Crossovers JAC Motors Linha 2019

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões
JAC T50 2019

Assim como outras fabricantes, a JAC Motors vem apostando fortemente nos utilitários-esportivos para ampliar a sua presença no mercado brasileiro. O T5 foi a segunda investida da marca chinesa para o segmento no País – depois do T6 –, como o modelo intermediário da gama e rivais de Jeep Renegade, Honda HR-V, Nissan Kicks e Hyundai Creta. Agora, ele passa a se chamar JAC T50 2019.

Esta nova nomenclatura surgiu na linha 2019 do crossover compacto, que marcou ainda a estreia de um visual atualizado, interior redesenhado, uma série de novos equipamentos e a chegada do motor 1.6 DVVT utilizado no irmão menor T40, combinado a uma transmissão automática do tipo CVT.


Por a partir de R$ 83.990, o T50 2019 chega apostando em sua lista de equipamentos farta para seduzir os consumidores. Porém, ainda sofre com o preconceito dos brasileiros com carros chineses, embora estes tenham evoluído bastante com o passar do tempo.

Veja todos os detalhes do JAC T50 2019:

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões


JAC T50 2019 – história

Em 2015, a JAC Motors apresentou na China o Refine S3, um SUV compacto derivado de uma nova plataforma da marca, que inicialmente estava destinada aos compactos S20 e S30, que substituiriam os conhecidos J3 e J3 Turin, além de criar um sedã compacto maior, o J4.

Antes disso, a JAC Motors só dispunha do S5, que é uma variante chinesa do Hyundai ix35, que aqui foi lançado como T6.

Porém, o precursor dos utilitários esportivos na marca foi o Rein, uma versão própria do Hyundai Santa Fé da primeira geração.

Na China, o S3 recebeu recentemente um facelift e interior completamente renovado, bem mais moderno que o da versão vendida no Brasil, que chegou a ser cogitada para produção na Bahia, mas o projeto agora mudou para Goiás. Espera-se que o modelo, que já tem quase 2 mil vendidos em 2017 no Brasil, venha a ser produzido localmente, junto com o crossover T40.

A linha da JAC Motors dispõe ainda do sedã médio J5 (a partir de R$ 60.990), a minivan J6 (a partir de R$ 66.990), o crossover compacto T6 (a partir de R$ 69.990) e a minivan T8 (que custa a partir de R$ 99.990), além do recém-chegado T40 (a partir de R$ 57.990) e do caminhão leve V260, que parte de R$ 69.990.

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões

JAC T50 2019 – detalhes

O JAC T50 2019 tem um aspecto não muito equilibrado, já que sua frente é muito longa, destoando do restante da carroceria, mais equilibrada. A frente longa, no entanto, tem capô curto, já que o para-brisa invade o eixo dianteiro, como se fosse minivan.

A enorme grade hexagonal vem com frisos cromados, enquanto os faróis duplos apresentam LEDs diurnos, enquanto os faróis de neblina ficam posicionados bem abaixo.

As proteções pretas se elevam em direção à traseira, onde tomam todo o protetor, que vem com luz de neblina e de ré. Maçanetas e outros detalhes são cromados. As lanternas têm desenho harmônico, mas não são de LED.

As rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55 ficam pequenas diante do volume do JAC T50 2019. Há duas barras no teto e os retrovisores com ajustes elétricos possuem repetidores de direção e impressionam pelo tamanho dos espelhos, garantindo boa visibilidade da traseira. Somado a estes, uma câmera de ré com visão no display da multimídia.

Sem alterações, o JAC T50 2019 tem painel é longo por causa do para-brisa avançado, apresentando um porta-objetos sem tampa, difusores de ar harmônicos entre si e um acabamento cinza de aparência interessante na base do conjunto.

A multimídia com tela de 8 polegadas domina esse ambiente, apresentando comandos físicos e tela sensível ao toque. Há imagem da câmera de ré, reprodução de vídeo, de entradas auxiliar/USB/SD, do rádio AM/FM e da conexão HDMI. Além de Bluetooth, o dispositivo vem com o MirrorLink, espelhamento para diversos smartphones.

O sistema de entretenimento pode ser acessado pelo volante em couro, que ainda tem estilo GM, mas agora vem com piloto automático. A JAC tem um link em seu site para os modelos que são aceitos.

Ele e o console, assim como difusores de ar e outras partes do acabamento, possuem tonalidade cinza. Apesar do tamanho do painel, o porta-luvas é pequeno no JAC T50 2019.

O cluster tem boa visibilidade, mas seu computador de bordo é simples. Mesmo assim, vem com alerta de pressão dos pneus. O ar-condicionado é automático, igual ao câmbio, cuja alavanca tem acabamento cromado e opção de engates manuais, assim como os modos Sport e Inverno.

Há vários porta-copos, apoio de braço central, maçanetas cromadas e bancos em couro com costura vermelha, a mesma do volante.

O espaço geral é muito bom, mesmo se pensarmos que tem apenas 2,56 m de entre eixos do JAC T50 2019, sendo pouca coisa maior que do EcoSport ou do Tracker, por exemplo. O ambiente tem teto e colunas claras, enquanto os vidros são escurecidos.

Além de espaço para as pernas, há uma boa altura interna. O banco traseiro é bipartido e tem cinto de três pontos central, bem como Isofix.

No geral, fica bem discreto com a cor preta que domina painel e portas do JAC T50 2019. Já o porta-malas tem 600 litros até o teto, podendo ficar ainda maior, mas te m somente 400 litros abaixo da linha das janelas.

É importante notar que as peças que sustentam os bancos e outros revestidos são protegidos por peças plásticas bem encaixadas. Ainda assim, existem muitos plásticos, alguns facilmente riscáveis.

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões

JAC T50 2019 – novidades

A “vida” do JAC T5 se resume em praticamente três etapas no mercado brasileiro. A primeira delas se deu com o lançamento do crossover compacto por aqui.

Ele foi apresentado em março de 2016 com motor 1.5 flex, câmbio manual e preço inicial de R$ 59.990, podendo chegar a R$ 70.690, este último numa versão com itens como freio a disco nas quatro rodas, controles de estabilidade e tração, bancos em couro, central multimídia com tela de oito polegadas, luzes diurnas de LED, assistente de partida em rampas, ar-condicionado digital, sensor de ré, entre outros.

Já na segunda etapa, o JAC T5 começou a ser ofertado com a opção de câmbio automático do tipo CVT, o primeiro modelo da marca a dispor de tal opção. Ele estreou em novembro de 2016, com preços que iam de R$ 69.990 a R$ 73.990.

Na ocasião, a marca anunciou ainda a promessa de fabricar o T5 em sua fábrica de Camaçari, na Bahia, que havia sido anunciada em 2012 com investimento de R$ 1 bilhão. Todavia, passados dois anos, até agora a produção nacional do carro não saiu do papel, tampouco a fábrica local.

A terceira, última e mais recente etapa foi o lançamento da linha 2019 do carro, anunciada em outubro de 2018. Agora, o JAC T5 acrescenta mais um caractere em seu nome e passa a se chamar JAC T50, acompanhando a ideia de nomenclatura do irmão menor JAC T40.

Mais do que isso, o novo T50 2019 incorporou um visual totalmente novo, interior redesenhado, novos recursos de segurança, conforto e tecnologia e um motor 1.6 16V DVVT de 138 cavalos de potência, agora somente com câmbio CVT que simula até seis marchas. Trata-se do mesmo conjunto mecânico também usado pelo T40.

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões

A dianteira do JAC T50 foi o ponto que mais mudou em relação ao antigo JAC T5. Ele adotou novos faróis com projetores e luzes de condução diurna em LED, formando conjunto com a inédita ampla grade, ladeada de detalhes cromados e uma barra em preto brilhante na parte superior. O para-choque também é novo e traz formas mais ousadas, bem como as luzes de neblina.

As laterais, por sua vez, agora exibem novas rodas de liga-leve de 16 polegadas, que na versão mais cara evidenciam as pinças de freio vermelhas.

Por fim, a traseira agora tem lanternas mais estreitas e com iluminação parcial em LED, uma enorme barra cromada na tampa do porta-malas e para-choque redesenhado também com detalhes cromados. Aliás, visto por todos os ângulos, o JAC T50 exibe pelo menos um detalhe cromado.

O interior também ganhou boas mudanças. O painel é totalmente novo e destaca o material soft touch, porção central com revestimento em couro e costuras contrastantes, tela da central multimídia do tipo “flutuante” no topo do painel, detalhes de acabamento em alumínio e imitação de fibra de carbono, novo volante com comandos do computador de bordo, controle de cruzeiro e central multimídia, entre outros.

Entre os equipamentos, há uma série de recursos inéditos, como chave presencial que destrava as portas por sensor de presença, partida do motor por botão, câmeras com visão externa 360 graus, retrovisores externos com rebatimento elétrico, câmera frontal, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina com iluminação direcional, sistema start/stop, entre outros.

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões

JAC T50 2019 – versões

O JAC T50 2019 pode ser encontrado em duas configurações diferentes. Elas se diferem somente pela lista de equipamentos mais recheada, com novos recursos visuais, de acabamento, de conforto, de tecnologia e de segurança.

Veja abaixo a atual linha do T50 2019 para o mercado nacional:

  • JAC T50 Pack 2 1.6 CVT 2019
  • JAC T50 Pack 3 1.6 CVT 2019

JAC T50 2019 – equipamentos

JAC T50 Pack 2 1.6 CVT 2019

Segurança: oferece airbag duplo frontal, freios ABS com EBD e BA, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, imobilizador de motor, aviso de cinto não acoplado para motorista e passageiro dianteiro, alarme antifurto, destravamento automático em caso de acidente, travamento automático das portas a 15 km/h, faróis e lanternas de neblina, luzes de conversão estática, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Conforto: conta com ar-condicionado digital, destravamento das portas sem chave, partida do motor por botão, retrovisor interno antiofuscante, volante multifuncional com ajuste de altura, para-sol com espelho iluminado para condutor e passageiro, iluminação no porta-luvas, duas entradas USB, tomada 12V na cabine e no porta-malas, banco traseiro bipartido, porta-copos dianteiros, apoio de braço dianteiro com compartimento, apoio de braço traseiro com porta-copos, vidros, travas e retrovisores elétricos, fechamento dos vidros com comando na chave, alerta para localização do carro, faróis com ajuste elétrico de altura, direção elétrica, entre outros.

Visual e acabamento: tem painel soft touch com detalhe em couro, painel de instrumentos com iluminação em LED, bancos revestidos em tecido, rodas de liga-leve de 16 polegadas com pneus 205/55 R16, entre outros.

Tecnologia: dispõe de sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas e conexão Bluetooth, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

JAC T50 Pack 3 1.6 CVT 2019

Segurança: ganha câmera de ré.

Conforto: inclui piloto automático, banco do condutor com ajuste manual em seis direções, faróis com acendimento automático e função “follow me home”, retrovisores externos com rebatimento elétrico, entre outros.

Visual e acabamento: inclui bancos revestidos em couro, cinzeiro VIP, volante com revestimento em couro, rack de teto, antena de teto tipo barbatana de tubarão, pinças de freio na cor vermelha, luzes diurnas em LED, entre outros.

Tecnologia: passa a contar com central multimídia com espelhamento de Android e iOS, câmeras com visão panorâmica em 360º aos arredores do carro e sistema JAC Connect Front Camera integrado ao sistema multimídia.

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões

JAC T50 2019 – preços

A gama do T50 2019 tem preços que partem de R$ 83.990. A versão mais cara do crossover compacto da JAC Motors custa R$ 4 mil a mais, mas recompensa com uma lista de equipamentos mais farta.

Confira os preços do carro:

  • JAC T50 Pack 2 1.6 CVT 2019: R$ 83.990
  • JAC T50 Pack 3 1.6 CVT 2019: R$ 87.990

*Preços com base no site da JAC Motors em novembro de 2018.

JAC T50 2019 – motor

O novo T50 2019 é equipado com um motor 1.6 16V DVVT de quatro cilindros em linha, movido somente a gasolina. A sigla DVVT é referente ao duplo comando variável de válvulas. Ele consegue desenvolver 138 cavalos de potência, a 6.000 rpm, e 17,1 kgfm de torque, a 4.000 rpm.

Vale lembrar que a antiga linha do T5 contava com um propulsor 1.5 flex, que entregava potência máxima de 127 cv e torque máximo de 15,7 kgfm.

Junto a este propulsor 1.6 DVVT está uma transmissão automática do tipo CVT.

Desenvolvida pela Punch Power Train, da Bélgica, ela oferece três modos de operação: “D” (Drive, ou modo de condução normal, tendo como foco o conforto e a economia de combustível), “S” (Sport, ou modo esportivo, que conta com “trocas de marchas” em alta rotações, resultando num melhor desempenho) e “Sequencial ou Manual” (neste modo, o condutor comanda o instante em que quer realizar as trocas de marchas, com seis velocidades virtuais, que podem ser comandadas pela alavanca no console central identificada por “+” e “-”, ou trocas ascendentes e reduções, respectivamente).

O câmbio CVT do JAC T50 2019 oferece ainda a função WIN, que permite melhor rendimento nas arrancadas em pisos escorregadios, como lama, à medida que bloqueia o câmbio numa relação mais longa para evitar que as rodas patinem nas arrancadas.

De acordo com dados da JAC Motors, o novo T50 2019 com motor 1.6 a gasolina e transmissão automática do tipo CVT consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. Já a velocidade máxima é de 198 km/h.

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões

JAC T50 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • JAC T50 1.6 CVT – 11,3 segundos e 198 km/h

O novo motor empregado pela JAC Motors na linha 2019 do T50 deu um fôlego extra ao crossover compacto chinês. Ele entrega até 138 cavalos de potência, ou 11 cv a mais que a linha anterior.

Em alta, o propulsor consegue entregar um desempenho aceitável e um ronco digno para os ouvidos do motorista e dos ocupantes. Porém, ele acaba sofrendo com a calibração do câmbio automático do tipo CVT, que simula seis marchas de forma virtual.

Esta transmissão é muito longa e exige que o condutor pise bem fundo no acelerador para uma reação realmente lenta até 3.500 giros. Mesmo com o modo Sport em ação, as respostas também são bastante lentas. Uma das soluções é promover as trocas de marcha de maneira manual pela alavanca.

Somente após os 3.500 rpm que o motor 1.6 a gasolina realmente acorda e entrega boa parte do seu potencial. Rodando a 110 km/h, ele se mantém numa rotação razoável de 2.800 giros.

O interessante da caixa CVT é que ela usa embreagem de partida ao invés de conversor de torque. Trata-se múltiplos discos banhados em óleo, reduzindo o consumo de energia, mas isso não significou avanço em economia no modelo.

Para contribuir com o conforto, o JAC T50 2019 conta com piloto automático. Nas mudanças manuais, a interferência eletrônica não é tão acentuada, o que é bom. O tanque pequeno (45 litros) é um limitador de autonomia, especialmente com etanol.

Ao volante, o crossover apresenta posição de dirigir elevada e confortável, tendo bons comandos à mão, exceto retrovisores, ajuste dos faróis e o importante botão de desativação do controle de estabilidade e tração.

Junto com estes, há também o assistente de partida em rampa, útil mesmo com um câmbio CVT, já que este tem sua limitação em inclinação.

Com ótima visibilidade para frente e lados, o JAC T50 CVT apresenta boa dirigibilidade, tendo direção elétrica leve e de progressividade moderada. Poderia ser mais firme na estrada, mas nada que alguns quilômetros de adaptação não resolvam a questão.

Os freios são suficientes e apresentam discos nas quatro rodas. Já a suspensão tem uma calibragem mais macia, voltada para o conforto. Mesmo assim, mantém bem neutra a carroceria em curvas mais fechadas.

Sutilmente, o controle de estabilidade ajusta os freios e corta força do motor, a fim de manter o SUV compacto na trajetória. O item é importante, especialmente em trechos de serra ou estradas bem sinuosas, ainda mais com chuva.

De modo geral, a performance do JAC T50 CVT é mediana, atendendo bem na cidade e devendo uma relação de correias e polias mais adaptada para estrada, buscando assim mais da força do motor.

Em pisos ruins, a suspensão absorve bem as irregularidades e dificilmente bate no fim do curso, sobrando nesse aspecto.

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões

JAC T50 2019 – consumo

Ao contrário da linha anterior, que contava com um motor 1.5 litro flex, o novo JAC T50 2019 agora tem um motor 1.6 litro que bebe somente gasolina.

De acordo com números oficiais do fabricante, o novo T50 2019 consegue entregar consumo médio de combustível de 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

JAC T50 2019 – manutenção e revisão

A JAC Motors oferece garantia de seis anos, sem limite de quilometragem, assistência técnica 24 horas e revisões com preço fixo (10.000 km, 20.000 km, 30.000 km, 40.000 km, 50.000 km e 60.000 km).

As revisões consistem na troca de óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, velas de ignição, correia em V, entre outros.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.5 MT

Preços 1.5 CVT

10.000 km

R$ 485

R$ 485

20.000 km

R$ 770

R$ 770

30.000 km

R$ 770

R$ 770

40.000 km

R$ 1.140

R$ 1.140

50.000 km

R$ 1.155

R$ 1.155

60.000 km

R$ 1.255

R$ 1.255

JAC T50 2019 – ficha técnica

Motor

1.6 DVVT

Tipo

Dianteiro, tranversal, gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.590

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

138 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

17,1 kgfm a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo

Automática do tipo CVT com seis marchas simuladas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 16 polegadas

Pneus

205/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.345

Largura sem retrovisores (mm)

1.765

Altura (mm)

1.640

Distância entre os eixos (mm)

2.560

Capacidades

Porta-malas (litros)

400

Tanque (litros)

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

950

Peso em ordem de marcha (kg)

1.320

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

JAC T50 2019 – fotos

JAC T50 2019: preço, consumo, fotos, motor, versões
Nota média 4.7 de 3 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email