Chrysler EUA Finanças GM Governamental/Legal

Já era: Senado americano detona ajuda financeira para GM e Chrysler!

senado-americano Já era: Senado americano detona ajuda financeira para GM e Chrysler!







O plano de ajuda financeira de 14 bilhões de dólares, que seria para ajudar a GM e a Chrysler, e já tinha sido aprovado na câmara de representantes, foi vetado pelo senado americano nessa madrugada. Fontes legislativas disseram que o plano chegou a um impasse quando os sindicatos da indústria automotiva rejeitaram as exigências republicanas de aceitar uma redução imediata de salários.

A proposta sofreu um revés no Senado depois de o líder da minoria republicana, Mitch McConnell, anunciar que votaria contra. Os democratas têm apenas 50 cadeiras no Senado, e precisavam de 60 votos para frear a minoria republicana.

O que fez os senadores irem contra a ajuda financeira para essas duas montadoras é que estava sendo prometido dinheiro dos contribuintes para reformas que poderiam acontecer ou não. O povo merece garantias de seus investimentos, e os políticos não quiseram que a população subsidiasse um fiasco.

Contudo, o governo ainda poderá emprestar dinheiro para a GM e Chrysler. Existe uma proposta, feita pelo senador Bob Corker, que seria aprovada pelos senadores: disponibilizar o dinheiro, mas em troca exigir algumas condições.

A proposta do senador do Tennesse obriga as empresas a traçar, até 15 de março de 2009, um programa detalhado para a redução de sua dívida em dois terços. Além disso, pede que as três montadoras ajustem seus custos trabalhistas para que se equiparem aos de suas concorrentes estrangeiras, como Nissan, Toyota e Honda.

[Fonte: UOL]



  • tonywalker

    Sindicato esperto!!! Preferem perder os empregos do que aceitar uma redução salarial…

  • makosurf

    Isso que é político de verdade…
    Não querem desperdiçar o dinheiro do povo!

  • tonywalker

    [Comentario #125791 sera citado aqui]

    É vero. Preferem dar pros banqueiros que começaram essa zona….

  • wilber

    CRÈÈÈÈÈUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Johnwest

    Bem… nesse caso se é dinheiro do contribuinte público envolvido, então tá mais do que certo vetar essa ajuda. Eu que não queria financiar o desenvolvimento de outro carro baseado no Celta… :tong:

  • Gerald

    É lamentável!

    De um lado sindicalistas (bem semelhantes aos brasileiros, por sinal), que não sabem abrir mão de dinheiro, de outro, os politicos querendo que o trabalhador atue ganhando menos para, com certeza, nunca retomar o padrao de remuneração anterior e de outro a má gerência das montadoras que nao apresentou um plano convincente, mesmo pq tinha tempo pra isso nos ultimos anos.

    O problema é que ninguem quer abrir mão, e se alguem abrir mao, nunca mais vai ver o dinheiro do qual abriu mão.

    Agora, será que os chineses vao tomar conta dessas montadoras? Ou os indianos?

    Como será o trabalho no futuro? Como serão os carros?

    Não sei o que pode ser pior.

  • LFSP2

    A culpa é exclusivamente delas.
    A verdade é essa, em nenhum momento eu torci pela falência mas eu disse que se ela ocorresse seria merecida. elas não souberam apresentar um plano convincente de reestruturação, ficaram mendigando dinheiro.
    E todo mundo já conhecia a história, nos anos 70 quando detonou a crise do petróleo de 73 elas prometeram mais eficiência em seus carros, que fabricariam mais compactos, depois que o petróleo caiu, voltaram ao antigo modelo, vendendo banheiras V8 beberronas, no passado aqueles sedãs de 5,5 metros de comprimento e hoje os SUVs e picapes.

  • gabrielhpantoja

    Subiram no salto, agora vão ficar todos desempregados.

    E ainda reclamam do Brasil.

  • Jango

    GM vai sumir do mapa.

  • tonywalker

    GM subiu no telhado…

  • WDA

    É triste ler uma notícia destas e o sequentes comentários… Imagine o trabalhador arcar com os erros do patrão, ninguém aqui aceitaria redução do seu salário, é muito fácil falar quando se está fora do problema… Agora os senadores republicanos querem bater de frente com os democratas, pq liberaram muito dinheiro para os bancos e as montadoras que geram muito mais empregos vão largar na mão???

  • tonywalker

    [Comentario #125814 sera citado aqui]

    WDA, concordo contigo que não é fácil. Mas ou era isso ou ficar sem emprego. Pelo menos até a empresa se reerguer…

  • Leopoldo Motta

    Decisão correta. Sindicatinho ordinario. É impossivel concorrer com empresas que pagam salarios menores, infelizmente. De qualquer forma, a Chrysler/Cerberus tem de ficar fora; falir mesmo. huahuahua

  • JBAFilho

    Dinheiro para guerra eles têm. Enviam milhares de americanos para morrerem no Afeganistão e Iraque, mas para garantir o emprego dos trabalhadores americanos não. Lógica perversa essa do capitalismo.

  • superleo

    Não vão deixar ao Deus dará. A cadeia produtiva é enorme. É muita gente que pode ficar desempregada, o que seria a chave para passar da recessão à depressão. Duvido muito que o governo de lá deixe as coisas como estão. Nem que incentive a compra da GM e da Chrysler por grupos estrangeiros.

  • Kaique L. Andrade

    Agora eles vão ver como é difícil ganhar dinheiro… :banana:

  • felipeb193

    :hauhau:

  • Carlos Medeiros

    Bom, eu acredito que o governo irá ajudar sim as fabricantes. Acho que tudo isso é guerrinha de poder. Sindicato contra Patrão contra Governo e dentro do Governo ainda existe a divisão política entre Republicanos e Democratas.

    Acho também que todo esse alarde principalmente feito pela GM de que estaria a beira da falência é muito mais uma pressão sobre o governo. Estão jogando pra população. Não que não esteja mal mas não acho que seja tudo isso também. Enfim…. só acredito na falência de algumas das três grandes vendo.

    De qualquer forma as fabricantes mais prejudicadas serão a Chrysler e a GM que se dizem em estado de emergência e que necessitariam de verba pra agora. A Ford dise que não precisa de crédito agora, somente se houvesse uma nova queda no mercado é que ela precisaria de 9 bilhões em linha de crédito.

    Bom…. especulações a parte…só o futuro dirá

  • Hodney Souza

    Ford, GM e Chrysler! Fujam desse campo minado chamado EUA em quanto é tempo. Dane-se os EUA com suas politicas.
    Firmem suas sedes em países europeus e asiáticos. O retorno é garantido. :whaaa:

  • Hodney Souza

    Se depender do Governo americano e do povo, a GM e a Chrysler terão o mesmo destino da antiga empresa de aviação PAN-AM e TWA. Essas empresas também pediram ajuda ao governo e este as negou ficando a extinção uma coisa certa.

  • johnny

    ferrÔôo

    pq essa aguia ta arreganhada?

  • pablorocha

    Isso aí é pra gringo ver,foi amesma coisa com a ajuda aos bancos,depois soltaram a gaita.. :zzz:

  • mcrafilski

    pois eh… uma faca de 2 gumes…
    ninguem quer dar o braço a torcer ne…

    reduzir o salario do povo eh facil ne?
    agora pergunta pros deputados se eles vao reduzir seus proprios salarios!

  • Luis.J.R.

    [Comentario #125847 sera citado aqui]

    (2)


Send this to a friend