Crossovers Jaguar Tecnologia

Jaguar E-Pace ganha motor de 200 cv e suspensão adaptativa

Jaguar E-Pace ganha motor de 200 cv e suspensão adaptativa

O Jaguar E-Pace amplia sua gama de opções no mercado europeu, o que deve acontecer mais adiante por aqui também. O crossover de acesso da marca inglesa agora passa a dispor de motor de menor potência, mas também ganhou suspensão adaptativa e recursos de conectividade que envolve a aplicação de inteligência artificial.


A primeira mudança é a introdução da versão de 200 cavalos e 34,5 kgfm do propulsor Ingenium, já utilizado no Brasil a bordo do Jaguar XE em versões de acesso. No caso do E-Pace, a oferta atual – tanto no Reino Unido quanto aqui – é composta pelo mesmo motor, mas com 250 ou 300 cavalos. A redução de potência e torque deve beneficiar o modelo em termos de preço, que no mercado nacional parte de R$ 222.300. Isso pode significar uma redução para baixo de R$ 200.000.

Jaguar E-Pace ganha motor de 200 cv e suspensão adaptativa

De acordo com a Jaguar, o E-Pace com 200 cavalos vai de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, tendo ainda consumo médio de 12,2 km/litro. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é dianteira. Mas, o crossover continua com as novidades, agora relacionadas com o comportamento dinâmico durante a condução.


A suspensão adaptativa chega ao Jaguar E-Pace na forma do conjunto Adaptive Dynamics, que gerencia o funcionamento dos amortecedores, regulando sua dureza em apenas 2 milissegundos, fazendo com que os modos de funcionamento possam ser alternados de forma muito rápida em até 10 milissegundos. São dois modos de funcionamento padronizados: Normal e Dynamic. Isso permite que o conjunto de suspensão tenha melhor comportamento dinâmico nas mais variadas situações de condução, ajustando sempre o movimento da carroceria para neutralizar balanços indesejáveis.

Jaguar E-Pace ganha motor de 200 cv e suspensão adaptativa

Por fim, o Jaguar E-Pace passa a dispor de uma tecnologia que chegou a bordo do crossover elétrico I-Pace, o Smart Settings. Trata-se de um conjunto de sistemas baseados em inteligência artificial que aprende os hábitos do motorista e assim antecipa ações que serão pedidas pelo condutor, melhorando a integração homem-máquina.

Com isso, o Smart Settings do Jaguar E-Pace detecta a presença do condutor quando este se aproxima do veículo, utilizando para isso a conexão Bluetooth com o smartphone do proprietário e também pela chave presencial. Já programado, o sistema ajusta coluna de direção, banco, climatização e sistema de som de acordo com a preferência do condutor. Ele leva em consideração clima, horário e localização.

O Smart Settings faz parte do pacote Connect Pro Pack, que adiciona também hot spot Wi-Fi para rede de internet interna para diversos dispositivos móveis e sistema de navegação Professional.

Jaguar E-Pace ganha motor de 200 cv e suspensão adaptativa
Nota média 3.5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email