_Destaque Europa Jaguar Land Rover Tecnologia

Jaguar Land Rover desenvolve condução autônoma no fora de estrada

jaguar-land-rover-autonomous-all-terrain-driving-1

A Jaguar Land Rover está desenvolvendo uma tecnologia que permitirá aos utilitários esportivos conduzir de forma autônoma no off-road. A empresa britânica revelou o projeto chamado Autonomous All-Terrain Driving, que consiste inicialmente de um estudo sobre as possibilidades de condução independente do motorista em qualquer terreno.

Para isso, o AATD precisará de um nível elevado de inteligência artificial, para poder tomar decisões seguras de acordo com as condições do terreno. Anteriormente, a Jaguar Land Rover desenvolveu um sistema de escaneamento 3D do terreno à frente do veículo, ajustando automaticamente parâmetros de tração, suspensão, freios e demais dispositivos do veículo.

O objetivo da Jaguar Land Rover é permitir que o condutor possa ter os mesmos benefícios da condução autônoma no asfalto, quando estiver fora dele. As tecnologias que beneficiarão o AATD incluem um sistema de monitoramento de 360 graus, o mapeamento 3D do terreno, radares, sensores de ultrassom e a varredura laser LIDAR.

jaguar-land-rover-autonomous-all-terrain-driving-2

O AATD permite um esquadrinhamento digital de cinco metros de terreno à frente do veículo, ajustando automaticamente o Terrain Response. A tecnologia identifica também como está o piso, se com neve ou lama, bem como asfalto, cascalho, relva ou areia, por exemplo, adaptando-se às mudanças.

Um controle de cruzeiro adaptativo para off-road também faz parte do projeto AATD, possibilitando no futuro que o utilitário possa identificar resistência à velocidade, tais como valetas, buracos, pedras ou água, por exemplo. Assim, o SUV ajustará automaticamente a velocidade de acordo com a situação. Ganhos, troncos e outros obstáculos embaixo do carro também serão detectados.

Se tudo isso é impressionante, o mais interessante será a comunicação V2V para comboio, proposta pela Jaguar Land Rover. Com ela, os parâmetros assumidos pelo veículo líder no off-road serão compartilhados com os demais do grupo, permitindo que todos apresentem a mesma performance daquele que lidera no caminho.

Por enquanto, o Autonomous All-Terrain Driving é um estudo da Jaguar Land Rover sem data conhecida. A empresa não revela quando e nem em quase modelos será oferecida, mas podemos imaginar que os próximos Range Rover e Range Rover Sport já poderão portar tudo ou parte dessa tecnologia.

[Fonte: Auto Express]





  • Mr. Car

    Se eu fosse amante de off-road, mandava a Jaguar Land Rover tomar no meio de um certo orifício.

    • Pacheco

      Por isso que um Jeep 68 custa uma fortuna. Estão tirando o prazer da vida.

  • Rmx

    Porque a indústria automobilística atual quer eliminar o automobilista ?????
    Quem não gosta de dirigir também não se interessa em trocar de carro sempre ou por um monte de outras coisas ligadas a este que faz eles terem um belo caixa no final das contas!

  • zekinha71

    A graça justamento do off road é a direção, ficar o tempo todo brigando com a lama, os buracos, jogando de um lado pra outro.
    E algum nerd que transformar o carro em video game.
    Qual vai ser a próxima ideia de gênio, drift autônomo, carro de corrida autônomo, se bem que na F1 não está muito longe.

    • Matheus

      Não existe off road só por prazer.
      Muitas vezes é necessário transpor um terreno e o motorista não tem a habilidade necessária para isso.



Send this to friend