*Destaque Crossovers JAC Motors Mercado Pickups SUVs

JAC Motors muda estratégia no Brasil focando em utilitários esportivos e picape

jac-s7-oficial-1 JAC Motors muda estratégia no Brasil focando em utilitários esportivos e picape

Presente no mercado brasileiro há seis anos, quando chegou assustando as montadoras com marketing agressivo e eficiente, centralizado na figura de Fausto Silva, a JAC Motors teve altos e baixos em sua trajetória brasileira até o momento. Do sucesso imediato com a abertura de 50 lojas ao mesmo tempo e carros chineses adaptados às condições de nossas estradas e preferência dos consumidores, a marca viu a imposição de IPI adicional de 30% para importados e cota de 4.800 carros por ano, limitando suas ações.



O projeto envolvia ainda a construção de uma fábrica em Camaçari-BA e uma gama de modelos bem diversificada, que passou a ter motorização flex bem mais potente que na China. Por trás dos bastidores, o grupo SHC – representante da JAC no país – elaborava seu melhor plano, um novo compacto a ser feito pela montadora chinesa e destinado ao Brasil. Agora, ele já está disponível na figura do crossover T40.

jac-s2-mini JAC Motors muda estratégia no Brasil focando em utilitários esportivos e picape

De vendas expressivas no começo aos baixos volumes vistos atualmente, sempre dentro da cota para não pagar o IPI majorado, a JAC Motors teve que adiar os planos de produção nacional, que caiu de 100.000 carros por ano para 20.000, cuja promessa agora é de iniciar-se em 2019. Por volta dessa época, o lineup da marca terá uma profunda mudança. Saem os carros mais antigos e entram produtos novos, mas o foco será nos utilitários esportivos e picapes.

Desde 2011, a JAC não tirou nenhum modelo de automóvel do mercado, a única exceção ficou para o caminhão leve T140, que em breve terá um sucessor, o VUC V260. O T40 é a primeira ação da empresa nessa nova mudança de estratégia, que envolverá ainda a nova geração do T5, que será chamado T50, bem como os modelos chamados T60 e T70, relacionados com os atuais T6 e S7 – este último vendido atualmente apenas na China.

jac-t6-china-1-1 JAC Motors muda estratégia no Brasil focando em utilitários esportivos e picape

Com a mudança no lineup, modelos como J2, J3, J3 Turin, J5 e J6 podem sair do mercado, segundo o site UOL. A JAC Motors vê a migração de seus clientes para os utilitários esportivos. De qualquer forma, a empresa não deve parar por aí. O chamado T20 será a versão brasileira do crossover S2 Mini, que é derivado do J2. Dessa forma, a marca emplaca um rival para os aventureiros subcompactos. Outra ação do grupo SHC é uma picape de porte médio com motorização diesel, que é chamada de T6 Pickup. O modelo já existe na China, mas aqui ainda não tem data certa para chegar.

[Fonte: UOL]

 

  • Alan

    Pretendo pegar um desses novos SUVs e manter as revisões.

    • Pipo pipo

      Depois conta sua experiência por aqui. Tudo de bom.

      • jkpops

        meu padrinho comprou um J5 no 2013 pagou 46K nunca teve problemas rodou 262 mil km com o carro somente a depreciação do carro que ele vendeu por 29.000 mas qualquer carro hoje só vale dentro da concessionaria ele também tinha uma S-10 2015 em 2 anos perdeu mais de 18.000 reais agora fez a besteira de pagar 60 mil em um hb20S muita grana pra pouco carro na minha opnião. Os modelos que depreciam menos são as pick-ups movidas a Diesel mas o valor de uma 0km é realmente uma paulada violenta no bolso….

        • Pipo pipo

          Fiquei surpreso, não achei ruim o valor do J5. Os chineses parecem estar no caminho certo, tomara que mantenham os preços por baixo. Valeu o comentário.

          • Ernesto

            Sinceramente? Difícil de acreditar que um carro com essa KM (262.000) tenha sido vendida no valor que ele falou. Fazendo uma pequena pesquisa na webmotors você acha J5 com KM bem menor por 26.000 ou até menos.

            • Pipo pipo

              Não tenho motivos para desconfiar da veracidade da informação, o que eu suspeito é que a Jac está pagando mais como estratégia de vendas, para alavancar a marca, então a própria marca sinaliza para o cliente e o mercado em geral que ela acredita nos seus produtos. Outras marcas fazem exatamente o oposto, pagam tão pouco ou até mesmo se recusam a comprar o veículo de volta que espantam os seus clientes para sempre. Falo por experiência própria.

              • Ernesto

                Pipo pipo, mas não ficou claro que o tio dele vendeu o J5 para a concessionária da Jac, pelo contrário, parece que ele pegou um carro de outra marca (HB20S).
                Pela KM do J5, acredito que ele tenha feito a troca a pouco tempo pelo HB20S.

                • Pipo pipo

                  É verdade, não está claro em qual marca o J5 foi vendido, na primeira leitura eu entendi que havia sido na própria Jac, agora estou em dúvida. Somente o Jkpops pode elucidar isso.

        • Eduardo

          Aqui em Porto Alegre tem um táxi J5. Não sei a KM dele, mas certamente está bem rodado. Ponto da rodoviária inclusive. Já fazem anos que ele o tem e não trocou o carro ainda, deve ser pq compensa. Manutenção é coisa primordial na vida de uma taxista.

  • KevinGR

    Se os proximos lançamentos forem bons e com preço razoavel que nem o T40 fará sucesso, essa picape ai com motor 2.5, AT e Central MM a 79.900 iria fazer um sucesso estrondoso, uma media de verdade, completa a preço de oroch e toro.

    • Edson Fernandes

      Não sendo como a Plutus da Effa blz…rs

      • KevinGR

        Acho difícil conseguirem fazer algo nesse nivel, eita carro ruim viu kkkk

        • Douglas

          Acho que se vi um Plutus até hoje foi muito.

          • jkpops

            só vi 2

      • Junoba

        Por falar nisso, a Effa sumiu do mercado…

    • Pipo pipo

      Não vejo essa picape com cambio automático e sim mais voltada ao trabalho, cambio manual com 6 marchas casa bem com motores diesel.

  • Eduardo

    Ótimo custo x benefício os carros da JAC!

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Sucesso para JAC

  • Franco da Silva

    Faz anos que não vejo uma loja/autorizada JAC. Para início de conversa, isso precisa mudar.

  • Dreidecker

    “Com a mudança no lineup, modelos como J2, J3, J3 Turin, J5 e J6 podem sair do mercado, segundo o site UOL. A JAC Motors vê a migração de seus clientes para os utilitários esportivos.” –> Demorou para cair a ficha.

    • Esquilo Tranquilo

      É que demorou pra chegar na china a notícia da mudança no mercado.

  • Erick

    Os sedans da JAC são charmosos e com bom custo beneficio. Melhor que pagar 50 mil num Prisma/HB 20 1.0…

    • jkpops

      com certeza….

  • NaoFaloComBandeirantes

    Certeza que em 5 anos a percepção de marca da JAC será bem diferente no Brasil (será melhor).
    Não tenho e nunca tive, mas tenho observado o empenho em criar a marca por aqui.
    Acho que SUV é um bom caminho a ser percorrido para se estabelecer.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend