Iveco fabricará em Minas Gerais, 420 novos blindados para o Exército Brasileiro

iveco lmv 2
iveco lmv 2

O Exército Brasileiro fechou a compra de 420 unidades do blindado sobre rodas LMV-BR 2 (Viatura Blindada Multitarefas), que será fabricado em Sete Lagoas, Minas Gerais, pela IDV, marca do Iveco Group N.V.  especializada em veículos de defesa e segurança pública.

O contrato foi assinado com o Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Fabricação do Exército, para o
fornecimento em um prazo de 10 anos, com previsão de entrega das primeiras unidades em 2026, entendendo-se assim que serão completamente entregues em 2036.

Sendo de uma categoria acima do Agrale Marruá, o LMV-BR 2 tem tração nas quatro rodas e metade do contrato será com o veículo portando armamento de operação manual e metade com arma automática, que se espera de fabricação nacional.

iveco lmv 3
iveco lmv 3

O valor do contrato é de R$ 1,4 bilhão, sendo aproximadamente € 230 milhões no câmbio atual, com o contrato sendo mais um marco importante na parceria entre o Exército Brasileiro e a Iveco Group, que produz ainda caminhões e vans na cidade mineira.

A IDV, cuja sólida colaboração, tem uma longa história, incluindo o fornecimento de 700 unidades do Guarani (Viatura Blindada Anfíbia) e 32 unidades do LMV-BR 1.

Os novos veículos LMV-BR 2, serão conhecidos como Guaicurus que, por curiosidade, é o nome de uma antiga tribo indígena de guerreiros que lutavam montados a cavalo.

iveco lmv 1
iveco lmv 1

O LMV-BR 2 deve servir nos batalhões de infantaria blindada, sendo de apoio de combate com o transporte de tropas até o campo de batalha para operações específicas, providenciando sua remoção do local.

Pesando 6,5 toneladas, o Iveco LMV-BR 2 tem cerca de 5,00 m de comprimento e 2,00 m de altura, com altura livre do solo perto de 45 cm, garantindo boa capacidade em terrenos irregulares com melhor transposição de obstáculos.

O contrato garantirá a manutenção de empregos na IDV no norte de Minas Gerais, reforçando assim a base da indústria de defesa nacional, que tem vários programas e projetos entre empresas privadas e as forças armadas.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X