Crossovers Europa Kia

Já cogitado ao Brasil, Kia Stonic ganha atualização e híbrido leve

Já cogitado ao Brasil, Kia Stonic ganha atualização e híbrido leve

O Kia Stonic chegou a aparecer no Brasil, trazido pelo Grupo Gandini, o que sugeria sua chegada ao mercado nacional. Contudo, o Seltos aparece como opção por causa de seu porte, assim como o futuro Sonet, que fica abaixo em comprimento.


Na Europa, o Stonic – que também é fabricado na China – ganha uma leve atualização visual, adotando novos faróis de LED e pequenos retoques, como novas rodas aro 16 polegadas e cores extras. O foco, porém, foi na tecnologia em conectividade e eficiência energética.

O crossover adota multimídia UVO Fase II com tela de 8 polegadas, trazendo navegador GPS atualizado, bem como transferência de perfil de um carro para outro.

Já cogitado ao Brasil, Kia Stonic ganha atualização e híbrido leve

Além disso, o modelo recebe o pacote ADAS, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de ponto cego, entre outros.

O Kia Stonic dispõe de motor SmartStream 1.0 T-GDI com sistema MHEV para reduzir consumo e emissão de CO2. A tecnologia aplicada ao crossover é o de 48 volts.

O motor/gerador aciona o 1.0 T-GDI através de correia, dando partida no propulsor, assim como movimentando inicialmente o carro e funcionando ainda como regenerador de energia.

Com três cilindros, turbo e injeção direta, o SmartStream é uma evolução do Kappa 1.0 T-GDI usado no Novo HB20. Ele dispõe de versões com 100 ou 120 cavalos no Stonic, porém, chegando a 20,4 kgfm, equiparando-se ao EA211 1.0 TSI da Volkswagen.

Já cogitado ao Brasil, Kia Stonic ganha atualização e híbrido leve

O Stonic tem opção de câmbio de dupla embreagem com sete marchas ou o novo manual inteligente, o chamado iMT, que dispensa o pedal de embreagem, mas exige as mudanças manuais de marcha. O sistema Stop & Go permite até o desligamento do motor em velocidades de até 125 km/h, nos dois casos.

Além da versão micro híbrida, o Kia Stonic 2021 oferece ainda versões comuns, como com motor Kappa 1.2 de 84 cavalos ou Kappa 1.0 T-GDI de 100 cavalos.

 

 

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email