Crossovers JAC Motors Mercado Montadoras/Fábricas

JAC Motors firma parceria com grupo HPE para produção do T40 em Goiás

jac-t40-cvt-2019-impressões-NA-14 JAC Motors firma parceria com grupo HPE para produção do T40 em Goiás

A JAC Motors deve assinar nos próximos dias um acordo com o grupo HPE (ex-MMC) para uma parceria na produção do crossover T40 2019, que acaba de ser lançado no mercado nacional com preços entre R$ 59.990 e R$ 69.990. A montagem do veículo se dará nas instalações que foram utilizadas anteriormente pela Suzuki (também representada pela HPE) na fabricação do jipe Jimny.

A fábrica fica em Itumbiara-GO, cidade na divisa com Minas Gerais. Como a produção do Suzuki Jimny foi transferida para Catalão-GO, onde a HPE mantém a planta que produz também os veículos da Mitsubishi, marca japonesa representada pelo grupo brasileiro. O projeto é iniciar a produção do T40 no começo de 2020, mas os serviços de pintura e soldagem da carroceria deverão ser feitos pela HPE, provavelmente em Catalão, sendo então enviados para a montagem final em Itumbiara.

Por ora, o projeto é fabricar o T40 no Brasil, mas existia a intenção de fazer também o T5, que logo será chamado T50. Em dezembro, o governo de Goiás revelou que o grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, teria uma fábrica para produzir veículos no estado e seria em Itumbiara. Segundo informado, o valor do investimento seria de R$ 120 milhões para reabertura da planta e montagem dos veículos.

O projeto não é visto com bons olhos por parte do governo da Bahia, que chegou a anunciar que denunciaria a SHC aos chineses, por conta do investimento cancelado, que seria feito em Camaçari. No projeto original, a JAC Motors teria uma fábrica completa na cidade baiana com capacidade para 100.000 carros por ano, mas posteriormente seria adicionada uma linha de montagem para caminhões leves, acrescentando mais 10.000 unidades ao empreendimento, que custaria em torno de R$ 1 bilhão.

jac-t40-cvt-2019-impressões-NA-14 JAC Motors firma parceria com grupo HPE para produção do T40 em Goiás

Porém, a fábrica não saiu e o local foi retomado pelo governo do estado. Chegou-se a mudar o projeto para outro local em Camaçari, onde uma instalação menor abrigaria capacidade para 20.000 unidades por ano em regime de CKD. Mas, mesmo este fracassou. O governo baiano cobra da SHC os créditos de IPI para a produção de veículos na região, dados aos carros importados pela JAC. Como a planta não saiu, a empresa terá de devolver os valores ao estado.

Enquanto a questão de Camaçari não se resolve e Itumbiara ainda é uma promessa, a JAC Motors vai renovando seu portfólio com a substituição de carros compactos por utilitários esportivos, picapes e comerciais leves. Depois do T40 2019, a marca chinesa virá com o renovado T50, que é a atualização do T5.

O T80 ainda está em estudo, pois o SUV de sete lugares custaria em torno de R$ 120 mil e há dúvidas sobre se os clientes pagariam tão alto por um carro chinês. Nesse meio tempo, a picape diesel da JAC deve aparecer com cabine dupla, ampliando a gama da marca, que já conta com um caminhão leve, o V260.

[Fonte: AutoData / Auto Indústria]

 

COMPARTILHAR:
  • JAC rendendo-se ao brasileiro e seu protecionismo: produzir aqui, mesmo em CKD, sai mais em conta.

    • Gran RS 78

      Só pra eles, pois para nós os preços só sobem.

  • Vinícius

    Ótima iniciativa, pés no chão e focando em trazer carros interessantes em um tempo mais certo que a irmã Chery. Se eu não me engano o T40 já é o terceiro veículo das fabricantes ligadas a Abeiva mais vendido, só fica atrás do Cerato e Sportage, da Kia. Está tendo aumentos mês a mês desde o lançamento e em março vendeu quase 300 unidades. Com a versão CVT e posteriormente produção nacional, deve aumentar significativamente esse número.

  • Matthew

    Por isso que eu ainda não confio em marcas chinesas. São muito imprevisíveis, a cada três anos está na mão de um representante diferente. Na minha cidade mesmo fechou uma concessionária da JAC em uma das principais avenida e não faço a mínima ideia onde fica a outra, se é que sobrou alguma.

    • leitor

      Outras marcas também passaram por isso. E quem não merece crédito mesmo são os estados.

    • FRANCISCO RONDON

      O problema não é confiar nos chineses, e em particular na Jac Motors, e sim nos nossos políticos corruptos que mudam as regras do jogo em prol de benefícios próprios. A Jac estava indo muito bem até os políticos se macumunarem com os fabricantes “nacionais” e criarem o Inovar-auto para barrar a ofensiva chinesa que estava de vento em polpa. Dai você entende o porque que a Jac teve de fechar várias concessionárias…

    • Matuska

      A JAC tá com o mesmo representante desde que iniciou a importação aqui lá por 2011. Resistiu bem as “crises” e agora lançou produtos novos. No meu estado (MS e no MT tambem) por exemplo, Renault encerrou praticamente todas as concessionárias.

      • 4lex5andro

        Sobre isso, em Alagoas, e o fechamento de css foi da Peugeot/Citroen. Idem para Kia Motors e a css Jac de lá fechou também.

        O Inovar-auto e o super-IPI foram destinados a não beneficiar os consumidores de carros, mas quem lucra com seus preços exorbitantes [multinacionais e Estado].

  • Jean Lehn

    JAC ja foi ja se queimou so juntar as malinhas e ir embora pra CHINA de onde nunca deveria ter vindo!

    • invalid_pilot

      Isso!
      Tem que deixar Honda, Toyota, VW, Fiat e outras reinarem sozinhas por aqui, pra que ter opção?

      • 4lex5andro

        Pois é, tipo quando ABN e BBV deixaram o país, e Unibanco foi absorvido pelo Itaú, o mercado bancário deve ter ficado ótimo pro consumidor, só que não.

        • invalid_pilot

          Sim! Só não comprar.
          Acho o Kwid uma porcaria completa e o critico por isso, mas há mercado pra ele, há essa opção (que não serve pra mim)

    • Carlos

      Isso ai continue com seu Logan! Ou tem o GOL?

  • HashTag

    Ótima idéia para a HPE. Com a aquisição da Mitsibishi pelo grupo Renault, o futuro da licença da HPE para produzir Mit aqui deve estar incerto. Que line-up da Mit eles vão fazer, já que lá fora o Lancer já foi há muito tempo? Assim eles podem ocupar a ociosidade da linha do Lancer (que já não está vendendo nada há um tempão) e deixar o resto preparado para o Jimny novo que já vem por aí. E ainda assim, dever “sobrar” fábrica…kkk

  • Luconces
    • Luciano RC

      Acho que tiraram ele de lá quando tiveram que devolver o terreno.

      • Luconces

        Lembro de ler notícias mas nada concreto.

        Vou dar uma pesquisada hoje!

        • Luciano RC

          Lembro que deu um monte de problema esse terreno… impostos, a estrutura que já tinham montado e mais alguns problemas.

          • Luconces

            Fora a recessão que veio em seguida!

            • Luciano RC

              Isso quebrou todas as empresas… todo mundo teve que enxugar.

  • Antonio Carneiro

    Deve ser algum ex funcionário…kkk

  • Luciano RC

    Gestão SHC. Sabemos como isso vai ficar: Só olhar como ele cuidou da Citroen.

    Infelizmente esse cara se perde no caminho. Começou bem, depois se perdeu e agora nem sabe como seguir.

    • Yuri Chaves Souza

      De fato! Essa novela da Jac vai terminar ou como a Citroën ou como a Ásia Motors, do grupo Gandini.

      • Luciano RC

        Ainda acho que vai terminar como a Citroen… quando estiver bem a montadora vai se cansar do SHC e vai assumir tudo.

        • Carlos

          Vai assumir tudo e fazer igual a Citroen que perdeu mercado, vende carro 2012 em 2019 e não tem bons lançamentos para os próximos 3 anos… GENIO!

    • Carlos

      Vc sabia que foi o grupo SHC que trouxe a Citroen para o Brasil em 1992?
      Sabia que foram eles que fizeram a fabrica em Resende?
      Sabia que desde que o Sergio Habib saiu da presidência da Citroen a marca perdeu marketshare de 3,5% para menos de 2%?
      Mas vc deve saber que os franceses querem vender C3 2012 mesmo modelo em 2019!
      Deve saber também que eles não tem bons lançamentos programados para os próximos 3 anos…
      Pesquise mais, vomite menos e pare de passar vergonha.

      • Luciano RC

        Eu vergonha? Me fala um momento que passei vergonha aqui amigo.

        Esse mesmo grupo que nunca deslanchou a Citroen, o mesmo grupo que criou a fala de carro ruim, revenda péssima e pós-vendas terrível. O mesmo grupo que sempre mandou lixo pra cá e nunca investiu em estruturar a marca.

        • Carlos

          Citroen nunca deslanchou no Brasil? C3 até 2009 era referencia na Categoria.
          Nunca Investiu na marca? até propaganda com Jack Bauer já teve no lançamento do C4 no Brasil, que era um sucesso de vendas.
          Não é o Grupo SHC que manda “lixo “pra ca, lixo que vc se refere são os carros da Citroen.
          Mais uma vez, se informe e pare de passar vergonha com seu total desconhecimento do mercado automotivo no Brasil

          • Luciano RC

            Carlos… se você trabalha na SHC, não precisa ficar ofendendo as pessoas.

            C3 nunca foi referencia em nada aqui, só um carro com qualidades que vendeu abaixo de seus concorrentes?
            C4 Pallas sucesso? Nunca vendeu as 2 mil unidades que o Sergio disse que deveria vender. Saiu do mercado vendendo igual o C4 Lounge atual e esse nunca conseguiu atrapalhar as vendas de ninguém.
            Abandonou o C4 Hatch, nunca investiu na linha Picasso e quando atualizou o C3, trouxe ele com equipamentos abaixo e hoje ele fermenta e não vende nada. Me fala um Citroen de sucesso?

            Estão ai segurando o lançamento do C4 Cactus e não duvido de errar na estratégia e dar tudo errado novamente.
            Me fala uma concessionária que tem pós-vendas ou oferta um bom valor no semi-novo? Rede Citroen (na vdd toda a PSA) sempre foi reconhecida por desvalorizar seu próprio semi-novo… é onde pagam pior.

            • Carlos

              Não trabalho na SHC e não vou perder meu tempo discutindo com um “hater ” que confunde fabricante/marca com importador/distribuidor.

              • Luciano RC

                Eu hater amigo? Olha o número de postagens e como converso sobre tudo aqui… respeita as pessoas para ser respeitado viu.

  • Yuri Chaves Souza

    Já vi esse filme.: ASIA MOTORS/KIA

    • Carlos

      E a Kia está mal hoje em dia né? Vc que esta bem! Vai la e ensinar o Giandini a trabalhar…

  • Felipe Alves

    Essa historinha de produção no Brasil já é velha e manjada! Ninguém mais acredita em Papai Noel! Chega a ser patética!

    • Carlos

      Patetico eh vc que não entende nada de produção de produtos acabados. Vai lá comprar celular Gradiente, TV CCE, Renault Logan.

  • Carlos

    Alguns aqui são muito burros.
    Preferem ter um iPhone fabricado (montado) no Brasil do que um fabricado na matriz com toda tecnologia de ponta.
    Preferem pagar a mesma coisa pelo iPhone , só dar mais lucros pro estado, só pra poder dizer que tem fábrica no Brasil.

    Estupidez protecionista que não dura muito tempo, faz com que o brasileiro tenha sempre modelo antigo e desatualizado.

    Vcs deveriam exigir o produto importado plenum preço justo (aka menos impostos)

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email