ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

O Hyundai ix35 2015 foi o último ano/modelo do SUV médio da marca sul-coreana no Brasil, antes da atualização que acrescentou versões para o modelo, que até então era vendido em opção única por R$ 99.990.


Fabricado em Anápolis-GO pela Hyundai-CAOA, o ix35 ainda mantinha seu estilo original, desde que começou a ser importado em 2011 e nacionalizado em 2013. Um dos SUVs mais populares do Brasil, ele fez dupla com Hyundai Tucson.

Segunda geração do mesmo, o ix35 continua em produção e atualmente divide a linha com a terceira geração do Tucson, sendo um player importante e rival do Kia Sportage, com o qual compartilha a plataforma, dependendo da geração.

Se antes o Tucson era um carro interessante, o ix35 se mostrou algo melhor e nesse ano/modelo, ele tinha a vantagem de ter um bom preço e conteúdo suficiente para arrebatar muitos consumidores e torná-lo um dos mais vendidos do mercado.

Com linhas modernas até hoje, o ix35 2015 é um produto que não envelheceu tão rápido quanto outros rivais e mantém um porte atraente, mesmo para um carro de dez anos de presença nacional.

ix35 2015 – detalhes

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

No Hyundai ix35, o porte de 4,41 m de comprimento, com 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,64 m de entre-eixos era o suficiente para muitos consumidores, que apreciavam não só o conforto, mas também espaço e porta-malas.

Este último com 465 litros até a altura dos vidros e 728 litros no total, chegando a 2.885 litros com os bancos rebatidos. Degrau natural para quem já teve um Tucson, o Hyundai ix35 destaca-se mais para sua época que as gerações seguintes.

A enorme diferença para o Tucson vem ainda das linhas fluidas, que dão um toque especial ao SUV coreano, assim como seu porte mais volumoso, embora não seja assim tão maior que o anterior.

Com faróis puxados, grade hexagonal, linha de cintura elevando-se, colunas C estilizadas e lanternas fluidas, o ix35 2015 dá movimento às formas, que também eram reforçadas com itens de destaque, como as rodas aro 18 e piscas nos espelhos.

Por dentro, o visual do Fluidic Sculpture chamava atenção no painel com difusores de ar central angulados e prateados, sistema de som integrado com display digital, ar-condicionado automático e volante metalizado de quatro raios.

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

O cluster com bela iluminação azul e computador de bordo também agradava, assim como o túnel central com alavanca em escada e porta-copos prático ao lado. O freio de estacionamento por pedal era outra praticidade a bordo.

Bem equipado, o Hyundai ix35 2015 vinha também com faróis de neblina, sensor de estacionamento, bancos em couro, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, CD player/USB e Bluetooth, direção elétrica, ar-condicionado digital, etc.

O SUV feito pela CAOA trazia piloto automático e banco traseiro bipartido reclinável, garantindo conforto ao dirigir ao motorista e descanso aos passageiros. Sensor crepuscular e espelhos com rebatimento elétricos estavam presentes.

A boa estabilidade com a suspensão traseira multilink contribuía muito, porém, o ix35 era penalizado por não ter controle de tração e estabilidade ou assistente de partida em rampa. Também só tinha dois airbags, além do ABS, cumprindo a lei.

Em compensação, tinha multimídia com câmera de ré, navegador GPS e chave presencial com botão de partida. O pacote padrão, que o sustenta (sim, ainda é vendido…) durante uma década era composto ainda do conjunto motriz 2.0 litros.

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

Este motor, o Nu, já era flexível no ix35 2015, tendo assim 169 cavalos na gasolina e 178 cavalos no etanol, além de torque que ia até 21,8 kgfm. Para completar, tinha transmissão automática de seis marchas com conversor de torque.

O câmbio automático permitia troca de marchas de forma manual na alavanca, sendo um item importante no conforto a bordo. A performance era, no entanto, mediana, mas suficiente para a pretensão de seus compradores.

Já o consumo não era dos melhores, visto ser um carro pesado com praticamente 1,5 tonelada e dotado de motor aspirado que, apesar da potência, exigia giros altos para manter o ritmo, mesmo com uma caixa de seis marchas.

De qualquer modo, para quem buscava um carro desse perfil, esse era um mal necessário para suas pretensões. Com atendimento melhor devido à produção nacional, o ix35 2015 é uma opção desejável ainda hoje no mercado de usados.

Com o aumento dos preços dos carros novos, mesmo modelos de cinco ou seis anos de uso, como o ix35, valorizaram não só pela procura por um SUV mais em conta, como também pela pandemia, onde muitos saíram do transporte público.

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

O ix35 2015 tinha um design batizado de Fluidic Sculpture e trazia faróis de lentes simples com piscas integrados e lanternas, num olhar agressivo. A grade hexagonal era na cor do carro e vinha com o logotipo da Hyundai.

Esta grade vinha com uma abertura estreita superior e outra maior inferior, com três frisos na cor do carro. O para-choque era integrado ao desenho da frente e vinha com duas molduras laterais, dotadas de faróis de neblina.

Na parte inferior, havia uma moldura de proteção com spoilers nas laterais, dando ao ix35 um ar mais esportivo. Nas laterais, rodas de liga leve aro 18 polegadas tinham cinco raios duplos, além de pneus 225/55 R18.

Os retrovisores tinham repetidores de direção e basculamento elétrico, além de mesma cor do carro, assim como as maçanetas. No teto, barras longitudinais se apresentavam com uma antena pouco pronunciada.

Na traseira, as lanternas do ix35 2015 eram amendoadas com desenho fluido e lâmpadas comuns, sendo ainda cortadas pela tampa do bagageiro. Esta, por sinal, trazia um grande defletor de ar com luz auxiliar de freio.

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

A vigia tinha limpador e lavador, bem como desembaçador. A tampa tinha vincos acentuados e suporte de placa com iluminação dupla, enquanto o para-choque tinha a parte inferior preta com refletores e sensor de estacionamento.

Por dentro, o Hyundai ix35 nacional tinha uma padronagem preta no painel, portas e bancos, com teto e colunas claras. O painel vinha com difusores de ar centrais prateados, assim como o volante multifuncional em couro e ajustável em altura.

Este tinha assistência elétrica e trazia ainda comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático. O cluster Super Vision com iluminação em LED azul, velocímetro, conta-giros, combustível e água, além de computador.

Ao centro, multimídia com acabamento prateado e tela de 7 polegadas sensível ao toque, com MP3, USB, auxiliar, Bluetooth, CD player, câmera de ré e funcionalidades de mídia, áudio e mapas de navegação, pois, tinha GPS a bordo.

O ar-condicionado era automático com informações reproduzidas na multimídia. O painel trazia ainda botão de partida em azul, junto ao volante. Já o porta-luvas era iluminado e tinha climatização.

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

No túnel, a alavanca de câmbio trazia seletor tipo escada e opção de mudanças manuais, mais porta-copos e porta-objetos com apoio de braço em couro. Os bancos eram em couro e tecido de antracite, com ajuste de altura para motorista.

O freio de estacionamento era por pedal e os vidros elétricos ficavam nas portas, assim como o ajuste dos espelhos externos e seu rebatimento. Atrás, o banco era bipartido com apoio de braço central e encostos reclináveis.

Os cintos de segurança eram de três pontos e havia apoio de cabeça para todos. Na frente, os cintos eram ajustados em altura e com pré-tensionadores devido aos airbags. Havia luzes de leitura e cortesia, bem como retrovisor interno dia e noite.

Para-sois com espelhos iluminados e alças no teto também faziam parte do pacote. No bagageiro, o porta-malas tinha 728 litros no total e podia ser ampliado em até 2.885 litros com o rebatimento dos bancos.

Ele podia ser aberto pelo interior do carro ou pela chave, além da própria tampa externa. Vinha com iluminação e forração do assoalho em carpete, assim como os tapetes do carro. Com sensor de chuva e crepuscular, o ix35 2015 era completo.

ix35 2015 – versões

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático

Equipamentos

Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Motor 2.0 com câmbio automático de seis marchas, mais rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 225/55 R18, sensor de estacionamento, retrovisores com repetidores de direção, maçanetas e retrovisores na cor do carro, faróis de neblina, para-choques na cor do carro, câmera de ré, antena no teto, barras longitudinais no teto, vidros verdes, para-brisa degradê, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador traseiro, chave presencial com botão de partida, ar-condicionado digital e automático, computador de bordo, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura, volante em couro multifuncional, piloto automático, sensor crepuscular, sensor de chuva, ajuste elétrico da altura dos faróis, multimídia com tela de 7 polegadas sensível toque, CD player, USB, Bluetooth, navegador GPS, detalhes prateados, maçanetas internas cromadas, porta-luvas com iluminação, cluster com iluminação em LED, alarme, vidros elétricos, travamento central elétrico, retrovisores elétricos com rebatimento automático dos espelhos, trava de segurança dos vidros, trava de segurança das portas traseiras, abertura interna do bocal do tanque e porta-malas, fonte 12V, alças no teto, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, bancos em couro e tecido, portas com revestimento em couro, banco traseiro bipartido com apoio de braço central, porta-copos dianteiro e traseiro, porta-objetos no apoio de braço dianteiro, cintos de segurança de 3 pontos, apoios de cabeça ajustáveis, airbag duplo, freios ABS com EDB, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento por pedal, porta-revistas, cobertura interna do bagageiro, iluminação no porta-malas, estepe sob o assoalho, banco do motorista com ajuste em altura, retrovisor interno dia e noite, tapetes em carpete, revestimento em tecido no porta-malas, entre outros.

Preços

  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – R$ 99.990

ix35 2015 – motor

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

O ix35 2015 era equipado com o motor Nu 2.0 litros, que foi introduzido em 2011 junto com o SUV da Hyundai, para substituir o antigo Beta do Tucson. Essa série de motor da marca coreana preencheu em parte a função do Theta II.

Construído em alumínio, o Nu ainda está em produção na Hyundai e já com diversos melhoramentos, mas inicialmente veio com duplo comando de válvulas com variação em admissão e escape, com lubrificação forçada.

Dotado de injeção eletrônica multiponto, adotou o sistema flex por injeção de gasolina por meio de um tanquinho no cofre do motor, garantindo assim partida a frio em dias de baixa temperatura com álcool no tanque.

Tendo comandos acionados por correia dentada, o Nu 2.0 Flex tinha lá fora versões com GLP e também com injeção direta (GDi), não autorizadas pela Hyundai para mercados como o brasileiro.

Com seus 1.998 cm3, o Nu 2.0 Flex tinha 169 cavalos na gasolina e 178 cavalos no etanol, ambos a 6.200 rpm. Os torques eram de 20,4 kgfm no primeiro e 21,8 kgfm no segundo, ambos a 4.800 rpm. O câmbio automático tinha 6 marchas.

Desempenho

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – 0 a 100 km/h – 10,8 segundos
  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Velocidade final – 180 km/h

Consumo

  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Cidade – 6,1/8,8 km/l
  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Estrada – 7,3/10,5 km/l

ix35 2015 – manutenção e revisão

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

O plano de manutenção do ix35 2015 inclui revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, tendo um custo total até 60.000 km de R$ 5.148,51 com serviços que incluem mão de obra, higienização e lavagem do veículo.

Na revisões, a Hyundai CAOA faz troca de itens como óleo do motor, arruela do dreno, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, velas, filtro de ar da cabine, fluido de freio, correia dentada, correia em V, entre outros.

Também são feitos serviços de troca de pastilhas de freio, discos de freio, pivôs de direção, bieletas, amortecedores, molas, batentes das torres, buchas das balanças, coxins de motor e câmbio, palhetas do limpador, rolamento e água do radiador.

Nas revendas da Hyundai CAOA, também são executados serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem, troca de pneus, rodízio de pneus, pintura, funilaria, recall, lavagem, limpeza oxi-sanitária, higienização interna e acessórios.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
2.0 FlexR$ 692,14R$ 808,01R$ 792,43R$ 1.255,49R$ 692,14R$ 908,30R$ 5.148,51

ix35 2015 – ficha técnica

ix35 2015: preços, motor, consumo, versões, equipamentos, fotos

Motor2.0 Flex
Tipo
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31998
Válvulas16
Taxa de compressão12,1:1
Injeção eletrônicaIndireta
Potência máxima169/178 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo20,4/21,8 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoAutomática de 6 marchas
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraMultilink
Rodas e Pneus
RodasLiga leve aro 18 polegadas
Pneus225/55 R18
Dimensões
Comprimento (mm)4.410
Largura (mm)1.820
Altura (mm)1.655
Entre eixos (mm)2.640
Capacidades
Porta-malas (L)465
Tanque de combustível (L)58
Carga (Kg)480
Peso em ordem de marcha (Kg)1.492
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,37

ix35 2015 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.