Governamental/Legal

Insulfilm irregular, escuro demais: polícia começa a testar aparelho que mede a transparência

aparelho-verifica-insulfilm-policia-1 Insulfilm irregular, escuro demais: polícia começa a testar aparelho que mede a transparência

No ano de 2007, o insulfilm, ou película automotiva, foi regulamentado. Mas, isto não impede que muitos coloquem um carimbo na película, dizendo que a transparência está dentro do permitido, e ainda assim usar um insulfilm escuro demais, que está fora da lei.



Para acabar com a farra do povo e também com o perigo que estas películas escuras demais representam, a Polícia Rodoviária Federal de Itapecerica da Serra (a 34 km de SP) comprou dois medidores de transmitância luminosa, os primeiros do Estado.

Os aparelhos que aferem a transparência dos vidros com película devem estrear nas blitz de fim de ano da rodovia Régis Bittencourt, afirmam os agentes federais consultados pelo site da Folha Online.

aparelho-verifica-insulfilm-policia-2 Insulfilm irregular, escuro demais: polícia começa a testar aparelho que mede a transparência

A polícia não informa ainda o dia nem o horário da blitz, para obviamente evitar que os donos de carros com vidros escuros demais evitem aquele local. Só que o problema é que o medidor custa 8.500 reais, nove vezes mais que um bafômetro.

Então a polícia está analisando a eficiência deste tipo de produto, e até que ponto vale a pena gastar tanto para comprar estes medidores.

Quem for flagrado dirigindo ou guiando um carro com película mais escura do que o permitido (veja os limites no quadro ao lado) poderá receber multa grave (R$ 127,69 e cinco pontos) e ter o veículo retido até a retirada do filme ilegal.

Informação enviada pela nossa leitora Cil.

  • Indianopolis

    Excelente notícia. Por mim tinha que PROIBIR todos! Na questão de segurança, você não vê o motorista e não sabe qual sua reação, isso atrapalha demais o trânsito. Fora que já tomei unúmeras fechadas por motoristas com película escura onde os mesmo NÃO vêem o outro carro, principalmente na chuva. Na questão de segurança tenho a certeza que bandidos NÃO SEQUESTRAM PESSOAS COM CARRO SEM PELÍCULA! Não há nenhum interesse em roubar um carro onde TODOS vêem quantos e quem está dentro, não uso, não gosto e não recomendo NINGUÉM a usar películas escuras. E acho muito mais bonito os carros que não tem.

    • gente

      baiano

      • Márius Papaculos

        Burro!

  • Fla3D

    Até que enfim! Pior coisa é andar no transito atras de um carro com esses sacos de lixo no vidro sem ver nada o que se passa na frente. Espero agora que comprem mais para o Brasil inteiro.

    • gold_ship2

      Pior coisa é parar no farol e te enfiarem uma arma na cabeça!

      • Lorenzo

        Pior ainda é sofrer sequestro-relâmpago e levar os bandidos para sua casa, porque a polícia não tem como enxergar pra dentro.

    • eduardogege

      O "problema" é que a lei exige películas claras demais. As G35, que eu acho o ideal, prejudica muito pouco e já deixa escuro suficiente, porém na lei elas já são motivo de multa.

      • ZECA1972

        Deveriam fazer estudos, indicando os riscos e beneficios da pelicula em cada região…eu não estou lembrado de dados de acidentes devido ao uso de peliculas escuras.

    • tandre_br

      Você não consegue dirigir atrás de caminhão/ônibus, nem de carro cheio, né? :p

      Podem falar o que for, que é inseguro por causa da visibilidade, que é perigoso pq podem sequestrar a pessoa e não vão ver os bandidos dentro do carro, e tudo o mais, mas essa de atrapalhar quem tá atrás não cola, não faz a menor diferença.

      • Fla3D

        Basta manter uma distancia segura, seja do caminhão, seja do ônibus, seja do idiota com o saco de lixo no vidro.

        Não é o caso de não conseguir, mas que é um saco isso é.

        • tandre_br

          Com ou sem o saco de lixo no vidro, é bom manter distância segura, porque o que mais tem é idiota, seja com ou sem o saco de lixo no vidro :p

          • Fla3D

            Hehehehe sem dúvida, apenas precisa colocar uma distancia extra nesses casos, a diferença é que quando vemos o que tem na frente podemos antecipar uma parada no transito.
            Pior é a gente ser cuidadoso e levar uma porrada atras como ja aconteceu comigo…

            • Edison Kitagaki

              fla3d, bom comentario.

      • Tempero

        Concordo plenamente com o que você diz. Se filme escuro fosse problema para quem vem atrás, ninguém então dirigiria atras de ônibus, Vans e Caminhões.

        Acho que a polícia deveria se preocupar com coisas muito mais graves e importantes:
        – Carro com faról desligado de noite, usando só os faróis de neblina (dependendo da situação você não vê pelo retrovisor).
        – Aqueles carros super rebaixados (pregados no chão) que ficam andando a meio por hora desviando de buraco e segurando uma fila de carros atrás.
        – Xenon desregulado cegando quem vem no sentido contrário.
        – Carro mudando de faixa sem sinalizar (hoje em dia, se você dá seta já é taxado como sendo mané). É complicado e perigoso isso de ninguém sinalizar.

        • Lorenzo

          Eu não ando atrás de ônibus, caminhão ou carro cheio. O insulfilm atrapalha não só na rua, como quando você quer sair da sua garagem e não enxerga o trânsito, porque tem carros "filmados" de ambos os lados.

        • Edison Kitagaki

          é verdade, o pior sao os que nao regulam os farois, e te cega pelo retrovisor e normalmente sao sempre estes que estao com o farois altos, atrapalhando os outros que usam os sacos de lixo. Quando vc quer dar o troco dos farois nao da.

      • DCald

        Como não faz a menor diferença?
        Sabe pra que serve o Brake light? para a pessoa do carro que vem atras do seu veja que a pessoa na sua frente esta freiando!

        Faz toda a diferença sim! Alias, quem é bom motorista e se preocupa com a segurança evita ficar atras de vans/caminhonetes/caminhoes e onibus… e quando fica, mantem uma distancia maior do que a convencional de segurança!

        • tandre_br

          Se o brake light fosse pra isso, seria BEM mais alto. É só uma luz de freio adicional, posicionada em uma altura que chame mais atenção, pra aumentar a segurança.

          O brake light do meu carro mesmo quase nunca dá pro carro que está atrás do carro atrás do meu ver, a não ser que o carro atrás de mim seja uma Puma ou algo assim.

          • DCald

            não é pra ver por cima do carro, mas por atraves do vidro… preste atenção no transito, olhe atraves do vidro do carro da frente e verá o brake light do outro carro…

            • tandre_br

              Aqui no Rio? Acho que o meu carro é o único sem insulfilm da cidade, então não dá nem pra tentar.

              • DCald

                dai complica! huahuahua…

              • Jayme Santos

                O meu também não tem e sou do Rio, não vejo nenhuma segurança em usado, pelo contrário. O que tem morrido de pessoas, inclusive ontem o casa da turista espanhola. Detalhe: Virão a escuridão do vidro do automóvel alvejado pelo tenente da PM, na favela da Rocinha? Certamente se não estivesse com a película não teria morrido!

      • Edison Kitagaki

        Tandre br, para motoristas que nao se preocupam com o transito e é novo no volante é esta a resposta. O bom motorista esta sempre vendo dois ou tres veiculos a sua frente

    • DCald

      É isso ai! tem é que pegar todos esses sem noção que andam com essas fitas isolantes no vidro… esses dias uma amiga minha pediu pra eu dirigir o carro dela… era de noite e estava chovendo… cara, que B$#% aqueles vidros escuros… tive que abrir os 2 vidros (e tomar chuva) pra poder enchergar pelos retrovisores (até pq tem muito mane que anda apenas com a lanterna ligada, e com esses filmes superescuros, vc não ve meeeeesmo pelo retrovisor!

    • Gsvieira

      se a pessoa quer não ser vista é um direito dela, se vai ser pior problema de quem esta dirigindo, o que não dá é ser alvo facil de bandido na noite carioca

      • Lorenzo

        Blinda, então.

  • JacquesNetto

    Ótimo! É impressionante o insulfilm que as pessoas conseguem colocar nos carros… Eu vejo carro por aí, com um insulfilm espelhado, e dá pra saber que por dentro é bastante escuro. Como alguém consegue dirigir com aquilo? E colocam no parabrisa também! O que, que eu saiba, não é certo.

    • fernandodasilva

      Da para dirigir normal ao dia e a noite também desde que não tenha ninguém andando de farol apagado no escuro, tipo numa entrada de rua, porque você enxerga poucos metros no escuro e se o cara tiver meio rápido da m…

    • eds2010

      Na verdade, o maior indice de pessoias que colocam insulfilms escuros não é para parecer "vileiro" e sim se defender de bandidos. Há casos faceis de se relatar com insulfilm claros… na Av do Estudo entre 21:00 até as 01:00 é muito comum ver muitos garotos transitando pelo local, na realidade ficam olhando os carros suscetiveis a roubo… seja de um simples celular até algo mais caro (isso os que nao roubam o carro).

      Quando vc dificulta com um insulfilm mais escuro a possibilidade é menor de alguem vir a te assaltar por nao saber o que tem dentro do carro (ou o que pode fazer de valor com o bem dentro do carro).

      Eu falo isso pois pela lei eu sou infrator, uso insulfilm G5, mas no meu caso nao me incomoda. (e nao me atrapalha).

      Mas não vou defender esse tipo de filme, pois sei de muitas pessoas que realmente tem dificuldade e ainda mais, a discrepancia é tão grande que para se ter noção, nem esses carros "de preiboi" com xenon me incomoda (olhando para tras).

      • DCald

        Esse é o maior problema… neguinho mete G5 e dai acha que o farol do carro é fraco, e dai mete um :"Xenão" ou lampada de 100W, continua sem enchergar porcaria nenhuma e ainda ofusca os outros…

        • eds2010

          Bem.. ainda bem que nao participo desse mal…rsrsrs

          Veja… o C3 tem um farol baixo de 85w… em sã consciencia para que eu iria colocar uma lampada de 100w???

          Eu vejo C3 com xenon… e cega a grande maioria qdo olham para ele devido oa conjunto otico. A grande maioria tem apenas nos neblinas, mas qdo se tem no farol baixo é triste viu…

          • tandre_br

            55w.

            Toda lâmpada padrão de farol é 50/55w.

            E o problema do farol do C3 com xenon é regulagem, acima de tudo. Nego não sabe nem usar a regulagem elétrica do farol, quanto mais regular xenon.

            • DCald

              Na verdade, o problema é que a lampada xenon é diferente da lampada convencional na dissipação de luz… e em refletores convencionais ela não fica no mesmo ponto focal… em muitos casos nem adianta tentar regular o refletor, pois a luz espalha demais…
              Repare que quando é xenon de fabrica, usam farois elipsoidais, que o foco é bem melhor definido… dai pode colocar xenon e regular que não atrapalha ninguem…

              • tandre_br

                Relativo…

                Aqui no Brasil não tem pq carro com xenon de fábrica é coisa nova, mas lá fora tem MUITO carro com xenon original e refletor… Só pra citar dois exemplos que me vem de cabeça, vários Lexus e Mercedes do final da década de 90.

                • DCald

                  mas o refletor dos carros com xenon era diferente e proprio pra lampada xenon… hoje em dia, o elipsoidal é muito melhor pra iluminar e focalizar…

      • Edison Kitagaki

        ……..e vc tem em seu veiculo xenon ou farois desrregulados???? ja ficou na frente de um desses com vidros normais???

        • Edson Fernandes

          Bem… você respondeu um comentário meu de 6 anos atrás…rs

          Nos carros cujo o Xenon não era de fabrica, eu nunca alterei suas caracteristicas originais, justamente para não atrapalhar o proximo. (nunca curti tbm quem faça isso).

          O fato de usar G5 naquela epoca, não me fez procurar artificios de melhor iluminação e ao contrario de muitos, pelo menos de ano em ano eu sempre procurava verificar se as luzes de farol baixo dos meus carros estavam corretos. (tive que arrumar de um deles no periodo do comentário até hoje).

          E meu atual carro tem xenon de fabrica e eu uso o insulfilm que veio de fabrica nele. Ou seja, longe de atualmente ser um G5. Mas nem precisa ficar na frente, se cruzar contra eles já dá para notar como é ruim.

    • DCald

      Na verdade, não é permitido nem no parabrisas nem nos vidros dianteiros (das portas dianteiras) pois o parabrisa já vem com 75% e os demais com 70%…

      • eds2010

        Só comentando, no parabrisa do meu carro nem tem insulfilm… pois eu ja andei em um Corsa e realmente a luz do farol baixo ficava fraca de fato e o insulfilm da pessoa era tao ruim que embaralhava a visão de fora.

        • DCald

          E o pior é ver que muitos carros andam assim… ou seja, o cara não tem noção nenhuma nem da segurança propria…

          • Edison Kitagaki

            Dcald, o problema é a seguranca dos outros. Por causa de um idiota os outros, que nao tem nada a ver, sao as principais vitimas. Normalmente, aqueles que provocam os acidentes saem ilesos e os que mais sofrem ou tem suas vidas ceifadas, sao os que andam legalmente.

    • Edison Kitagaki

      Jacques, vc ja dirigiu um com??? a noite vc nao consegue ver nada e pelas laterais pior ainda.

  • Robson Iecker

    Bom é so um teste….. mas é uma boa iniciativa….

  • Victor_GCA

    Todos isulfilmes aqui de casa são 50%. Não tem coisa pior do que nao conseguir ver nada ao dirigir a noite e quando vai estacionar na garagem aqui que é um pouco escura então?!? Tem que abrir os vidros e o sensor de estacionamento que consegue salvar o resto.
    Fiquei interessado na palícula transparente para o para-brisa, alguem aqui sabe informar se utiliza, quanto custa na média e se vale a pena.

  • FordCorcel

    Fato é que na Florida, por exemplo, não há "lei p/ determinar o insuflim", e a lei/criminalidade lá é muito, mas muito mais baixa que aqui. O que quero dizer é que cada vez mais permitimos o governo regular nossas vidas, com leis que ninguem nos perguntou se queriamos ou não, pior que um império. E sabem p/ que esta lei? p/ nos arrancar mais e mais dinheiro, para mais e mais corrupção, e para isso, não está nem ai o governo. P/ mim, fere o meu direito a privacidade/liberdade individual, até pq, aposto com quem quiser que politicos e famosos vão continuar a ter seus vidros escuros ao extremo, alguem duvida? logo não admito lei para seres "comuns=inferiores" que estariam proibidos de usar vidros escuros.

    • eds2010

      Essa lei sempre existiu, a questão é ter "modinhas" a respeito. Porque as "modinhas" servem para aplicar muita sem dó. Mas se vc tem G5 vc concorda que vc poderia nao enxergar algum carro e causar acidente? eu tenho essa ideia no meu carro e nao a toa, se eu ficar inseguro eu diminuo um pouco a velocidade e trafego com segurança.

      • tandre_br

        Eu já tive carro com G5 na lateral e atrás (E 35 na frente), mas era de qualidade, e a visibilidade de dentro pra fora era muito boa. Nunca tive problema por causa disso, nem manobrando em rua escura.

        • eds2010

          Eu seidisso, eu tbm nao tenho em meu carro.

          Mas eu digo para algumas pessoas que colocam mesmo que isso possa dificultar. Na verdade, o brasileiro até para isso prefere pegar do "mais barato". Por isso atrapalha a visao e o cara nem se liga.

          Uma ex namorada raspou o carro dela na lateral pq era um insulfilm G20 porém de pessima qualidade que mais piorava a visão de dentro para fora do que "escondia" a pessoa.

      • cristian_sp

        isso ai, acabaram os talões com multas por cadeirinha de bebe, agora vem o 13 e cafezinhos com o insulfim ..rs….

        em janeiro ninguem mais falará nisso e será a vez do ???? …eles invetam ..rs…

        no fusion tinha G35 no parabrisa e G20 no resto ….e podem reclamar a vontade, pior é parar com os vidros transparentes em determinadas avenidas … ;) ….pq lógico, subiu num fusion subiu na vida ….já é elite e podem te roubar, sequestrar, etc ….

        na L200 idem, e nessa época fiquei 3 meses no RIO, mandei colocar um reflexivo por cima …não via dentro do carro nem colando a cara no vidro …fazer o que ….Brasil …um pais de todos, mas alguns tem obrigações e outros pensam que só tem direitos …..inclusive de tomar o que outros ganham trabalhando …pq coitados …rs…estão precisando …rs..

        • Augusto

          Nos meus carros sempre tive g5 e podem reclamar a vontade, eu n vejo segurança ao sair com um carro sem pelicula, ainda mais que meu carro chama bastante atenção por ser uma carro caro!

      • DCald

        " diminuo um pouco a velocidade e trafego com segurança. "

        Cara, diminuir a velocidade não é a solução, vc se torna um obstaculo na pista e é mais perigoso ainda…

        Esse papo de "tou devagar, tou seguro" é o maior absurdo que propagam aos 4 ventos…

        • eds2010

          Mas pera lá neh, como eu disse qdo se passa a sensação de segurança, vcque esta a 110km/h numa via nao pode ir para a direita e andar a 90km/h?eu falo de mim, mas me baseio em algo que mta gente deixa de fazer.

          Eu mesmo nao tenho dificuldade com meu carro, ele é G5 enxergo os pontos sem problemas, mas se posso evitar qualquer problema seja por falta de luminosidade ou até mesmo nego sem noção, pq vou complicar se estiver inseguro?

          Se eu estou na cidade nem preciso diminuir, afinal a via tbm tem iluminação e melhor vc dirigir com segurança do que fazer besteira dirigindo rapido.

          • DCald

            se a pista é 110km/h e vc anda na direita a 90km/h não tem problema, afinal, não está tão devagar (só cerca de 20% a menos do limite) agora, não queira entrar na esquerda a essa velocidade, pois já comprometendo a segurança…

            O que se ve muito por aqui é neguinho com G5 andando a 60km/h na BR de 110km/h… (dai alguem fala: mas ele está dentro do "limite" de estar até 50% da v. max) A questão é que é um crime! Nesse caso, a lei é falha… o ideal seria multar quem está abaixo de 30% da maxima…
            Na cidade tbm… vc ve aqueles caras a 5, 10km/h… e pra eles não existe esse negocio de ultrapassar pela esquerda na cidade, então ficam na faixa que eles "quiserem" (e geralmente escolhem a que mais tranca o transito)

    • DCald

      Essa lei sempre existiu, e é para a sua propria segurança (sua e dos outros usuarios da via)… a questão é: A lei tá ai e ninguem obedece… pq? pq ninguem fiscaliza nem multa! acha maneiro um carro "lacrado" e que se dane a segurança… no melhor estilo, meu carro tem filme e roda 17, mas eu não enxergo nada e nem tenho ABS e airbag…

    • Cil

      "fere o meu direito a privacidade/liberdade individual,"

      Acho que o direito individual de ninguém pode ser superior ao coletivo. Você pode simplesmente fazer um cruzamento a direita, sendo que tem um placa dizendo que tal não pode ser feito, apenas porque não fazer tal cruzamento "fere seu direito individual". A lei estabelece limites máximos que já são bons, não precisa você colocar 0% ou 5% e impedir a visão de quem vem atrás, para dizer o mínimo. Isso sem contar que se um ladrão quiser roubar ele vai roubar ou arrombar o carro com ou sem filme.

      Muita gente fica indignada porque não pode colocar insulfilm mais escuro, mas comprar carro com ABS e AB ninguém quer. Brasileiro adora lutar pelo menos importante.

  • luizvidal

    tenho um amigo que botou 2 do mais escuro. um por cima do outro.
    voce põe o rosto no vidro por fora e n ver nada la dentro.
    aheueaheauheau

    • eds2010

      E tbm nao ve nada de dentro para fora.

    • Cil

      Carro motel!!!!!!! Só dá pra ver o balançar! Eheheheheheheheh

  • Jhon_Fla

    Pra ganhar dinheiro do cidadão eles são bons!!!!!

    • SamukaGT

      Tirar dinheiro de uma forma correta, pois todos aqui sabem que vidro escuro demais e proibido, mais mesmo assim tem aqueles camaradas que fazem p*taria dentro do carro e não quer que ninguém veja do lado de fora.

      • Jhon_Fla

        Mas esse dinheiro, assim como o q vai pros corruptos, poderia ser melhor investido. Poderiam se esforçar pra melhorar oq realmente interessa.

        • betowmf

          Nossa Dcald na moral vc chega a ser muito chato ! eu uso insulfilm no meu carro g20 e g35 no parabrisa e NUNCA me atrapalhou em NADA. isso é lei pra pegar mais e mais dinheiro do povo

    • DCald

      Só vai ganhar dinheiro de quem infringe a lei e o bom senso da segurança!

      • FordCorcel

        Sem essa! Duvido que o próprio carro presidencial deixe de usar o filme muito escuro, tb duvido que politicos "menores" e seus apadrinhados o façam, em resumo, COPIEM os EUA: vc pode até pintar de preto seu parabrisa, é um direito seu, mas se vc causar qualquer acidente, vc VAI responder a processo, se for provada a sua culpa e a do seu filme, vc vai para a cadeia, eventualmente se matar alguém, pegará até perpétua. O cidadão deve ser responsável e responsabilizado por seus atos, não ficar um bando de sustentados do dinheiro do contribuinte criando regrinhas estapafurdias, que eles mesmos não cumprirão, dizendo o que eu devo ou não fazer! Se errou vai p/ cadeia, se deu tudo certo, liberdade de cada um.

        • DCald

          vc não pode pintar seu parabrisas de preto, existe lei que exige 75% de transparencia no mesmo!

          E, cara, pensar que depois que matou alguem a gente ve de quem é a culpa e pune? E a familia do cara que morreu? que não tinha nada a ver com sua "privacidade" e que foi punida com a morte de um ente querido?

          O grande problema do brasileiro é esse: "POR QUE EU VOU FAZER CERTO SE O CARA DO LADO TÁ FAZENDO ERRADO?"

          E eu pergunto: "por que seguir os mals exemplos se podemos dar o bom exemplo?"

  • Uber

    Seria melhor que proibissem o uso!
    Não há necessidade da película ser preta para evitar os raios nocivos e o aquecimento do sol.
    Bastava a película refletir o infravermelho e o ultravioleta que são cores invisíveis aos nossos olhos, a película pareceria transparente.
    E essa conversa de que a película escura previne a violência é uma faca de dois gumes, pois, se o bandido estiver dentro do carro, ninguém de fora verá o que está acontecendo e poderá ajudar a vítima.

    • gold_ship2

      E voce acha que alguem ia te ajudar? KKKKK

      • DCald

        já houve caso que o motorista do carro de tras percebeu movimentação estranha e uma arma dentro do carro da frente, ligou para a policia e passou dados do carro, pouco a frente o carro foi parado e o sequestrado libertado… isso a uns 10-15 anos atras… hoje ninguem mais ve nada dentro dos outros carros por causa da fita isolante…

        • Cil

          Fita isolante… kkkkk!!!!!!! Uma vez lá em Maceió teve um caso desses. Aliás, um outro caso foi com carro blindado. Os caras atiraram contra o vidro e acabaram sendo atropelados pela dona do carro, sendo que um deles ainda levou uns tapas da mulher na delegacia. Passou num programa policial local e até hoje cato o vídeo.

    • eds2010

      Uber, entendo isso. Mas pode ter certeza de que o cara que ta te roubando fará alguma coisa suspeita que para os olhos de policia é um pratop cheio mesmo sem ver a pessoa.

      Como eu disse, eu tenho G5 e sei que eu estou errado. Pode parecer absurdo, mas no meu caso vc ve mimnha silhueta do lado de fora. Portanto o que nao vao conseguir é me enxergar como eu sou, mas se iver alguma atividade irregyular a policia verá.

      Porém, como eu disse nao deixo de discordar da lei, desde que seja aplicada de forma justa.

      • DCald

        Um saco de papel na cabeça não resolve o problema da vergonha???? huahauhaua

        – foi mal, não consegui segurar

        • eds2010

          eh melhor nao passar vergonha do que sair sendo joselito neh…rsrs

  • tr42010

    Manda tira primeiro dos carros da policia!!!!
    O dia que existir segurança eu tiro os meus….

    • LuccasVillela

      Excelente… Eu tb não tiro o meu de jeito nenhum, tenho na frente também… Porque ODEIO sol e preciso de segurança…
      Nossas cidades são dominadas pela violência, é ridícula essa lei! :(

    • Pardalr

      Positivado.

      Insulfilm no RJ não é estetica, é item de segurança.

      • DCald

        Eu já morei no rio, e não tinha insulfim… nunca fui assaltado!

        • Pardalr

          Tem quem more na faixa de gaza e nunca tenha levado um tiro.

          Vamos ter bom senso nos argumentos né. Meu sogro quando foi recuperar (leia-se comprar novamente) o carro da minha namorada no Jacarezinho levou a seguinte chamada do intermediário: Carro de mulher com adesivo e sem filme é pedir pra ser roubado…

          • DCald

            Cara, se eles não roubassem carro com filme, até faria sentido… até hoje não roubaram nenhum carro meu sem filme, mas eu conheço uma listinha bem grande de carros "filmados" que foram roubados…

            Adesivinho de mulher, de familia, de faculdade, condominio é que é pedir pra ser roubado…

            • Pardalr

              O meu filmado nunca foi roubado e conheço vários não filmados que foram… E agora José? Discussão sem sentido.

              É obvio que carros filmados também são roubados, eles INIBEM o crime, não impedem.
              Qualquer policial ou profissional de segurança indica o uso de insulfilm pois estatisticamente são menos abordados.

              Bandido é ser humano, teme pela vida e vai atrás do alvo mais fácil. Mulheres, idosos, quem trafega lentamente indicando desconhecimento da região. Os alvos são pessoas que carreguem bens valiosos e que não esbocem reação, informações obtidas VISUALMENTE por olheiros.

              Existem várias outras formas de abordagem que insulfim não dificulta, como saída e ou entrada do veículo. Nesse caso nem mesmo blindagem resolve.

    • Duda1565

      x2
      No momento em que eu puder parar em uma sinaleira com a certeza de que não serei assaltado por quem enxerga dentro do meu carro, eu tiro…enquanto isso ando com o carro lacrado Sim!!!
      Usem esses R$ 8.500,00 no combate aos criminosos…

      • doug_bc

        x3
        Já perdi o carro e não vou andar sem meu G5 nas laterais por nada… Isso não tem nada a ver com segurança…
        É só mais um jeito de rancar dinheiro do cidadão…
        Já basta o Controlar em São Paulo…

    • cavevolution

      Boa! Aqui em Curitiba tem uma viatura com aro 17 e película G5. Tinham que dar exemplo.

    • Ravs_Fiasa

      Em falar em segurança…tem que avisar a eles que é necessário fazer o cinto de segurança tb…rss

    • Witel

      o dia que em que eu tiver segurança suficiente para andar sem pelicula, aí a história é outra… eu tenho a semi-espelhada no meu carro e G5, ainda, de dentro parece que você tem uma de 50% e de fora não vê nada, o bom é que aqui na minha cidade eles não tão nem ai pra isso.. eles só encomodam o que tem que encher o saco.. no caso os vilero fazendo farra no meio da rua, e carros que andam demasiadamente se arrastando pelo chão… (coisa ridicula)

    • cristian_sp

      x10 .rs…já comentei isso quando uma viatura da Policia Civil me parou em SP …

      "Tudo bem amigo, sei que está errado, mas se o senhor com funcional, pistola 380 e mais 3 amigos andam assim, que garantia eu tenho de tirar isso e sair de carro no próximo farol? "….

      Ganhei um tapinha nas costas e madaram ir embora ….acho que estavam de bom humor ….mas ….no fundo é revoltante, eles podem andar sem placa, sem identificação, sem cinto, passar em cima de guia, farol vermelho, sirene no transito pq o Mc do delegado está esfriando no banco do passageiro, etc …

  • Briciobs

    Ahhh bom, Gastar 8.500,00 numa porcaria só pra saber se o insulfilm é mais escuro do que o do permitido eles gastam, agora pra consertar estrada esburacada e mal sinalizada eles não gastam nada! E outra até parece que eles vão fazer isso nesses carros de patrões (mercedez, bmw e afins) que ja vem com insulfilm mais escuro do que o permitido. DUVIDO!

    • Briciobs

      agora que me toquei, se for olhar 8.500,00 não é muito em relação a quanto eles irão ganhar em cima das pessoas só por causa do insulfilm. TRAGICO!

    • Cil

      O problema é esse por aqui, a lei só vale para poucos. No dia que fui fazer vistoria no meu singelo KA antes de entregá-lo a nova dona, fiquei uma hora esperando. Aí chegou um bacana numa BMW e fez a vistoria rapidinho.

      Quanto ao preço do equipamento tá é caro. Aqui em Aracaju não funcionaria. Desde que tirei carta não vejo uma blitz na rua…e olha que já são 6 meses.

      • Briciobs

        Cara, aposto que se comprar vão fazer só pra pegar isso. Eu tambem nunca fui parado em blitz, mas quando tem, digamos motivos para dar multa eles vão com tudo em cima.

    • Augustoo_

      Pois é, outro dia pararam meu pai por causa da pelicula, ele estava no corola, e o guarda o mandou tirar, tiramos e colocamos um menos escuro, alguns dias depois estavamos com nosso carro mais caro, que a pelicula é super escura ( na minha opinião é super válido) nem nos pararam! Agora eu pergunto, será que essa lei é igual para todos???

  • alemaomoreira

    até da pra usar dentro do limite da lei , pena que é 70% nos vidros laterais dianteiros. Eu uso 50% e com uma película de boa qualidade, nunca tive problemas para enxergar a noite.

    • DCald

      70% nos vidros dianteiros significa que não pode usar pelicula ali!

  • lucasgmlopes

    Muito bom! Tenque fazer isso mesmo cara, é mo perigo insulfilm muito escuro, o permetido é eficaz e não traz riscos. Eu mesmo nem uso insulfilm, nunca tive problemas com segurança.

  • Dolggan

    Hoje, Insufilm, mais do que estética ou conforto, significa SEGURANÇA!

    Duvido muito que um ladrão aborde um carro cujo interior ele não esteja vendo, ou quantos homens têm dentro, ou até se o cara dentro do carro já não está com uma arma apontando pra ele…

    • Cil

      Tá aí. Essa seria uma estatística interessante!!!

  • Auto_Verdade

    As peliculas podem ser colocadas conforme a norma em vigor. Não acho errado colar em viaturas de polícia se estiver dentro das normas. Mas nas Polícias Militares há normas que proíbem colocar em viaturas de policiamento, somente em administrativas são autorizadas. Nas Polícias Civis desconheço as normas, más já ví em Minas viaturas que foram colocados e retirados por ordem superior, exeto algumas administrativas.
    Mas a verdade é que atrapalha muito quem vem atrás e ainda para os policiais trabalharem nas ruas e identificar quem poderia estar em perigo, pois não se vê o que acontece dentro do veículo, assim dificulta a ação da polícia.

  • tandre_br

    Eu sinceramente duvido que isso prolifere… No máximo, no máximo na PRF. Se chegar na PM aqui do Rio, no dia seguinte já tão vendendo por fora, dado o custo.

    • eds2010

      O problema é em SP. Tudo que é moda serve de desculpa para colocar como multa. Não que nos casos que vou apontar estejam errados, mas a realidade são duas: O Policial militar que tem um tempo de experiencia no cargo, só iria multar se realmente perceber o perigo que isso faz. Há tambem o outro lado da historia, principalmente de SP que vai a todo custo encher o bolso de grana com esse tipo de atitude. Tem sim orgãos principalmente de se verificar infrações que se aproveitam das leis para abusar nas infrações.

      Mas a questão é… a primeira moda atual foi das cadeirinhas… e claro… estão ali para multar mesmo. A atenção antes era menor, mas para faturar a atenção muda, mesmo sendo errado, a questão é que o maior motivo foi a infração (o poder da multa e não fazer por ser correto). O mesmo eu digo do insulfilm, pois sabemos que eles estão certos, mas isso pelo menos ekm SP será chamariz para aplicar multas na maioria dos casos.

    • eds2010

      Só criando um segundo post para explicar o que um PM me disse:
      A questão hoje não é o certo e o errado e sim a pessoa que está ali para cumprir o dever dela de fazer corretamente. Se um policial te parar por isso, vc até pode argumentar a respeito do insulfilm, falar que é correto (e sim pode ser correto de fato dependendo do modelo que foi colocado), mas se vc criar objeção muitos deles, chamam um guincho, levam seu carro para a garagem deles, depois disso aguarda alguem periciar de fato o nivel do insulfilm. Se vc esta em viagem, é provavel vc querer pagar a multa do que ter que pagar guincho + tempo de permanencia da garagem da PM.

      Só que os corretos podem dizer para vc que vc pode ali corrigir a situação e se for o caso aguardar a pericia no local. O problema é a demora e tbm os "corretos" só na grande maioria param os veiculos realmente irregulares. Nao a toa esses nem discutem, pegam a multa e vao embora sem discutir. Só foi uma conversa com um PM honesto ok ?

      • tandre_br

        Lembrando que não pode pegar a multa e ir embora, tem que arrancar o insulfilm ali na hora.

  • Bruno_Dimer

    Coloquei insulfilm no meu carro pela privacidade que proporciona, ninguém fica olhando pra tua cara no semaforo, e pela segurança, acredito que um assaltante, vamos dizer assim, vá pensar duas vezes em assaltar um carro com insulfilm escuro… Quem sabe um dia eu tiro a G5 dos meus vidros…

    • Lorenzo

      Por que alguém iria olhar para sua cara no semáforo?

  • gustavogfortes

    A própria policia usa os mais escuros (g5), inclusive no parabrisa. Vão multá-los tbm?

  • spok

    Tanta coisa para se preocupar, certeza que é só mais uma tetinha para policia tirar dinheiro.
    Que atrapalha , realmente atrapalha, mas no quesito segurança é um mal necessario.
    E essa balela ai de nao conseguir ver na frente, por favor né. Só realmente atrapalha aquelas nojenta espelhada de xunning.

    • Cil

      A polícia não vai poder tirar dinheiro de ninguém se o cara estiver usando o insulfilm no limite do permitido uai!

  • cavevolution

    Nos postos da PRF na BR116 vai ter sacolas de lixo com insulfilms retirados. Espero ter a sorte de quando passar por lá, os guardas não me pararem. Estou com G20 nas laterais e G8 no vidro traseiro do meu Civic.

  • VeNtO

    Mais uma prá ficar só no papo, se nem o bafômetro que é mais em conta a polícia tem, quem dirá esse aparelho aí! Quanto ao filme, eu particularmente não gosto do G5, no meu carro coloquei o G20, que tá dentro dos conformes!!

    • DCald

      G20 não está dentro dos conformes não!

      • eds2010

        DCald,
        Em SP se o policial te parar por usar o G20 vc nao é multado. Pelo codigo da lei, ele fornece a luminosidade limite perante uma pelicula.

        • DCald

          Cara, olha a tabelinha lá em cima, vc tem que multiplicar a transparencia do vidro pela pelicula…

          Os vidros já vem com 70% de transparencia… a pelicula G20 significa 20% de transparencia… logo, se multiplicar vc vai ver que com o G20 vc terá transparencia de 14% menos que os 28% permitidos nos vidros traseiros (no resto do mundo esses vidros tem transparencia minima de 50%), menos que os 70% dos vidros laterais dianteiros e menos que oe 75% exigidos no parabrisas, logo, não é permitido, se o guarda deixou passar, é pq ou ele foi com sua cara, ou pq ele não entende nada da lei…

          O que acontece é que a unica coisa que os guardas poderiam usar pra multar é o carimbo na pelicula… mas qual é o instalador que vai ser idiota de carimbar que seu vidro tem apenas 5% de transparencia? ele carimba o que a lei exige… como o guarda não tinha como provar (sem o aparelho correto) ele te deixa passar…

      • Cil

        A minha é G20 e eu estou irregular. Infelizmente, na época de colocar eu não me lembrava quais os limites. E só depois li essa reportagem.

  • Gomes01

    Boa medida da Polícia. Agora, sinceramente, existem as famosas películas "100%" que não precisam de nenhum aparelho pra medir o grau de transparência, pois visualmente já percebemos que são totalmente escuras. E outra, não sei como alguém coloca película totalmente escura e diz que tá tudo bem, duvido!! E no parabrisa então, é um absurdo. Experimente dá uma ré, à noite, em um carro compelícula 100%, se você não abrir o vidro e colocar o cabeção pra fora você não exerga nada. E no para-brisa então, você dirige a noite com a impressão de que os farois estão com a luminosidade bem fraca.
    Valeu polícia, vamos acabar com essa farra de irresponsáveis!!!

  • JpxD

    Multas: a fantástica fábrica de dinheiro.

    Como disseram aí em cima: no dia que eu tiver a certeza de parar em um sinal e não ser assaltado, eu tiro… Enquanto isso ando com o carro lacrado…

    • rarvor

      Paranoicos, nós encontramos aos montes por ai também.

      Multa só existe porque tem sempre um desatento ou irresponsável disposto a cometer infrações. Que estranho, nunca levei multa de radar aqui em Curitiba, e dizem que tem aos montes por ai… vai ver meu carro é invisível.

      Infelizmente não existe estatística mostrando que é mais seguro estar "lacrado" por uma super película protetora, se é caso de assalto rápido você pode até ter alguma sorte, porém se o cara quiser levar seu carro, ele vai levar com filme ou sem filme, primeiro ele vai estudar a situação, ou vão levar seu carro por furto ou vai no roubo mesmo e ai não vai adiantar nada o filme porque o meliante já sabe o que fazer.

      Quer segurança ??? Compra um carro blindado, por R$70.000,00 dá para encontrar uns usados em boas condições, ou então financie 48.000 e mande blindar seu carrão.

      Não é tão caro assim, a vida vale um pouquinho mais que isso. A minha pelo menos.

      • JpxD

        Todo mundo já tá careca de saber que película aumenta a segurança SIM. Não tô falando que você nunca vai ser assaltado/furtado se colocar G5, mas aumenta a segurança SIM. Essa multa do insulfilm escuro é só mais um jeito de tirar dinheiro do cidadão. Tanto meliante solto por aí, estrada esburacada, rua sem iluminação e eles vão se preocupar com INSULFILM? lol

        E sobre o carro blindado, se o bandido quiser MESMO te sequestrar, uma hora você vai ter que sair do carro… não vai criar raiz nele né?

  • TIRIRICA123

    VTF,agora não se pode mas ter segurança no carro?
    Esse pais é uma piada…

  • evtdesign

    Eles vão multar a torto e direito pra recuperar esse 'investimento'..
    Mandar tirar as porcarias de xenon xing ling e farol desregulado que ofusca todo mundo ninguém manda, né?
    E olha que meu carro tem G5 nas laterais e G20 na frente.. e já ofusca, imagina quem anda limpo..
    É brincadeira..

    • tandre_br

      Aí é complicado, pq tem muito carro que já vem com farol desregulado.

      A família Palio G3 mesmo ofusca mais que muito xenon.

      • eds2010

        inclua o Ford Ka atual que tbm é assim

      • DCald

        Palio G3, G4 e G2… alem de já virem desregulados de fabrica, ainda tem suspensão mole e se vc colocar um pacote de pão no portamalas ele já afunda a traseira e empina a frente, ofuscando mais ainda!

        • evtdesign

          FATO! Realmente a família Palio ofusca todo mundo.

  • Eddu13

    Muita besteira isso.

  • vinicarioca

    isso vai de cada um…como moro no centro de brasilia e não é violento aqui…

    acho que insufilm só me atrapalha

    • eds2010

      Acredite, em SP quem nao tem insulfilm corre um serio risco de ser assaltado.

      Quando eu tinha um Uno (vermelho ferrari e com rodas de liga leve aro 13, quis me referir a esse detalhe pois não é fazer analogia a personalizar, mas sim de dizer de um carro simples com rodas diferentes e com uma cor que chama atenção, sem contar que o carro era do meu pai desde 0km, portanto da familia como "unico dono" e cuidado desde sempre) eu o usava sem insulfilm, até que em duas situações uma delas fui roubado o aparelho de CD do veiculo (que inclusive o aparelho era do meu pai) e a outra só não assaltaram por dois motivos: O filho de uma ex namorada "gritou" que era ladrão e o cara saiu correndo.

      Depois disso instalei insulfilm G20 (o maximo permitido) e diminuiu consideravelmente o perigo (nao visual, mas de se evitar olhares curiosos).

      Não por nada, mas o carro tinha até a costura dos bancos inteiras, carro nunca batido, tinha 13 anos de existencia… e por fim ORIGINAL.

      • DCald

        Serio? Morei mais de 15 anos em Sampa, sem pelicula nenhuma e nunca ninguem de casa foi assaltado…

        Tem varias outras praticas de segurança que são muito mais eficientes que uma pelicula…

        • eds2010

          Como o que? colocar mult lock e sair por ai na hora que se esta andando com o carro?

          Porque conheço mta gente que foi assaltado por simplesmente nao ter.

          • DCald

            Essas travas mult lock são até piores, pq vc entra no carro e demora pra sair, pois tem que ficar desmontando tudo…
            O ideal é entrar no carro, ligar e já sair, no semaforo a noite, reduza a velocidade antes e não dê bobeira pensando na vida ou caçando borboletas… o bandido usa o elemento surpresa… se vc ficar encarando ele ele não se aproxima do carro… se proximo a faixa de pedestres é escuro, aguarde no meio do quarteirão o semaforo abrir, mantenha sempre a marcha engatada e nunca pare de forma que vc fique "preso" entre outros carros… entre outras regrinhas de direção segura…
            Pessoas que foram assaltadas sempre estão destraidos com alguma coisa (celular, mexendo no som, pensando na morte da bezerra…) bolsas em exposição no banco dianteiro tbm são chamariz…
            Outra coisa é ficar dentro do carro esperando alguem… dai o cara baixa o banco, liga o som, fecha os olhos… não tem cenario mais legal para um assaltante…

    • eds2010

      Como eu disse eu uso insulfilm além do permitido por questão de segurança e não para ser "vileiro". Mesmo pq em SP o indice é grande de possibilidade de estourar um vidro para roubar um objeto visto pelos bandidos.

    • DCald

      Eu já morei em SP (capital e varias cidades do interior), RJ, já morei na Italia e atualmente moro em Curitiba…
      Não uso pelicula e nunca fui assaltado, furtado ou coisa do tipo…

      • eds2010

        Nao aconteceu com vc. Mas poderia ter acontecido. Uma amiga recentemente estava indo embora da balada, com uma turma, nao tinha insulfilm e os notebooks estavam no porta malas, concusao um cara viu o carro sem insulfil, e o outro com e roubo o sem (pq tentou primeiro no com insulfilm, nao enxergou e veio no carro de tras e roubou o carro…)

        • DCald

          100% dos sequestros relampagos em SP foram em carros equipados com insulfilm… nunca tive som roubado (uso os originais, 2din e com code de fabrica) e nem deixo bolsas/notebooks e demais coisas na vista dos caras (fica tudo guardadinho no porta-malas…

          • Kokokil

            Qual é a fonte dessa sua estatística (100% dos sequestros relampagos em SP foram em carros equipados com insulfilm)?

            • DCald

              pesquisa da USP… parece que do pessoal de psicologia…

          • eds2010

            Mesmo pq… meutio foi sequestrado a mtos anos atras e estava sem insulfilm (ficou dentro do porta malas)

            • DCald

              sequestro é diferente de sequestro relampago… no sequestro relampago os caras ficam rodando com o carro e a vitima junto indo a caixas eletronicos para fazer saques…

      • cristian_sp

        sim, mas sua esposa parada no congestionamento ao lado de uma favela, exemplo marginal pinheiros sentido morumbi, pouco antes da ponte do morumbi ou juntas provisórias/tancredo próximo a heliópolis não deve pensar o mesmo …

        eles vem, quebram o vidro e levam a bolsa ….pq viram que é mulher e está só. ;)

        • DCald

          Por isso, bolsa sempre no portamalas, ou quando muito (quando entra/sai do carro na rua e não num estacionamento) a bolsa fica no lugar do pé do passageiro, nunca sobre o banco, e sempre bolsa escura e media… nada de bolsa gigantesca…

          outra dica é: percebeu algum suspeito vindo na sua direção, buzine forte e encare o suspeito… ele não vem… a vantagem deles está no elemento surpresa e no medo da vitima, se vc encarar o meliante e tirar o elemento surpresa, o cara vai preferir outro que está "avuado"…

  • duhehe

    No meu carro é 100%…. vulgo tunel !

    Não troco por nada !

    Pode ficar olhando a gostosa do carro do lado a vontade ela só "sente" que estão olhando mais não ve nada !

  • GuileBR

    Como vou retirar o insufilm, se o veículo é retido?

    • tandre_br

      Retido não é rebocado!

      Retido significa que só te liberam quando vc arrancar!

      • GuileBR

        Estava sendo irônico.

  • VictorBusnello

    cara, com o carro rodando eu não vejo problema (como já falaram, é só manter uma distancia maior), o ruim eh quando o imbecil estaciona o carro com insulfilm todo preto tapando a visão da saida da garagem, quando eh noite tu ainda te guia pelo farol dos carros que estão vindo, mas dependendo do horario tu não consegue ver nada.

    • claytonlus

      Que ódio de kombi na saída da garagem… ¬¬

  • ismajunior

    As películas estão saindo de moda (pelo menos aqui em SP). Vejo muitos carros novos sem elas. Antigamente era difícil ver um sem…

    • VeNtO

      A verdade é que algumas montadoras estão colocando o vidro verde mais escuro, a Fiat é uma delas, talvez por isso inibe a pessoa a escurecer mais ainda!

  • MINQiz_

    No meu caso a função primordial da película é proteção térmica. E quanto mais escuro, mais agradável.
    Também já me quebrou muito o galho, quando eu usava o carro como motel! :D

  • scaniattt

    nunca ouvi falar de um acidente cuja causa principal fosse a pelicula no vidro. podem ver, existem muitos carros com vidro claro e a pessoa se distrai e faz o que não deve. outro dia ainda presenciei uma colisão que se deu assim, por pura falta de atenção.

    antigamente eu não usava pelicula no meu carro. via aqueles carros com vidro escurão e achava que era coisa de playboy. mas ia andar na cidade, pegava aquela claridade do sol no rosto, vinda do vidro esquerdo, mesmo com o ray ban aquilo incomodava pacas. foi então comprei um astra que veio com a pelicula, e ia implicar com ela, mas na primeira saida, só de não ter pego sol no rosto, comecei a dar mais valor.

    e no outro carro que comprei ano passado, mandei por o insulfilm maximo que a lei permite, e ficou muito bom. hoje em dia, não consigo pensar em andar sem isso no carro, e nem por questão de segurança, é uma questão de conforto.

    o importante é o insulfilm ser de boa qualidade, e não aqueles que começam a ficar roxo, perder a cor com 6 meses de uso.

    • VictorBusnello

      claro que eh bom, concordo ctg nesse ponto, mas o problema é quem coloca mais escuro que o máximo permitido.

  • GarfieldMix

    ABSURDO ISSO AE Mais um jeito de ROUBAR nossos caraminguás.
    Muita gente usa G5 por segurança, por ser visado e tal..babaquice total !!!! :@

  • Indianopolis

    Já tá mais do que na hora de acabar com essas películas. Acho muito mais seguro não usar. Bandido prefere carro escuro para assaltar e sequestro relâmpago.

  • carboni_

    isso aee é relativo muita gente usa g5 e se acostuma cm ela vai anda,anda tranquilo sem passa mto trabalho eu particularmente prefiro anda lacradao

  • rafael206t

    mais um jeito de arrancar dinheiro do povo…to nem ai! eu n arranco minha g5 nem a pau, isso vale pro meu 206 e pro Fusion

  • Bruno_Dimer

    Meu vectra gt é lacrado na g5… é preto…… as rodas são 17" grafite escuro…. e farol mascara negra… bandidera total…. brincadeiras a parte…. depois de acostumar com um insulfilm g5 por exemplo, é muito dificil andar sem.

  • Burton_PA

    lembro quando fui instalar o insufilm com a minha mãe. Eu queria mostrar p/ ela como ficava dentro da lei. O instalador disse que não tinha nenhum assim, todos estavam lacrando os vidros, até na frente com medo de assalto…

  • artur

    vou desinterrar os comentarios,mas eu sempreu usei g20 e seguirei usando g20…. e o que o pessoal diz de não se ver o ladrão dentro do carro… ja passei por isso e identifiquei ele dentro do meu carro, mesmo com o vidro "lacrado" (g20 não se enxerga quase nada pra dentro tb…) quem tem se acostuma a dirigir com menos visibilidade e também a destinguir as sombras ao redor do veículo…com excesão dos 100%, todos eles tem alguma forma de identificar o que se passa dentro do carro… E quanto ao sequestro relampago…instala um rastreador com alerta, põe uma boa trava elétrica e não compra 1.0 que a chance de fugir é MUITO maior, com ou sem pelicula muito provavelmente ng vá intervir por vc…. Sigo com meu filme e não tiro!

  • sidney ruas

    e permitido pilicula no pablisa si fo qual a porcentagem

  • peterson

    Se proibir, como vamos namorar no carro? :(

  • eder leal

    Baseado nesse cálculo,NENHUMA película vai dar certo nos vidros dianteiros!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend