Europa Jaguar Land Rover Tecnologia Veículos Comerciais

Jaguar Land Rover lança Projeto Vector de mobilidade autônoma

Jaguar Land Rover lança Projeto Vector de mobilidade autônoma

Ele é quadrado, tem portas pantográficas e muito espaço interno, além de ser 100% elétrico. Essa é a descrição básica do Vector, um projeto de veículo de condução autônoma da Jaguar Land Rover.


Ainda com controles físicos por conta da segurança e também da legislação britânica, o Vector é um monovolume de proposta urbana que tem como objetivo aprimorar a tecnologia de direção automática.

Feito em segredo pela Jaguar Land Rover, o Vector acabou se transformando numa startup em parceria com a Universidade de Warwick, onde foi apresentado o primeiro protótipo funcional.

Jaguar Land Rover lança Projeto Vector de mobilidade autônoma

De acordo com a JLR, o Vector tem grande flexibilidade em sua plataforma e pode ter vários fins quando estiver em produção. Equipado com baterias de lítio planas sob o assoalho, o veículo prioriza o espaço interno.

Com para-brisa e vidro traseiro amplos e envolventes, o Vector tem portas pantográficas nos dois lados, facilitando o embarque de seus quatro ocupantes, que ainda podem se utilizar de estribos nas laterais para o acesso.

No futuro, o Vector e seus derivados serão somente passageiros, mas deverá manter volante e pedais, pelo menos, já que se espera que alcancem o Nível 4 de automação, que ainda mantém esses itens de controle, como os carros ID da VW, por exemplo.

Jaguar Land Rover lança Projeto Vector de mobilidade autônoma

Buscando a mobilidade elétrica e o compartilhamento, a Jaguar Land Rover ainda não deu prazos para conclusão dos objetivos da Vector. Enquanto isso, o primeiro autônomo de uma das duas marcas inglesa será o Jaguar I-Pace.

Como a JLR tem acordo com a Waymo, se comprometeu com a divisão de carros autônomos do Google para fornecer nada menos que 20.000 unidades do crossover elétrico para serem adaptados pela americana, servindo como táxis autônomos.

O acordo é parecido com o do Uber com a Volvo, onde esta última terá 10.000 unidades do híbrido plug-in XC90 T8 com condução autônoma nos EUA.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Willie Cicci

    Faria bonito numa noma versão de “O vingador do futuro” com Johnny Cab

    • El Gato!

      Mas esse é autônomo, não precisaria de motorista. E o Johnny tem cinco bocas pra sustentar…

    • hinotory O

      Cara pensei exatamente a mesma coisa.

  • Lucas Melo

    se colocar um suspensao elevada da pra rodar no Brasil

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email