Europa Governamental/Legal Land Rover Pickups SUVs

Jaguar Land Rover perde disputa judicial contra Ineos Grenadier

Jaguar Land Rover perde disputa judicial contra Ineos Grenadier

A Jaguar Land Rover ganhou uma batalha judicial no lugar mais improvável, contra uma montadora local que se “inspirou” no Range Rover Evoque.


Contudo, ironicamente, agora ela perde uma disputa legal dentro de sua própria casa e contra outra “inspiração” declarada de um produto seu, que no caso é o Land Rover Defender da geração antiga.

Quem levou a disputa foi a Ineos Automotive, que lançou recentemente o Grenadier, uma releitura completa do clássico modelo da Land Rover, que inclusive já foi montado no Brasil pela Karmann-Ghia entre 1997 e 2005.

Jaguar Land Rover perde disputa judicial contra Ineos Grenadier

A JLR entrou com ação para impedir a comercialização desse produto, alegando as similaridades entre os dois. Contudo, o Escritório de Patentes do Reino Unido não viu tanta semelhança assim e negou a concessão de direitos para a Land Rover. Então, o juiz de um tribunal de Londres seguiu o conselho.

Com isso, a Ineos agora pode vender o Grenadier até nas Midlands sem nenhum impedimento jurídico. A Jaguar Land Rover informou que está decepcionada com a decisão da justiça britânica nesse caso. Ela acusa ter registrado o desenho de patente do Defender em vários países.

Jaguar Land Rover perde disputa judicial contra Ineos Grenadier

A Ineos Automotive, que pertence ao bilionário Jim Ratcliff, que atua na área química, tinha planos de construir o chassi – projetado pela Magna Steyr, em Portugal, sendo assim enviada para montagem final no País de Gales.

Porém, a Daimler quer se desfazer da fábrica da Smart em Hambach, França. Se conseguir um acordo com os alemães, a produção deverá ser totalmente francesa, abandonando o complexo e custoso esquema feito originalmente.

Jaguar Land Rover perde disputa judicial contra Ineos Grenadier

Com motor BMW da série B57/58, o Ineos Grenadier tem esse seis em linha 3.0 com gasolina ou diesel, além de transmissão automática e tração 4×4 com reduzida e tudo mais.

Além de sua forma fechada, o Grenadier terá ainda uma variante picape. Por ora, não se sabe de versões híbridas e nem de uma possível eletrificação no futuro, mas é provável que aconteça nos próximos cinco anos. Parece ou não?

[Fonte: Carscoops]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

              Quem somos

              O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

              Notícias por email