Governamental/Legal

Inmetro: Selo indicativo de consumo nos automóveis

inmetroseloindicativodebi5 Inmetro: Selo indicativo de consumo nos automóveis







O Inmetro lançou o Programa de Etiquetagem Veicular para identificar através de uma etiqueta, o consumo médio de um automóvel.

Semelhante ao utilizado na linha branca de eletrodomésticos, o selo veicular do Inmetro vai dizer o quanto cada modelo gasta de combustível, através de letras e cores.

Agora, todo automóvel zero km portará essa etiqueta de consumo para orientar o consumidor na hora da compra. Os carros foram classificados em quatro categorias de tamanho: Subcompactos, Compactos, Médios e Grandes.

Além disso, há outras quatro categorias específicas: esportivo, fora-de-estrada, comercial derivado de carro de passeio e comercial leve.

As letras na etiqueta vão informar o nível de consumo dos veículos, sendo que no caso da letra “A”, será para um modelo de consumo muito baixo ou da letra “E” para o de maior consumo.

As montadoras não são obrigadas a aderir ao programa, mas o governo acredita que elas irão se inscrever. Será? Pelo menos algumas irão certamente, a fim de aumentar o seu marketing junto ao consumidor.

Fonte: Revista Quatro Rodas.



  • iguzin

    Essa e uma boa agora ja q e o inmetro q vai medir acho q nao tera essa de voyage fazendo 17 ou 18 vai ser algo mais real. :clapp: :clapp: :clapp:

  • Rogerio_BH

    :clapp: :clapp: :clapp:

  • evotremex

    A fiat deve entrar com o uno pra falar q ele é economico

  • LFSP2

    Agora finalmente não seremos iludidos por números superlativados por montadoras, agora que é indepdente o teste elas vão ter de se explicar caso o consumo do carro seja muito alto.

  • Gagliotti

    O GOVERNO DEVERIA SEGUIR O INMETRO E LANÇAR O “SELO DO IMPOSTO” NOS PRODUTOS PARA INFORMAR A O CONSUMIDOR DA MORDIDA DO GOVERNO PARA QUE O CONSUMIDOR ESCLARECIDO PUDESSE COBRAR UM MAIOR RETORNO DO DINHEIRO PAGO OU SOLICITAR A REDUÇÃO DOS IMPOSTOS.
    O POVO TEM DE ESTAR ECLARECIDO NÃO SOMENTE DE SUAS OBRIGAÇÕES, MAS TAMBEM DE SEUS DIREITOS, COMO OCORRE NOS EUA TODA COMPRA TEM O VALOR DOS IMPOSTOS NO RECIBO NÃO IMPORTA SE É UM LÁPIS OU UM CAMINHÃO.

  • viniciusgja

    :drinkk: :drinkk: :clapp: :clapp: :cool: :cool:

  • Darth

    Como disseram no orkut.
    Agora que a GM fali mesmo. :lips:

  • Luiz Claudio

    [Comentario #116587 sera citado aqui]

    Essa é uma ótima idéia, também poderia criar o selo de segurança… mas não ia ter utilidade, a maioria das opções ficaria em branco.

  • [Comentario #116587 sera citado aqui]

    Boa idéia! Em protestos já ocorridos em determinadas regiões do país, os produtos eram expostos com os indices de impostos aplicados no valor do produto…

  • Claudio

    Isso vai abrir espaço pra muita marmelada!
    Ou o inmetro esta pensando em engordar seu caixa!
    Talvez até de certo!
    Mas de que adianta esse selo, se nossos combustíveis são um lixo de batismo e fica difícel saber quanto um carro realmente consome!

  • felipeb193

    [Comentario #116587 sera citado aqui]

    Já foi comprovado que o Inmetro não mede absolutamente nada! agora que os números dos fabricantes vão diminuir isso é inegável! Os números deles são absurdos! mostram motores 1.6 fazendo 17km/l na estrada! fala sério né! Duvido que esse novo gol faça 21km/l em condições reais de trânsito como foi mostrado no comercial, acredito em +ou- 18km/l.

  • felipeb193

    PS: Ainda mais com a nossa ótima gasolina.

    Ótima idéia do selo do imposto! hahhahaha iria ser uma piada! :banana:

  • marcodoido

    Por mim obrigaria ao uso do apoio de cabeça e cinto de três pontos em todos os acentos do veiculo.Que papelão estamos pagando ficamos pedindo air-bag e abs e esquecemos de dois objetos baratos que podem tambem salvar muitas vidas :pao:.Está de parabens a iniciativa,que venham outras boas idéias. :cool:

  • huahuahua

    Que tal fazer um selo DE SEGURANÇA apara os carros? medir o quanto ele é seguro de verdade, sem avaliar os opcionais, simplesmente jogando o carro em uma parede para ver o que acontece? O mundo todo faz isso, enquanto o Brasil lança um selo para informar o consumo…

  • Erves

    Vixi… será que vai dar tempo de a GM se increver???? ou vai falir antes, rsrsrsrs :evil: :clapp: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk:

  • alcantara

    [Comentario #116602 sera citado aqui]

    acho que muita gente tem uma cultura equivocada quanto ao consumo dos carros da GM: já tive um kadett 1.8 que fazia 10 na cidade e 13,5 na estrada sendo um motor 1.8 com excelente desempenho, acabei trocando por um Palio 96 1.0 e só fazia 9 Km na cidade e 12 na estrada. Me arrependi muito na época em ter desfeito do Kadett em troca de uma tartaruga 1.0 e beberrona…

  • Perneta

    Na europa o meu carro é categoria “F” :assob:

  • Quinlan Vos

    IMPOSTOS NÃO TEM DESTINAÇÃO ALGUMA, SEGUNDO AS LEIS BRASILEIRAS. :censor:

    SERVEM APENAS PARA FORMAR O “CAIXA GERAL”. :asner:

    APENAS AS TAXAS E CONTRIBUIÇÕES TEM DESTINAÇÃO SOCIAL. :cool:

    TAXAS servem para custear o uso efetivo de serviços públicos a disposição do consumidor, como: água encanada, luz elétrica e tratamento de esgoto.

    CONTRIBUIÇÕES são cobradas por melhorias já prestadas ou à disposição dos cidadãos, como: pavimentação asfáltica, instalação de rede de coleta de esgoto, segurança pública, etc;


Send this to a friend