Elétricos Europa Híbridos Jaguar Land Rover Mercado Tecnologia

Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

jaguar-eletricos-3 Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

A Jaguar Land Rover anunciou que todos os seus lançamentos após 2020 serão híbridos plug-in ou 100% elétricos, segundo Dr. Ralf Speth, CEO global das duas marcas inglesas, hoje controladas pelo fabricante indiano Tata Motors. Essa mudança visa atender ao futuro mercado de veículos movidos por energias renováveis, onde a JLR pretende estar em evidência.



A ofensiva nesse sentido começa com o crossover elétrico I-Pace, que começa a ser fabricado na Áustria pela Magna Steyr a partir de 2018. O modelo da Jaguar chega antes dos principais rivais alemães e terá um papel fundamental na mudança de imagem da marca britânica.  Ainda com olho no futuro, a empresa foca também na conectividade e por isso, mostrará em Frankfurt o “Sayer”, um volante futurista e com inteligência artificial comandado por voz.

jaguar-eletricos-1 Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

Ele será um organizador para o motorista, que terá desde informações online, dados pessoais, navegação e entretenimento gerenciados pelo volante “autônomo”. Este, por sua vez, será apresentado a bordo do conceito Future-Type, que é uma visão dos carros no ano 2040, quando a maioria dos governos da Europa extinguirá o comércio de carros movidos a gasolina ou diesel. A empresa também aposta na condução autônoma dentro e fora da estrada, especialmente nesse segundo caso, algo inédito no mundo automotivo.

Não faz muito tempo, a Jaguar Land Rover apresentou tecnologias de automação e conectividade bem avançadas, incluindo um para-brisa com projeção para navegação e condução off road. Mas as tecnologias em desenvolvimento não poderão estar nas ruas sem uma nova habilidade dos funcionários da empresa.

jaguar-eletricos-2 Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

Para isso, uma parceria com a banda virtual Gorillaz e visa recrutar pessoas que desejam seguir uma carreira de engenhara dentro do fabricante, mas terão suas habilidades técnicas, sua lógica e sua memória testadas antes da aprovação. A ideia é buscar pessoas que possam resolver questões complexas dentro de um ambiente altamente conectado, onde os problemas terão de ser resolvidos de forma rápida.

jaguar-eletricos-4 Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

Além disso, a Jaguar Land Rover olha para o futuro com um pé no passado. Em Frankfurt, a Jaguar vai apresentar o E-Type Zero. Trata-se do clássico esportivo dos anos 60, que foi construído em 1968 sob a Série 1.5 Roadster. Modificado pelas oficinais de reconstrução de clássicos de Warwickshire, o bólido foi completamente restaurado e conta com propulsor 100% elétrico, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, um segundo a menos que o E-Type Série 1 original. Com uma série de modificações, o clássico ficou 80 kg mais leve e tem autonomia de 270 km.

  • Maycon Farias

    Merecem uma salva de palmas… de pé ainda! Parabéns

    • Davi Millan

      Ah! E como merecem… Esse E-Type Zero ficou demais.
      O que os carros de antigamente devem para os novos é tecnologia, segurança, eficiência energética e talvez o aproveitamento do espaço interno e suas dimensões. Mas em questão de estilo e qualidade dos materiais/cuidado com o estilo e materiais interno é algo que é difícil de ver nos carros de hoje que tem “prástico” sem graça pra todo lado (exemplo do Corolla que só vem piorando o acabamento no passar dos anos).

  • Elfo Safadão.

    É muita palhaçada da jaguar lançar um carro desses, ainda mais quando eu tenho a certeza que não tenho condições financeiras pra ter um.

  • Emygdio Carlos

    Parece que a eletrificação dos veículos será o caminho obrigatório para a indústria automobilística. Que o Brasil seja alcançado por essa tecnologia o mais rápido possível e o povo brasileiro possa desfrutá-la.

    • Fernando Bento Chaves Santana

      Nós sempre ficamos com o refugo. Não se esqueça.

    • O Pato

      Antes disso tem que dizer pros brasileiros que eles querem carros elétricos.

  • noticiautomotivaracistaa

    e o Land Cruiser?

  • Vattt

    Se eu não fosse morador do BRasil (terra das bananas), estaria na fila para garantir meu e-type elétrico, show de bola!!!

  • Handlay P.B.

    Legal, resta saber se os futuros carros elétricos e híbridos da Jaguar serão problemáticos como os carros atuais que têm essa fama. O I-Pace é bonito e futurista. Gostei do Future-Type, se os carros de 2040 forem desse jeito serão muito futuristas, restando saber as tecnologias avançadas que poderão ter nesse ano. Não gostei do E-Type elétrico porque ele não tem hodômetro analógico no painel.

  • Marcio Mendes

    O E-Type é um esportivo elegantíssimo e com estilo único! Impossível confundi-lo com qualquer outro carro! Que bom que agora ressuscitou silenciosamente!

  • Vattt

    No filme O preço do Amanhã (In Time) Will Salas (Justin Timberlake) Vai a ccs pra comprar um carro novo e escolhe um Jaguar e-type elétrico!!! Mas os Impalas limousine e os Dodges dos policiais do tempo elétricos chamam atenção também!!!

  • nightwishjp

    Esse E-Type Zero já nasceu pra ser item de colecionador.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend