JAC pode fornecer base para carros da russa Moskvich

Sai Renault e entra JAC? Pois é, segundo fontes russas, consultadas pela Reuters, a ressuscitada marca Moskvich pode ter carros com “DNA” da marca chinesa.


A informação é de que a Kamaz, montadora russa de caminhões, estaria mantendo conversas com a chinesa JAC Motors para esta fornecer plataforma para os futuros carros da marca moscovita.

A Kamaz tem na JAC Motors uma parceira no segmento de caminhões e agora quer estender o negócio também para os carros, mas para alimentar a Moskvich.

Design, engenharia e produção seriam as áreas prioritárias no apoio técnico da JAC para resgatar a marca russa e também reativar a produção na antiga fábrica da Renault, abandonada pela empresa recentemente.

Resgatada do esquecimento pela prefeitura de Moscou, a Moskvich ocupará o lugar da Renault e assim garantir a manutenção dos empregos na planta.

Por lá, comenta-se que a produção será retomada no último trimestre de 2022, mas ainda não se sabe como, uma vez que a Renault desligou-se e com ela seus fornecedores.

Até agora, 400 empresas do setor automotivo deixaram a Rússia, largando para trás fábricas paralisadas também pela falta de componentes importados.

Para a Moskvich, produzir um novo carro como o JAC T40, por exemplo, demandará um enorme esforço em tempo muito curto.

Isso porque existe ainda o maquinário usado para fazer Logan e Sandero, assim como Arkana e Duster.

Pelo que se sabe, este último será feito pela AvtoVAZ, cujo controle agora está nas mãos de um ex-ministro russo.

Assim, parte do maquinário deve ser transferido para Tolyatti, mas a questão das peças e componentes importados continua.

De volta à Moskvich, aparentemente o negócio não deve gerar problemas diplomáticos da Rússia com a China.

O motivo é que a JAC, como grupo, tem 50% das ações nas mãos da Volkswagen, que também saiu da Rússia.

[Fonte: Reuters via ANE]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.

Deixe um comentário