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JAC J3 reestilizado: a gente não quer só airbag, a gente quer airbag, diversão e arte

JAC J3 reestilizado: a gente não quer só airbag, a gente quer airbag, diversão e arte

Ele está de cara nova. Pouco mais de dois anos após sua estreia no Brasil, o chinês JAC J3 exibe sua primeira reestilização. Já sei, você deve estar pensando, “essa frente não me é estranha”. E não é mesmo. Difícil não associar o facelift do hatch (e também do sedã Turin) à carinha do Fox.


E não há nenhum demérito nisso. Com o novo visual, o J3 melhorou. Ainda que a carroceria seja a mesma, ele está mais jovial. Os faróis cresceram um pouco, e a grade está mais ampla. Para-choque, capô e para-lamas (para encaixe dos novos faróis) acompanharam as mudanças. Por dentro, o novo painel também evidencia sua inspiração no do Fox. E igualmente evoluiu em relação ao anterior.

Se a gente olhar apenas o quadro de instrumentos, sem reparar em volta, acha que está em um carro da Volkswagen. A fórmula de distribuição de mostradores é a mesma da montadora alemã: dois relógios grandes (conta-giros e velocímetro), englobando dois menores (temperatura do motor e nível de combustível). Simples e eficiente. As molduras cromadas valorizam o visual.

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O modelo, que custa R$ 35.990, traz comodidades como vidros elétricos nas quatro portas, chave canivete (idêntica à da Audi) e comandos de som no volante. Tudo de série, a exemplo do airbag duplo, ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga leve aro 15, faróis auxiliares, aerofólio, etc. Completão, e ainda com seis anos de garantia. O que mais se poderia esperar de um carro? Várias coisas.

Como dizia a música dos Titãs, a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. O J3 oferece a comida, ou seja, é um meio de transporte, bem equipado e tal. Mas somos eternos insatisfeitos. Queremos diversão (ou direção) e arte. Ao J3 (e a vários outros automóveis feitos no Brasil e na China) falta refinamento mecânico. Se você quer apenas um veículo que te leve “para qualquer lugar”, ele leva. Qualquer carro leva. Mas, se você gosta de dirigir, se vê carro além de meio de transporte, não vai ficar tão satisfeito. O primeiro passo a JAC deu. Agora, falta investir em prazer ao volante. É a próxima etapa.

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A suspensão macia faz o J3 balançar muito, tanto nas curvas (inclinação lateral da carroceria) quanto nas freadas (a frente afunda muito). O modelo nacional passou por alterações, para deixar a suspensão mais firme, mais ao gosto do motorista brasileiro, mas ainda não é o suficiente – não para quem gosta de dirigir, para quem gosta de carro com reações mais firmes.

Hora de melhorar

O hatch da JAC é um carro que tem tudo, mas tudo precisa passar por aquele ajuste fino, em busca da melhoria constante. O motor 1.3 VVT (1.332 cm3) é, a meu ver, o ponto forte do carro. Com bloco de alumínio, 16 válvulas e comando variável, rende 108 cv e dá boa agilidade ao chinês. Basta pisar que o carro responde bem, empurrado pelo bom torque de 14,1 kgfm. Mas ainda não é flex. Por enquanto, o único motor bicombustível da marca é o 1.5, que equipa o J3S. A tecnologia precisa se espalhar rapidamente para os modelos de maior venda. Senão, o povo vai pra concorrência. Isso deve ocorrer a partir do ano que vem. No decorrer de 2014, o J2 e depois o J6 têm previsão de ganhar motores flex. O J3 não entra nessa fila porque, no final do ano que vem, será substituído pelo JAC nacional, a ser produzido na fábrica que está sendo construída na Bahia.

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Outra coisa que precisa melhorar é o isolamento acústico. O barulho do motor invade a cabine com muita facilidade. Além disso, o câmbio de cinco marchas não tem aquele engate preciso, certeiro. É outro ponto que precisa melhorar, junto com o isolamento de vibrações no volante. Basta colocar as mãos no volante que a gente sente a vibração do motor em marcha lenta. Sei que não é o fim do mundo, mas, quanto mais isolado estiver esse tipo de vibração, maior o conforto interno.

A textura do material plástico empregado no painel é bom, e lembra um pouco o do Fox. Em torno do sistema de som, a montadora chinesa aplicou um acabamento preto brilhante (o tal do “black piano”), que dá aspecto elegante ao carro. Por outro lado, há parafusos aparentes no para-sol e no revestimento de portas, o que passa impressão de simplicidade. Hoje, até móveis de cozinha utilizam capas para disfarçar cabeça de parafusos. Não custa nada (ou quase nada) ter a mesma atenção em um automóvel (que custa bem mais).

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A recepção do equipamento de som é ruim. Pega muita interferência, talvez por causa da antena colada ao vidro. Nossa unidade também estava com a luz de airbag acesa o tempo todo. Mas não se engane. Os chineses fazem carros de passeio há menos de 15 anos (embora produzam veículos comerciais há mais tempo). Saíram do zero “outro dia” e hoje montam veículos que, se não proporcionam diversão e arte, estão evoluindo. Daqui a 5 anos, o veredicto pode ser outro. Eles sabem que a gente não quer só comida.

JAC J3 2014 – Ficha Técnica

MOTOR
Tipo de motor Quatro cilindros em linha
Identificação do motor HFC4EB1.3D
Limite de Ruído na condição parado 83,0 dB (A) /4500 rpm
Deslocamento volumétrico (cc) 1332
Diâmetro (mm) 75
Curso (mm) 75.4
Comando de válvulas DOHC 16v VVT
Potência Máxima (cv/rpm) 108/6000
Torque Máximo (Nm/rpm) 138/4500
Transmissão Manual de cinco velocidades

PERFORMANCE
Velocidade máxima 186 km/h
Aceleração de 0 a 100 11,7 segundos

SUSPENSÃO
Suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais
Suspensão traseira independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Barra estabilizadora dianteira

FREIOS
Freio dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor com sapatas auto-ajustáveis

RODAS
Pneus 185/60 R15
Rodas em liga de alumínio 15″

DIMENSÕES E MEDIDAS
Largura de 1650mm
Altura de 1465mm
Comprimento de 3965mm
Entre eixos de 2400mm
Peso em ordem de marcha: 1060kg
Porta-malas de 350l
Tanque de combustível de 48l

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