários esportivos e jipe. A partir de 1 de maio, entram dois segmentos: picape e microcompacto. Este último se refere aos veículos pequenos de entrada, tais como Picanto e Mobi, por exemplo.

novo-peugeot-208-2017-NA (16)

Ao todo serão 14 categorias: microcompacto; subcompacto; compacto; médio; grande; esportivo; utilitário esportivo compacto; utilitário esportivo grande; extra grande; comercial leve; minivan; fora de estrada grande; picape; e carga derivado de veículo de passageiro.

Os modelos mais eficientes em termos energéticos, ganham o selo Conpet de Eficiência Energética. Para consultar os carros listados na PBE 2016, o Conpet disponibiliza acesso interativo através de seu site ou por meio de aplicativo de smartphone (Android e iOS), que utiliza QR Code.

Entre os modelos, os mais eficientes em consumo e emissão são: Toyota Prius, Peugeot 208, Ford Fusion Hybrid e VW up! TSI. Do outro lado, os mais gastões dominam as categorias Utilitário Esportivo Grande, Fora de Estrada, Comercial e Picape. Nenhum modelo dessas categorias recebeu o Selo Conpet.

Abaixo, listamos apenas os carros que receberam nota máxima “AA” na tabela do Inmetro. A sequência está por ordem de MJ/km, que é o consumo energético e fator determinante para se classificar a eficiência energética dos carros no Brasil.

Confira abaixo os carros mais eficientes com nota máxima “AA” do Inmetro:

smart-fortwo-nightstyle-edition-3

Microcompactos

1) Smart Fortwo
2) Fiat Mobi
3) Chery QQ

speed up! (1)

Subcompactos

1) VW up! TSI
2) VW up!
3) Fiat Uno Evolution
4) Fiat Palio Fire (sem ar e direção)

novo-peugeot-208-2017-NA (20)

Compactos

1) Peugeot 208 1.2
2) Ford Ka 1.0
3) Nissan March 1.0-1.6/Sandero 1.0/Etios 1.3 MT6
4) VW Gol 1.0
5) VW Fox Bluemotion
6) Hyundai HB20 1.0
7) Peugeot 208 1.6 MT
8) Honda Fit CVT/Etios 1.5 MT6

toyota prius 01

Médios

1) Toyota Prius
2) Lexus CT 200h
3) Nissan Versa 1.0
4) Ford Ka+ 1.0/VW Voyage 1.0
5) Audi A1 Sportback 1.4
6) Toyota Etios Sedan 1.5 MT6
7) Honda City MT
8) Honda City CVT/Hyundai HB20S 1.0 Turbo/Nissan Versa 1.6/Toyota Etios Sedan 1.5 AT

ford-fusion-hybrid-avaliacao-NA (44)

Extra Grande

1) Ford Fusion Hybrid

[Fonte: Inmetro/G1]

Agradecimentos ao Alexandre Gavazza.





  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Ué?

    • ricmoriah

      agora a tabela está correta e apenas com os carros que receberam nota AA, ou seja, os mais eficientes dentro do Selo Conpet, que abrange todos aqueles outros.

      • Gilberto Silva

        O Renault Clio não deveria constar nessa lista?

  • KevinGR

    Ka+, versa, hb20s, voyage, etios, city e A1 medios???

    • ricmoriah

      é o que o Inmetro entende como carro médio…

    • Gabriel Daveran

      Kevin , isso ai tá errado….. ver a1 como médio …. é pior que bater na mãe…..

    • radiobrasil

      Fui procurar o Fusion…. achei em EXTRA GRANDE. rss

  • Pedro Henrique

    AGORA SIM NA,
    finalmente puseram o estagiário pra trabalhar em..
    só o palio fire no subcompacto que ta no lugar errado, é compacto..
    e essa tabela de médios que ta wtf

    • Fabio Marquez

      O Fiat Mobi está em local errado da tabela, pois ele tem quase as mesmas medidas do Up!, entrando para a categoria dos subcompactos.

      • Rafael

        Tem? Pode até ser externamente. Mas internamente ele me lembra o Palio Fire, fora o porta malas.

        • Angelo_RSF

          Acho que se fosse para medir pelas medidas internas, as pick-ups cabine-simples compactas teriam de ser sub-compactos…Mini-vans por vezes seriam compactos….e assim vai..

          Acho correto o conceito de usar as medidas externas. Se o espaço interno entre um modelo ou outro é diferente, isto é consequência de quanto o fabricante destinou de espaço para os passageiros com mais ou menos eficiencia.

  • Gabriel Daveran

    Honda FIT e Toyota PRIUS são MONOVOLUMES. Faltou essa categoria……

    • Ainnem Agon

      Discordo. Fit é compacto, Prius é médio, mesmo sendo Monovolumes. Categoria dá-se por tamanho, e não por formato da carroceria.

      • Gabriel Daveran

        Concordo que temos que subclassificar por tamanho APÓS classificar o tipo do modelo

        • Ainnem Agon

          Claro que não. Primeiro vem tamanho, depois carroceria. Não faz sentido você comparar um hatch médio com um hatch compacto: o médio sempre vai oferecer maior espaço na cabine. Agora, comparar um hatch compacto com um sedan compacto faz um pouco mais de sentido pois o único diferencial, em teoria, é o já esperado espaço de porta-malas.

          • Gabriel Daveran

            Ainnem , de uma olhada até como todos usam a nomenclatura …. hatch -médio … enfim….. a forma de indexação mais lógica e mais usada é justamente essa…..

            Concordo que qualquer comparativo de veículos tem que serem feitos por sua categoria respectiva e enquadramento respectivo …. por exemplo ….. vou comparar todos os “monovolumes compactos ” …. simples … uma forma de indexação lógica e rápida.

          • Gabriel Daveran

            Ah e outra coisa.. minha crítica principalmente está ligada que a forma de categorização deles está por tamanho e não pelo conjunto carroceria + tamanho …… Fora isso ainda por cima filtraram veículos em categorias diferentes ( a1 – médio…… etios sedan … médio…. )

            • Ainnem Agon

              Concordo com o seu comentário anterior. Mas eu acho que o A1 é compacto mesmo (Corsa/Fiesta/Rio…).

    • Filipe Augustus

      Sempre achei o Prius um fastback!

      • Gabriel Daveran

        Se não fosse a coluna A fechando e gerando um único volume junto com as colunas C e D e E … OK ( mesmo assim teria que efetuar mudanças no projeto para diminuir em altura a coluna C e progressivamente a D e E para não ficar desproporcional …. o resto dos ajustes de interior e dimensionamento a engenharia resolve)

      • Gabriel Daveran

        Se não fosse a Coluna A desse jeito….. ok depois é só acertar em altura as demais… ( a central e traseira e complementar )

  • zekinha71

    Agora sim ficou legal a matéria.

  • João Cagnoni

    Haja categoria! Se um Fusion é extra-grande, o que seria um Landau?

    • Rude Voleur

      Imagine se a Lincoln ou Cadillac resolvesse vender por aqui. Teriam que criar a categoria Kid Bengala hueheh

    • saosao

      XXXXL

    • Gustavo73

      Mega master plus…

      • Gabriel Daveran

        mega master plus super duper intrepid

    • CignusRJ

      Categoria BARCA :)

  • RafaelC

    a1 é compacto. a3 é médio

  • Rude Voleur

    Subcompacto já não era suficiente para se referir a veículos ridículos de péssima qualidade e superfaturados? Tem que ter um microcompacto?

    • Daniel

      Se o brasileiro aceitar logo teremos a categoria nanocompacto (TATA e afins)…

  • Wellington Myph13

    Existem VÁRIOS sites automotivos, e além deles tem as próprias montadoras pra classificarem os carros de forma correta, mas NÃÃÃO, o INMETRO tem que criar a tabela própria deles, da forma mais errada possível ainda… É uma falta de vontade sem tamanho desses caras, pqp…

    NA – Faz um favor, pega os dados e façam de forma correta vocês… Vocês não precisam seguir a regra da INMETRO, o blog é de vocês, e nós seguimos devido a forma com que vocês passam as informações… Até porque, tem dados “importantes” ai que não apareceram devido a forma errada que esta tabela deles é feita.

    • Ainnem Agon

      Concordo. Brasileiro é tudo burro, não sabe SEQUER seguir categorização de carros.

  • Ainnem Agon

    Discordo dessa “nova categoria” Microcompactos: só o Smart se encaixaria nela, ou os Isettas do passado. Ou o carro do Gordon Murray, o T.25. Ou o natimorto Óbvio!.

  • Gustavo73

    Só tem dois.médios na.lista o Prius e o Lexus todos os outros são compactos.

  • kuakuakua

    tipo os numeros do puretech tao certos mesmo? é muita diferença do up.

  • João Silva

    Etios sedan, ka+, versa, a1 e city são carros médios desde qdo??

  • Vanderlei Santos_JAC_J6_2012

    208 fez 15 mesmo bahhh

  • André Pessimista

    Uma lista geral sem essas divisões ajudaria…….

  • João Felipe Machado Silvestre

    (off-topic mas nem tanto) alguém que tenha um smart, pode comentar um pouco sobre o carro? manutenção, seguro, peças, etc? Grato!!



Send this to friend