JAC e-J7: impressões ao dirigir o sedã elétrico chinês

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O JAC e-J7 é a atual estrela da marca chinesa no Brasil. O sedã médio elétrico de estilo fastback da JAC Motors luta num segmento onde os protagonistas são hatches compactos ou médios.


Com preço sugerido de R$ 264.900, o e-J7 chega com a missão de peitar não só estes produtos em sua faixa de preço, mas também os carros de luxo alemães.

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Fruto de uma parceria com a Volkswagen, que é dona de 50% da JAC Motors e 75% da divisão de carros elétricos da marca, o e-J7 não aposta apenas em um visual atraente, mas também em desempenho.

Confrontado com modelos como Mercedes-Benz C200, BMW 320i e Audi A4, o e-J7 quer mostrar a força do impulso elétrico imediato, que o faz ir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

Oferecendo um pacote razoável, o JAC e-J7 destaca seu conjunto ótico full LED com lanternas em LED, assim como guias de luz para modernizar mais o visual.

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Além disso, vem com belas rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/55 R17.

O pacote inclui ar-condicionado dual zone, câmera de ré, direção elétrica com três níveis, bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista em distância, cluster digital de 10,25 polegadas e multimídia com 13 polegadas.

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O e-J7 tem ainda projeção para Android Auto e Car Play, assim como câmera de ré, teto solar elétrico de tamanho padrão, difusores de ar traseiros, entradas USB, Bluetooth, controle de cruzeiro e iluminação em LED.

Para ampliar a segurança, vem com gravador de vídeo e imagens no para-brisa, além de oferecer seis airbags e controles de tração e estabilidade.

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Sem destaques em assistência direta ao condutor, como pacote ADAS, do e-J7 pode-se dizer que ainda é um sedã “básico”.

Medindo 4,77 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,76 m de entre-eixos, o e-J7 chama atenção por seu porta-malas com tampa integrada à vigia e 590 litros, que podem ser ampliados para 1.650 litros.

JAC e-J7 – Impressões visuais

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O JAC e-J7 surfa na onda (muito boa, por sinal) dos fastbacks na China, adotando um estilo que era bem apreciado na Europa até a chegada dos SUVs…

Os faróis full LED e o para-choque são interessantes e expressivos, mas a tampa dos conectores de recarga fica muito aparente e ainda tem cara de mera adaptação.

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Já as rodas são atraentes, bem como os frisos cromados que se fundem nos detalhes em preto brilhante.

A traseira segue com mais harmonia em suas luzes de LED conectadas por uma barra.

O e-J7 poderia ter um teto solar panorâmico, que seria bem mais aproveitável. Por dentro, o painel parece se inspirar no primeiro Tesla Model S.

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A tela vertical de 13 polegadas tem boa aparência, mas inúmeros acessos que requer atenção e paciência. Em português, ela incorpora ainda a câmera de ré, Android Auto e CarPlay.

Chama atenção, no entanto, o acabamento do painel com iluminação em LED programável com um estilo estilizado, reproduzido também nas portas dianteiras.

O acabamento das portas é interessante pelas linhas trançadas e couro por toda a extensão do apoio. Já os bancos também não ficam atrás, mas o do motorista podia ter mais ajustes.

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O espaço para quem vai atrás é generoso e confortável, com saídas de ar e USB para carregamento de smartphones.

Por fim, o porta-malas é espaçoso e não decepciona, com a tampa do bagageiro tendo acionamento elétrico para abrir e fechar.

JAC e-J7 – Impressões ao dirigir

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Tuiuti-SP — O JAC e-J7 é um sedã médio comportado em suspensão, calibrada para o conforto, devido à preferência dos chineses.

Macia, só desagrada em curvas mais aguerridas e ondulação de pista, como a do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo.

O propulsor elétrico é de 190 cavalos e 34,7 kgfm, suficientes para catapultá-lo à frente do trio alemão, colocado à prova no evento de test drive do e-J7.

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Na arrancada, o e-J7 gruda no solo e arranca impressionantemente bem para sua proposta de sedã médio tradicional.

Contra os sedãs alemães em arrancada, com sua potência e torque despejados de imediato, ele consegue sair na frente com facilidade.

Não há um modo Sport visível, mas pode-se optar por outros modos de condução.

Numa pista fechada, o e-J7 se comportou bem nas curvas e nas freadas fortes, garantindo boa impressão de segurança.

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A posição de dirigir é correta e os comandos são suficientes em posição, assim como o seletor de marchas.

Ainda que se pisasse fundo, a autonomia pouco era afetada, graças às boas baterias de 50,2 kWh, que lhe garantem 402 km de autonomia.

Segundo a JAC, o custo por km rodado é de R$ 7,75 a cada 100 km ou 1,2 km/l equivalente. O tempo de recarga é de seis horas ou 30 minutos num carregador de alta potência.

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Limitado a 150 km/h, o e-J7 tem suspensão traseira multilink e bom comportamento dinâmico em condução normal.

Para esse primeiro contato, o JAC e-J7 se mostrou um bom carro, mas precisaremos observar no dia a dia como ele realmente se comporta. Por ora, está legal.

JAC e-J7 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.