Crossovers Finanças Governamental/Legal JAC Motors Mercado Montadoras/Fábricas

JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

jac-motors-novo-logotipo-brasil-1 JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

De acordo com Eduardo Fontes, Secretário do Desenvolvimento de Goiás, a JAC Motors – através de sua representante no país, o grupo SHC – assinará no dia 18 de dezembro o protocolo de intenções para instalar uma planta de produção de veículos em Itumbiara, cidade que fica na divisa com Minas Gerais.



O local é o mesmo que anteriormente havia sido ocupado pela Suzuki Veículos, quando produzia ali o jipinho Jimny. No entanto, o grupo HPE (ex-MMC) transferiu a montagem do veículo para Catalão, onde fica sua principal fábrica, que produz especialmente modelos da Mitsubishi.

jac-motors-novo-logotipo-brasil-1 JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

Com a planta desativada, o governo de Goiás quer ampliar a produção de veículos no estado e por isso vinha negociando com a SHC para a entrada da JAC Motors no grupo de marcas que produzem carros na região, entre elas as já citadas Mitsubishi e Suzuki, bem como Hyundai e, a partir de 2018, a também chinesa Chery, estas duas últimas através da CAOA, em Anápolis.



Segundo o governo goiano, o investimento será de R$ 120 milhões para reativação da fábrica e produção de carros da JAC, que poderá ser o crossover T5, que atualmente lidera as vendas da marca chinesa no país. A SHC não confirma a informação sobre Itumbiara, dizendo que ainda mantém um compromisso com Camaçari-BA. No entanto, a operação na cidade baiana não se concretizou em seu projeto original, que consistia em uma fábrica (foto abaixo) para 100 mil carros e 10 mil caminhões leves, um investimento que seria de R$ 1 bilhão.

jac-motors-novo-logotipo-brasil-1 JAC Motors terá fábrica em Itumbiara, segundo governo de Goiás

Mas, mudanças políticas no Brasil elevaram a tributação para o setor e a crise também acabou chegando, afetando as vendas de veículos. Assim, o projeto mudou para uma operação bem menor, para 20 mil carros por ano e em outra área. No entanto, o que era para ter sido executado ainda em 2017, não foi realizado e o prédio devolvido para o governo local, segundo o site AutoData.

Ainda pesa sobre a JAC Motors uma cobrança sobre os créditos de IPI dados para a marca quando o projeto da fábrica estava em execução, mas como não foi concretizada, a empresa terá de recolher o que obteve no período de 2013 a 2014. Para a nova operação, Goiás teria disputado com Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e a própria Bahia, esse novo investimento do grupo SHC.

Por ora, não se sabe se o governo goiano concedeu benefícios fiscais para a instalação da JAC em Itumbiara. Agora focada nos utilitários esportivos, a marca deverá lançar em breve a versão CVT do T40 e prepara a chegada do T70, um SUV de sete lugares.

[Fonte: AutoData]

COMPARTILHAR:
  • Tochio

    É, parece que a Bahia vai ficar apenas com um J3 enterrado mesmo !!!

    • Rafael Pinheiro

      verdade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      A Cápsula do tempo.

    • CanalhaRS

      Nem esse, parece que já foi retirado do local.

    • zekinha71

      Já deve ter virado comida de cupim de ferro.

  • Pedro Cunha

    Onde tem CAÔa e SHC, fede á marmota!

  • octavio cesar godoy

    Pombas, ninguem fala em montar uma fabrica da ford para fazer a camionete f150, ou a Ram 1500, só trazem tranqueiras pra ca.Amigo meu tem um carrinho de mão desses chineses, fui andar um dia, nossa que porcaria, parece que vai desmontar na sua mão

    • Rafael Pinheiro

      Quanto a ele querer desmontar é de boa, mas o problema é vc encostar pra fazer manutenção.

    • João Vinicius Veras Oliveira

      Kkkkkkk….Vc já andou no Mobi? Não é chinês e parece que vai desmontar na mão também…. Aluguei um mês passado e que decepção….. Acabamento péssimo, apertado e feio….kkkk…O que valeu mesmo foi o preço do aluguel e a economia de combustível, mas o carro é bem meia boca.

      • No_Name

        Isso porque você não conheceu o Kwid então. Eu já aluguei o Mobi e achei “ok” para as aspirações dele.

      • ObservadorCWB

        E o Brasil vai indo com Mobi, Kwid….. três parafusos por roda como era o Ford Corcel. Carro ZERO estrelas sendo o mais vendido. É só tranqueira cara produzida aqui. E pior, a indústria automobilística vai vendendo mais e mais. Vai entender. Ainda estes dias falávamos aqui do MB Classe A produzido em MG. O carrinho tem mais tecnologia que QUALQUER NACIONAL de 2017 (fora o motor turbo e injeção direta).

        • Gilberto DePiento

          Mas naquela época o Classe A era tão caro que se fosse feito hoje teria o preço equivalente ao do Classe A atual, mas com o tamanho de um up! – e sem vidros elétricos, com calotas e até sem ar condicionado. Isso, junto ao acabamento considerado inferior ao padrão Mercedes, e a manutenção cara, fizeram dele um mico.

          • ObservadorCWB

            O que eu disse foi: ” O carrinho tem mais tecnologia que QUALQUER NACIONAL de 2017 (fora o motor turbo e injeção direta).”…..Mas vamos lá: Todas alemãs fazem acabamentos diferenciados conforme a versão. Na Europa há modelos 2017 com calotas de MB, Audi e BMW-aliás, as três montadoras fornecem TÁXIS. ” sem vidros elétricos, com calotas e até sem ar condicionado” – ??? algumas CA possuíam vidros manuais traseiros (e hoje ???), mas TODAS vinham com AC. O preço é preocupação de país subdesenvolvido, onde se compra carro por tamanho e não pelo que oferece.

            • Gilberto DePiento

              Quando foi lançado, o Classe A Classic nem ar condicionado tinha. Mudaram isso rapidamente. De resto a “tecnologia” dele se devia ao fracasso no teste do alce, o que obrigou a Mercedes a equipá-lo com diversos recursos de segurança.

  • Ricardo

    Fabricar carros para vender na própria China, pois no Brasil não vai rolar!!

  • Nicolas_RS

    A JAC tem que investir em CSS e no pós-venda, pois é um F.I.A.S.C.O.

  • Marcio Lenz

    E a Bahia? Isso ai tem sujeira…

  • CanalhaRS

    Bah, de novo essa conversa de fábrica da JAC?
    Agora o Habib vai fazer o governo de Goiás pagar os créditos que ele deve pela picaretagem da fábrica da BA.

  • zekinha71

    Então já sabemos onde não terá a fábrica da Jac: Itumbiara e Camaçari, agora faltam uns 5 mil municípios pra entrarem na lista.

  • Paulo Roberto Steindoff

    O grupo shc é uma piada de mau gosto. Entrem no google na concessionária Citroen Saint Germain. Todas as avaliações são entre 1 e 2. Exceto alguns 5, colocados por pessoas que avaliaram no mesmo dia todas as concessionárias do grupo, em diferentes estados! Uma empresa que comete uma fraude tão infantil não merece qualquer confiança.

    • Russel Riehle

      Caramba. Fui constatar o que você falou e não é que é verdade?
      kkkkk
      Tem uma avaliação de 5 estrelas de um usuário chamado Tayna Duarte. Cliquei no perfil e as outras avaliações dela são TODAS para empresas do grupo SHC e TODAS com 5 estrelas e falando maravilhas. Detalhe: Ela conheceu as empresas do SHC de todo lugar do Brasil! kkkkk

      Vejam a piada:

      https://www.google.com/maps/contrib/103938133806871270569/reviews/@-21.4991011,-44.7952686,5z/data=!3m1!4b1!4m3!8m2!3m1!1e1?hl=pt-BR

      • Paulo Roberto Steindoff

        Exatamente. Na semana passada ela esteve em 13 concessionárias do grupo SHC, e gostou de todas!
        Isso no país inteiro.
        Má fé do grupo, e infantilidade.
        o invés de melhorarem a qualidade preferem trapacear.
        Merecia uma matéria do NA…

        • Edson Fernandes

          Sei que faz tempo… mas irei falar com o Eber! obrigado!

  • delvane sousa

    Tem 10 anos esse lenga lenga. De fabrica até agora so apareceu a maquete virtual. Duvido que saia do papel.

  • Márcio Motta

    espero que fabriquem o T40, muito legal o carrinho. e sucesso para a JAC.

  • Felipe Alves

    De novo a Jac contando historinha de que vai fazer fábrica no Brasil????? Desde 2010 que eu ouço essa historinha! Já perdeu toda a credibilidade!

  • Zé Mundico

    No mundo político-empresarial acontece de soltarem essas notícias como balão de ensaio para testar a reação do mercado e para levantar a “boa vontade” de financiamentos na praça.
    Como ninguém nesse ramo nasceu ontem, também serve para fazer uma média com o eleitor, ainda mais em ano eleitoral. Isso vai ser noticiado em jornais, rádio, televisão e vai virar assunto em toda inauguração de poste e chafariz.
    É apenas um protocolo de intenções, tipo da coisa que vale mais no gogó do que na mesa.
    De ilusão também se vive.

  • Hoffmann

    Só acredito nessa fábrica quando os carros saídos de lá estiverem no mercado com o selo “fabricado no Brasil”.

  • Rodrigo

    Essa Jac é uma fanfarrona mesmo

  • Ricardo Blume

    Será que podemos acreditar? Está uma novela essa tal de JAC no Brasil que ninguém mais dá atenção. Só falta chamar o Fausto Silva para voltar a ser o garoto propaganda da marca.

  • Vinícius

    Esses dias eu vi o T40 pessoalmente estacionado. Achei bem bonito, estava sem insulfilm e consegui ver internamente, aparentou ser de qualidade. Chama atenção como qualquer outro SUV compacto, gostei.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email