Crossovers Elétricos Europa Jaguar

Jaguar E-Pace deve ser o primeiro elétrico da marca inglesa

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O Jaguar F-Pace já está disponível no mercado global – recentemente chegou ao Brasil, confira nossas impressões – mas a marca inglesa não pretende parar por aí. Visto várias vezes na Europa, um protótipo do próximo crossover não será apenas um irmão menor.

Chamado temporariamente de E-Pace (nome já registrado pela JLR), o próximo utilitário esportivo da Jaguar terá dimensões parecidas com as do Range Rover Evoque, mas sua proposta vai muito além, pois comenta-se na Europa que será o primeiro elétrico da fabricante britânica.

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A tecnologia utilizada será baseada no conceito Evoque_e, o qual a Jaguar teria assumido o projeto. A plataforma de propulsão elétrica terá tração integral e será equipada com baterias de lítio de 70 kWh, suficientes para autonomia entre 450 e 480 km.

O propulsor elétrico do Jaguar E-Pace não usa imãs de terras raras e o enrolamento do motor é feito de alumínio ao invés de cobre, muito mais caro. O custo geral será 60% menor e a vida útil do conjunto 30% maior.

Em duas unidades, os propulsores do crossover elétrico serão um dianteiro com 115 cv e outro na traseira com 200 cv, totalizando 315 cv. A transmissão será uma caixa ZF de duas velocidades. A gestão de tração será totalmente digital, permitindo performance adequada dentro e fora do asfalto. O lançamento é esperado para 2018.

[Fonte: Autocar/Projeção: WCF]





  • CanalhaRS

    Jaguar fazendo bonito…vida longa!

  • Luis Burro

    Um SUV hatch!Me lembrou mais o Macan em vz do Evoque.
    O q diferem um SUV dos outros automoveis?Pq antigamente os carros eram mais parecidos com eles.O PT Cruiser por exemplo,era considerado minivan,mas era baseado nos carros de gangsters na decada de 40,mas ele não difere tanto de um utilitário!

  • Luis Burro

    Com o atual downsizing,pq os cofres do motor parecem ter aumentado,tem relação com a segurança?

  • what_the_hell??

    Câmbio de duas velocidades? Está certo isso?

    • Edson Fernandes

      Penso pra mim que deverá ser um CVT. Não fez muito sentido pra mim tbm.

    • Edson Fernandes

      Sabe do curioso? A noticia original diz isso:
      “The front motor develops 114bhp and drives the front wheels through a single-speed transmission. The rear motor is good for 195bhp and drives through a two-speed ZF gearbox, adapted from the unit used by the BMW i8, Autocar understands. Combined output is around 308bhp, but torque hasn’t yet been revealed.”

      Entretanto, o BMW I8 usa um cambio automatico de 6 marchas. Ou seja… a fonte original é que ficou confusa.

      Para mim acho que na realidade, eles irão montar um eixo em que receba força para a roda traseira e outro para dianteira (em outra noticia da Autocar eles se referem que a ideia é fazer a passagem de força por eixo de cardã ou “driveshaft”) o que torna novamente a noticia esquisita.

      Até o momento, quando se falam de mais de 1 motor eletrico em um mesmo carro, se fala da possibilidade de se colocar nos eixos ou até em cada roda.

      Considerando que poderiam alocar dois motores em um mesmo local, faz até sentido existir um cardã para converter a força do motor para o eixo traseiro, ainda que considerando que esse motores são pequenos, ser mais valido ficar na parte traseira também.

      Melhor pensar logo mais como deverá ser esse desenvolvimento porque tudo ficou confuso. Parece-me ser uma noticia jogada ao ar e nesse momento aguardar o desenvolvimento e o proprio fabricante anunciar seu funcionamento.



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