Antigos Ecologia Finanças Governamental/Legal Manutenção Sedãs Volkswagen

Inspeção: Com motor “sujo de óleo”, Fusca reprova pela segunda vez

fusca-inspecao-1 Inspeção: Com motor “sujo de óleo”, Fusca reprova pela segunda vez

Após a primeira reprovação no teste visual feito pelo técnico da Controlar, o nosso personagem ‘bombou’ novamente na inspeção. O motivo foi o mesmo da primeira visita: os técnicos justificam que o motor tem sujeira de óleo aparente, o que indica algum vazamento, e por conta disso nem mesmo o teste de emissões foi feito no Fusca.



Desta vez marcamos o retorno no posto de Inspeção Veicular do Tatuapé, o maior em operação na cidade de São Paulo. Ao chegar, seguimos o mesmo procedimento de entregar o carro para as mãos dos técnicos, que iniciam a
verificação enquanto o motorista aguarda num espaço reservado, a poucos metros de distância.

fusca-inspecao-2 Inspeção: Com motor “sujo de óleo”, Fusca reprova pela segunda vez

Ao passar o espelho ao redor da parte inferior do carro, o técnico chamou o supervisor que aproximou ao máximo o espelho do motor do Fusca. Em seguida, balançou a cabeça com uma expressão de dúvida, trocou algumas palavras com o técnico e se afastou. Segundos depois, o veredicto: o carro tem sujeira aparente de óleo, e por isso nem foi feito o teste de emissões.

Ao perguntar que providência deveria ser tomada, recebemos uma resposta genérica: “leve o carro a sua oficina de confiança para fazer os reparos necessários”. Questionamos: “mas o carro já foi levado a uma oficina de confiança e não tem problemas mecânicos. O óleo na parte inferior parece antigo, afinal é um carro com 32 anos de fabricação. Neste caso o que deve ser feito?”.

fusca-inspecao-3 Inspeção: Com motor “sujo de óleo”, Fusca reprova pela segunda vez

O técnico então nos disse que se deve lavar o motor por baixo, removendo as crostas de óleo que ficam entre as juntas e assim dar um aspecto de “limpo” ao motor do Fusca 1979. Agora será preciso pagar novamente a taxa de R$ 61,98, agendar uma nova data, e levar o carro outra vez ao posto de inspeção. Antes disso, seguiremos a recomendação de lavar o motor por baixo, removendo crostas e outras sujidades “aparentes”. Para isso será necessário usar mais produtos abrasivos como solventes e desengraxantes.

Após a primeira reprovação, já havíamos tomado a providência de lavar o motor. No entanto vale o alerta de que para a limpeza é preciso usar produtos de um programa de inspeção ambiental (se tantos carros mais antigos precisarem lavar o motor para “parecer limpo”…).

fusca-inspecao-4 Inspeção: Com motor “sujo de óleo”, Fusca reprova pela segunda vez

Também conseguimos comprar a tampa do respiro do óleo, uma peça de borracha que fecha o orifício, ainda que o item não seja original do carro: outra exigência absurda do Controlar (isso vale para todos os carros com motor boxer como Brasília, Variant I e II, sedan 1600, Kombi e Karmann Ghia).

Ainda assim, após regulagem em oficina especializada, compra da tampa do respiro do óleo e lavagem de motor,
não foi o suficiente para satisfazer os critérios da Controlar, que administra o programa de inspeção veicular ambiental para toda a frota registrada na capital paulista.

fusca-inspecao-51-555x740 Inspeção: Com motor “sujo de óleo”, Fusca reprova pela segunda vez

Seguiremos com a nossa saga rumo à aprovação do Fusca 1979, um personagem comum nos centros de inspeção veicular da Controlar.

Marcos Camargo Jr é jornalista, pós graduado em Comunicação Corporativa e escreve sobre carros antigos para diversos sites, revistas e programas de TV.

  • maiamachadoch

    achei que quando o carro é reprovado no "exame" não precisaria pagar novamente para o próximo, mas pelo que vi, a taxa é cobrada toda vez que eles resolvem dar bomba no carro, ta explicado por que tanta reprovação

    • Leandro_SP

      Quando o carro bomba a primeira vez a segunda inspeção não é cobrada, na terceira já é tarifada.

      • Vateau

        Sim, mais eles disseram na primeira inspeção que era a tal vedação do motor, e o problema foi corrigido. Mesmo assim na segunda reprovaram!!! Paciência tem limites. E quem sabe depois do motor limpo ele não vão detectar outros problemas? Quem garante? É ROUBO MESMO!

        • Bruno

          Cara meu fusca tava abandonado no tempo e passei na controlar tranquilamente. Tente ir no ultimo horario da controlar, pq ai os tecnicos querem ir pra casa kkk.

      • maiamachadoch

        acho que todo o processo seria isento se fosse gratuito, afinal, o objetivo principal é a qualidade do meio ambiente e não arrecadação

  • Wandersound

    Nã estou aqui pra falar de política, mas… imagine só vcs se o país inteiro fosse governado pelo psdb e não só o estado de são paulo? teríamos pedágios a cada 5 km tanto em rodovias estaduais e federais e absurdos omo esse sendo exigido nas istorias de todo o país! Tá doido eu hein

    • EEQ1100

      Amigo, para sua informação, a inspeção veicular é uma exigência nacional que foi regulamentada pela prefeitura de São Paulo, que tem como prefeito do Sr. Gilberto Kassab, que era do partido democratas e atualmente está sem partido, em processo de fundação de novo partido político, que não tem nada com o PSDB nem com o Governador Geraldo.

      O PSDB no governo do Estado de SP exagera nos pedágios e o programa de inspeção veicular da prefeitura de SP é uma vergonha, mas antes de criticar é importante saber o que estamos falando.

      • bittcorp

        E Kassab era vice de quem ???

        • Leandro_SP

          Pois é… o maior cego é aquele que não quer ver. Alias, o Taxab assumiu depois um certo tucano assinou um documento que não iria abandonar a prefeitura e mesmo assim não adiantou nada.

      • Wandersound

        Meu amigo eu sei bastante do que tô falando. Ok Kassab não era do psdb, porém era do democratas que é o antigo pfl que é aliado político em praticamente todos os estados e em regime federal do psdb partidos de esquerda. O novo partido que o Kassab está tentando fundar possui membros ex psdb e ex dem e alguns de outros partidos também. Ou seja, da na mesma.

      • janduir

        Amigo, Pt, Psdb são tudo farinha do mesmo saco. Sai governo, entra governo, estamos fudid…

  • Victor Motter

    como pode , alem de ipva , seguro obrigatorio .. ter que pagar taxas e mais taxas para poder rodar com o seu carro .???
    só no brasil mesmo >.<""

    • Leandro_SP

      O triste é pagar para se ter a inspeção… coisa que deveria ser realizado pelo governo, ou agora vamos pagar para ter a inspeção no importo de renda ? ou a inspeção sanitaria no restaurante que almoço todo dia ? Mas o absurdo não para ai, uma vez passado o teste é necessario ficar com o adesivo no carro… é obrigatório !!!! ou seja, tenho que provar que sou honesto quando pela lei deveria ser o contrário… eles é que têm que provar que não cumpri com minhas "obrigações".

      • fredggp

        Entendo a sua revolta, paga tributos e não tem contraprestação. Mas se fosse de graça, ou seja, se o cara não tivesse o incômodo de ter que pagar a cada inspeção, esse programa seria um fiasco. Ninguém levaria a sério e não reparariam o veículo para deixá-lo em condições de trafegar. Não se esqueça estamos no Brasil e que motorista no Brasil não é civilizado (poucos são).

        • Leandro_SP

          Porque não seguir os mesmos moldes e ser de graça ??? quem não fez MULTA neles… veja bem não sou contra a inspeção, sou contra a falta de qualidade do serviço e por ele ser pago. Além disso o fato dela não atingir TODA a frota da cidade, onibus que poluem muito mais com seu diesel sujo não estão incluso… incoerente ao meu ver.

          • rafa_marcao

            Sempre digo isso! Um ônibus soltando aquela fumaça densa e preta, em uma acelerada forte gasta mais do que 30 carros durante um mês inteiro… Isso quando não são caminhões da própria prefeitura…

          • fredggp

            É …tudo bem, mas lembre-se que para ter um motor menos poluidor nos ônibus exigiria um diesel de melhor qualidade e melhor tecnologia nos motores, o que implica em custos. O transporte público , por pior que seja, é subsidiado para ter tarifas módicas. Não minha opinião deveria ser o último sim, pois leva mais gente e proporcionalmente ao número de cabeças polui menos… É o que acho.

            • Leandro_SP

              Módico ??? EM SP ??? 3 reais não é tarifa módica… me desculpe mas pagar o que o paulistano paga para andar como gado sendo transportado é ofender a inteligência alheia. vc ta é doido.

              • fredggp

                Leandro…pelamor…, Você entendeu o que quis dizer. Não é barato, não é bom etc etc etc. Mas polui menos POR CABEÇA. Se for para ser inspecionado faz sentido que seja o último, não?

              • fredggp

                E outra. Seria muito mais caro se não houvesse subsídio.

    • Lembrando que você não gasta apenas nas taxas, tem o custo de transporte, o dia de trabalho perdido, a despesa com um psicólogo para aguentar esses absurdos…

      O negocio é o seguinte, enquanto o povo não cobrar o fim dessa inspeção medíocre as coisas vão continuar assim, essa merda deveria acabar e o povo deveria cobrar por isso.

  • speedy861

    Papo reto, faz o seguinte, muda de cidade de emplacamanto. Uma forma de não ter que passar por esta absurda inspeção, que só serve para enriquecer os que tem a concessão, e também, funcionários corruptos e tirar a parte do ipva, no caso, de carros mais novos, que vai para a cidade de emplacamento. A capital da "locomotiva" vai perder bastante arrecadação…

  • mjprio

    E assim eles vão ganhando dinheiro em cima do contribuinte… Essa inspeção seria honesta SE REALMENTE fosse para melhorar a qualidade do ar; e não para tirar dinheiro do povo. Por que eles não fazem inspeções volantes nas ruas pra tirar os carros de B.A ( busca e apreensão), com placas frias, de policiais corruptos e outros agentes apadrinhados de funcionários do Detran, que andam aos montes por aí??? por que não retirar os carros dos manolos playboys que ficam andando com dezenas, centenas de milhares de reais em IPVA e multas atrasadas? por que não acabar com esse cartel de empresas de ônibus, que utilizam veículos em péssimo estado de conservação?Por que não fazer um regulamento DECENTE de inspeção veicular, pra acabar com esses "subjetivismos" que incorrem em restrições estapafúrdias, e assim garantir a isonomia??? uma coisa é certa: seja em SP, RJ ou no Brasil inteiro, o Detran é um lixo, um caça níquel, que tirando os agentes que realmente tem lisura no procedimento, é um mar de corrupção. Não é a toa que sua direção é um dos cargos mais disputados no Governo Estadual. Entre no Detran e Denatran do RJ e veja o nojo que é!

  • mjprio

    E pra complementar acho que essas simples medidas citadas acima reduziria os engarrrafamentos, nas cidades, pois aí só anda de carro quem realmente pode fazê-lo, e não aqueles que como tem muitos por aí, acha que ganhando 1,5 mil reais, compra um carro pagando um milhão de prestações de 800 reais, mas esquece que tem manutenção. seguro, combustível, IPVA; e ficam andando ilegais espalhando perigo pelas cidades. É sobre esses, que estes postos de inspeção fazem ( ou deveriam fazer,não sei) a festa!!!!

  • Vateau

    "Agora será preciso pagar novamente a taxa de R$ 61,98",

    Enquanto isso, vão continuar reprovando muitos carros!!! ROUBO DESCARADO DO GOVERNO! Não existe outra desculpa até que provem o contrário. O carro nem foi avaliado e já reprovaram. ABSURDO D++++++++++.

    Aqui o roubo ocorre na renovação de carteiras, que sempre reprovam as pessoas na primeira visita.

    ROUBO, + ROUBO, ASSALTO, SAFADEZA, NÃO EXISTE OUTRAS PALAVRAS. QUE JUSTIFIQUE ESTES ATOS.

    MOLHA A MÃO DE UM FDP DESSES, E ELE APROVAM ATÉ COM VAZAMENTO NO C#@ # DA MÃE DELES.

    DESCULPE-ME AS MEIAS PALAVRAS, MAS ELAS JÁ BASTAM.

    Não se preocupe, você vai pagar para lavar o motor, e depois eles vão reprová-lo por outros motivos.

    EXIGAM DOS SEUS DEPUTADOS, UMA LEI QUE IMPEÇA UMA NOVA COBRANÇA PARA VISTORIA.

  • fabiollima

    Excelente reportagem não só para o NA mas para outros veículos de comunicação parabéns!
    Acho um absurdo esse tipo de reprovação, sujeira aparente no motor?
    Qualquer componente mecânico que trabalha com óleo realmente demonstra esse tipo de sujeira. A solução é lavar o motor? Quer dizer que esse procedimento ajudará na redução das emissões de Gases?

    Infelizmente estamos à merçê de um bando de INCOMPETENTES que fazem leis e normas completamente distorcidas da realidade, se querem fazer inspeção então façam direito. Estudem os critérios adequados com especialistas que realmente entendem de veículos e, por favor, antes de implantá-los.

    Infelizmente faltam CRITÉRIOS TÉCNICOS adequados para muita coisa nesse Brasil, como as regulamentações de segurança e consumo dos veículos(Eu fui enganado na Flex Enrolation).
    Tudo isso é fruto de uma sociedade que valoriza demais os "critérios políticos".

  • LeopoldoAntunes

    Isso para mim é uma palhaçada. Reprovar carros com o ano fabricação inferior a 1985 é covardia. O que tem que ser verificado é itens de segurança, como luzes, freios e limpadores.

    • Euzi0

      Olha, concordo em partes o teu comentário. Existem sim carros feitos antes de 1985 em ótimo estado, como esse fusquinha, porem tem outros que não deveriam nem sair do Ferro Velho.

      Acho que deveriam ver que o fusquinha é ' original ', completinho e parece novo, então é injustiçado mesmo. Mas agora imagina aquele que tem um fusquinha, todo velho, batido e arrebentado, qual a chance dele passar no teste?

      Abraços

      • EuMeSmObYmYsElF

        quem disse que um desse faz o teste?.. eles passam é longe disso…

  • Doidim2011

    Emplaque em outro município.
    O Governo do Rio de Janeiro, para pagar menos IPVA, usa carros emplacados em Belo Horizonte, pois aqui no Rio, mesmo para o Governo do Rio de Janeiro, o IPVA é um assalto

    • mho

      Depois desta, eu tenho vergonha de ser brasileiro.

  • ViperRR_Kimble

    E continuamos com caminhões de mais de 30 anos de idade andando pelas vias sem se importar com nada.

  • FFFuel

    ABSURDO!

    É contra isso que deveríamos protestar!

    A CONTROLAR é uma máquina de assalto aos cidadãos paulistanos!

    Aliás, para quem não sabe, a Controlar é obra de um lobista cearense muito influente na nossa política!
    Pesquisem e verão!

    Isso o que eles fazem é inconstitucional.
    E além de tudo não tem NADA de ambiental. É pura safadeza.
    A Controlar é muito menos ambiental do que se ela não existisse, pois, além de ter uma grande estrutura, gastando energia e etc, ela OBRIGA a TODOS os automóveis de São Paulo a se locomoverem e criarem trâfego, aumentando congestionamentos, UMA VEZ POR ANO, para fazer uma inspeção ridícula.

    Para reprovar veículos poluidores das ruas, bastava fazer valer o código de trânsito, onde existe a seguinte infração: "Veículo Emite Fumaça Preta"…. se não me engano são 7 pontos na carteira, multa e apreensão do veículo.
    Mas…. dessa forma esses bandidos não ganhariam dinheiro, não é verdade?

    A Controlar, PUNE O CIDADÃO CORRETO, o cara que tem o carro em dia, que paga impostos… taxas.
    É ele que é obrigado a se apresentar perante essa empresa, uma vez por ano, pagar taxa, pegar trânsito e ainda por cima aguentar que um bu-nda suja qquer sente o popozão no seu veículo.
    ABSURDO!!! Inconstitucional. O carro É SEU! SENTA NELE QUEM VOCÊ QUIZER!
    Quem tem carro poluidor, na grande maioria das vezes, não paga IPVA….. não paga lincenciamento e é claro… não faz Controlar.
    A Controlar serve para quem é correto!

    Bom. Sou Engenheiro Automotivo. Sei o que estou falando.
    A Controlar causa MUITO MAIS impacto ambiental do que se ela não existisse.

    Mas… ela não está nem aí com o meio-ambiente. Ela foi criada por um lobista que já foi envolvido com o Fernando Collor com o simples intuíto de assaltar o cidadão paulistano.
    Só que eles usam a bandeira AMBIENTAL… tão em moda ultimamente! E na cabeça da maioria das pessoas essa desculpa esfarrapada cola!
    Não se deixem enganar!

    E o Kassab tá aí.
    Reduzindo o limite de velocidade de todas as vias de São Paulo, enchendo a cidade de radares e fazendo a indústria das multas trabalhar a todo o vapor para aumentar o "caixa" de sua próxima campanha!

    Eu odeio esses políticos que DESTRÕEM a liberdade dos cidadãos de bem!

  • douglasareado

    Nem imagino se eu levar a TL 73 do meu Pai para a Inspeção, ia ser reprovação atrás de reprovação! #rsrsrs
    Só lá em SP que tem a CONTROLAR?

  • SAPULHAUM

    é que na verdade o inspetor tem que fazer o serviço dele, ele não pode olhar um motor todo sujo de óleo e falar esse óleo não é nenhum vazamento só ta ai por que o carro é velho, se o óleo esta la de algum lugar ele veio não é mesmo, e o mais provavel é que tenha vindo da parte de dentro

  • Enquanto um fusca zerado como esse está sendo reprovado por idiotisse, tem muitos veiculos 100x pior andando sem problemas, esse país só tem injustiça.

  • O_Corsario

    Mais um caso típico do "Se colar, colou".
    No primeiro ano foi de graça e ninguém se mobilizou contra… No segundo já começou o pagamento, e ninguém fez nada… No terceiro teve um aumento, a justiça tentou barrar mas a Controlar foi mais forte e todos continuam em silêncio.
    O que fazer? É um caso típico de usar um discurso "do bem" para justificar fins escusos. Que é necessário averiguar as condições dos carros que rodam, sem dúvida. Porém da forma unilateral, venal e desrespeitosa fica claro que o verdadeiro objetivo é somente arrecadar numa grande roleta russa.
    Ao mesmo tempo, em casos como esse, deveriam fazer o teste completo, para dizer TUDO que tem que ser trocado de uma vez, ao invés de ir fazendo passo a passo.

  • KamatsuKyoto

    Meu carro (que é antigo, mas bem cuidado) sofreu o mesmo problema em uma inspeção aqui no RJ. Motor sujo… Simplesmente ridículo. ¬¬

  • ACR

    Eu acho que eles não vão aprovar esse Fusca, o povo do Controlar estão com raiva do proprietário, por aparecer na mídia e reclamar dos métodos usados por essa "empresa".
    Se não me engano há um processo na justiça que vai obrigar os tais "técnicos" a dar a solução pro dono do carro, não poderá ficar nessa de “leve o carro a sua oficina de confiança para fazer os reparos necessários”, se a reprovação é técnica, deve indicar onde ocorre o problema e possível solução.

  • mho

    Quem foi o idiota que falou que motor sujo significa vazamento de óleo?
    Da próxima vez quando forem votar lembrem exatamente quem inventou esta lei e quem a sancionou!

  • paulinho500

    Tenho um Fusca ano 77 no mesmo estado deste da reportagem, e antes de ir às inspeções, me dei o trabalho de verificar TODAS as possibilidades de reprovação. Não deu outra, cheguei, verificaram, mediram e a aprovação saiu. Isso em 2010 e 2011 e será também em 2012.

    Mais uma vez afirmo, aquela borracha que vai no respiro do cárter É SIM OBRIGATÓRIA, pois saiu de fábrica em todos os Fuscas à partir de 1978. Pesquisem a originalidade de seus carros.

    Com essas palavras acima, não estou defendendo a Controlar, mas é a realidade séria.

    Contem comigo e muitos outros para reinvindicar o direito de não ter que pagar uma segunda tarifa da inspeção, pois quando o carro é rejeitado eles não tem nem metade do trabalho que teriam se fossem fazer o teste completo.

    Está em andamento um projeto de lei, que cria (e volta) a placa amarela para veículos com 30 anos ou mais, mas que não tem os 80% exigidos para a placa preta. Esse projeto visa praticamente os mesmos direitos que um carro placa preta tem dentre eles a isenção da inspeção e rodízio etc.

    Não sei se alguém aquí sabe, mas até o ano de 1978, os índices são os mais toleráveis que existem para os carros, sendo de 700 PPM de HC e 6 % de CO. Nas motos, esses mesmos índices são de 3500 PPM de HC e 6% de CO. Agora pergunto, qual a diferença em tecnologia empregada nas motos que as diferenciam dos carros ? Detalhe, nas motos esses índices são tolerados até as de ano 2005.

    Para quem tem carro acima de 1978 não poderá exigir mesmo que via judicial uma maior tolerância pois a partir de 78 as fábricas mediam esses índices dos carros novos ou seja TEM PARÂMETROS. Mas antes de 78 NÃO HAVIAM PARÂMETROS, ou seja, não há números que indiquem que motors pré-78 devam ter índices inferiores a 700 PPM de HC e 6% de CO. ISSO DEVE SER EXIGIDO E REINVINDICADO.

    Não estou falando apenas por possuir um Fusca, mas TODOS E QUAISQUER autos antes de 1978 estão com dificuldades em aprovação.

    Abraços.

  • german&chinesehater

    Isso é mais uma máfia autorizada pelo governo…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend