Crossovers JAC Motors Linha 2018

JAC T5 2018: detalhes, fotos, motor, versões, preços

jac t5 cvt 2017 79 - JAC T5 2018: detalhes, fotos, motor, versões, preços

JAC T5 2018 é oferecido no mercado brasileiro desde 2015 e é um SUV compacto importado da China. Com preços entre R$ 67.990 e R$ 75.990, o modelo é oferecido com motor 1.5 VVT Flex com até 127 cv e transmissão manual de seis velocidades ou CVT, esta com embreagem de partida no lugar do conversor de torque.


Em 2015, a JAC Motors apresentou na China o Refine S3, um SUV compacto derivado de uma nova plataforma da marca, que inicialmente estava destinada aos compactos S20 e S30, que substituiriam os conhecidos J3 e J3 Turin, além de criar um sedã compacto maior, o J4. Antes disso, a JAC Motors só dispunha do S5, que é uma variante chinesa do Hyundai ix35, que aqui foi lançado como T6.

Porém, o precursor dos utilitários esportivos na marca foi o Rein, uma versão própria do Hyundai Santa Fé da primeira geração. Na China, o S3 recebeu recentemente um facelift e interior completamente renovado, bem mais moderno que o da versão vendida no Brasil, que chegou a ser cogitada para produção na Bahia, mas o projeto agora mudou para Goiás. Espera-se que o modelo, que já tem quase 2 mil vendidos em 2017 no Brasil, venha a ser produzido localmente, junto com o crossover T40.


A linha da JAC Motors dispõe ainda do sedã médio J5 (a partir de R$ 60.990), a minivan J6 (a partir de R$ 66.990), o crossover compacto T6 (a partir de R$ 69.990) e a minivan T8 (que custa a partir de R$ 99.990), além do recém-chegado T40 (a partir de R$ 57.990) e do caminhão leve V260, que parte de R$ 69.990.

jac t5 cvt 2017 75 - JAC T5 2018: detalhes, fotos, motor, versões, preços

JAC T5 2018 – detalhes

O JAC T5 2018 tem um aspecto não muito equilibrado, já que sua frente é muito longa, destoando do restante da carroceria, mais equilibrada. A frente longa, no entanto, tem capô curto, já que o para-brisa invade o eixo dianteiro, como se fosse minivan. A enorme grade hexagonal vem com frisos cromados, enquanto os faróis duplos apresentam LEDs diurnos, enquanto os faróis de neblina ficam posicionados bem abaixo.

As proteções pretas se elevam em direção à traseira, onde tomam todo o protetor, que vem com luz de neblina e de ré. Maçanetas e outros detalhes são cromados. As lanternas têm desenho harmônico, mas não são de LED. As rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55 ficam pequenas diante do volume do JAC T5 2018. Há duas barras no teto e os retrovisores com ajustes elétricos possuem repetidores de direção e impressionam pelo tamanho dos espelhos, garantindo boa visibilidade da traseira. Somado a estes, uma câmera de ré com visão no display da multimídia.

Sem alterações, o JAC T5 2018 tem painel é longo por causa do para-brisa avançado, apresentando um porta-objetos sem tampa, difusores de ar harmônicos entre si e um acabamento cinza de aparência interessante na base do conjunto. A multimídia com tela de 8 polegadas domina esse ambiente, apresentando comandos físicos e tela sensível ao toque. Há imagem da câmera de ré, reprodução de vídeo, de entradas auxiliar/USB/SD, do rádio AM/FM e da conexão HDMI. Além de Bluetooth, o dispositivo vem com o MirrorLink, espelhamento para diversos smartphones.

O sistema de entretenimento pode ser acessado pelo volante em couro, que ainda tem estilo GM, mas agora vem com piloto automático. A JAC tem um link em seu site para os modelos que são aceitos. Ele e o console, assim como difusores de ar e outras partes do acabamento, possuem tonalidade cinza. Apesar do tamanho do painel, o porta-luvas é pequeno no JAC T5 2018.

O cluster tem boa visibilidade, mas seu computador de bordo é simples. Mesmo assim, vem com alerta de pressão dos pneus. O ar-condicionado é automático, igual ao câmbio, cuja alavanca tem acabamento cromado e opção de engates manuais, assim como os modos Sport e Inverno. Há vários porta-copos, apoio de braço central, maçanetas cromadas e bancos em couro com costura vermelha, a mesma do volante.

O espaço geral é muito bom, mesmo se pensarmos que tem apenas 2,56 m de entre eixos do JAC T5 2018, sendo pouca coisa maior que do EcoSport ou do Tracker, por exemplo. O ambiente tem teto e colunas claras, enquanto os vidros são escurecidos. Além de espaço para as pernas, há uma boa altura interna. O banco traseiro é bipartido e tem cinto de três pontos central, bem como Isofix.

No geral, fica bem discreto com a cor preta que domina painel e portas do JAC T5 2018. Já o porta-malas tem 600 litros até o teto, podendo ficar ainda maior, mas te m somente 400 litros abaixo da linha das janelas. É importante notar que as peças que sustentam os bancos e outros revestidos são protegidos por peças plásticas bem encaixadas. Ainda assim, existem muitos plásticos, alguns facilmente riscáveis.

jac t5 cvt 2017 88 - JAC T5 2018: detalhes, fotos, motor, versões, preços

JAC T5 2018 – novidades

De acordo com a JAC Motors, o JAC T5 2018 “dá início a um novo capítulo de sua história no Brasil”. Devido às condições apresentadas pelo mercado automotivo, “houve a necessidade de renovar o portfólio de modelos para ingressar em 2017 com uma família de produtos competitiva e desejada para o atual momento”. Ainda segundo a empresa, no segmento de crossovers compactos, os modelos com câmbio automático respondem por mais de 75% das vendas.

“Para realizar esse lançamento, conseguimos posicionar o T5 CVT em uma faixa de preços em que competem apenas concorrentes de entrada e com câmbio manual. Numa comparação direta com um dos principais players do segmento, o T5 é mais equipado e custa R$ 20 mil a menos! Temos grandes expectativas de vendas com esse carro”, aposta Sergio Habib, presidente da JAC Motors.

A JAC Motors anunciou que vai erguer sua primeira fábrica no Brasil, no estado de Goiás. O processo de instalação do novo complexo industrial foi formalizado pelo presidente da empresa chinesa e o objetivo é produzir o crossover T40 e um segundo SUV, que pode ser a versão atualizada do T5. A planta deve ficar em Itumbiara, nas mesmas instalações que um dia fabricaram o Suzuki Jimny, que foi transferido para Catalão, onde fica a planta da Mitsubishi.

JAC T5 2018 – versões

  • JAC T5 MT Pack 2
  • JAC T5 MT Pack 3
  • JAC T5 CVT Pack 2
  • JAC T5 CVT Pack 3

jac t5 cvt 2017 91 - JAC T5 2018: detalhes, fotos, motor, versões, preços

JAC T5 2018 – equipamentos

JAC T5 2018 Pack 2 – Motor 1.5 JetFlex com até 127 cv e transmissão manual ou CVT. De série com airbag para o motorista e passageiro, freios com ABS e EBD, distribuição eletrônica de frenagem, assistente de frenagem de emergência, luzes diurnas de LED, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina, lanternas de neblina, sensor de estacionamento traseiro, alarme antifurto, ar-condicionado automático e digital, vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas, retrovisores com acionamento elétrico, abertura interna do bocal do tanque de combustível, faróis de neblina dianteiros e traseiros, computador de bordo (com hodômetro parcial, consumo médio e instantâneo (km/l), autonomia, velocidade média e tempo de viagem), faróis com regulagem elétrica de altura, banco traseiro bipartido (60/40), banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com Isofix para fixação de duas cadeirinhas infantis, cintos de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, freio a disco nas quatro rodas e rodas de liga-leve de 16 polegadas calçadas com pneus 205/55 R16.

JAC T5 2018 Pack 3 – Itens acima, mais diferencial o controle de cruzeiro, sistema multimídia Foxconn, tela sensível ao toque de oito polegadas, sistema Mirror Link para espelhamento da tela de smartphones ou tablets no display do veículo, conexões HDMI e Bluetooth, leitor de MP3 e entradas USB e SD card, retrovisor interno anti-ofuscante, retrovisores externos com repetidor de direção e desembaçador, chave canivete com destravamento remoto das portas e do porta-malas, bancos revestidos em couro, rack de teto, para-sol com espelho iluminado e desembaçador do vidro traseiro.

JAC T5 2018 – preços

  • JAC T5 MT Pack 2: R$ 67.990
  • JAC T5 MT Pack 3: R$ 70.990
  • JAC T5 CVT Pack 2: R$ 72.990
  • JAC T5 CVT Pack 3: R$ 75.990

jac t5 cvt 2017 98 - JAC T5 2018: detalhes, fotos, motor, versões, preços

JAC T5 2018 – motor

O JAC T5 2018 esconde o mesmo motor 1.5 litro 16V JetFlex, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão (VVT), que dispensa o uso do tanquinho de gasolina no cofre do motor para partidas a frio, capaz de desenvolver 125 cavalos de potência com gasolina e 127 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 15,5 kgfm e 15,7 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm.

Junto a este propulsor, pode haver um câmbio manual de seis velocidades com embreagem de acionamento hidráulico ou uma transmissão automática do tipo CVT, que é a grande novidade do JAC T5 2018, que até então carecia da desejada opção que traz conforto ao dirigir e que deu um plus nas vendas do crossover no Brasil.

Desenvolvida pela Punch Power Train, da Bélgica, ela oferece três modos de operação: “D” (Drive, ou modo de condução normal, tendo como foco o conforto e a economia de combustível), “S” (Sport, ou modo esportivo, que conta com “trocas de marchas” em alta rotações, resultando num melhor desempenho) e “Sequencial ou Manual” (neste modo, o condutor comanda o instante em que quer realizar as trocas de marchas, com seis velocidades virtuais, que podem ser comandadas pela alavanca no console central identificada por “+” e “-”, ou trocas ascendentes e reduções, respectivamente).

O câmbio CVT do JAC T5 2018 oferece ainda a função WIN, que permite melhor rendimento nas arrancadas em pisos escorregadios, como lama, à medida que bloqueia o câmbio numa relação mais longa para evitar que as rodas patinem nas arrancadas.

Segundo a JAC Motors, a nova variante da linha do crossover compacto com esta transmissão CVT é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e alcançar velocidade máxima de 192 km/h. A versão com transmissão manual usa uma caixa de seis velocidades e vai de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos com máxima de 194 km/h.

JAC T5 CVT - JAC T5 2018: detalhes, fotos, motor, versões, preços

JAC T5 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • JAC T5 1.5 MT – 10,8 segundos e 194 km/h
  • JAC T5 1.5 MT – 12,3 segundos e 192 km/h

No JAC T5 2018, o propulsor trabalha com uma caixa de mudanças manual de seis velocidades que tem relações um tanto longas para a proposta. O motor 1.5 funciona sempre bem acima de 2.500 rpm, mas o bom torque pode ser explorado em trocas acima de 2.000 rpm, em condução focada na economia. Ainda assim, o conjunto se mostra equilibrado no dia a dia.

Mas, apesar da disposição do motor em subir de giro, o nível de ruído do conjunto atrapalha um pouco, mesmo quando se roda na estrada. Para imprimir um desempenho mais esportivo, o conjunto motriz pede mais reduções e giros na casa de 4.000 rpm para cima. As retomadas são adequadas à proposta do T5, que pesa 1.210 kg.

Com o carro carregado, a limitação do 1.5 JetFlex fica mais evidente, exigindo mais esforço do motor e do motorista, que recorre mais ao câmbio, cujos engates são pouco suaves, mas precisos. Em 110 km/h, o ponteiro marca 2.400 rpm, o que ajuda na economia, mas não tanto na contenção de ruído.

Mas, no caso da caixa CVT com simulação de seis marchas tem calibração longa, bem ao gosto dos chineses, não agrada muito os brasileiros. As respostas são lentas quando ele é exigido mais vigor, mesmo com o motor 1.5 dando tudo de si. O ajuste do câmbio poderia favorecer a economia, mas tem efeito contrário, uma vez que a rotação facilmente passa dos 3.500 rpm em ultrapassagens ou subida de serra.

Com preaquecimento de combustível na partida a frio, o propulsor tem funcionamento suave, embora um pouco ruidoso. Ainda assim, apresenta uma boa disposição no plano, garantindo agilidade no trânsito. Dessa forma, uma característica do CVT se apresenta de forma bem rápida, ou melhor, pouco veloz.

Sua operação quase linear agrada. Nas reduções, a caixa tem boa resposta. O ânimo é um pouco melhor no modo Sport, mas ainda assim incapaz de dar uma performance mais entusiasmante. Ainda assim, o JAC T5 2018 consegue imprimir boa velocidade em estrada e mantém o ponteiro na casa dos 2.700 rpm, o que é bom para o nível de ruído interno. O interessante dessa caixa CVT é que ela usa embreagem de partida ao invés de conversor de torque. Trata-se múltiplos discos banhados em óleo, reduzindo o consumo de energia, mas isso não significou avanço em economia no modelo.

Para contribuir com o conforto, o JAC T5 2018 conta com piloto automático. Nas mudanças manuais, a interferência eletrônica não é tão acentuada, o que é bom. O tanque pequeno (45 litros) é um limitador de autonomia, especialmente com etanol. Ao volante, o crossover apresenta posição de dirigir elevada e confortável, tendo bons comandos à mão, exceto retrovisores, ajuste dos faróis e o importante botão de desativação do controle de estabilidade e tração. Junto com estes, há também o assistente de partida em rampa, útil mesmo com um câmbio CVT, já que este tem sua limitação em inclinação.

Com ótima visibilidade para frente e lados, o JAC T5 CVT apresenta boa dirigibilidade, tendo direção elétrica leve e de progressividade moderada. Poderia ser mais firme na estrada, mas nada que alguns quilômetros de adaptação não resolvam a questão. Os freios são suficientes e apresentam discos nas quatro rodas. Já a suspensão tem uma calibragem mais macia, voltada para o conforto. Mesmo assim, mantém bem neutra a carroceria em curvas mais fechadas.

Sutilmente, o controle de estabilidade ajusta os freios e corta força do motor, a fim de manter o SUV compacto na trajetória. O item é importante, especialmente em trechos de serra ou estradas bem sinuosas, ainda mais com chuva. De modo geral, a performance do JAC T5 CVT é mediana, atendendo bem na cidade e devendo uma relação de correias e polias mais adaptada para estrada, buscando assim mais da força do motor. Em pisos ruins, a suspensão absorve bem as irregularidades e dificilmente bate no fim do curso, sobrando nesse aspecto.

jac t5 cvt 2017 77 - JAC T5 2018: detalhes, fotos, motor, versões, preços

JAC T5 2018 – consumo

Cidade

  • JAC T5 1.5 MT – 8,0 km/litro no etanol e 11,2 km/litro na gasolina
  • JAC T5 1.5 MT – 6,7 km/litro no etanol e 9,7 km/litro na gasolina

Estrada

  • JAC T5 1.5 MT – 9,2 km/litro no etanol e 13,2 km/litro na gasolina
  • JAC T5 1.5 MT – 7,6 km/litro no etanol e 11,6 km/litro na gasolina

JAC T5 2018 – manutenção e revisão

A JAC Motors oferece garantia de seis anos, sem limite de quilometragem, assistência técnica 24 horas e revisões com preço fixo (10.000 km, 20.000 km, 30.000 km, 40.000 km, 50.000 km e 60.000 km). As revisões consistem na troca de óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, velas de ignição, correia em V, entre outros.

 

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.5 MT

Preços 1.5 CVT

10.000 km

R$ 485

R$ 485

20.000 km

R$ 770

R$ 770

30.000 km

R$ 770

R$ 770

40.000 km

R$ 1.140

R$ 1.140

50.000 km

R$ 1.155

R$ 1.155

60.000 km

R$ 1.255

R$ 1.255

JAC T5 2018 – ficha técnica

Motor

1.5 JetFlex

Tipo

Dianteiro, Tranversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1499

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 125 cv @ 6000 rpm / Etanol: 127 cv @ 6000 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 15,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 15,7 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas / CVT 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve 16 polegadas

Pneus

205/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4325

Largura sem retrovisores (mm)

1765

Altura (mm)

1625

Distância entre os eixos (mm)

2560

Capacidades

Porta-malas (litros)

400

Tanque (litros)

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

950

Peso em ordem de marcha (kg)

1220

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

JAC T5 2018 – fotos

4.0
COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email