Elétricos Europa Híbridos Jaguar Land Rover Mercado Tecnologia

Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

jaguar-eletricos-3 Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

A Jaguar Land Rover anunciou que todos os seus lançamentos após 2020 serão híbridos plug-in ou 100% elétricos, segundo Dr. Ralf Speth, CEO global das duas marcas inglesas, hoje controladas pelo fabricante indiano Tata Motors. Essa mudança visa atender ao futuro mercado de veículos movidos por energias renováveis, onde a JLR pretende estar em evidência.



A ofensiva nesse sentido começa com o crossover elétrico I-Pace, que começa a ser fabricado na Áustria pela Magna Steyr a partir de 2018. O modelo da Jaguar chega antes dos principais rivais alemães e terá um papel fundamental na mudança de imagem da marca britânica.  Ainda com olho no futuro, a empresa foca também na conectividade e por isso, mostrará em Frankfurt o “Sayer”, um volante futurista e com inteligência artificial comandado por voz.

jaguar-eletricos-1 Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

Ele será um organizador para o motorista, que terá desde informações online, dados pessoais, navegação e entretenimento gerenciados pelo volante “autônomo”. Este, por sua vez, será apresentado a bordo do conceito Future-Type, que é uma visão dos carros no ano 2040, quando a maioria dos governos da Europa extinguirá o comércio de carros movidos a gasolina ou diesel. A empresa também aposta na condução autônoma dentro e fora da estrada, especialmente nesse segundo caso, algo inédito no mundo automotivo.

Não faz muito tempo, a Jaguar Land Rover apresentou tecnologias de automação e conectividade bem avançadas, incluindo um para-brisa com projeção para navegação e condução off road. Mas as tecnologias em desenvolvimento não poderão estar nas ruas sem uma nova habilidade dos funcionários da empresa.

jaguar-eletricos-2 Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

Para isso, uma parceria com a banda virtual Gorillaz e visa recrutar pessoas que desejam seguir uma carreira de engenhara dentro do fabricante, mas terão suas habilidades técnicas, sua lógica e sua memória testadas antes da aprovação. A ideia é buscar pessoas que possam resolver questões complexas dentro de um ambiente altamente conectado, onde os problemas terão de ser resolvidos de forma rápida.

jaguar-eletricos-4 Jaguar Land Rover promete eletrificar lançamentos após 2020 e revela clássico E-Type elétrico

Além disso, a Jaguar Land Rover olha para o futuro com um pé no passado. Em Frankfurt, a Jaguar vai apresentar o E-Type Zero. Trata-se do clássico esportivo dos anos 60, que foi construído em 1968 sob a Série 1.5 Roadster. Modificado pelas oficinais de reconstrução de clássicos de Warwickshire, o bólido foi completamente restaurado e conta com propulsor 100% elétrico, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, um segundo a menos que o E-Type Série 1 original. Com uma série de modificações, o clássico ficou 80 kg mais leve e tem autonomia de 270 km.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend