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Inovar-Auto: Montadoras superam meta de economia de combustível

mercado-3 Inovar-Auto: Montadoras superam meta de economia de combustível

Embora os dados oficiais de eficiência energética do programa Inovar-Auto devam ser anunciados apenas no fim do ano, já se pode afirmar que as montadoras instaladas no país cumpriram as metas de economia de combustível, exigidas pela política automotiva instituída em 2012, de acordo com pesquisa da Bright Consulting.



Na análise da frota brasileira entre outubro de 2016 e abril de 2017, verificou-se que as médias de consumo de energia, medidas em megajoules foi de 1,75 MJ/km e as emissões de CO2 ficaram na média de 131,73 g/km. A evolução verificada pelo levantamento, que apurou os dados de um milhão de veículos leves – exceto os movidos por diesel – foi de 15,46% em comparação com números de 2011, muito acima dos 12,08% pretendidos originalmente pelo Inovar-Auto. O percentual é uma comparação com a média de 2,07 MJ/km de 2011, usada como referência para os níveis exigidos abaixo.

Para quem ainda não conseguiu cumprir essa meta, o limite imposto pelo Inovar-Auto vai até outubro de 2017. Caso contrário, a empresa paga multas milionárias pelo descumprimento. Na outra ponta, as montadoras que cumpriram e estão nesta média de 15,46%, superaram o nível de recompensa de 14,97%, garantindo assim um ponto percentual de desconto no IPI. Para os fabricantes que alcançarem 20,77% de redução de consumo, o ganho é de dois pontos percentuais de abatimento no IPI.

Além disso, as montadoras que conseguiram esse último resultado, garantem também benefícios fiscais válidos por quatro anos. Ou seja, ainda terá o direito até 2021, mas sempre haverá auditorias anuais para apurar se a empresa manteve ou elevou a redução no consumo. Neste momento, ainda não se sabe os resultados, que são parciais e não foram revelados pela Bright, já que pode haver mudanças até setembro, limite para medição.

Como acontece?

Cada fabricante precisa ter uma média de consumo energético em MJ/km e este valor precisa ser, no mínimo, 12,08% abaixo dos 2,07 MJ/km de 2011, usado como referência para as metas do Inovar-Auto. Acima de 14,97%, a empresa já ganhou ponto e acima de 20,77%, garantia de mais quatro anos de incentivos fiscais. Mas, para medir isso, a gama de produtos precisa estar nivelada.

Em setembro de 2017, as montadoras farão a análise final para o programa, mas até lá, muita coisa pode mudar. As marcas preferiram adotar tecnologias para redução de consumo de combustível em modelos com maior volume de vendas. Afinal, quanto mais volume com baixo consumo, melhor é a média da empresa.

Mas, ainda assim, alguns modelos acima da média podem ganhar sistemas para redução do consumo ou mesmo serem retirados ou terem suas vendas reduzidas no mercado. Sabe-se, porém, que apenas Ford, Audi e Nissan conseguiram atingir médias de redução de consumo um ano antes do prazo e por isso já conseguiram o desconto de um ponto percentual no IPI.

Na pesquisa, a Bright utilizou uma ferramenta para o cálculo da eficiência energética nos carros brasileiros, podem assim antecipar os resultados, embora, como dito acima, cada marca pode ainda mudar seu lineup e mix de vendas para melhorar a média e buscar desde o mínimo até os dois pontos percentuais de bônus no IPI.

Em uma preliminar, a Bright revela que todas as marcas, com exceção das chinesas, já conseguiram os 12,08% de redução. A maioria já conseguiu superar a média de 14,97% e está apta a ganhar um ponto percentual de desconto no IPI. Uma coisa é clara, apesar da pressão e da chiadeira no começo do Inovar-Auto, por conta do limite mínimo de 12,08%, as montadoras conseguiram reduzir as médias de consumo sem muita dificuldade.

[Fonte: Automotive Business]

 

 

 

 

  • Lucas Santos

    O receio fica no modo como o consumo é avaliado, pois o Dieselgate mostrou que nem tudo é o que parece.

    • th!nk.t4nk

      Quanto a isso fique tranquilo. Nos modelos nacionais o software mal dá conta de se virar com a mistura de água, etanol e mijolina, que dirá ter a sofisticação de variar emissões.

      • V12 for life

        O Brasil só tem dificuldade de se adaptar o que bom, trapassas são especialidade da casa.

    • ObservadorCWB

      o IBAMA foi na onda e multou VW pela Amarok…alguém sabe que fim levou a ação ?

  • Raul Pereira

    E a rota 2030 que deveria estar pronta daqui a 26 dias e ainda nem começou a ser discutida? Especialmente por conta dos escândalos de corrupção desenfreada na qual quase todos os membros do alto escalão do governo estão envolvidos.

    • Elfo Safadão.

      Brasil e suas brasileirisses…

  • Vinicius Maciel

    Um péssimo e protecionista programa. Encareceu os nacionais por conta da eliminação da concorrência externa, fazendo com que o sonho do carro fosse afastado do povo. No mais, o que inova é concorrência, mercado aberto, não protecionismo ou benevolência de político

    • th!nk.t4nk

      Os nacionais encareceram porque a inflação do período foi altíssima. E por incrível que pareça os carros subiram até menos do que a inflação geral. O setor automotivo brasileiro é ruim por uma série de fatores, mas na base de tudo está o país mal-administrado como um todo. Mercado aberto é ótimo, mas sozinho não iria resolver.

      • Lucas Santos

        Se o mercado fosse também 100% aberto, iria chegar um momento em que a produção nacional seria totalmente substituída por produto final importado (já que 70%* dos componentes do carro nacional já são importados). Não to dizendo que o nacional é ruim, o importado é melhor ou pior e etc… Mas 50mil num Onix realmente ta complicado.

        • bbmp_

          Se fizer uma comparacao com um celular (iphone7) que custa quase R$5mil, um carro (por pior que seja) por R$50mil nao custa caro… Pensa na quantidade de material, logistica, engenharia, testes, validacao junto a orgaos governamentais…

          • Lucas Santos

            Exatamente, a gente precisa analisar vários fatores pra chegar minimamente em uma conclusão se o produto X ou Y é caro ou não.

          • ObservadorCWB

            Não sei se é tão diferente assim…..além do mais, com a miniaturização, processos construtivos de sala limpa etc etc Não é de espantar que haja no mundo apenas 2 produtores de bons processadores, e não mais do que três produtores de bons LCDs/OLEDs… enquanto de carros temos uma centena de “produtores”.

            • bbmp_

              Basta analisar que a apple gasta em torno de USD225 e lucra USD430.
              Enquanto no carro a margem gira em torno de 5-10%

              • ObservadorCWB

                “Tadinha das fabricantes”…se o carro der problemas eles têm prejuízo…loucura uma Hyundai dar 5 anos de garantia no produto com margem de 5%….E nos EUA há fabricantes que dão 10 (DEZ LONGOS ANOS) de garantia no powertrain. Beira a ingenuidade calcular essa margem. O revendedor teria qual margem então ? 0,1 % ?

                • bbmp_

                  Muitas vezes a revenda tem margem proxima a zero num carro vendido a vista e com desconto. A margem aumenta a medida que servicos sao incluidos. Financiamento… E logicamente atrelar a garantia com a revisao em concessionaria tras ganhos muito maiores do que com a venda propriamente dita.
                  Mas basta pesquisar um pouco para descobrir que a margem do Brasil gira em torno de 10% enquanto nos EUA em torno de 3%…

          • José Barbosa

            Comparar um automóvel com um celular não faz o menor sentido, são produtos completamente diferentes. Num iPhone, você paga muito mais por propriedade intelectual do que no custo do aparelho em si. Concordo que o Inovar foi um desserviço à nação. Fechou nosso mercado num momento que já teríamos um problema de preços devido ao aumento da moeda. Infelizmente, perdemos uma grande oportunidade de ser um importante player consumidor, e alinhar nossos produtos aos melhores mercados do mundo. Pior de tudo é a imagem que fica de país protecionista.

            • bbmp_

              Se compararmos funcao sim. Nao faz sentido.
              Mas estamos comparando dois produtos que tiveram custo com design, engenharia, validacao, testes, pesquisa, marketing, etc e que sao produzidos em larga escala no mercado global.
              Neste ponto cabe a comparacao por margem de lucro sim em percentual.
              Carros nao sao caros quando comparados com diversos outros produtos e subiu menos que a inflacao. Fato.
              O preco final eh alto em grande parte devido a carga tributaria.

              • José Barbosa

                São focos totalmente diferentes. Carros têm alto custo vinculado à matéria prima e sua fabricação, por mais longos e caros que sejam os projetos. Até porque os ciclos de vida são bastante diferentes: o celular é inovado pelo menos a cada ano, e suas características importantes (gerações), adotam um ciclo que varia de 5 a 7 anos, com requisitos significativamente altos. Por isto, pesquisa, desenvolvimento e patentes têm um peso tão alto, além, claro, do benefício econômico que trazem. Os carros talvez teriam margens absurdas noutras épocas, num outro capitalismo.

                • bbmp_

                  O carro tambem pode ter uma margem grande. Quanto maior o valor agregado (corolla com a fama de inquebravel) ou qualquer outro que consiga vender a imagem como Ferrari Porsche etc tera uma margem maior.
                  A margem de um pseudo SUV como Ecosport, HRV, Renegade etc eh maior que seu irmao de origem.
                  Mas o foco foi o Onix com valor de 50mil.
                  Na epoca de Gol e Omega a GM chegou a fazer piada com a volks pois o lucro de um omega era maior que o de 6 gols.

          • Vc ta comparando a Apple com a GM num popular, nesse caso teria de compara uma Quantum ou Moto G dos mais baratos, pq a Apple é a Mercedes dos smartphones. Se quer comparar, compara direito.

            • bbmp_

              Eu comparei um carro com lucro pequeno com um celular de lucro gigantesco. Se quisesse falar que carro eh caro bastaria pegar um corolla ou HRV que tentam vender a imagem e nao o produto em si.
              Logicamente quanto mais sofisticado o produto – em qualquer seguimento – maior a margem.
              Uma bolsa Chanel custa pro consumidor 50 vezes mais que uma convencional.
              Um Macbook custa o dobro ou triplo de um Lenovo com configuracoes semelhantes.
              Isso eh mercado. Quem melhor vender a imagem mais lucro tera.

              • Tu esquece que os impostos sobre eletronicos também são altissimos, e no caso de celulares maiores ainda, no caso de importados é 60% do valor mais ICMS em alguns estados.

      • Se tivesse concorrencia externa ocorreria simplesmente uma substituição das importações, mas vc esquece que os carros contribuem e muito para a alta inflação, com os aumentos semanais. Sem Inovar Auto e com mercado aberto com alta concorrencia, os preços seriam forçados pra baixo, isso nao só em automoveis, então a inflação no período seria menor, em consequência, o preços dos carros.

  • Ricardo

    Se não atingirem as metas, prorrogam por mais uns 5 anos e assim por diante, como sempre no Brasil!! E se multarem, não pagam!

  • Ygor Soares

    Já que a meta foi superada, agora o governo mete a faca e sobe os valores!

    NA: Quando eu falar mal do ADG não bloquei meu post como um SPAM por favor, vamos ter um espaço democrático para que todos possam conhecer quem realmente é o camarada, assim outros também podem defender esse ilustre cidadão!

    • Castle_Bravo

      Qual foi a treta com o cara, desculpa a curiosidade?

      • Ygor Soares

        Não foi bem uma treta! Comprei o maravilhoso perfect clean da Koube, coloquei em meu carro que ainda tinha uma média de 40L de gasolina Podium no tanque e o produto que ele tanto indicava simplesmente ferrou com o bico de injeção direta do meu carro que tinha apenas 9 mil km! Isso mesmo, ferrou os 4 injetores de um carro novo.

        Questionei a ele sobre se realmente poderia ter sido o produto por e-mail, YouTube e tentei até contato telefônico e nada, também busquei o fabricante e…….

        Depois fui pesquisar sobre a criança e descobri em fóruns que muitos reclamam sobre ele e seu real atendimento, alguns fazem até acusações sérias o que não vou citar aqui, porém uma breve busca no Google você vai conhecer o tipo de pessoa que ele realmente é!

        Em resumo é uma pessoa que hoje vida apenas o marketing da sua imagem é suas lojas. Nem seus vídeos acompanho mais, pois em um ele mete a bronca em um determinado fabricante e em outro ele faz juras de amor.

        Pra mim, ele perdeu qualquer credibilidade que poderia ter em nome da ganância, pois seu foco hoje seria apenas expandir sua marca e agora deu uma de fazer trabalhos filantrópicos para se promover ainda mais.

    • Retrato do Papai

      não sei qual foi a treta com o adg mas, vou te falar, o cara é estranho e bastante contraditório… ele endeusa honda/toyota de um jeito que chega a constranger, fala que não quebra, que mata mecânico de fome, etc e tal… aí no outro vídeo ele fala que corolla brad pit é muito comum ter que fazer todo o motor quando chega nos 100 mil km por conta de consumo elevado de óleo, e que na linha “new” civic é muito comum problema na bomba de direção hidráulica… quem entende?

      a pouco tempo ele fez uma comparação simplesmente ridícula, comparou o sistema de escapamento de um honda (fit se não me engano) com o de um agile, falando que o honda é muito melhor que o gm simplesmente porque o do agile estava com bastante corrosão, porém não informou o ano e km dos veículos, combustível mais utilizado, etc, ou seja, uma comparação bastante infeliz… se é assim, conheço um cara que tem um civic 2008 todo arregaçado, enquanto meu ex palio 2004 estava 100% filé, então fiat >>>>> honda…

      se ele gostasse tanto de honda/toyota como fala, não teria adquirido carros como uno, mille, up, ranger, bmw, etc… a garagem era pra ter etios, fit, civic, corolla, hilux, hrv, etc… ou será que ele gosta de ter problemas?

      • Marcelo Alves

        Aquela do escapamento eu vi, mas não vi nada de mais, tem fabricantes que usam escapamentos mais baratos para economizar e em pouco tempo a oxidação corrói o escapamento, enquanto escapamentos melhores igual aquele que tinha no Honda dura muitos e muitos anos.

        • José Barbosa

          Não vi o vídeo, mas é ridículo comparar Agile e Fit.
          São duas propostas completamente diferentes.

          City e Cobalt, ou Civic x Cruze seriam escolhas mais razoáveis. Ainda assim, tem que se partir de veículos com mesmo ano de fabricação, mesmo tempo de uso e que foram utilizados em situações semelhantes.

      • Ducar Carros

        Não acompanhei a treta, mas não vi contradição em que você falou. Como Corolla e Civic foram muito vendidos, mesmo um problema estatisticamente pouco relevante vai gerar uma quantidade absoluta alta de problemas (sendo “comum”).

        Mecânicos costumam elogiar mesmo Honda e Toyota, não é só ele não.

        Mas manutenção todos os carros têm de fazer, e problemas, todos dão, a questão é saber quais os problemas que eles dão, a estatística em que ocorrem, e a facilidade da solução. Nisso, os japoneses tem boa fama em todo o mundo, não é só no Brasil.

      • afonso200

        tambem vi esse video, faltou falar as km dos carros

      • Ygor Soares

        Pior foi ele metendo o malho na BMW falando que ia processar e tudo! Aí a BMW troca a caixa de direção na garantia e ele fica um gatinho!

        Agora veio com um papo que vai vender o carro pq viu que não é pra ele! Na verdade viu a giromba que é a manutenção do carro!

        Quer andar de BMW M e pagar manutenção de Gol, aí não rola né cheeefeeee!

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      • Ygor Soares

        Fica aí a imagem então para que você passa avaliar o bloqueio, pois foi categorizado como um SPAM.
        http://i.imgur.com/E8jHCTA.png

        Agora, a internet é um local democrático, aonde opnioes podem ser expressadas e seu site não é particular e sim de conteúdo público.

        Abs

    • Edson Fernandes

      Olha, como assim bloquear pq vc falou mal? Que tipo de bloqueador que não fosse manual iria bloquear? No seu caso, as respostas estão para serem aprovadas automaticamente. Algum problema ocorreu enquanto vc solicitou a publicação e para aparecer aqui no site. Pois não teve restrição de nosso lado.

  • Castle_Bravo

    Reduziu-se a quantidade de cilindros, as montadores economizam em material, e vendem mais caro, já que o real motivo do InvarAUTO era conter a “Ameaça Chinesa” e mexicana, que rondavam as importações nacionais. É o “ganha-ganha” da ANFAVEA. Quem perde, obviamente, é o trouxa que é obrigado a pagar pela festa para ter um produto. E o governo trouxa, que lucra horrores extraindo, vendendo e cobrando mais de 50% de impostos nos combustíveis, e quer pagar de politicamente correto incentivando redução no consumo do mesmo.

    • Pedrob

      Ai você me explica, desenvolver motores novos e montar linhas de produção novas ao invés de usar os motores antigos cujos custos de desenvolvimento e produção já foram todos amortizados aumenta o lucro da montadora?

    • afonso200

      fico no meu V6 2011 Coreano, e meu Altima 13/14, nao vendo nos proximos 5 anos, (todos comprados seminovos e ainda na garantia )

  • afonso200

    e ninguem investe em motores grandes V6 ou V8 economicos, incrivel isso

  • Gustavo Luiz Walker

    Eu sempre me pergunto sobre essas analises, se é como o PT estipulou a poluição do pais, onde todo carro na conta que fosse flex entrava com 100% de consumo de alcool, e na realidade 70% usam gasolina ao meu ver, poluindo mais. E esse objetivo em Mj/km está em que ? Alcool ou Gasolina ?

  • Wellington Myph13

    Rapaz, nunca mais vai sair da minha cabeça: MJ/km = Mijolina/km…

  • Ricardo Blume

    Quanto ironia. Nossos veículos cada vez mais econômicos mas o povo gastando cada vez mais com combustível.

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