China JAC Motors SUVs Tecnologia

JAC Motors apresenta motor 1.2 Turbo para o T5 chinês

jac-t50-china-1-1024x589

Em Pequim, a JAC Motors apresentou em seu estande um novo motor, trata-se de um 1.2 litro com turbo, duplo comando de válvulas variável, intercooler e injeção direta de combustível. Não é o primeiro motor com essas tecnologias da marca chinesa, mas é o menor que eles desenvolveram até agora. O propulsor chega para adequar a empresa aos limites de emissão de poluentes no país, cada vez mais rigorosos.


Com três cilindros e arquitetura totalmente em alumínio, o novo motor 1.2 turbo da JAC entrega 122 cavalos a 5.500 rpm e 20,4 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm. Apesar de numa comparação com outros de tamanho igual e com características semelhantes, pareça mais fraco, pois os principais rivais entregam 23,4 kgfm, o novo motor deve proporcionar mesmo assim uma performance muito superior ao dos atuais motores 1.5 de 112 cavalos e 1.6 com 120 cavalos, usados por lá.

jac-12-turbo-motor-1-1024x833

Além disso, também deve oferecer um nível de consumo bem melhor que os equivalentes aspirados. O projeto do motor envolve coletor de escape integrado ao cabeçote, sistema de refrigeração para o coletor de admissão e também no de escape, bem como válvula de alívio de pressão com controle eletrônico. O novo motor 1.2 Turbo estreia em breve no JAC Refine S3, que é o nome da versão local do T5 vendido no Brasil, que ainda não tem a atualização visual como na China.


Ainda não se sabe qual câmbio será usado, mas provavelmente um automatizado de dupla embreagem com seis marchas possa ser usado sem restrições, além do manual com o mesmo número de marchas. Outra opção é o CVT com simulação de seis ou sete marchas. Por lá, o Refine S3 usa motor 1.6 de 120 cavalos, o mesmo que estreou no Brasil a bordo do T40 CVT 2019 no Brasil, embora essa versão tenha 138 cavalos 17,1 kgfm.

jac-12-turbo-motor-2-1024x679

Com o novo motor, o JAC Refine S3 será bem mais eficiente. Mas, será que esse motor chega ao Brasil? Infelizmente, a princípio não. O grupo SHC em breve vai apresentar o T50, que é a atualização do T5 vista atualmente na China. O SUV compacto mudou por fora, mas muito mais por dentro, incluindo um painel mais vistoso e melhor acabado. Mas, na parte mecânica, o provável é abandonar o motor 1.5 JetFlex de até 127 cavalos para utilizar o 1.6 DVVT de 138 cavalos do T40, mas esse é movido apenas por gasolina. Isso sem contar a permanência do CVT, que não deve fazer companhia para o manual de seis marchas por aqui.

COMPARTILHAR:
  • R1 o comentário no1

    Só mais uma geração e já vai dar para comprar carro chinês tranquilamente.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      A questão não é mais a qualidade do produto. Ja superaram esta dúvida. Falta agora é atuação sólida no mercado brasileiro para que o consumidor confie na marca e que não pense que arriscará seu dinheiro em um produto que correrá o risco de ficar sem manutenção e que desvalorizará acima da média no mercado de usados.

      • Unknown

        Desvalorização acima da média sempre vai ter… ou pelo menos por muitos anos ainda…

    • Erick

      Na minha opinião, só estão faltando mais concessionárias e melhorias no pós venda.
      Nunca duvidei dos ” chinas “… E eles estão chegando lá… JAC T40 e T5 provaram isso.

    • Eduardo

      Desde 2011 dá pra comprar. Os JAC sempre foram carros bons. Outras marcas não sei.

  • Mayck Colares

    Esse motor parece uma luz no fim do tunel, com torque suficiente e aparentemente econômico. Infelizmente esse facelift nessa frente com essas rodas deram uma piorada no carro. Cadê o t20?

    • Xandy Paiva

      Só eu que achei uma mescla de Creta com Ix35?

      • FRANCISCO RONDON

        Estes comentários não tem mais sentido, quase todos os carros atuais tem algo parecido um com o outro.

        • Xandy Paiva

          Concordo em partes, mas hj como se fala tanto em identidade visual, essa frente e da Hyundai pura.

          • Luis Burro

            Mas eles são muito parecidos com os coreanos.A única marca coreana q acho atraente é a Kia,a Hyundai já foi melhor.

        • Unknown

          Concordo! Com mais de 1.000 modelos de automóveis existentes pelo mundo, óbvio que muitos veículos vão ter semelhanças… Discussão inútil!

  • Tosca16

    Chery também tem motores turbo; 1.0, 1.2 e 1.6 turbo alimentados da nova geração de motores. Aos poucos as opções tem ficado interessantes, motores mais modernos melhor dados de torque, consumo e potência.

    • Marcio Almeida

      esse 1.6 turbo cairia bem no novo tiggo 2, vi o carro achei bem interessante, agora e ver o comportamento do consumidor com relação a revenda sera que teremos mudanças ?

      • Tosca16

        Acho que o antigo 1.5T de 147cv que aqui terá 150cv no etanol já estaria de bom tamanho.

        • Marcio Almeida

          realemente o 1.5t +_ cambio cvt ficaria bem legal, acho que eles ja estão preparando algo, a dona CAOA nao é de brincar ,acho que talvez o arrizo chegue com o mesmo conjunto.

          • Guilherme Couto

            CAOA não é de brincar?
            E o voster com 140 cv virtuais?

          • Tosca16

            O Arrizo5 irá vir com esse conjunto mesmo, já tem os motores e câmbios em Jacareí.

        • Unknown

          Motor Dragon da FORD, de mesma cilindrada, não tem turbo e apenas 10 CV a menos…

          • Tosca16

            torque? E veja o consumo, não ví boas médias não.

            • Unknown

              Faz uns 10,5 Km/l na cidade e 14,5 na estrada (gasolina). Não considero ruim.

  • Gio

    O motor é interessante, acredito que supre a principal deficiencia do 1.5 da JAC, que é a falta de força em baixa. Aos poucos, eles vão evoluindo.

    Agora, este T5, acho que só em outra geração para me atrair mesmo. Acho o desenho dele completamente sem harmonia. Não sei se a frente é que é baixa demais, ou o parabrisa + linha do teto que sobem muito, ou se é o desenho da lateral, com aquela linha da soleira, que faz parecer que a roda traseira é pequena demais pro carro. Sei lá. Só sei que não consigo achar harmonico, muito menos bonito.

    Bom, de qualquer maneira, ainda tenho receio da JAC por aqui por ser representada pelo Habib. Das Chinesas, mantenho meu interesse maior nos produtos da Chery.

  • Luis Carlos K.

    Perguntar não ofende, alguém aqui colocaria seu rico dinheirinho em um motor turbo chinês?

    • CanalhaRS

      No papel, o pessoal elogia carro chinês, mas, na vida real, quero ver tirar 90/100 mil reais do bolso e investir em um.
      Vão sempre nas européias ou japonesas.

    • Unknown

      Eu ainda não.

  • Darlon Anacleto

    Investiram tanto no motor, mas ô visual medonho, esse carro só fica mais feio…

  • Mauro Banqueiro

    Em breve carro chinês não terá preconceito…

  • Luis Burro

    O visual de carro chinês é muito estranho,até tem alguns interessantes,mas a maioria me soa bizarro.Este me lembra o Predador (sem capacete ainda).

  • Erick

    Nunca duvidei dos ” chinas “… E eles estão chegando lá… JAC T40 e T5 provaram isso.

  • Diego Lip

    Aqui em Joinville a Lifan tem agradado o pessoal, tanto que muitas pessoas têm trocado um Lifan por ou Lifan mais novo.

    • Eduardo

      Torres – RS, só dá aquela caminhonete Lifan. X60.

  • Edson Fernandes

    Interessante. A noticia fala de um motor mais fraco pela potencia, mas o troqeu dele é mto interessante.

    Para quem tem motores 1.4 e 1.5 (tbm um 1.6 aqui), esse motor poderia justificar uma versão de topo e trazer outra visão sobre os produtos.

  • Debraido

    Esse carro sofre do mesmo problema de proporções da Spin. Muita lata, pouca roda e pouco vidro.

  • Antonio Luiz DE Cario

    Carro chines um dia voce ainda vai ter um.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email