IPI reduzido em 35% só para picapes e comerciais leves

ford ranger storm 4

O Decreto 11.055 do dia 28 de abril de 2022 e publicado no Diário Oficial da União no dia seguinte, passou a valer no dia 1 de maio e apenas a Ford se manifestou até agora sobre o assunto.


A marca americana reduziu os preços da picape Ranger nas versões Black e Storm, além da importada Maverick e da van Transit na versão Furgão.

Apesar de o decreto ampliar a redução do IPI para diversos setores em 35%, no caso do setor automotivo, a conta só fechou para picapes e comerciais leves até 5 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).

Com isso, uma nova redução de preços só deverá ser verificada em veículos desses segmentos, possivelmente um alvo do governo para estimular a economia no mercado automotivo.

De acordo com a consultoria Bright Consulting, a alíquota para picapes e comerciais leves até 5.000 kg de PBT será de 5,2% em comparação com os 6,52% anteriores.

Nos cálculos da consultoria, a redução de preços será de 2,59% em comparação com preços anteriores à redução, quando a alíquota era de 8% e, em relação à primeira redução, esta passou para 6,52%.

Segundo a Bright, a redução nos preços será de 2,59% em comparação com janeiro e 1,23% em relação a abril.

Assim, o que se espera é que as marcas de automóveis reduzam em média esse percentual, mas a consultoria pondera, já que essa redução de pouco mais de 1,2% só se dará se o fabricante aplicar 100% da redução.

Também é importante considerar outras variações que podem influenciar na decisão dos fabricantes de aplicar ou não a redução ao preço vigente.

A crise de semicondutores é uma delas, visto que atinge duramente o setor automotivo, elevando os custos de operação e também de aquisição de insumos e componentes.

Também devido à variação cambial, os preços estão sendo reajustados em média uma vez por mês e isso mina qualquer tentativa de reduzir o IPI em 35%, medida que vale até 31 de dezembro de 2026.

[Fonte: Estadão]

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.