Jaguar F-Pace 2021: versões, preço, equipamentos, consumo, motor

Jaguar F-Pace 2021: versões, preço, equipamentos, consumo, motor

O Jaguar F-Pace 2021 foi a primeira cartada da marca britânica para o segmento de SUVs premium. O modelo foi apresentado mundialmente no ano de 2015, mais precisamente em setembro, durante o Salão de Frankfurt, e com direito até a uma apresentação de looping para entrar no Guinness – o carro deu um giro em uma estrutura de 19 metros de altura.


Seu lançamento no mercado brasileiro aconteceu em maio de 2016 – ou oito meses após ter sido mostrado lá fora. Com preço inicial na casa dos R$ 300 mil, o novo F-Pace chegou para brigar diretamente com outros utilitários-esportivos premium de renome no país, como Audi Q5, BMW X4, Mercedes-Benz GLC e Porsche Macan.

Até meados do fim de 2018, o novo Jaguar F-Pace já havia emplacado mais de 1,3 mil exemplares no Brasil. Ele se posiciona atualmente como um dos carros mais importantes para a Jaguar no mercado mundial.

Todavia, ele não é mais o único SUV na linha da marca. A Jaguar lançou recentemente o E-Pace, um SUV menor para enfrentar modelos como Audi Q3, BMW X1 e Volvo XC40, além do Jaguar I-Pace, um SUV também compacto que é movido totalmente a eletricidade.

Confira abaixo todos os detalhes do Jaguar F-Pace 2021 comercializado no Brasil:

Jaguar F-Pace 2021: versões, preço, equipamentos, consumo, motor

Jaguar F-Pace 2021 – detalhes

Os detalhes visuais, tanto externos como internos, do F-Pace exigem um pouco mais de atenção para vermos que se trata realmente de um Jaguar. Eles estão ali, é verdade, mas numa carroceria totalmente diferente.

O SUV de luxo acabou sendo produzido com linhas bem próximas ao modelo-conceito C-X17, apresentado pela Jaguar no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em 2013.

Ali estava algo que muitos não imaginavam ver: um utilitário esportivo (realmente esportivo) com o emblema da Jaguar, e não da Land Rover, marca do mesmo grupo.

Os fãs da marca podem identificar mais facilmente o DNA da Jaguar pela frente do F-Pace 2021, que remete ao conhecido XF, e onde se destacam os faróis (de xenon ou Full LED), as generosas aberturas da grade em preto brilhante e as entradas de ar laterais.

A dianteira não tem a parte inferior do para-choque em plástico preto, o que lembra utilitários mais voltados para a lama. O capô do F-Pace 2021 é bem horizontal, mas lembra outros modelos da marca.

As linhas robustas também estão nas laterais, onde aparecem as janelas mais estreitas, as enormes rodas (que variam entre 18 e 22 polegadas) e o ombro do carro que vai se encurvando gradualmente, ficando mais largo sobre as rodas traseiras.

Jaguar F-Pace 2021: versões, preço, equipamentos, consumo, motor

Na traseira do F-Pace 2021 vemos um visual bem limpo, com lanternas em LED finas e características da marca, para-choque com difusor de ar e escapes cromados. Essas saídas, aliás, podem ser separadas ou juntas, dependendo da versão.

Mesmo que alguns detalhes visuais sejam inéditos, o interior do F-Pace 2021 tem aquilo que os fãs da Jaguar já conhecem bem: um ambiente sofisticado e harmonioso, com materiais de excelente qualidade e encaixe.

Nas versões mais caras, o painel de instrumentos é totalmente digital e configurável, numa tela de 12,3 polegadas.

O espaço para os ocupantes do F-Pace 2021 é excelente, e isso foi obtido graças ao seu longo balanço traseiro, que o torna maior do que um Porsche Macan, por exemplo.

Isso resultou num porta-malas de 508 litros e muito espaço para os ocupantes traseiros, já que a largura do F-Pace 2021 é de 1255 mm.

A lista de itens de série num modelo dessa faixa de preço sempre é generosa, e não é diferente no caso do F-Pace 2021. No quesito segurança, por exemplo, ele oferece Frenagem de Emergência Autônoma, Monitoramento de Fadiga do Motorista com Assistente de Manutenção de Faixa e Detecção de Tráfego em Ré com Monitor de Pontos Cegos.

Outro item interessante, que com certeza chama a atenção dos interessados no F-Pace 2021, é a nova Activity Key, um pulseira de borracha (a prova d’água e resistente a calor e choques) que trava e destrava o carro por meio de um transponder integrado.

Não é preciso nem carregar as chaves no bolso, pois a pulseira permite deixá-las seguras dentro do carro (longe da pulseira a chave fica desativada, impedindo que alguém ligue o carro).

A gama do F-Pace 2021 é composta por 15 configurações diferentes, entre versões de acabamentos e motorização. A motorização tem as opções P340 (motor 3.0 de 6 cilindros com 340 cv), P400e (2.0 turbo com motor elétrico, gerando 404 cv) e a mais possante P550 (5.0 V8 de 550 cv), que equipa apenas a versão esportiva SVR.

Jaguar F-Pace 2021 – novidades

Depois de alguns anos no mercado brasileiro e internacional, o F-Pace 2021 chegou com importantes mudanças promovidas pela marca. As novidades incluem leves alterações no visual externo, mudanças mais profundas no interior e novos equipamentos.

Por fora, você vai precisar de mais atenção para notar esses novos detalhes, já que essa foi apenas uma reestilização de meia-vida. Na dianteira, os faróis ganharam uma nova assinatura em LED, o para-choque recebeu novas entradas de ar, a grade foi renovada e o capô foi redesenhado.

Nas laterais, as rodas receberam um desenho mais moderno, enquanto que a traseira conta com lanternas mais finas e com novo arranjo de iluminação.

Mas é por dentro que as principais mudanças ocorreram. A Jaguar mudou o ambiente interno do F-Pace 2021 no desenho dos comandos e saídas do ar-condicionado, no volante, nos revestimentos e até no câmbio, que abandonou o seletor giratório para ganhar uma alavanca mais tradicional. Novos porta-objetos também foram adicionados.

Falando sobre os equipamentos, os ocupantes do novo F-Pace 2021 verão que a central multimídia passou de 10 para 14,1 polegadas e que o painel digital de 12,3 polegadas foi atualizado. O sistema de som Meridian e a iluminação ambiente com 10 cores completam as mudanças.

Confira abaixo as mudanças anteriores do modelo:

O lançamento do F-Pace já foi uma enorme novidade em si, pois aumentou o portfólio da marca e inaugurou sua presença num novo segmento. Mas desde o seu lançamento, em maio de 2016, outras novidades foram sendo anunciadas pela marca.

Uma delas, divulgada em outubro de 2017, foi a chegada de um novo motor à linha do F-Pace 2019. É o propulsor 2.0 Ingenium, turbo e movido a gasolina. Ele entrega 250 cv de potência e 37,2 kgfm de torque, associado ao mesmo câmbio ZF de oito marchas citado acima.

Sua aceleração de 0-100 km/h é feita em 6,8 segundos.

Outras novidades anunciadas para a linha 2019 do Jaguar F-Pace foram novas rodas de 19 ou 20 polegadas, retrovisores aquecidos e revestimento em couro premium para os bancos e volante, tudo isso desde a versão Prestige.

A marca também deixou a versão R-Sport, quando equipada com o novo motor 2.0 Ingenium, mais esportiva, adicionando rodas pintadas em preto de 20 polegadas, novo para-choque, soleiras esportivas e saídas de ar laterais em preto.

A versão também ficou mais equipada, trazendo agora paddle shifts em alumínio, sistema Activity Key de série e Head Up display a laser.

Jaguar F-Pace 2021: versões, preço, equipamentos, consumo, motor

Outra novidade, que chega ainda nesse ano à linha do F-Pace 2019, é a nova versão esportiva e top de linha SVR, equipada com motor V8 supercharged de 5,0 litros, com brutais 550 cv e 69,3 kgfm de torque.

Apresentada no último Salão do Automóvel de Nova York, essa versão vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, chegando numa velocidade máxima de 283 km/h.

Como diferenciais para as outras versões, a versão SVR do F-Pace tem visual mais esportivo (com novos para-choques e spoiler traseiro), amortecedores reconfigurados, rodas de 21 ou 22 polegadas (com pneus mais largos na traseira), materiais mais leves e novas aberturas no capô.

Jaguar F-Pace 2021 – versões

Conforme mostra o site da Jaguar, a atual linha do F-Pace 2021 está disponível nas seguintes versões de acabamento:

  • Jaguar F-Pace AWD 2021
  • Jaguar F-Pace S AWD 2021
  • Jaguar F-Pace SE AWD 2021
  • Jaguar F-Pace HSE AWD 2021
  • Jaguar F-Pace R-Dynamic S AWD 2021
  • Jaguar F-Pace R-Dynamic SE AWD 2021
  • Jaguar F-Pace R-Dynamic HSE AWD 2021
  • Jaguar F-Pace SVR AWD 2021

Cores disponíveis: Branco Fuji e Preto Narvik (sólidas); Branco Yulong, Preto Santorini, Vermelho Firenze, Azul Bluefire, Cinza Eiger, Azul Portofino e Prata Hakuba (metalizadas); Cinza Caparthian e Cinza Charente (premium); Sunset Gold, Marrom Tormaline, Prata Ionian, Prata Ethereal Frost, Prata Flux, Azul Velocity, Cinza Amethyst-Púrpura, Ligurian Black, Vermelho Desire Deep, Azul Petrolix, Laranja Sanguinello, Constellation, Laranja Atacama, Amarelo Sorrento e Verde British Racing (Paleta SVO); Branco Icy (Efeitos Especiais).

Interior: Bancos em couro preto, preto com vermelho, preto com branco, bege ou branco e acabamento em Meshed Aluminium ou Gloss Black.

Jaguar F-Pace 2021: versões, preço, equipamentos, consumo, motor

Jaguar F-Pace 2021 – equipamentos

Jaguar F-Pace 2021

EXTERIOR: Faróis de LED Premium com assinatura DRL, Teto padrão, Retrovisores externos com aquecimento, rebatimento elétrico, luzes de aproximação e função antiofuscante automática, lado do motorista, Limpadores intermitentes variáveis, Limpadores de para-brisa com sensor de chuva, Acendimento automático dos faróis, Vidros elétricos com abertura/fechamento em um-toque e sensores antiesmagamento, Iluminação de aproximação, Vidro traseiro térmico, Lanterna(s) de neblina traseira(s), Lanternas traseiras de LED, Inscrição e leaper JAGUAR, Emblema F-PACE, Freios dianteiros de 380 mm e traseiros de 325 mm, entre outros.

INTERIOR: Console central com porta-objetos lateral, Iluminação da cabine, Sequência de partida com movimento dos mostradores e da iluminação, Acabamento do porta-luvas com inscrição Jaguar, Ar-condicionado de duas zonas, Detecção de névoa, Velocidade de distribuição do ar, Para-sóis com espelhos de cortesia e iluminação, Retrovisor interno antiofuscante automático, Iluminação no console superior, Ganchos para sacolas de compras, Saídas de ar traseiras, Soleira de metal do porta-malas, Carpetes Premium, Soleiras de metal com inscrição Jaguar, Assento traseiro dividido 40:20:40 com apoio de braço central, 3 apoios de cabeça traseiros, Placas das soleiras traseiras de metal, entre outros.

DINÂMICA: Configurable Dynamics, Adaptive Dynamics, Diferencial Aberto com Vetorização de Torque por Frenagem, Paddle-shifts em Satin Chrome, All Surface Progress Control (ASPC), Auxílio de Partida em Aclives, JaguarDrive Control, Direção com Assistência Elétrica (EPAS), Direção proporcional à velocidade, Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), Vetorização de Torque por Frenagem (TVBB), Assistente de Estabilidade de Reboque (TSA), Assistente de estilo de condução ECO, entre outros.

INFOENTRETENIMENTO: Sistema de Som, Android Auto, Apple CarPlay, Pivi, Tela Touchscreen de 11.4″, Controle Dinâmico de Volume, Integração com iPod, Conectividade Bluetooth, Streaming Bluetooth, Controle por Voz, entre outros.

AUXÍLIO AO MOTORISTA: Frenagem de Emergência, Câmera Surround 3D, Controle de Cruzeiro e Limitador de Velocidade, Monitor de Fadiga do Motorista, Assistente de Manutenção da Faixa de Rodagem, Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.

SEGURANÇA:  Freio de Estacionamento Elétrico (EPB), Indicador de desgaste das pastilhas de freio, Assistência a Frenagens de Emergência, Indicadores de mudança de faixa (3 piscadas), Maçanetas internas das portas dianteiras com botões de travamento separados, Travas elétricas de segurança para crianças, Lembrete do cinto de segurança, Apoios de cabeça dianteiros passivos, ISOFIX no assento traseiro, Botão Start, Modo Valet, Airbags frontais, com detector de ocupação do assento do passageiro, Airbags laterais dianteiros, Airbag tipo cortina de comprimento total das janelas laterais, entre outros.

CONVENIÊNCIA: Abertura manual da tampa do porta-malas, Porta-luvas com trava, Porta-copos dianteiro duplo, Porta-óculos no console superior, Porta-objetos da porta dianteira, Porta-objetos da porta traseira, Console central com apoio de braço, Amarrações para bagagem no porta-malas, Gancho(s) no porta-malas, Mostrador de temperatura externa, entre outros.

Jaguar F-Pace R-Dynamic 2021 

EXTERIOR: Acrescenta Acabamentos do para-choque R-Dynamic, Insertos do para-choque R-Dynamic, Grade R-Dynamic e Friso da porta R-Dynamic.

INTERIOR: Acrescenta Costura contrastante e Soleiras de metal com inscrição R-Dynamic.

DINÂMICA: Mesmos itens do anterior.

INFOENTRETENIMENTO: Acrescenta Pivi Pro.

AUXÍLIO AO MOTORISTA: Mesmos itens do anterior.

SEGURANÇA: Mesmos itens do anterior.

CONVENIÊNCIA: Acrescenta Tampa elétrica do porta-malas.

Jaguar F-Pace SVR 2021

EXTERIOR: Acrescenta Retrovisores externos elétricos com memória, rebatimento elétrico, aquecimento, além de luzes de aproximação e antiofuscante automático no lado do motorista, Pacote Exterior SV, Freios dianteiros e traseiros de 395 mm e Lavador dos faróis.

INTERIOR: Acrescenta Pedais metálicos de acabamento Bright, Volante em couro aquecido SVR, Coluna de direção com ajuste elétrico, Carpetes SVR luxury, Soleiras de metal com a marca SVR e Assentos traseiros SVR desdobráveis e aquecidos 40:20:40 com apoio de braço central.

DINÂMICA: Acrescenta Diferencial Eletrônico Ativo com Vetorização de Torque por Frenagem e Escapamento esportivo ativo com acionamento por botão.

INFOENTRETENIMENTO: Acrescenta Sistema de Som Meridian e Tela Interativa do Motorista.

AUXÍLIO AO MOTORISTA: Acrescenta Assistente de Pontos Cegos, Detecção de Saída Livre, Controle de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção, Monitor de Colisão Traseira e Monitor de Tráfego em Ré.

SEGURANÇA: Mesmos itens do anterior.

CONVENIÊNCIA: Acrescenta Sistema Keyless – Entrada sem chave.

RODAS: Rodas de 21” forjadas com 5 raios divididos Estilo 5080 Satin Technical Grey com acabamento Diamantado contrastante e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Jaguar F-Pace 2021 – preço

O Jaguar F-Pace 2021 mudou as suas versões e a marca não disponibilizou seus novos preços, que certamente tiveram um aumento substancial. A única informação disponibilizada pela marca é que o modelo parte de R$ 369.950, mas esse valor ainda era referente à versão de entrada do modelo anterior.

Jaguar F-Pace 2021: versões, preço, equipamentos, consumo, motor

Jaguar F-Pace 2021 – motor

A atual linha de motores do Jaguar F-Pace 2021 conta com 3 opções, sendo que os modelos de entrada usam o 3.0 de seis cilindros com 340 cv e 48,9 kgfm de torque, com câmbio automático de 8 velocidades.

A marca também continua investindo nas opções híbridas, que no caso do F-Pace 2021 é representada pela versão P400e. Nesse caso, o 2.0 turbo está associado a outro propulsor elétrico, entregando 404 cv e 65,2 kgfm de torque, também com transmissão automática de 8 marchas.

Já no topo da gama está o poderoso F-Pace SVR 2021, que usa o motor 5.0 V8 a gasolina de 550 cv e 71,4 kgfm de torque, também com a mesma transmissão das outras versões.

Infelizmente o modelo perdeu suas versões a diesel, que entregavam um desempenho interessante para quem prefere esse tipo de SUV.

Jaguar F-Pace 2021 – desempenho

Usando os dados oficiais providos pela Jaguar, vemos que o F-Pace 2021 tem um ótimo desempenho em todas as versões, desde a opção de entrada.

Confira abaixo a aceleração de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima de cada versão:

  • Jaguar F-Pace P340 (3.0) – 6,1 segundos e 240 km/h
  • Jaguar F-Pace P400e (2.0) – 5,3 segundos e 240 km/h
  • Jaguar F-Pace P550 (5.0) – 4,0 segundos e 286 km/h

Jaguar F-Pace 2021: versões, preço, equipamentos, consumo, motor

Jaguar F-Pace 2021 – consumo

A Jaguar também fornecia números oficiais em relação ao consumo de combustível do F-Pace 2021, que entrega ótimos números com seu conjunto motor e câmbio, especialmente na versão híbrida.

Infelizmente, porém, a marca retirou essas informações de seu site, e elas também não estão disponíveis por outros meios enquanto o modelo não puder ser testado pela imprensa especializada.

Jaguar F-Pace 2021 – manutenção e revisão

A marca inglesa oferece os serviços do Jaguar Assistance para os proprietários do F-Pace 2021, um serviço que consiste em assistência para panes ou acidentes, e que funciona 24 horas. Esse serviço é válido por 36 meses ou 100.000 km (que é o tempo de garantia do veículo), o que ocorrer primeiro.

Também é oferecido o Jaguar Care, um plano que vale por 5 anos e inclui as manutenções básicas do veículo com preço fixo, incluindo os seguintes itens: óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de ar, filtro de pólen, filtro de combustível (para veículos com motor a diesel), fluido de freio e mão de obra.

Os preços para as cinco revisões de manutenção básica para o F-Pace são os seguintes:

  • Jaguar F-Pace 3.0 V6 gasolina: R$ 5.990
  • Jaguar F-Pace 2.0 Híbrido: Não disponível
  • Jaguar F-Pace SVR 5.0 V8: R$ 6.990

Jaguar F-Pace 2021 – ficha técnica

Motor

3.0 V6

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

6 em V

Cilindrada em cm3

2.995

Válvulas

24

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

340 cv a 5.500 rpm

Torque Máximo

48,9 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 8 velocidades

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, braços sobrepostos

Traseira

Independente, multibraços

Rodas e Pneus

Rodas

20 polegadas

Pneus

255/50 R 20

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.750

Largura (mm)

2.070

Altura (mm)

1.660

Distância entre os eixos (mm)

2.874

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

750

Tanque (litros)

63

Capacidade do porta-malas (litros)

601

Peso bruto total (kg)

1.861

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

Motor

5.0 V8

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

8 em V

Cilindrada em cm3

5.000

Válvulas

32

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

550 cv a 6.000 rpm

Torque Máximo

71,4 kgfm a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática de 8 velocidades

Tração

Tipo

Integral

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, braços sobrepostos

Traseira

Independente, multibraços

Rodas e Pneus

Rodas

22 polegadas

Pneus

265/40 (frente) e 295/35 (atrás)

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.762

Largura (mm)

2.071

Altura (mm)

1.670

Distância entre os eixos (mm)

2.874

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

750

Tanque (litros)

82

Capacidade do porta-malas (litros)

650

Peso bruto total (kg)

2.070

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,39

Jaguar F-Pace 2021 – fotos

Viny Furlani
Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.