Jaguar Land Rover Mercado Tecnologia

Jaguar Land Rover deve usar novo V8 da BMW

jaguar-f-type-r-awd-NA (48)

A pressão de regras ambientais em todo o mundo está matando o futuro dos motores V8. Cada vez mais se torna inviável o investimento em grandes propulsores, sendo que a aposta para os próximos anos é o propulsor 2.0 com dois ou três turbos.

Mas, nem todas as marcas podem fazer o que a Volvo está propondo, que é a substituição de motores de seis ou oito cilindros em prol de quatro pistões. A Jaguar Land Rover é um exemplo. As duas marcas inglesas têm no V8 uma de suas principais características.

As duas utilizam o motor AJ-V8 5.0 de origem Ford, mas este não mudou muito nos últimos 20 anos e não tem condições de seguir em frente com as novas normas de emissão. Assim, para os próximos anos é necessário um sucessor.

Como já comentado no início do texto, o investimento em V8 já não é mais viável para muita gente e isso se aplica à Jaguar Land Rover. Por isso, de acordo com rumores que circulam na Europa, esta teria fechado um acordo com a BMW para o fornecimento de um novo V8, que a bávara desenvolve.

Dessa forma, a Jaguar Land Rover poderá ter um V8 nas versões topo de linha, mantendo a tradição. Até 2006, por exemplo, os modelos da Land Rover utilizavam o V8 feito pela marca alemã, que na época era sua controladora.





  • Arnon Coelho Junior

    ainda que souberam escolher um V8 de respeito e tecnologia, diga se europeu americanos e outros sao uma lastima

    • Pacheco

      Podem falar o que for, mas o Som de um V8 Carburado roncando é gostoso demais.

      Eu tive um Hemi 5.7 V8. Era injetado, 2 velas por cilindro, desligava metade para economizar. Era careta. Roncava fino por ajuste.

      Esse motor vai virar lenda em poucos anos. Mas antes disso ainda terei uma Range Rover Sport 5.0 Supercharger de 510cv.

      • Thiago

        Meus clientes, donos de lojas de carros importados, falam que a manutenção dessas LR são terríveis, só aceitam ela na troca quando estão na garantia de fábrica, exceto a defender, que quando chega uma é vendida quase no mesmo dia de tanto que é a procura.

        • Pacheco

          Sim, uma Land Rover tem manutenção mais caro que Ferrari. Um cambio qndo quebra, vc tem que vender outro carro pra arrumar.

  • Creio que para uma marca premium isso é um tiro no pé para a imagem. O motor é uma das principais características de um automóvel, ainda mais um V8. Imagina um cliente em dúvida entre uma Ranger Rover ou um X5 , ficaria muito fácil o vendedor argumentar a favor da BMW, pois a concorrência usa o motor da mesma. Seria algo próximo como a Suécia divulgar para os turistas conhecerem o autêntico chocolate suíço, mesmo que esse fosse (e teoricamente é possível ) vendido em lojas suecas.

    • Rmx

      Se não era um problema para eles usarem um velho V8 de origem FORD ! E convencer os clientes com isso.
      Porque se importariam em usar um moderno MERCEDES !!!
      Corpo e Alma Inglesa Coração Alemão!!!
      Se a Jaguar pertence a Tata, se a Bentley usa motores AUDI e a Rolls Royce legítimos BMWs, pelo visto isso não é um problema para eles.
      Mais Premium que a industria automotiva alemã é difícil !!!

      • Zoran Borut

        Mercedes?

    • Matthew

      A indústria automobilística está cada vez mais pasteurizada em sua busca incessante pela redução de custos, e, consequentemente, aumento da rentabilidade das operações. E essa geração já nem liga mais tanto assim pra motor como ocorria em outros tempos. Importa que tenha a grife de um Jaguar. E usar motor de outra empresa nunca foi empecilho ao sucesso de uma marca ou modelo, vide os Ford de motor AP dos tempos da autolatina e os Fiat com motor GM Família I nos anos 2000.

    • Franco da Silva

      Essa prática iniciou em um momento de graves problemas, com a marca quase falindo. Depois, foi comprada, juram que estão bem e continuam com isso. É uma grave falha do comando da empresa.

  • fbl

    À diferença entre uma marca premium alemã e a jaguar esta aí. Hj, o coração do carro é ford (!), amanhã permanecerá de outra marca. Isso desmerece a marca.

    • Zoran Borut

      Já houve Chrysler feitos sobre plataforma Mercedes, motores feitos em conjunto com a Peugeot ou Chrysler usados pela BMW, a Audi compartilha tudo com VW, Skoda, Seat. A Porsche faz o Cayenne compartilhando projeto com a VW. Cadillac usa mesma base de modelos Chevrolet. Muitas fábricas fazem motores em conjunto.

      • fbl

        Acho que vc confirmou que mercedes, bmw e audi (principalmente as duas primeiras) pouco ou quase nunca puxam tecnologia, principalmente de motores de outras marcas. Porsche entao nem se fala, principalmente em suas linhas (ainda) mais de topo. As outras que citou sao inferiores mesmo e não estão no nível dessas Premium alemãs.

        • Edson Fernandes

          Mas ele acabou de citar a joint venture de motores!

          Vc estranharia então um Rolls Royce ser um motor BMW?

          Um Mercedes com motor Renault? E todos essas marcas possuem!

          • fbl

            Sincetamente sim, acho que só mostra quem detém realmente a tecnologia. No caso da RR, o foco sempre foi o luxo e conforto em sí, muito mais do que a mecânica. A mercedes com motor renault (todo desenvolvido somente pela renault e nao uma joint venture) sinceramente nao lembro o carro mas eu acharia terrível, se estivéssemos falando de um carro mb. Talvez num utilitário mas mesmo assim, uma fabrica como a tradição da mb nos utilitários, tem capacidade de fz qq coisa com tecnologia propria. Em se tratando de carros de luxo, marcas renomadas, sim, eu acho mais louvável quando elas desenvolvem seus próprios trens de força, como geralmente fazem por exemplo mercedes, bmw e audi. E isso obviamente nao quer necessariamente dizer que marcas que compram motores de outras sejam ruins.

            • Edson Fernandes

              Se o produto tem qualidade, pouco importa a origem.

              Se vc olhar na historia verá muito dessas situações e isso não cria problemas, só para quem acha que isso é ruim.

            • gabriel moraes

              concordo com voce mas vale lembra que nos que vemos origem do motor e tudo mais somos a minima parcela de compradores pq a maioria so se preocupa se o carro é grande e a marca é famosa pra causar status independente de qual tecnologia usar



Send this to friend