ix35 2012: preço, consumo, versões, motor, manutenção, fotos

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O Hyundai ix35 2012 chegou ao mercado como a primeira versão flex do SUV médio da marca sul-coreana, que ainda não era produzido no Brasil pela Hyundai CAOA, o que ocorreria mais tarde em Anápolis-GO.


O modelo é a segunda geração do Hyundai Tucson, igualmente produzido pela CAOA na época e posteriormente também na terceira geração. Mantendo o estilo anterior, o ix35 com motorização flex trouxe a tecnologia nacional como destaque.

Nesse caso, sendo o mesmo motor usado pelo Hyundai Elantra da época, tendo até 178 cavalos e 21,8 kgfm no etanol. Outra novidade no ix35 foi a introdução de uma caixa manual de seis marchas, alem do câmbio automático.

Com tração dianteira e suspensão traseira multilink, o ix35 2012 recebeu ainda controle eletrônico de descida, tendo ainda um pacote de equipamentos bem generoso, que dava ao modelo um status muito importante dentro da marca.

Tendo um visual fluido, fruto do design Fluidic Sculpture, o Hyundai ix35 é um produto feito até hoje e que ainda mantém um visual moderno e jovial, apesar da idade. Com bom espaço interno e porta-malas de 465 litros, ele ainda é atraente.

ix35 2012 – detalhes

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No ix35 2012, o pacote trazia teto solar panorâmico, ar-condicionado dual zone, bancos em couro, multimídia com Bluetooth e navegador GPS, chave presencial com partida remota e airbags múltiplos, ditos dez, mas em realidade oito.

Controles de tração e estabilidade, assistente de partida, botão de partida, retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas aro 18 polegadas, pneus 225/55 R18, faróis de neblina, entre outros.

O Hyundai ix35 portava um conjunto bem interessante que na época representava a intermediação entre o antigo Tucson, já de fabricação nacional e o Santa Fé, que vinha igualmente importado da Coreia do Sul.

Com sua presença marcante, o SUV vendido pela CAOA logo impôs a necessidade de produção nacional, dado o volume de vendas muito bom para um importado, que ainda levava a vantagem de não pagar imposto de importação.

O motivo era que, apesar de o ix35 2012 ser importado da Ásia, ele não recolhia o imposto devido à fábrica da Hyundai CAOA no interior de Goiás. Pelas regras vigentes na época, no caso o Inovar-Auto, a marca não precisava recolher.

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Leia também sobre o ix35 2015.

Ainda assim, mesmo a tecnologia flex permitiu ao ix35 vender muito mais, caindo definitivamente no gosto do consumidor, tal como o Elantra, porém, com estratégias de marketing discutíveis e informações falsas.

Mas, para a maioria dos clientes, era válido ter produtos da Hyundai e o ix35 era um dos queridinhos da época, com Elantra, Sonata, Azera e Santa Fé vendendo muitas unidades Brasil adentro.

Hoje, no mercado de usados, o ix35 desse ano/modelo é bem interessante por ser um produto completo, ainda que importado. A motorização flex ajuda também na valorização dele, cujos preços na Fipe ficam entre R$ 54 mil e R$ 57 mil.

É importante verificar as revisões feitas em garantia e, especialmente, as executadas após esse período. Alta quilometragem é verificada em muitas ofertas, observando-se sempre detalhes relativos ao histórico e se já houve sinistro.

O ix35 2012 tinha frente envolvente com faróis puxados em monoparábola com piscas e lanternas integrados, grade horizontal e pequena com moldura cromada e logotipo da Hyundai.

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Já o para-choque tinha linhas fluidas e grade inferior grande, além de spoilers laterais e faróis de neblina grandes. A parte inferior era preta, a mesma que envolvia as saias de rodas e a base das portas, assim como o para-choque traseiro.

As rodas de liga leve tinham cinco raios duplos e calçadas por pneus 225/55 R18, enquanto os retrovisores na cor do carro tinha repetidores de direção em LED, espelhos com desembaçador e ajustes elétricos, bem como rebatimento automático.

Os vidros eram climatizados e havia para-brisa degradê com limpadores flat blade, bem como vidro traseiro térmico. No teto, antena pouco pronunciada e teto solar elétrico panorâmico com sistema antiesmagamento.

Na traseira, as lanternas eram fluidas e horizontalizadas, cortadas pela tampa do bagageiro. Esta vinha com vigia dotada de limpador e lavador, bem como defletor de ar no teto com luz auxiliar de freio. Ela portava placa e câmera de ré.

As maçanetas das portas eram cromadas e possuíam sensores para acesso remoto com chave presencial, enquanto o para-choque traseiro vinha com sensores de estacionamento integrados e refletores nas extremidades.

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Por dentro, o ix35 2012 trazia interior com padronagem preta, tendo colunas e teto claros, bem como multimídia e volante com acabamento prateado. O seletor de transmissão do automático tinha acabamento em preto brilhante.

No painel, o cluster tinha dois mostradores grandes com velocímetro e conta-giros, tendo ainda display digital com nível de combustível, temperatura da água, hodômetros e computador de bordo.

O volante de quatro raios e acabamento em couro com detalhes prateados chamava atenção, com comandos para computador de bordo, piloto automático e mídia e telefonia, este último separado.

A coluna tinha ajuste em altura e profundidade, bem como assistência elétrica. O ix35 2012 vinha ainda com multimídia dotada de tela sensível ao toque de 7 polegadas. Ela tinha CD player, Bluetooth, USB, auxiliar e câmera de ré.

Trazia ainda um navegador GPS com mapas em 3D, bem como ajustes do sistema de som com seis alto-falantes. O ar-condicionado era dual zone com display digital e ajuste automático de climatização, que era extensível ao porta-luvas.

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Este tinha também iluminação e bom volume interno. O console da transmissão tinha alças estilizadas, que foram copiadas pela JAC Motors no modelo T6, praticamente um clone do ix35.

A alavanca era em couro no manual e com seletor tipo escada no automático, mas com espaço para trocas manuais. Com freio de estacionamento por pedal, sobrava área para porta-copos e apoio de braço ocultando porta-objetos.

Os bancos em couro, assim como o revestimento central das portas, tendo estas maçanetas cromadas e vidros elétricos com one touch para o motorista. Este ainda podia rebater os espelhos externos e ajustá-los.

De volta ao painel, havia ainda botão de partida e ajuste de luminosidade do cluster. O Hyundai ix35 vinha com sensor crepuscular e também com sensor de chuva, nas hastes da coluna de direção.

No teto, para-sois com espelhos iluminados eram acompanhados por um espelho interno eletrocrômico, bem como alças e luzes de leitura dianteiras e traseiras. O vidro panorâmico era aberto com comando one touch.

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O assento do motorista tinha ajustes elétricos e os dois dianteiros tinham aquecimento. Atrás, os encostos tinham porta-revistas, mas não havia saídas de ar-condicionado ou fonte 12V extra, esta apenas na frente.

O banco traseiro era bipartido com apoio de braço central, dotado de porta-copos. Os três tinham encostos reclináveis e apoio de cabeça central, além de Isofix, mas não havia cinto de segurança de três pontos no meio, apenas subabdominal.

No ix35 2012 os cintos laterais eram retráteis e com pré-tensionadores e ajustes de altura na frente, sendo que havia airbags nas laterais dos bancos dianteiros e traseiros, assim como de cortina e os dois frontais. A CAOA contava dez…

Já o bagageiro tinha 465 litros, que podiam ser ampliados. A tampa podia ser aberta internamente ou pela chave presencial, assim como automaticamente ao acionar a maçaneta externa. Havia cobertura, iluminação e forração.

O habitáculo tinha ainda alarme volumétrico e travas de segurança nas portas traseiras ou bloqueio dos vidros traseiros e lateral, ampliando assim a segurança a bordo.

ix35 2012 – versões

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  • Hyundai ix35 2.0 Flex manual
  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático

Equipamentos

Hyundai ix35 2.0 Flex manual – Motor 2.0 Flex com transmissão manual de seis marchas, mais faróis de neblina, grade cromada, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 225/55 R18, para-choques na cor do carro, retrovisores na cor do carro, base inferior dos protetores em preto, retrovisores com repetidores de direção, limpadores do para-brisa flat blade, teto solar panorâmico, antena no teto, barras longitudinais no teto no acabamento cinza, maçanetas cromadas, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, defletor de ar traseiro, luz auxiliar de freio, refletores no para-choque traseiro, freios a disco nas quatro rodas, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EDB, controle eletrônico de descida, airbags frontais, airbags laterais dianteiros e traseiros, airbags de cortina, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, ar-condicionado dual zone, volante em couro, freio de estacionamento por pedal, alavanca de câmbio em couro, bancos em couro, banco do motorista com ajustes elétricos, multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, Bluetooth e USB, entrada auxiliar, navegador GPS com mapas em 3D, volante multifuncional, controle automático de cruzeiro, sensor crepuscular, sensor de chuva, vidros elétricos com one touch para motorista, travamento central elétrico, botão de partida, chave presencial, espelhos retrovisores externos com controle elétrico, rebatimento elétrico dos retrovisores e desembaçador dos espelhos, espelho interno eletrocrômico, para-sois com espelhos iluminados, luzes de leitura, alças no teto, porta-óculos, cluster com computador de bordo, fonte de 12V, porta-luvas iluminado e refrigerado, bancos dianteiros com aquecimento, porta-revistas, porta-copos, porta-objetos, apoio de braço central dianteiro, apoio de braço central traseiro, apoio de cabeça para todos os assentos, cintos de segurança de três pontos nas laterais, cinto traseiro central subabdominal, Isofix, banco traseiro bipartido e reclinável, porta-malas com iluminação, portas com revestimento em couro, maçanetas internas cromadas, volante com detalhes prateados, console com detalhes prateados, cobertura do bagageiro, cintos de segurança dianteiros com ajustes em altura e pré-tensionadores, luzes de cortesia, alarme, ajuste de altura dos faróis, temporizador de faróis e luzes internas, estepe sob o assoalho do porta-malas, bagageiro com piso em carpete, tapetes em carpete, abertura interna do porta-malas e do bocal do tanque, travas de segurança nas portas traseiras, bloqueio dos vidros, entre outros.

Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas com conversor de torque, mudanças manuais na alavanca e indicador de marchas no painel.

Preços

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  • Hyundai ix35 2.0 Flex manual – R$ 54.049
  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – R$ 57.793

*Preços tabela Fipe Junho de 2021.

ix35 2012 – motor

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O ix35 2012 tinha propulsor de alumínio Nu 2.0 16V Flex e passou a entregar 169 cavalos na gasolina e 178 cavalos no etanol, obtidos a 6.200 rpm com torque também subiu para 20,0 kgfm na gasolina e 21,8 kgfm usando álcool, ambos a 4.700 rpm.

A transmissão era manual de seis marchas ou automática de seis velocidades, tendo mudanças manuais na alavanca, conversor de torque e tração dianteira, tendo um bom desempenho e consumo mediano.

Desempenho

ix35 2012: preço, consumo, versões, motor, manutenção, fotos

  • Hyundai ix35 2.0 Flex manual – 10,8 segundos e 180 km/h
  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – 11,2 segundos e 180 km/h

Consumo

  • Hyundai ix35 2.0 Flex manual – 6,1/7,3 km/l e 8,8/10,5 km/l
  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – 6,0/7,1 km/l e 8,6/10,1 km/l

ix35 2012 – manutenção e revisão

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O plano de manutenção do ix35 2012 inclui revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que acontecer primeiro. Como se trata de um modelo muito antigo, a Hyundai CAOA não tem valores fixos em seu site, por isso é preciso ir à rede.

Nas revisões, o SUV da marca sul-coreana tinha vários itens inspecionados, entre eles motor, câmbio, suspensão, direção, freios, sistemas de segurança, entre outros. O serviço ainda incluía um check da eletrônica do veículo.

Já a substituição de itens era feita por troca de óleo, filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, filtro de combustível, fluido de freio, correia dentada, correia em V, velas, líquido de refrigeração, entre outros.

Além disso, a rede Hyundai CAOA faz ainda serviços de troca de itens de desgaste natural, tais como pastilhas de freio, discos de freio, pivôs de direção, bieletas, coxins de motor e câmbio, batente das torres, buchas de balança e molas.

Também são trocados amortecedores, rolamentos, buchas das barras estabilizadoras, palhetas dos limpadores, gás de ar-condicionado, entre outros. Há também limpeza interna, higienização oxi-sanitária, tratamento de couro e vidros.

A rede Hyundai CAOA também faz funilaria, pintura, cristalização, instalação de acessórios, troca de pneus e rodas, alinhamento, balanceamento, cambagem, rodízio de pneus, atendimento de recall e outros serviços.

ix35 2012 – ficha técnica

Motor2.0 Flex
Tipo
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31998
Válvulas16
Taxa de compressão12,1:1
Injeção eletrônicaIndireta
Potência máxima169/178 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo20,0/21,8 kgfm a 4.700 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 6 marchas ou automática de 6 marchas
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraMultilink
Rodas e Pneus
RodasLiga leve aro 18 polegadas
Pneus225/55 R18
Dimensões
Comprimento (mm)4.410
Largura (mm)1.820
Altura (mm)1.655
Entre eixos (mm)2.640
Capacidades
Porta-malas (L)465
Tanque de combustível (L)58
Carga (Kg)454
Peso em ordem de marcha (Kg)1.480 (MT) 1.500 (AT)
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,37

ix35 2012 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.