ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

O Hyundai ix35 2018 chegou ao mercado com algumas novidades importantes, ampliando assim seu custo-benefício com mais segurança e conectividade ampliada. Fabricado em Anápolis-GO, ele era feito em simultâneo com Hyundai Tucson.


O SUV da Hyundai CAOA era concorrente direto do Kia Sportage, do grupo rival Gandini, sendo um produto agora com três, sendo uma de entrada, a intermediária GL e a topo de linha GLS.

Na linha 2018, o Hyundai ix35 recebeu multimídia com projeção para os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay, podendo assim utilizar a assistente Siri, tal como os navegadores GPS Google Maps e Waze, além de Spotify, entre outros.

O dispositivo ainda vinha com navegador GPS nativo, assim como câmera de ré, Bluetooth e USB, tendo tela de 7 polegadas com tela sensível ao toque. O ix35 2018 recebeu ainda o sistema On Car, que permitia certos serviços remotos.

Ele atuava por meio de conexão Wi-Fi do aparelho móvel, que também funcionava como um hot spot. Outra novidade foi a introdução de um sistema Start&Stop, que permitia desligar e religar o motor rapidamente quando parado e engatado.

ix35 2018 – detalhes

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

O dispositivo foi introduzido para ajudar a reduzir o consumo do ix35, que sempre fora elevado, assim como do antecessor Tucson Flex, mas não do New Tucson, que tem motor 1.6 T-GDi com 177 cavalos.

Apesar da tecnologia, o motor era o mesmo Nu 2.0 Flex já conhecido, que tinha 157 cavalos e 19,2 kgfm na gasolina, enquanto o etanol produzia 167 cavalos e 20,6 kgfm, tendo ainda câmbio automático de seis marchas, sem paddle shifts.

Fora isso, o Hyundai ix35 2018 ganhou ainda os importantes controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. Isso melhorou muito a segurança a bordo, num produto que já tinha, por exemplo, seis airbags.

O pacote desde básico era bom, incluindo rodas de liga leve aro 18 polegadas, sistema de som com CD player, Bluetooth e USB, bancos em tecido e couro. Na GL, adicionavam-se retrovisores com rebatimento elétrico, por exemplo.

Já a topo de linha tinha teto solar panorâmico, que chegava finalmente ao modelo. O ix35 GLS tem ainda banco do motorista elétrico, ar-condicionado dual zone, lanternas em LED e a multimídia completa, citada acima.

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

Com 4,41 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, o ix35 tinha 465 litros, apresentando mais espaço interno que o Tucson Flex e um ambiente bem mais moderno que o velho SUV.

Tendo um design atraente, o Hyundai ix35 atualizado ficou bonito, aproveitando-se bem da filosofia de estilo Fluidic Sculpture. Com os novos faróis com projetores modernos e assinatura em LED, ganhou expressividade.

Atrás, até as lanternas ganharam iluminação em LED, enquanto as rodas aro 18 adornaram o belo visual. Já no interior, o dual cockpit ainda trazia detalhes em cinza e destacava ainda o volante nesse caso, mas a multimídia era a novidade.

Os bancos em couro bem desenhados e ergonômicos, garantiam conforto nas viagens. Atrás, o banco bipartido com ajuste no encosto ampliava ainda a comodidade por mais tempo. Já o bagageiro era mais que suficiente para sua missão.

No mercado de usados, é um veículo seminovo e agora está bem disputado devido à escassez de carros novos no mercado, o que inflacionou seu preço. Assim, comprá-lo com garantia de fábrica é possível, bem como com pouca quilometragem.

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

A valorização para quem vende é muito boa nessa situação, mas é sempre bom observar atentamente o Hyundai ix35 2018 para ver se não houve nenhuma ocorrência mais grave. Pela idade, ainda encontra em bom estado na maioria das ofertas.

O Hyundai ix35 2018 se apresentava com faróis de dupla parábola, mas com projetor único para facho alto e baixo, tendo este sensor crepuscular. Piscas e lanternas vinham embutidas, mas a lente tinha filete de LED como assinatura visual.

A grade hexagonal tinha três frisos e grelha estilizada, empregando acabamento em preto fosco ou com detalhes cromados, estes apenas na versão GLS. Os faróis de neblina no para-choque tem desenho afilado e molduras pretas.

Já o protetor vinha ainda com um skid plate em cor cinza e abertura inferior para refrigeração. Nas laterais, o ix35 2018 conta com molduras de proteção na base das portas, assim como retrovisores e maçanetas na cor do carro.

Apenas na GLS os puxadores eram cromados, enquanto os retrovisores tinham repetidores de direção em LED de série. Os espelhos também eram rebatíveis eletricamente desde a versão GL.

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

No teto, antena estilo barbatana e teto solar elétrico panorâmico na GLS, tendo ainda barras longitudinais em cor cinza a partir da GL. As lanternas traseiras, repaginadas na atualização de estilo do modelo, tinham iluminação em LED na GLS.

A tampa do bagageiro tinha vincos pronunciados que nasciam nas laterais da carroceria. Com suporte de placa e identificação do modelo, ela sustentava uma vigia fixa com desembaçador elétrico, limpador e lavador.

Acima, havia um defletor de ar com luz auxiliar de freio. O para-choque tem refletores e luz de neblina, ampliando assim a segurança. O sensor de estacionamento era outro item importante para evitar colisões em manobras.

Já as rodas eram de aro 18 polegadas com acabamento diamantado e em preto brilhante, tendo ainda pneus 225/55 R18. O SUV tinha ainda pequenos para-barros nas laterais da carroceria.

Por dentro, o ix35 2018 apresenta acabamento preto do painel, bancos e portas. Nas versões de entrada e GL, os bancos eram em tecido de antracite e couro, enquanto na GLS eram totalmente em couro. Nesta, o assento do condutor era elétrico.

Leia também sobre o ix35 2015.

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

O dispositivo também permitia ajuste da coluna lombar, garantindo assim mais conforto ao dirigir. Nas demais versões, o SUV dispunha de ajuste manual para altura no banco do motorista.

Já o assento traseiro era bipartido e tinha apoio de braço central com porta-copos, bem como encostos reclináveis. Atendendo às novas normas de segurança do Contran, o ix35 2018 vinha com Isofix e cintos de segurança completos.

Assim, todos os cinco ocupantes tinham cintos de 3 pontos, além dos fixadores de cadeiras infantis. Já o painel tem cluster analógico com iluminação em LED azul, contendo velocímetro, conta-giros e computador de bordo completo.

O volante, assim como multimídia e base da alavanca de câmbio eram prateados. Na direção, comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático. A coluna tinha ajuste em altura e profundidade.

A assistência da direção era elétrica, enquanto o ar-condicionado era manual nas versões de acesso e GL, sendo automático dual zone na GLS. Já o sistema de som tem CD player, Bluetooth e USB nas versões mais baratas.

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

No ix35 GLS, era uma multimídia com tela de 7 polegadas e navegador GPS integrado com mapas em 3D, além de projeção para Apple CarPlay e Google Android Auto. Tinha ainda reprodução de câmera de ré, DVD, Bluetooth e USB.

Os difusores de ar eram angulados e havia botão de partida a partir da versão GL, que usava uma chave presencial. No túnel, a alavanca de transmissão era lateral e ao lado havia porta-copos. O apoio de braço central em couro era elevado.

Com vários porta-objetos, o ix35 2018 tem um porta-luvas grande com iluminação, além de climatização, que também era extensível aos passageiros traseiros. Já o freio de estacionamento era acionado pelo pé, garantindo bom acesso.

Atrás dos bancos dianteiros, haviam porta-revistas em rede e o bagageiro tinha iluminação, bem como cobertura móvel e acesso fácil ao estepe, tal como seu ferramental. Ele tinha 465 litros e podia ser ampliado com o rebatimento do banco.

No teto, o SUV da Hyundai tinha comando one touch para abertura do teto solar elétrico, assim como luzes de leitura laterais traseiras, luzes de leitura dianteiras centralizadas, para-sois com espelhos iluminados e retrovisor dia e noite.

Alças no teto auxiliavam bem, assim como soleiras protegidas. O Hyundai ix35 2018 ainda protegia o habitáculo com airbag duplo, airbags laterais e airbags de cortina.

ix35 2018 – versões

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático
  • Hyundai ix35 GL 2.0 Flex automático
  • Hyundai ix35 GLS 2.0 Flex automático

Equipamentos

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Motor 2.0 Flex com transmissão automática de seis marchas, faróis com assinatura em LED, grade fosca, rodas de liga leve aro 18 polegadas, pneus 225/55 R18, vidros verdes, para-brisa degradê, vidro traseiro térmico, lavador e limpador do vidro traseiro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, retrovisores com repetidores em LED, sensor de estacionamento, freios com ABS e EDB, airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura, bancos em tecido e couro, volante multifuncional em couro, sistema de áudio com CD player e USB, chave-canivete com telecomando, Bluetooth, difusores de ar no banco traseiro, Isofix, Top Tether, sensor crepuscular, vidros elétricos nas quatro portas com one touch para motorista, travamento central elétrico, retrovisores externos com controle elétrico, espelho interno dia e noite, para-sois com espelhos iluminados, luzes de leitura, alças no teto, travas de segurança nas portas traseiras, bloqueio eletrônico dos vidros, porta-malas iluminado, porta-luvas com iluminação, banco traseiro bipartido, cintos de segurança de 3 pontos para todos, apoios de cabeça para todos, fonte 12V, ajuste elétrico dos faróis, banco do motorista com ajuste em altura, porta-copos, porta-objetos no apoio de braço dianteiro, porta-copos no apoio de braço central traseiro, porta-revistas, alavanca de câmbio com seletor e mudanças manuais, cobertura no porta-malas, estepe sob assoalho, sistema de som com quatro alto-falantes, antena no teto, barras longitudinais, freios a disco nas quatro rodas, entre outros.

Hyundai ix35 GL 2.0 Flex automático – Itens acima, mais controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, rebatimento elétrico dos retrovisores, barras longitudinais, Start & Stop e chave presencial com botão de partida.

Hyundai ix35 GLS 2.0 Flex automático – Itens acima, mais ar-condicionado dual zone, airbags laterais, airbags de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos e lombar, lanternas em LED, teto solar panorâmico, sensor de pressão dos pneus, multimídia com DVD, navegador GPS, projeção para Google Android e Apple CarPlay, sistema On Car, hot spot Wi-Fi e câmera de ré.

Preços

  • Hyundai ix35 2018 2.0 Flex automático – R$ 99.990
  • Hyundai ix35 2018 GL 2.0 Flex automático – R$ 107.990
  • Hyundai ix35 2018 GLS 2.0 Flex automático – R$ 131.290

ix35 2018 – motor

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

O Hyundai ix35 2018 utilizava o motor Nu 2.0 Flex, cuja origem é 2011, quando o ix35 apareceu como segunda geração do Tucson e permitiu ao SUV ter um desempenho um pouco melhor que do antigo modelo.

Feito em alumínio, o motor de quatro cilindros em linha com 1.998 cm3 tem cabeçote de duplo comando de válvulas variável com acionamento por correia dentada, tendo ainda injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex.

Esta utiliza um sistema de partida a frio com pré-aquecimento de combustível, que permite partidas mais rápidas e eficientes em dias de baixa temperatura usando etanol como combustível principal.

O Nu é um dos motores mais populares da Hyundai e ainda é usado nos carros de mercados emergentes, assim como nos EUA, sempre mantendo aspiração natural e injeção indireta.

Ele surgiu em versões 1.8 – usado no Elantra vendido aqui – e 2.0 litros, sendo este com e sem duplo comando variável, mas ainda com uma versão de ciclo Atkinson para uso comum. Há também uma versão moderna 2.0 GDi.

O Nu 2.0 tem ainda versões para híbridos com ou sem injeção direta, bem como uma versão abastecida somente com gás natural veicular. No ix35 2018, o 2.0 Flex entregava 157 cavalos na gasolina e 167 cavalos no etanol, ambos a 6.200 rpm.

Os torques eram de 19,2 kgfm no derivado de petróleo e 20,6 kgfm no combustível vegetal. Ele era equipado com transmissão automática de seis marchas com conversor de torque e trocas manuais na alavanca de câmbio.

Desempenho

  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – 0 a 100 km/h – 11 segundos
  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Velocidade máxima – 175 km/h

Consumo

  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Cidade – 6,0/8,7 km/l
  • Hyundai ix35 2.0 Flex automático – Estrada – 7,2/10,3 km/l

ix35 2018 – manutenção e revisão

ix35 2018: detalhes, preço, motor, consumo, versões, equipamento

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
2.0 FlexR$ 692,14R$ 808,01R$ 792,43R$ 1.255,49R$ 692,14R$ 908,30R$ 5.148,51

ix35 2018 – ficha técnica

Motor2.0 Flex 
Tipo
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31998
Válvulas16
Taxa de compressão12,1:1
Injeção eletrônicaIndireta
Potência máxima157/167 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo19,2/20,6 kgfm a 4.700 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoAutomático de 6 marchas
Tração
TipoDianteira
Direção
TipoElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPherson
TraseiraMultilink
Rodas e Pneus
RodasLiga leve aro 18 polegadas
Pneus225/55 R18
Dimensões
Comprimento (mm)4.410
Largura (mm)1.820
Altura (mm)1.655
Entre eixos (mm)2.640
Capacidades
Porta-malas (L)465
Tanque de combustível (L)58
Carga (Kg)480
Peso em ordem de marcha (Kg)1.500
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,37

ix35 2018 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.