Asiáticos Governamental/Legal JAC Motors Montadoras/Fábricas

JAC engaveta projeto de fábrica no Brasil – chinesa acusa governo de desrespeitar regras da OMC

jac-fabrica

JAC engaveta projeto de fábrica no Brasil – chinesa acusa governo de desrespeitar regras da OMC. A JAC Motors engavetou o projeto de construção de fábrica no país por causa do aumento irracional do IPI para carros importados.

Segundo a marca chinesa, o governo federal despeita com isso diretrizes estabelecidas pela OMC. A JAC acusa o governo de não ter dado um prazo para adaptação à nova medida, além de violar três regras básicas da OMC: acesso ao mercado, concorrência justa e não discriminação.

A marca diz ainda que não recebe incentivos fiscais do governo chinês e nem pratica dumping (preços abaixo do mercado).

Ela ainda diz que o Brasil fere outra regra da OMC, que é não diferenciar parceiros comerciais, pois favorece o Mercosul e o México, em detrimento da China – e com certeza da Coréia do Sul.

Com isso, a fábrica da JAC Motors no país ficará para uma ocasião ainda indefinida. A unidade teria investimentos de US$600 milhões e capacidade instalada para 100.000 automóveis.

A unidade começaria a produzir em 2014 uma nova geração de compactos, que substituiria o atual J3, empregando com isso 3.500 pessoas de forma direta e mais 10.000 indiretos.

[Fonte: Folha]





  • Castle_Bravo

    Por quanto tempo ela resistirá à tentação do Lucro Brasil? o "chororô" é por agora, daqui uns meses quando a raiva passar ela muda de ideia.

    • lucianorj

      De fato, é estranho que uma empresa mude de estrégia de maneira tão rápida num momento de volatilidade do mercado (me refiro à alta do dólar).

      • clock31

        País cretino….

        Acabei de passar na Caoa e estão cobrando 85 MIL no Veloster.
        Até ai tudo bem né, ninguém precisa de um carro esporte pra se locomover…

        Ai passei na FORD… não é que aumentou também… o Fiesta de 34k estava 36k…

        O Governo arrebenta com a gente SEMPRE.

        • Lightning

          Viram a m*rda que fizeram e agora que até os nacionais aumentaram de preço, acho que o Guido Mantega não tem mais argumentos. Francamente, esse cara é um amador, colocado lá graças ao partidarismo do PT. Especialistazinho de m*rda.

          • Matheus_P

            baita FDP!

          • marcio_cr

            Exato.
            Isso mestra bem que a decisão foi amadora, feita por lobby e sem planejamento nenhum.

        • Rafa_el

          País cretino [2]

          • AmmmmmP

            País cretino [3]

        • Sigma7

          Li uma notícia no Autossegredos que ocorrerá um feirão da Ford e o Fiesta RoCam Hatch 2012, equipado com travas e alarme de série, estará com preço especial: R$26.900,00.

          • Herumor_

            26.900 em um carro que tem os opcionais: Trava eletrica, alarme (porco), estepe (!!!), odometro parcial (sim isso é anunciado, nao estou zuando), calotas, retrovisores com ajuste interno (tambem anunciam isso… sendo que nao se vende carro 0km sem isso desde 1990) por APENAS 26.900!!!!!! imperdivel eim!

            (quem achar que estou sendo sincero pode comentar, vai ser comico)

        • fan_na

          Decreto feito na mesa de alguma sala na sede da Fenabrave.

      • Leandro1978

        Não sei, mas acho que tem algo a mais por trás disto, por mais sacanagem que seja o aumento, ele valerá pouco mais de um ano e a fábrica só sairia em 2014…

        • silvio_Brito

          Este decreto vale um ano.
          Dentro deste um ano eles dao um jeito de virar lei, e dai ja era.
          Breve receberemos o lancamento do FUSCA!

        • marcio_cr

          Tem não.
          O problema maior não é o aumento de imposto em si.
          Mas a mudança de regras feia na calada da noite e desrespeitando as regras da OMC. Nenhuma empresa sã investiria em um pais que não respeitas as regras.

          • Leandro1978

            Talvez isto seja o que esteja pegando. Realmente, caso fosse empresário (de qualquer setor), ficaria com um pé atrás na hora de investir em um país assim.

        • granrs78

          O problema nem é tanto do Ipi para a Jac fabricar por aqui, o que está dando muita dor de cabeça para a marca é a ridicula lei que obriga 65% de peças nacionais, que segunda a Jac isso seria impossivel logo no começo pois teriam que ter os fornecedores de peças e tudo o mais.

        • Cil

          Lembra da CPMF? O P era de… provisório… mas o governo dos dois presidentes pilantras transformou o P em Permanente. Felizmente em um momento de raiva do congresso, ele se foi, mas quem disse que não volta?

          Sabemos que essa alíquota vai se manter… pelo menos se alguém não gritar mais alto que a corja que se instalou em Bananília, que aliás deveria mudar para um local bem específico… que tal.. Bangu????

      • Baralho

        Na verdade ela desistiu pois sua fabrica aqui no Brasil seria praticamente em regime CKD, isto significa que jamais alcançaria os 65% de conteúdo nacional, nem agora, nem daqui DEZ anos.

        • pablo

          Agora não até porque a fábrica era pra 2014. Agora, "jamais nem daqui DEZ anos"? O que impede? Isso quer dizer também que o Cruze jamais nem daqui DEZ anos vai ser nacionalizado, como diz a GM?

          • Baralho

            Na verdade não é porque não pode, mas sim porque não queria nacionalizar, a GM já tem uma cadeia muito boa de fornecedores nacionais já desenvolvida, sem contar que uma das maiores integradoras do mercado pertence a ela (DELPHY), enfim apesar de tudo a GM pode cumprir seu dever de casa, já a JAC….

            • MTakeo

              Fornecedor não se troca do dia para a noite, há muita negociação para se conseguir um fornecedor que ofereça o custo e qualidade que a montadora procura. Se a JAC não vê um fornecedor de peças nacionais que lhe sirva, trabalhar em CKD é uma ótima solução para qualquer empresa e também para qualquer país que vai receber investimentos numa fabrica. E convenhamos, tenho empresa e meu sonho é sair desse país pois de uma hora pra a outra, alguém pode inventar um novo imposto que vai levar minha micro-empresa pra falencia.. se a JAC ainda tem opção de não vir e escolher a Argentina ou o Mexico para atuar no Brasil, por que não parar tudo nesse paizinho e analisar melhor nossos amigos latinos?

              • Baralho

                Pois é, a questão do fornecimento interno é o cerne da questão e de sumo interesse para nós consumidores, o fato é de que as montadoras em regime CKD do Uruguai já eram objeto de atenta avaliação tanto do Brasil como da Argentina, tanto que algumas operações corriam grandes riscos de serem abandonadas, me parece que cedo ou tarde este índice de nacionalização ou mesmo de "mercosulização" vai se tornar obrigatório para todos os veículos, não importa de onde venham(México, Colômbia, Argentina, Uruguai) é uma questão tempo até adotarem esta medida, para forçar a nacionalização do maior número de peças possível. Pode ter certeza de que todos eles já sabiam desta medida que está na mesa pelo menos a um ano, por isso a Chery veio com um projeto completo que inclui boa parte da cadeia de seus fornecedores, a grande questão que fica é justamente naquilo que diferencia os automóveis chineses dos locais que é o "recheio" tecnológico, que é muito mais barato trazer da China e que provavelmente terá de ser comprado localmente.
                Quem viver verá.

    • bandaxadibar

      com isso a Kombi reinará eternamente no Brasil…..

      • Antes do FHC aumentar o imposto sobre importados pra níveis comparavéis ao que o Mantega fez, eu lembro que vários utilitários asiáticos (e bem melhores, óbvio) tavam desbancando a Kombi.

        Aí o governo além de foder com o imposto sobre importados, ainda deu imposto de carro mil pra Kombi.

        E viva, somos o único país do mundo que ainda fabrica esse carro, que na época, a 50 anos atrás, era um bom carro. Que ficasse na memória dos entusiastas e colecionadores.

        • Solleon

          Mas o mercado foi dominado pelas Ducatos e similares de outras marcas.

        • Cil

          Ou seja, o PT continua tal incompetente que de novo apelou para as táticas sacanas do FHC????? Mas até nisso!

          Ah ta…Partido de Ali babas! ehehehehehehheheeheh

    • EEQ1100

      isso é mera especulação… a bem da verdade, é especulação da especulação vejamos…

      a notícia da fábrica no Brasil era mera especulação e, ainda que fosse realidade, seria uma linha de montagem para CKDs, ou seja, veículos fabricados em outro país trazidos em caixas para montar aqui… portanto não teria o nível mínimo de nacionalização de componentes e estaria taxado no IPI superior da mesma forma, ou seja, isso é especulação da especulação… empresas oportunistas fazendo terrorismo ao governo que adota medidas ridículas para proteger a indústria local…

      • Rmonteggia

        Esse número de emregos gerados tá meio inflado, tão contando até a faxineira da Concessionária. CKD gera muitos poucos empregos indiretos, pq geralmente nem um misero parafuso é feito aqui, e ele já em parcialmente montado. Acho q nem a fábrica da GM que faz o Celta no RS tem tanto empregado.

        • Edson Roberto

          Além da vinda de peças em regime de CKD, empresas de auto peças (11 para ser mais exato) viriam junto da China, além da JAC incentivar a produção nacionalizada das peças junto as auto peças brasileiras.

          Isso não me parece que deixaria de afetar a cadeia.

          • Cil

            Pois é. Achei estranho os comentários justamente porque até onde sei a JAC iria se instalar de fato por aqui, com direito até a instalação de autopeças. Eu acho que os números de empregos é até pequeno considerando a fábrica em operação total.

            E supondo que ela se instalasse aqui e passasse a produzir carros equipados mais baratos, ia ser uma martelada só no grupelho. Então a medida atingiu não só a importação imediata de carros, mas também os planos da concorrência se instalar aqui. O presidente da Anfacara de pau deve estar sorrindo atóa. Eu sigo fazendo minha parte… se eu puder convencer uma única pessoa a não trocar de carro agora para comprar uma bagaça nacional, tô feliz.

            E aposto que a petralhada ia dá uma jeito de achar algo pra sobretaxar a exploração da concorrência instalada aqui. Não sei o quê, mas com o STF/STJ na mão deles, tudo é possível!

      • moliveira_sp

        CKD pra mim é um passo necessário a quem deseja produzir localmente.

      • aprs

        Vão ter que editar o comercial da JAC de novo. Já a fábrica da Chery parece coisa mais certa.

        • Diego Casagrande

          Sei não, a Chery nao deu as caras pra imprensa ainda, duvido se ela vai ficar. É como a presidência da JAC disse – "é totalmente uma falta de respeito do livre comércio".

          • mouraleo

            twitter #IPI30PORCENTONAO

      • PHRROCHA

        Concordo com vc. Eu não acredito nas boas intenções da JAC para o país, nem de nenhuma outra montadora. Empresa é empresa em qq lugar do mundo e quer lucro a qq custo (raro a empresa social que tenha noção de responsabilidade social).
        Independentemente disso, o governo errou e feio! Se a intenção era forçar a especulação virar a realidade, lamento informar mais o tiro saiu pela culatra!!…E se ainda houver sinal de inteligencia em Brasília, essa medida provavelmente será revogada. Veremos.

        • mouraleo

          Sinal de inteligência em brasília? É como procurar água no deserto! Twitter #IPI30PORCENTONAO

    • FeraSX

      Exatamente, nesse momento é só pra assustar e tentar negociar, depois as chinesas voltam a bajular nosso mercado.

      Até parece que um projeto de longo prazo desse é sucetível a uma mudança dessa maneira?

      • Edson Roberto

        Qual o risco maior ? Vc ser denunciado no orgão maximo e além de atingir uma cadeia vc atingir uma negocio entre os paises?

        Tenho certeza que a China tem muito mais a oferecer para o Brasil do que o inverso…

    • BillJr

      A dureza é que o aumento do ipi gera um efeito cascata, pois o icms é calculado em cima de outros impostos, ou seja, aumentará também!!! (Se estiver errado, me corrijam..) É até possível segurar os preços sacrificando lucros, dureza é as concessionárias, que já estão repassando o aumento do ipi!!! Só espero que as chinesas não abandonem o Brasil (tá bom, os carros são de qualidade duvidosa e custam próximo dos "nacionais"), pois graças à elas o preço dos carros não subiram!

      • Edson Roberto

        O que acontece é que a base de calculo muda. Mas o que vc disse é verdade o que muda de toda maneira é que antes a dedução ficaria:

        10000 x 25% ICMS e 25% de IPI = x valor

        Agora:

        10000 x 25% ICMS e 65% de IPI = y valor

        Ou seja, o imposto que incide não muda mas o valor sem duvida fica maior. Mas isso não importa…. mtos brasileiros não tem conhecimento fiscal… então vamos omitir… somos inteligentes…. (fui ironico)

      • mouraleo

        twitter #IPI30PORCENTONAO vamos twittar…

  • Fellipelemos

    Isso aí dona Dilma e seus mosqueteiros! Se o objetivo aqui realmente era gerar empregos, tentativa Fail. Agora é torcer para as chinesas não irem embora de vez daqui, deixando os consumidores que adquiriram seus veículos na mão!

    • Michel

      comentário mais perfeito pra essa matéria:

      CHUPA BRASIL!!!!

  • MeekeeB

    Uma fábrica a menos, milhares de empregos a menos, opções no mercado a menos, dignidade e respeito ao cidadão a menos.

    • lucasfs87

      esse é o nosso brasil!!!

      a melhor forma de protesto é não comprar carros durante 1 semana, só uma semana só com frotista comprando, ai o bicho vai pegar!!

      • pririmarvil

        1 semana é pouco, mas queboster custando 85 mil e tem gente na fila esperando.
        É como eu sempre digo:

        "Você faz a sua cama, nela você se deita."

        Se o povo não respeita a si mesmo, porque montadoras de carro e governo irão respeitar?

      • DSCS

        A melhor lição que pdoemos dar, é não comprar carros das montadoras nacionais durante um ano, até o IPI baixar para os importados, e quem precisar comprar agora, que compre importado, mesmo que semi-novo…

        • Edson Roberto

          /Eu deixo de comprar de todas. E se for ocaso, compro um semi-novo.

        • Solleon

          O problema é que nós internautas somos parcela ínfima e não somos formadores de opinião, enquanto falamos isso aqui o povão continua fazendo financiamento de Celta em 60X pagando 2 carros e meio em um produto superfaturado pelo excesso de crédito!

    • EEQ1100

      esse tipo de emprego não interessa ao trabalhador inteligente… o projeto da JAC no Brasil previa uma linha de montagem para CKDs trazidos de fora, ou seja, empregos de apertadores de parafuso que não desenvolvem nada, não agregam valor nenhum ao produto…

      esse tipo de emprego pode deixar lá na china que tem bastante escravo para trabalhar 12 a 15 horas por dia

      • Z3R0

        Diga isso aos pais de família desempregados a meses, e que todo santo dia reza para conseguir um trabalho de apertador de parafuso e assim poder colocar comida na mesa para sua esposa e seus filhos…

        • Giorgio

          Disse tudo.

      • Tripa-Seca

        Pois é…Só engenheiro tem que comer, não é?

      • CarrosOrientais

        Trabalho escravo é no Brasil, onde não recebemos nada em troca!!! Cada ano que passa é um novo recorde de impostos arrecadados.

      • fininhopublic

        Não acredito que li isso! Dê graças a Deus po sua família não passar fome, pois não existe emprego indigno. Indigno é não trabalhar, ou ridicularizar o suor de um pai de família!!!!

      • juninho1000

        Com todo respeito, mas vc deve estar com um bom emprego, né?
        Porque se estivesse desempregado, duvido que vc falaria assim.

    • O Brasil está gerando empregos para o Mexico ou Argentina, porque depois dessa a JAC vai levar sua fabrica para outro país…

      • Edson Roberto

        Mas é justamente brasileiros como esse que fazem a desgraça que é nosso Brasil. Seja apertador de parafuso ou de "cheirador de bancos de automoveis (isso existe e a GM bota em pratica APENAS MULHERES)" é trabalho.

        Só que agora esses "apertadores de parafusos" assim como toda uma cadeia que a JAC traria vai para qualqiuer lugar que não seja o Brasil.

        Mas em virtude dessa resposta tenho que concordar com o que dizem: "Brasileiro tem o que merece". Só que alguns ainda mereciam coisa pior e eles ficar nessa condição de não ter o que comer… ai sentiria na pele "o problema de apertar parafuso".

      • Solleon

        O México vem se consolidando como o parque automotivo da américa latina! Enquanto isso aqui na bananolândia falam em desindustrialização, POR QUÊ? Passaram Mantega azeda no bolo da JAC!

    • juninho1000

      Eu queria ver a Dilma e os ministros andando por aí de Uno Mille, Gol G4, Celta… É isso que eles merecem!

      • Solleon

        Coroneis da PM de SP andam de CAPTIVA! Ronda no Quarteirão do CE de HILUX! Funcionários da CHESF, HILUX! PF de Frontier! Desembargadores do Pernambuco de NEW CIVIC!

        Detalhe, todos veículos oficiais pagos com impostos! Agora pro povão… Ah pro povão…

  • Maffi_GTI89

    Chilique incoerente da JAC. Se os importados vão ficar mais caros e a JAC tem a intensão de montar uma fabrica no Brasil, então que o faça logo! Pois seus carros não são de um segmento Premium ou mais requintado e sendo assim logo deduz-se que ficariam na faixa de preço dos populares mais vendidos no mercado nacional, e agora com o dólar subindo ficaria bom para vender para o Mercosul e mexico. As coreanas sim tem o que reclamar!

    • Rmonteggia

      CKD paga os 30% de IPI igual, não adianta montar aqui tem q ter os 35% de peças nacionais, coisa que se a JAC fizer não vale a pena montar aqui!

    • iurirx7

      Nacionalizar o Habib falou que não é problema, o dificil é começar isso com 65%.

    • Solleon

      Incoerente nada, e o planejamento financeiro? Você faz um plano de capitalização contando com X de dinheiro pra poder erguer a fábrica em 2014, daí do dia pra noite, mudam as regras do jogo e todo seu plano de capitalização vai por água a baixo! Pois nas novas regras você só terá grana para montar essa fábrica talvez em 2048, pois seus produtos que antes custavam 39k, agora vão para 49k e isso sem garantia alguma de que não vão aumentar ainda mais os impostos!

      O México e a Argentina agradecem ao governo brasileiro!

      • pablo

        Planejamento financeiro é algo que seguramente 80% dos brasileiros não sabem que existe, como é e pra que serve.

    • exmarujo

      se o governo aumentou de um dia para o outro o imposto em 30% e só não pagam quem introduzir 65% de componentes nacionais quem diz que depois da fábrica montada eles governo não exigem 80% de componentes nacionais? Têm que concordar que é muito arriscado com governos assim montar fábricas ou fazer seja que negócio for

  • HRomeuPinto01

    Dica : Corte o Lucro . Simples

    • Lightning

      Falência. Deveríamos saber qual a margem de lucro dos carros, saber se vale a pena o que cobram ou não.

    • EEQ1100

      isso nunca vai acontecer…

    • Solleon

      Dica: Veja quanto paga de impostos e provavelmente terá um infarto.

      Não me agrada a idéia de vender um carro e repassar 50% da grana dele pro GOVERNO!

  • Renato_Valente

    Lamentável a visão pequena de nossos governantes. Por que ao invés de aumentar o IPI, com o argumento de proteção ao mercado interno, não exigiu que se acelerasse as obras das fábricas que já estavam anunciadas. Agora não vamos ter mais JAC, Chery, Mazda, BMW, e sei lá mais o que….

  • danielmorais

    Palhaçada atrás de palhaçada, de todos, desde o governo até a população, passando pelas montadoras.

  • viniciusvsg

    isso governo parabéns, aumentou o imposto para aumentar os empregos e se fufu.

    agora quem trabalha nas 4 grandes vai ter que trabalhar mais pelo mesmo salario, e o brasil acaba de perde mais de 3000 empregos ( diretos ) para o futuro.

    parabéns brasil. gente que pensa pequeno só faz coisa errada.

    • EEQ1100

      3000 apertadores de parafuso não interessa à um país que está crescendo… ao trabalhador inteligente não interessa trabalhar em linha de montagem de um CKD desenvolvido e produzido fora, sem nenhum valor agregado

      • ccoala

        O que não falta neste brasil é de gente burra que só serve para apertar parafuso!
        E outra, vc não acha que seriam criados cargos de gerencia, marketing, finenceiro, etc etc ?

        Agora, se você está satisfeito com os preços que pagamos nos carros, então pode comemorar a decisão do governo.

      • silvio_Brito

        Emprego é emprego!
        O cara pode passar a vida apertando parafuso, ou pode passar um periodo dela ate se formar em outra função!

      • rcchicoli

        Agora pensa, você, um empresário, com toda uma estrutura montada perto da sua sede, com fornecedores que se instalaram na redondeza, abrindo uma fábrica do mesmo produto em outro pais, o que você faria primeiramente:
        A ) Construia uma baita de uma fábrica, procuraria fornecedores locais, e chamaria os fornecedores peças (que você não encontra no pais que você está se instalando, ou se encontra, eles ainda não tem capacidade de suprir sua demanda) a construir fábricas das peças, sem saber como o mercado local aceitaria seus produtos
        B ) Construia um galpão mais simples, com o maquinário necessário para montagem de seus produtos, e traria do seu pais de origem as peças necessárias, e aos poucos iria encontrando fornecedores locais que atendem as suas necessidades, até que você chega a um alto nivel de nacionalização, conforme o mercado local aceita seus produtos.

        Esses 3000 apertadores de parafusos são necessários em fábricas que importam suas peças ou nas que produzem aqui, afinal, eu acho que seu carro tem parafuso, e alguém precisa apertar né?
        E ainda por ser um trabalho relativamente simples, pessoas com mais necessidades, desempregadas, podem trabalhar também! Ou agora todo mundo deve ser engenheiro pra poder apertar parafuso?
        é um trabalho necessário…. Pergunta pra quem trabalha apertando parafuso se ele preferia não tem emprego…

      • DonVitor

        Que mente pequena a sua, até parece que o Brasil pode se dar o luxo de desperdiçar empregos assim.

      • Solleon

        Prefiro apertar um parafuso e ganhar 1 salário mínimo de carteira assinada e com previdência, do que colocar uma sacola nas costas e andar o dia todo no sol quente vendendo picolé sem garantia alguma de que no final do mês terei um salário mínimo e com zero de previdência! Porque pras duas coisas o nível de escolaridade é o mesmo!

        ACORDA BRASIL!

      • pablo

        Crescendo? Abre o olho. E acha que vamos enfiar 3000 engenheiros com pós graduação onde? Ganhando o que.. 1k por mês? Seriam 3000 apertadores de parafuso? Seriam, mas seriam 3000 desempregados a menos, 3000 contribuidores para a previdencia a mais, 3000 salárias girando na economia. Seriam.

    • DSCS

      Na verdade são 3.500 empregos diretos e 10.000 indiretos, um total de 13.500, fora as oficinas de manutenção e etc…

    • marciomvo

      E o emprego dos brasileiros continuam ameaçados, pois cada vez mais carros são montados na Argentina e México, das 4 Big.

    • lclnetocg

      Brasil um País de Tolos

  • erickluuh

    Tem gente achando que o Governo quer gerar empregos, como eles querem atualizar as linhas de montagem com essas carroças das 4 grandes? Nem o lucro das montadoras ficam aqui, mais da metade vão para as matrizes….

    • EliasCe

      metade? é pior ainda amigo do lucro liquido só 0,5% é obrigatório em investimento no brasil o restante volta para a matriz em conta 005 que nem custo tem.

  • henrylandder

    vamos preservar os empregos…. vamos ter que dormir com essa… diminuir o lucro não pode não…

  • Jr_Jr

    É a primeira de muitas que fara isso, e com razão. Se eu tivesse a intensão de investir no Brasil, depois dessa história de IPi, mandaria o governo a m**** e investiria em outro país.
    Acho que faltou o complemento "des" quando o governo se referiu a função do aumento do IPI, é para gerar "des"emprego, assim mais gente depende de Bolsa alguma coisa, assim se tem mais eleitores, assim o PT nunca mais sai do poder!!!

  • Pe_no_freio

    investir no iraque é mais seguro que investir aqui. Lá pelo menos eles podem virar carro-bomba (e venderia muitos!!!). Se bem que aqui no braçiu o preço dos "populares" já é algo explosivo.

  • pririmarvil

    Nosso (des)governo só faz m… atrás de m…!
    Vamos colher mais frutos ruins do que bons nesse caso, e quem se ferra no final é sempre o povão!

  • X11auto

    Se a intenção da Jak é ter fábrica aqui é só montar, e começar a vender, dinheiro eles tem, então para de chorar e mete o pau!

    • vini_c_a

      Isso é mais que choramingar, isso é mostrar indignação e lutar pelos direitos dela e do consumidor! Está mais que certa, mesmo que pareça hipocrisia. O governo só está incentivando criação de fábricas e empregos em todo mercosul, menos aqui com isso.

    • Solleon

      Filho o problema é que de cara não terão como cumprir a regra dos 65%, daí seus produtos vão ser taxadas e de tal forma que subirão obrigatoriamente de segmento e se a JAC reduzir o lucro para voltarem a ser competitivos não terão mais como levantar o capital para a bendita fábrica.

      Por outro lado México e Argentina não alteraram o IPI e tem porta aberta para o Brasil graças ao Mercosul, por isso a JAC provavelmente irá criar empregos por lá.

  • vini_c_a

    Lindo!!! O Sergio Habib e a JAC deveriam fazer ainda um comercial marcante que seria veiculado em rede nacional e horário nobre passando todos estes dados à população! É bom o governo criar vergonha e diminuir o IPI dos nacionais e negociar diminuição dos lucros com as montadoras para se tornarem mais competitivas!

    • Danielhpe

      Mas é justamente isso que o governo quer fazer, sabendo o lucro que eles tem é enorme, metem a mão no bolso logo dos que todo mundo reclamam aqui no site, Sergio habib e o outro bosal. Não concordo mas acabam provando do mesmo veneno.

      • Solleon

        Não é errado lucrar! Errado é o governo levar 50% do preço de um veículo sem fazer praticamente nada! Pois não garante segurança, nem educação, nem saúde, nem nada!

        SE NÃO TIVESSE DE POR MEUS FILHOS EM FACULDADES E ESCOLAS PARTICULARES!
        SE NÃO TIVESSE DE PAGAR PLANO DE SAÚDE!
        SE NÃO TIVESSE DE PAGAR EMPRESA DE VIGILÂNCIA PRA RUA!
        SE NÃO TIVESSE DE PAGAR PREVIDÊNCIA PRIVADA!
        AÍ SIM APOIARIA O GOVERNO! MAS COMO ESSE SUPERAVIT VAI DIRETO PRA SER MAL GASTO EM OBRAS E SERVIÇOS SUPERFATURADOS, FODA-SE!

  • Marquinhos

    Participem do MOVIMENTO HORA DE AGIR: Somos contra tantos impostos e ainda estão querendo criar mais impostos. Nossos carros custam 2 a 3 vezes mais que EUA, Chile, México e nos oferecem os carros mais caros do mundo com acabamento pobre, inseguros e pelados, sendo que pagamos 2 a 3 vezes mais e teriamos que ter o melhor carro do mundo. Chegamos a 1 trilhão em impostos este ano e nossa gasolina possui 53% de impostos e o governo não consegue oferecer ensino de qualidade, segurança, Saúde de qualidade, manutenção de estradas, etc. Como pode o Honda City por exemplo feito no Brasil e enviado ao Mexico e custar 32 mil lá e aqui 56 mil Reais? Como pode o Sandero feito no Brasil e enviado para o México custar 16 mil? O Jetta custa apenas 32 mil Reais no México e aqui 65 mil. Ajude-nos a divulgar, mande e-mails e postagens em blogs. NÃO PODEMOS CRUZAR OS BRAÇOS. EM 2012 NÃO COMPRE CARRO 0 KM. Nos Ajudem a divulgar, acessem: http://www.horadeagir.com.br

  • Diens_mg

    Gente a Jac quer fazer pressão, ela kia e Chery, quanto mais investimentos forem tirados daqui, piora a situação interna e o país fica pior para investir.. bom ninguém quer isso, logo quem sabe o governo toma uma atitude!

    Mesmo se for blefe que dê algum resultado positivo.

  • Lightning

    Muito bom, porém, irônico, aja visto de uma fábrica chinesa. Bem, pelo menos eles não são de fazer copias descaradas. Acho, acho mesmo, que são apenas uma empresa buscando seu lugar ao sol, se desvinculando da má imagem dos carros chineses. Acho até que pode valer a pena isso. Nada de fanboyzismo. Vindo de um país que a pouco entrou como membro da OMC aceito como "economia de mercado" pelas nações ricas, sabe-se lá por qual intere$$e.
    Agora um país sem leis internas trabalhistas e controle de qualidade etc, joga as cartas na Organização Mundial do Comercio (OMC).
    Lindo e trágico.

  • kleber95

    É só o começo, multinacionais, começando a desistir do nosso Brasil por causa da falta de respeito do governo Dilma.

  • Lightning

    Povão é burro, é vez de esperar a coisa esfriar a ficar mais evidente os problemas, não, vão todos nas CCS dar lucro record pra pilantrada. Agora os nacionais também aumentaram.
    Quero ver o que esse escroto do Mantega vai dizer.

  • KawasakiNinja

    Isso sem falar nas mais de 30 mil pessoas q trabalham nas marcas importadas pelo Brasil… pelo menos metade devem perder seus empregos se esse aumento criminoso no IPI não for revogado… Esse aumento absurdo só vai gerar filhotes ruins: Desemprego, aumento de preços das carroças nacionais(o q já está ocorrendo) com perda de qualidade e oferta de equipamentos e projetos novos, desestímulo a investimentos estrangeiros no país pela instabilidade de regras… Só quem se deu bem nisso foram nossos hermanos argentinos e mexicanos, além é óbvio, do cartel das 4 "grandes", grandes FDP…
    VERGONHA DE SER BRASILEIRO!!!!!!

    • EEQ1100

      amigo, lembre-se que esses 30 mil empregos que vc se refere estão no comércio e prestação de serviços de venda dos importados… Toda economia forte no mundo é baseada em indústria… Para esses 30 mil empregos na venda de importados, tem por trás 300 mil na indústria que é o que realmente impulsiona a economia de um país

      • KawasakiNinja

        Sei… então explique isso pra pessoa q perdeu o emprego, explique q sua situação "é para o bem do país", para gerar mais empregos nas indústrias… (só se for nas da Argentina e do México)

      • Z3R0

        "Para esses 30 mil empregos na venda de importados, tem por trás 300 mil na indústria que é o que realmente impulsiona a economia de um país "

        Teriam, pois fábricas não serão construídas e consequentemente, empregos não serão criados pelas mesmas…

      • FeraSX

        Exatamente,

        sem contar que o pós-venda tem que continuar a existir mesmo com IPI alto.

        Essa medida visa fortalecer toda a cadeia produtiva, auto-peças nacionais, se as montadoras chinesas aceitarem as condições do governo e se instalarem aqui de verdade, daqui a 5 anos realmente teremos um mercado mais saudável, seja com os preços dos veículos finais reduzidos pela concorrência real, seja com a produção de auto-peças localmente (gerando muitos empregos e novamente reduzindo custos de manutenção).

        Ou então vamos tomar as dores da CAOA, afinal eles sofrem muito aqui no Brasil, vão ter que vender o Veloster refugo à 90 mil agora com a desculpa do IPI.
        Ou compra um China e fica sem peças, mas quem precisa de peças? o carro é descartável mesmo.

        chega de pensar, vou começar a dizer que tenho vergonha de ser brasileiro, chingar o PT e ficar aqui sentado na minha cadeira esperando que tudo caia do céu.

      • W12

        Vou colocar minha opnião.

        Essa medida não vai ter resultado prático bom nenhum, e sim, aumentar (des)emprego e o valor dos autos.

        Vejo que suas resposta para alguns dos outros colegas que se for via regime CKD não precisa, porque vai ser apertador de parafuso, mas pense em algo muito mais amplo, não somente no emprego de apertador de parafuso, isso inclui uma cadeia de empregos, não somente o apertador de parafuso, e quem garante que no futuro proximo, essa montadora pode vir a incluir fabricação de um ou mais veiculos nessa fabrica, ou começar a pedir peças a fornecedores locais, é um efeito cascata.
        E a questão de ser só apertador de parafuso, vai se o cara quiser ser acomodado, se ele tiver pensamento em crescer, vai ser a porta de entrada.

        O que o brasil faz mais de errado, não é aceitar montar carro em regime CKD, e sim vender a matéria prima, para outros paises fazer os produtos com o valor agregado, (ex: vender minério de ferro, e o aço ser feito em outro pais, e comprar novamente), esse é o pior erro, porque nunca o brasil vai vender produtos com valor agregado, brasil praticamente é vendedor de matérias primas.

        Então mesmo deixar empresas que podem construir fábricas aqui, é uma medida que só vai para trás, e isso acaba levando o país junto, que se ela não constroi aqui, vai construir nos paises vizinhos, gerando emprego e impostos para eles.

    • AmmmmmP

      Eu não sou contra a intenção da medida, mas totalmente contra a forma em que ela foi implantada!!!

      Fazer política eficaz e duradoura é construir consensos, convergir idéias, estabelecer senso e objetivos comuns a quem produz e a quem consome.

      Isso o que ele fez é tirania…. 30% de uma vez? beira a demência e só assusta o investidor internacional.

      Longe do mercado de automóveis, a verdadeira Hyundai e seu braço industrial pesado Hyundai Heavy Industries já anunciou a instalação de uma fábrica de máquinas pesadas no Rio de Janeiro e o melhor? com fonercedores de peças e serviços LOCAIS!! é isso que interessa….

      Só pesquisar…

  • André Luiz

    Eu acho um absurdo o que a Guido Mantega fez. As montadoras que aqui estão fabricam carroças e lucram demais. Ele deveria cobrar mais das montadoras daqui, e também o governo deveria diminuir o IPI dos nacionais. Cobrar mais qualidade e reduzir os impostos.

    O brasileiro tem o que merece. Esperar o que de um povo que elegem gente tipo Sarney, Renan Calheiros…=/

  • Henrique de Campos

    .

    Chupa Brasil!

    Prefere deixar a geração de empregos a cargos das 4 sovinas ao invés de gerar um crescimento sólido através de investidores que percebem o potencial de crescimento do mercado? Tá aí o resultado. A galera vai fugir desse lugarzinho imundo.

    E isso é só o começo.

    GREAT!

  • Danielhpe

    a tá e a China respeita alguma coisa no comercio, não devia nem abrir o bico. Falei.

    • Solleon

      A OMC serve pra isso! O grande problema é que a China vai crescer mais de 9% esse ano enquanto o mundo todo está em recessão! O Brasil já reduziu a margem de crescimento para 3%.

      Não dá pra competir com eles impondo barreiras comerciais porque compramos e vendemos muito pra eles! O correto seria acabar com a fuga de cérebros em nosso país e enviar pesquisadores para as melhores universidades do mundo capacitando a mão de obra e baixando os impostos para as empresas genuinamente nacionais, assim como fazem, pasmem, a CHINA, a ÍNDIA e a CORÉIA!

  • vini_c_a

    Realmente, pode ser só uma jogada de marketing barata e muito bem sucedida! Foi uma boa ressalva, porém que o governo sempre esteve de palhaçada e agora fantasiou o povo também, é inegável! Abraço!

  • CelKitem

    Se um pais precisa se protejer com 30% de imposto de importacao e depois mais 30% de IPI entao é uma mer** de tao ineficiente e vai perder pra todo mundo.

  • MuriloSoares

    Não sou a favor do aumento do IPI para importados, mas cancelar uma fábrica, é porque não dava para saber quais as reais intenções da JAC, por mim não faz diferença, não compro carro chinês mesmo, pelo menos por enquantom quem sabe daqui uns 10 anos…agora acho engraçado uma empresa que vêm de um país extremamente protecionista como a China criticar o Brasil, na China nehuma empresa estrangeira constrói uma fábrica se não houver um sócio chinês.

    • DSCS

      O amigo não compra chinês, mas os chineses e Coreanos é que estavam fazendo as brasileiras baixarem os preços e lançarem carros mais modernos, sem a concorrência todos perdem…

    • Z3R0

      A questão é, se você não gosta dos chineses (ou dos coreanos) simplesmente não compre um, mas eles são úteis para a manutenção da concorrência entre as marcas, de agora em diante voltaremos para os "bons tempos" do compre gol/uno/celta/ka e "seja feliz"…

    • Solleon

      O problema é que mesmo com as medidas protecionistas de lá, ainda são atrativos para os estrangeiros! Agora em nossa terra tupiniquim, vide a fuga de dólares das bolsas e a forte desvalorização do Real, infelizmente não podemos dizer a mesma coisa! A verdade é que a reação do mercado internacional a crise está sendo muito ruim para o Brasil.

      "Não procure o beija-flor…cuide do jardim que ele aparece"

  • ralff

    Chupa Mantega,esse imposto do IPI ai,ainda vai dar muito o que falar e muito gente vai ser demitido.

    • silvio_Brito

      Tomara que de boicote geral.
      Porque o meu bolso ja esta boicotado mesmo!

      • ralff

        Isso e o que todos esperam,mas nao vai acontecer,porque no Brasil todo mundo so olha para o seu proprio umbigo,entao se voce nao compra,chega outro e compra.

  • mmedinas

    Adorei a notícia, mesmo que seja só um blefe, tem mais é que mostrar a indignação com essa atitude, e tem que divulgar isso nos meios de comunicação!! Chega dessa palhaçada!!!

  • LeopoldoAntunes

    Gente. Nós só estamos na décima página de um livro com 1000 páginas. Isso ainda vai gerar muito mal estar ainda

  • dimitrimartinez

    Pronto dona Dilma e Manteiga, PARABÉNS AOS ILUSTRÍSSIMOS! Viram a c/a/g/a/d/a que fizeram!? Garanto que nenhum parente de vcs precisariam desses empregos que seriam gerados……

    Não me canso de dizer…. BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS…..

  • silvio_Brito

    O ponto não é a fabrica da jac.
    E sim o aumento dos carros, já que todas as mosntadoras estao se aproveitando.

  • Gabriel_Nint

    Boa JAC. Quero ver se o Governo não volta atras se mais uma ou duas chinesas ca velarem suas fabricas aqui. Queria ver a JAC mudando a sua fabrica para a Argentina ou México para dar ainda mais peso nessa medida.

    Infelizmente no fim das contas quem toma é sempre o consumidor brasileiro.

  • mandabala

    O México agradece. Mais empregos sendo gerados por lá, provavelmente novo foco da JAC. Muito Bom!

  • epa

    Aprendam a votar!!! 2014 vem aí.

    • Claro. Votando no Serra, Marina, Dilma, Fidélix ( o hômi do aero-trem), Alckmin, Tiririca ou mesmo num poste você acha que vai mudar alguma coisa, né… Pensamento de povo de país subdesenvolvido, vide Brasil. O político é um espelho do povo, meu caro.
      É típico: "o que você acha que deve ser feito para melhorar este país?"
      "-Votando no candidato X!"

      • marcio_cr

        Não gosto muito desse papo "não seira diferente com outro". Mas neste caso a de concordar.
        Olhem a opinião do Serra no blog dele sobre o aumento do IPI. Ele não discordou.

    • Tiago_Beneditto

      Espero que ela não termina o mandato, pois com certeza, eles ainda vão fazer muita M….até la. Nunca votei no PT e nem vou votar.

  • CanalhaRS

    Bota na conta da Dilma e do Mantega…..13.500 empregos que irão para Argentina ou México….

  • mmcinza

    A JAC é a nova Lada, daqui a pouco arruma as malas e volta pra China. Se levar o Faustão junto, será uma benção.

    • Z3R0

      So que daquilo que a Lada trouxe, apenas o Niva valia a pena de verdade, por outro lado a JAC trouxe um hatchback um sedan e uma minivan muito competitivos (além de planejarem outros modelos para quando tivessem a fábrica construida) !

      Então acredito que nos ferraríamos mais agora com a retirada da chinesa do que nos ferramos na época da partida da russa…

  • Bond_007

    CHUPAAAA GOVERNO FDP!!!

  • Matheus_P

    quero ver o Cruze manter o preço, pois o carro é CKD em sua maioria!!!!!

    • CanalhaRS

      A GM fabrica carros aqui, esqueceu?

      • Matheus_P

        Meu amigo, o Cruze é montado com mais de 70% das peças importadas da coréia (nada vem do méxico ou argentina…), portanto, na prática, ele também seria atingido, porque ser montado aqui sem ter pelo menos 65% de peças nacionais, já é motivo para o aumento do IPI no Cruze (ele no momento tem menos de 30% de peças nacionais…).

        • CanalhaRS

          Para ter a isenção, basta a marca cumprir um dos requisitos. O fato de ter fábrica no país( não importando qual modelo), já a enquadra na isenção da nova alíquota.

  • Vin_T

    Chupa essa manga, Mantega!

  • AmmmmmP

    DE QUE ADIANTA UMA MOEDA ESTÁVEL…. SE A POLÍTICA ECONÔMICA É INSTÁVEL?

    Somando a isso a notícia de que um Deputado-Padre e um Deputado-Coroinha aprovaram, sozinhos, 118 projetos, ontem, em 3 minutos…..

    #governo cretino

  • jnasser

    O governo brasileiro está errado? SIM !

    Porém não tem nenhum fabricante santo na China, as condições de trabalho lá são desumanas, vira e mexe algum trabalhador se suicida pulando do telhado da fábrica. Semi-escravidão. E não adianta pegar as peças fabricadas lá e montar aqui, isso NÃO é uma fábrica.

    É o sujo reclamando do mal-lavado…. agora fica de xororô com a OMC ?

    • Wandersound

      Cara, o recordista de suicídios é o japão e será que lá o povo trabalha em regime de escravidão também?

  • Edufos

    Nossa, eu daria um gargalhada bem ALTA se no tópico fosse "JAC MUDA SEUS PLANOS E ESCOLHE ARGENTINA PARA SUA NOVA FABRICA"

    Ai sim Brasileiro iria ficar com a cara de c… graças ao Governo que temos.

    • O_Corsario

      É questão de tempo para isso acontecer, e não só com a JAC…

  • nelflu

    a verdade é que a JAC nunca teve intenção de construir nada por aqui.

    Pela atitude deles nacionalizando tudo antes da nova MP, da pra perceber que a historinha da fabrica por aqui deve ter sido so uma tentativa de comover o governo.

    e sinceramente, JAC não faz falta, pior são outras montadoras mais serias reduzirem investimentos.

    • Caldeira

      Concordo plenamente, sempre achei essa de ter fabrica aqui balela da JAC pra tentar vender mais. Essa idéia foi lançada do nada sem nenhum planejamento sério. Esse aumento de IPI foi a desculpa que eles queriam pra negar o lance da fábrica. O lógico seria o contrário, fazer uma fábrica pra pegar o IPImenor e vender mais barato.

  • t75

    Tudo bem, então vai ser 200% de IPI ..

  • Herumor_

    governo fez algo dizendo que ia aumentar e garantir os empregos e no fim so conseguiu diminuir (direta e indiretamente)… porque nao estou surpreso com isso??

  • Tiago_Beneditto

    Eles estão desgovernando o país, nunca votei no PT e nem vou votar. Quero ver quando o Brasil perder o
    contrrole nas curvas vai capotar, KKKK

  • Wandersound

    Apoio que todas as montadoras importadoras retirem retirem qualquer plano de instalar fábricas no brasil enquanto essa medida absurda não for revogada. Quem sabe com a alta do dólar junto o governo não não volte atrás nessa decisão pra lá de absurda.

  • Marugot

    Esse papo de proteger a industria nacional é maior balela…..No final das contas, não existe industria nacional….O lucro(lucro gigantesco por sinal) é todo enviado para o exterior(EUA, Alemanha e Itália). Com outras marcas no mercado pelo menos teríamos mais concorrência. Quanto a geração de empregos. Você acha que as 4 grandes iriam deixar o Brasilzão lucrando o que eles lucram, mesmo com o chineses e coreanos?

  • isparkis

    Brasil sil sil, um país de todos (com ironia, logicamente).

  • EuMeSmObYmYsElF

    tava na cara que isso ia acontecer… só os nossos queridíssimos governantes não viram…

  • marciomvo

    A Dilma Dinamite e as 4 big aplaudem a decisão da JAC.

  • O_Corsario

    O governo está corretíssimo! Temos que expulsar estes empresários estrangeiros que querem investir aqui e gerar empregos… Ops! Alguma coisa saiu de linha no discurso oficial…

  • galaca

    Parabéns Presidenta, seu eleitorado para re-eleição continuará como a Sra sempre quis, a um passo mais perto de continuar semi-analfabeto, desempregado e dependendo das suas famosas bolsas "alguma coisa"(pega otário, ou, pega eleitor). Isso tá virando uma sacanagem, mas um dia Deus há de colocar os corruptos desse país no caminho que merecem, apreveitem as pizzas enquanto podem. Querem conhecer a Dilma? perguntem pros funcionarios do A. Einstein oq ela disse do povo, no tempo q ela estava com um pé na cova, antes de se eleger. Somente funcionários escutaram mas, Vc se lembra né cara presidenta?

    • CanalhaRS

      Ah tá…vai fazer suspense…fala logo caramba!!!

      • LeoJP

        fiquei curioso tbm hehehe

    • Daniel_Z

      Ela disse: Se eu sair dessa, meu Deus, eu juro que manda aumentar o IPI dos carros importados.

  • Veronez

    E alguem acreditava que alguma chinesa iria montar fabrica no Brasil? Tudo conversa para o consumidor se sentir mais seguro na hora de comprar um xing ling.

  • Normal, o governo fazendo merd@ de novo, tem alguma novidade nisso? 13500 empregos a menos, legal, parabéns Guido Manteiga, você é d+!
    Mas não querendo defender ele ou ser pessimista, como poderiam ser feitas melhorias na economia de modo a não causar demissões nas 4 grandes, atrair investimento estrangeiro, fortalecer a industria e setor de auto-peças, não bater de frente com sindicatos, haver competição no mercado para que os preços baixem, baixar impostos, cobrando eles de forma mais justa e usa-los de forma correta? Ah é esqueci, a população não sabe que quem pode buscar/exigir/ajudar tudo isso a acontecer são eles mesmo, ou seja, enquanto for massa de manobra, o povo vai sofrer sempre ;D

  • CRW_09

    Que bom que a Folha e o Uol estão sempre noticiando sobre o assunto e informando as pessoas que essa medida não foi tão boa para a economia como querem que o povo acredite.

  • alvarovalves

    Caramba, em todas as minhas postagens aqui eu disse que em breve a JAC iria se retirar do país. Primeiro foi o cancelamento de uma fábrica que só foi anunciada as pressas, porque a Chery lançou sua pedra fundamental, e a JAC não queria perder pra rival.
    Não havia garantia nenhuma, e a prova está aí. A JAC vendia um carro bosta, muito caro, e no mesmo nível de preço dos nacionais. Pra mim a JAC já vai tarde, com suas promessas furadas, e seu Chinês Pseudo-Premium.

  • xbatistx

    Engavetou tarde …

  • vini123456

    Efeito MANTEGAda!!! kkkkk…É foi muito inteligente a ideia do atual governo, agora ao invés de proteger os empregos vão é perder investidores…kkkk…salva de palmas a esse incompetentes!!! =D Brasil 1 país que é piada internacional!

  • miguelbomfim

    Governo inteligente!!!??? agora ele vão montar a fabrica lá no México!, só não sabia que o governo Dilma defendia empregos para os mexicanos.

  • DonVitor

    por que não estou surpreso? ¬¬

  • Tempero

    O Faustão agora vai ter que andar de Ônibus…

    Grande sacanagem essa lei. Estava achando ótimo o efeito JAC e a vinda de mais uma fábrica para o Brasil.

  • RayEUA

    Muita hipocrisia vinda de um povo que nao respeita regras nenhumas, praticam trabalho escravo e semi escravo, nao respeitam leis de patentes, desrespeitam regras de protecao ao meio ambiente, leis de protecao ao consumidor e praticam todo o tipo de manobras consideradas ilegais pela OMC. Porque engavetar projeto de fabrica no Brasil, se carros fabricados no Brasil nao sofrerao com o aumento do IPI. Incoerencia do comeco ao fim. Que vao com Deus e levem suas pulgas e carrocas de volta pra China.

  • Solleon

    Também gostaria de dizer que era apenas marketing, mas como elaborar um projeto daquele tamanho deve custar uns 500k só a parte do CAD da planta baixa que eles mostram por aí fora os projetos robóticos, elétricos, hidráulicos, cabeamento, etc, agora imagine gastar isso tudo em propaganda não era mais barato?

  • AutomotiveEngg

    Engana-trouxas xing-ling, a JAC só estava esperando uma boa desculpa para assumir sua falta de intenções realmente sérias com o Brasil!

    E não é que o (des)governo serviu-lhe a desculpa em uma bandeja!

    Se é por falta de adeus, já vai tarde!

  • Dcyno

    Muito simples a solução para JAC e outras que foram prejudicadas : façam como as 4 G, procurem nosso governo mercenário na calada da noite e cubram a oferta das 4 G, 0 governo revoga a medida na mesma hora.
    Ô estrangerada que ta chegando pra montar negócio no Brasil, vão se acostumando, governo corrupto é assim, se vende pra quem pagar mais, se querem se estabelecer no Brasil, aqui as regras são essas, cá entre nós, eu nasci aqui neste país e jamais pensaria em produzir nada por aqui. Se querem investir aqui, é mercado financeiro e olha lá. E pro povão o sonho é ser funcionário público, só isso dá futuro, cada país com sua vocação, fazer o quê país comunista é isso, URSS do Brasil.

  • larini

    Monta na Argentina mesmo, que ganha muito mais !!

  • CharlesAle

    Quem votou na dilma e comprou um carro JAC,hahahahahahaha,e esses felizes proprietários de carros JAC,não se preocupe,como disse antes(e não é que tinha razão,modéstia a parte)vou abrir um ferro velho de carro chinês e peça para seu JAC e outros chineses é que não vai faltar!!seu JAC vai andar(nem que for na base da gambiarra hehehe)

  • Autarquia

    Quem precisa de um JAC? Sai fora!

    • Romis_gtr

      E fica com o G4 f***dendo com a gente eternamente né?

  • JHerzév

    Ou sejE: Ela pode dar o fora daqui muito em breve, basta a situação piorar um pouco. E quem comprou vai ficar com uma bomba nas mãos.

  • AlexHerculano

    A Jac diz que não é beneficiada pelo governo chinês mas e quanto à cotação do dólar mantido artificialmente naquele país às custas do monitoramento com mãos de ferro pelos comunistas que é criticado por países do mundo inteiro?

    A china não tem uma economia de mercado!!!

    Não estou aplaudindo a decisão exdrúxula do governo brasileiro mas também não devemos aceitar esta situação imposta pela Chery.

  • Romis_gtr

    Falta de atitude, neste ponto respeito a Chery….
    Em vez de ficar chorando, vai buscar solução, quem realmente pode intervir na situação!
    Aciona OMC, entra com liminar no caralha-a-quatro que for, mas se movimenta!

  • c061338

    Só posso pensar que atitude tão imbecil como essa de aumentar o IPI para proteger a predadora e exploradora pseudo-industria nacional tem outras razões ancoradas em provocar alguma discussão no ambito da OMC… vai entender

  • Gabriela Aragão

    o governo patético, deveria incentivar o mercado interno, e não banir as importações. Agora pra captar dinheiro pra pagar conta de motel de político com travesti o governo é bem eficiente.



Send this to friend