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Jaguar XF Sport Luxury entrega luxo e elegância por menos de R$ 200 mil

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O Jaguar XF nasceu em 2007 e foi concebido como um irmão menor do XJ, o grande sedã de luxo da marca inglesa. O modelo atual é um face-lift dessa geração e daqui algum tempo será substituída por uma nova.



Construído em aço de alta resistência, o Jaguar XF é um equivalente inglês dos alemães Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. Fabricado em Birmingham, Reino Unido, bem como em Pune, Índia, o sedã de luxo era a opção de entrada no segmento de três volumes da empresa, mas recentemente foi lançado o XE, que assumiu a linha de entrada.

Por aqui, de fato o Jaguar XF é a opção de menor preço da marca e no caso mais específico do XF Sport Luxury 2015, o termo ganha maior proporção, já que ele está sendo oferecido com preço sugerido de R$ 199.000. O valor é interessante por estar bem abaixo dos rivais alemães de mesmo porte.

Não se trata de um sedã de porte médio, já que mede 4,96 m de comprimento. Assim, o XF Sport Luxury se converte em “filho único” nessa faixa de preço. Abaixo disso, somente sedãs grandes de marcas tradicionais.

Além disso, a origem inglesa, sempre associada ao luxo e à qualidade, reforça a posição de destaque dessa versão. O motor 2.0 GTDI de 240 cv pode ser um fator negativo em um carro desse porte. Mas vejamos se é assim.

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Por fora…

O Jaguar XF Sport Luxury 2015 não difere em quase nada em relação à versão mais potente, que é a Portfolio com motor 3.0 V6 Supercharged de 340 cv. Antes dela, porém, há a opção Sport Premium Tech, que compartilha o motor 2.0. Por fim, o esportivo XF-R tem visual mais radical e desempenho ímpar, já que vem com um 5.0 V8 Supercharged de 510 cv.

O estilo é elegante, mas com detalhes que representam a agressividade do símbolo da marca, reforçando a ideia de um felino pronto para saltar sobre sua presa. Os faróis duplos de xenônio e com LEDs diurnos apresentam desenho pouco cerrado e ondulado.

No entanto – em combinação com a grade malhada de cor preta e dominada pelo logotipo do felino, assim como o capô com vincos bastante proeminentes – passam a impressão de maior esportividade. O para-choque possui um perfil mais aerodinâmico e em harmonia com o resto do conjunto.

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Nas laterais, o modelo dispõe de saídas de ar nos para-lamas dianteiros e com aplique cromado “Jaguar” na parte superior. Além disso, os frisos que contornam as janelas são na cor preto brilhante, bem como as colunas B. Esse é um dos diferenciais dessa versão em comparação a com Luxury tradicional.

As maçanetas são pintadas na cor do carro, assim como os retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico com iluminação de solo. As rodas de liga leve aro 18 com pneus 245/45 ZR18 apresentam desenho mais aerodinâmico e estão em conformidade com a proposta da versão. No teto, a abertura solar é do tamanho padrão e a antena tem formato barbatana de tubarão.

Na traseira, as lanternas apresentam desenho harmônico e elegante, tendo ainda iluminação por LEDs. A tampa do porta-malas tem friso em preto brilhante – pouco notado por causa da cor Ebony da carroceria – e abriga a câmera de ré, bem como o nome “Jaguar” e o felino saltando. O para-choque tem sensor de estacionamento e a parte inferior em cor preta, bem como duas saídas de escape cromadas.

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Por dentro…

Se por fora o Jaguar XF Sport Luxury 2015 apresenta uma boa mescla de elegância e esportividade, por dentro é puro luxo, conforto e sofisticação. Ao abrir a porta, o condutor já percebe o alto nível de qualidade do acabamento e é recepcionado por uma soleira de alumínio com o nome “Jaguar”.

O interior é totalmente forrado em couro, sendo preto na parte superior e caramelo na parte inferior. Não é preciso dizer que sobre o painel, a costura é de primeira, assim como o material é devidamente emborrachado. Logo abaixo, o revestimento é de alumínio texturizado com os famosos difusores de ar escamoteáveis, que dão um ar ainda mais sofisticado ao Jaguar XF.

O volante em couro tem comandos de telefonia, mídia e piloto automático, tendo ainda detalhes em alumínio e um desenho muito conservador, simplista até. Há também borboletas para trocas de marchas no modo manual, bem como hastes para faróis, computador de bordo, limpadores, etc. A coluna de direção tem regulagem elétrica com dois modos.

Um deles é automático e funciona junto com a memória do assento do condutor, que no caso são duas. Ela se retrai ou se ajusta a altura determinada e memorizada pelo condutor. Já a outra função é manual, podendo assim ser manuseada livremente. Já o cluster tem grande similaridade com os da Land Rover, destacando-se o display digital central.

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Nível de combustível, posições de marchas, modo de condução, funções do computador de bordo, navegação, mídia, serviço, entre outros, estão presentes no display, enquanto os dois mostradores circulares apresentam apenas velocidade e conta-giros, sempre de forma clara e objetiva.

Na parte central, uma tela de LCD touchscreen de 7 polegadas centraliza as funções principais da multimídia, que inclui mídias (USB/Auxiliar/Bluetooth/CD/DVD), navegação, telefonia, climatização, configurações do veículo e imagem da câmera de ré. Tudo feito de forma intuitiva e ao simples toque na tela. A tela de boas-vindas é bastante agradável.

Logo abaixo, comandos para travamento das portas, acionamento da multimídia, navegação, telefonia e menu. Esse espaço fica sobre uma faixa revestida em fibra de carbono, que inclusive possui um botão cromado para abertura do porta-luvas. Descendo mais, comandos manuais de mídia e climatização, bem como entrada de discos.

Já o túnel central tem acabamento lateral em couro caramelo, console da transmissão em alumínio e o restante em fibra de carbono. Nessa segunda parte fica o botão de partida com o famoso “pulsar do coração”, que faz alusão à filosofia dos fundadores da Jaguar de que um carro é como um ser humano.

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Vemos então o botão giratório de posição de marcha (P, R, N, D e S) que se retrai quando o veículo é desligado. Há também botões para desativação do controle de tração, modo Inverno e limitador de velocidade. O freio de estacionamento é eletrônico e tem acabamento em alumínio. Sob a fibra de carbono existem dois compartimentos, sendo um porta-objetos com fonte 12V e um porta-copos climatizado.

Entre os bancos, apoio de braço central em couro com porta-objetos. Dentro deste, entradas USB e Auxiliar, bem como outra fonte de 12V. O porta-luvas tem bom espaço e é revestido em camurça. Já as portas apresentam duplo acabamento em couro, bem como fibra de carbono e detalhes em alumínio e cromo.

Os alto-falantes do sistema de som Meridian de 250 watts podem ser vistos mais claramente nas portas dianteiras, bem como os botões de memória do assento do condutor. O do passageiro não possui esta função. As portas traseiras são semelhantes às dianteiras. Os comandos dos vidros e retrovisores estão em boa posição.

O banco traseiro apresenta três apoios de cabeça e apoio de braço central com porta-copos. Há um console central em alumínio com difusores de ar e uma fonte 12V, bem como encostos dos bancos dianteiros em material plástico duro com redes para revistas.

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No teto, que é revestido em tecido cinza claro, destaque para as luzes de leitura dianteiras sensíveis ao toque. As traseiras são por botões comuns. O retrovisor interno é eletrocrômico e os para-sóis são devidamente equipados com espelhos e iluminação.

O esmero na confecção do interior é notável, mas não deixamos de observar um revestimento saindo da guarnição de fibra de carbono entre o túnel e o console do painel. Deve ser um caso pontual dessa unidade de teste.

Já o porta-malas é bem espaçoso com seus 500 litros. A tampa tem abertura pantográfica e sob o assoalho existe um estepe fino para velocidade limitada com ferramental e uma enorme bateria para alimentar os inúmeros sistemas eletrônicos do Jaguar XF Sport Luxury 2015.

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Por ruas e estradas…

Não se deve julgar o Jaguar XF Sport Luxury 2015 pelo tamanho de seu coração. Apesar de seus 4,96 m de comprimento e 1.735 kg de peso, o sedã de luxo britânico tem um desempenho coerente com o quatro cilindros 2.0 GTDI (FoMoCo) de 240 cv a 5.500 rpm e 34,5 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm.

Trata-se do mesmo motor usado no Ford Fusion, Volvo XC60, Range Rover Evoque e outros, por exemplo. E neste Jaguar – lembrando que ele é versátil suficiente para estar a bordo do enorme XJ, que também é oferecido no Brasil nesta configuração – ele funciona muito bem com a transmissão ZF 8HP, uma versátil caixa automática de oito velocidades.

A Jaguar limitou a velocidade em 209 km/h e divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, o que é muito bom para um carro de quase cinco metros e com motor 2.0. Graças ao bom torque em baixas rotações e à sua elasticidade, o 2.0 GTDI não se esforça demais no dia a dia, podendo ainda rodar a 1.500 rpm à 110 km/h.

Dessa forma, conduzir o Jaguar XF é ainda mais prazeroso pelo excelente isolamento acústico do motor e do material rodante. A economia vem no embalo das oito marchas bem ajustadas, que fazem o três volumes de Birmingham beber um litro para cada 13,9 km percorridos na estrada e fazendo 7,8 km na cidade, sempre com gasolina.

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No cotidiano, o 2.0 GTDI responde bem ao acelerador e puxa com desenvoltura de motor maior o enorme sedã inglês. Naturalmente as rotações e seu ronco começam a ser mais percebidas no modo Sport ou em trocas manuais nos paddle shifts.

A suspensão tem um bom ajuste voltado para o conforto, mas o XF Sport Luxury não é tão molengão como alguns sedãs de origem americana. Com tração traseira, ele tende a estar mais na mão e a estabilidade em curvas e desacelerações é boa, assim como frenagens mais fortes. Mas a altura do conjunto é baixa e requer atenção em rampas e lombadas.

A direção elétrica é bastante precisa e confortável e a câmera de ré é de grande ajuda em manobras. O espaço dianteiro é excelente e o traseiro é bom. O “bom” é devido ao entre-eixos de 2,90 m ser pouco aproveitado, pois o balanço dianteiro é muito curto e o habitáculo é bem recuado em direção ao eixo traseiro. Por isso, ele tem menos espaço atrás do que teoricamente deveria apresentar.

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Por você…

O que comprar por R$ 199.000 no grupo intermediário dos sedãs de luxo? A pergunta não é difícil de responder nesse caso. O Jaguar XF Sport Luxury, tanto visualmente quanto na prática, não aparenta ter esse valor, podendo facilmente ser apontado como custando R$ 250.000 para cima.

O pacote de equipamentos é muito bom para um carro de seu porte e preço. O acabamento e o luxo oferecidos também merecem consideração, assim como seu desempenho. Tudo em couro, ar dual zone, múltiplos ajustes elétricos, multimídia completa, detalhes refinados e materiais de primeira fazem parte do pacote. Há muito mais, conforme já dito anteriormente.

É claro que a Jaguar não iria entregar todo o conteúdo que o XF merece nessa opção de acesso, mas no geral já está bom. O consumo é condizente com a proposta e o conforto é proporcional ao seu porte e posição no mercado de luxo. Este britânico tem ainda status de ser um carro mais raro nas ruas do que seus rivais alemães, já bem conhecidos da maioria dos consumidores. Com a expansão da rede Jaguar, no entanto, provavelmente isso deixará de acontecer.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Jaguar XF Sport Luxury 2015

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, injeção direta, turbocompressor
Cilindrada – 1.999 cm³
Potência – 240 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque – 34,5 kgfm entre 2.000 e 4.000 rpm
Transmissão – Automática com oito marchas e mudanças sequenciais por paddle shifts

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 7,9 segundos
Velocidade máxima – 209 km/h (limitada)
Rotação a 110 km/h – 1.500 rpm
Consumo rodoviário – 13,9 km/litro
Consumo urbano – 7,8 km/litro

Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 18 com pneus 245/45 ZR18

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.966 mm
Largura – 1.939 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.468 mm
Entre-eixos – 2.909 mm
Peso em ordem de marcha – 1.735 kg
Tanque – 70,1 litros
Porta-malas – 500 litros
Preço – R$ 199.000

Galeria de fotos do Jaguar XF Sport Luxury 2015:

5.0

  • Luís Paulo

    belo carro e com um preço condizente com o nicho que se dispõe! Se tivesse grana seria com certeza um dos meus escolhidos!!

  • truco

    nao sabia desta versão.. um belo “custo beneficio”
    Disparado melhor compra nesta faixa de preco.

  • Charlis

    Logo de cara, achei o valor um absurdo considerando este motor, mas lembrando que a Evoque utiliza este mesmo motor, e é mais cara, entre outros exemplos que existem por ai…
    Mas com certeza com 200 mil reais eu só vejo 2 alternativas de carro para meu gosto, um V8 americano ou um Roadster alemão qualquer….

    • Lucas Souza

      Amigo, eu já dirigi os 3 v8 americanos, são excelentes carros, mas não tem conforto algum, são carros bem comuns por dentro. Esse Jaguar é um carro do mais alto padrão de luxo e conforto. É pra quem quer ir pro trabalho em alto nível. Fora que esse motor é muito bom, não existe necessidade para uso urbano comum de um dodge challenger hellcat com 700cv+.
      E tbm é uma proposta bem diferente de um Audi TT e de um Z4, que são bons carros, mas não dá pra vc levar sua família(mulher e filhos) para um jantar né

      • Charlis

        Opa, bacana!
        Mas por isso meu comentário foi propositalmente parcial: “eu”!
        By the way, eu ja dirigi os quatro V8 americanos (mustang, camaro, dodge e por último o stingray), e sou apaixonado pelos 4.
        E por ser um proprietario de um Fusion, que utiliza essa mesma motorização, ficaria impossivel com 200 mil reais, o dobro que paguei no mei carro, eu comprar um carro com o mesmo motor, apenas por luxo.

        • Lucas Souza

          realmente, paguei 110mil no meu titanium com teto e estou feliz da vida. Mas um jaguar é um sonho de consumo. Mas se eu tivesse 200mil com certeza compraria um z4. A não ser que já tenha filhos ^^

          • Charlis

            Ainda não temos filhos aqui, então pensando assim, lista seri nesta ordem: Z4, SLK, TT, Camaro SS, Mustang V8 ….
            Claro que com filhos muda muito, talvez a Evoque, ou uma Serie 3 bem das violentas.

            • Lucas Souza

              Eu já prefiro o Challenger, mas só se eu tivesse grana pra ter 2 carros, além do da minha esposa, pq ir trabalhar todo dia num dodge deve ser horrível pra estacionar, fora o consumo rsrs. Quem sabe daqui uns anos eu compre um carrinho bem simples pro dia a dia e um pro fim de semana.

        • Lucas Souza

          Única coisa que me arrependi foi de ter comprado carro com aro grande, 2 meses de uso em um buraquinho que cai já deu bolha e foi 1000 conto pra trocar um pneu. Sorte que não empenou a roda =/

          • Charlis

            Cara, nos aqui em casa nos arrependemos de ter comprado um Ford, isso sim.
            Aquele Recall até agora não chegou a peça, e a lanterna traseira, a parte dela do porta malas, quemou e estamos na espera faz 2 meses.

            • Lucas Souza

              Aí complica. Espero não passar por esses bocados, pelo menos não tão cedo. Mas a Ford é uma das melhores CCS aqui do meu Estado, a Toyota e Honda tbm são muito boas, mas os sedãns deles estão com preços muitos além do que valem =/

  • Lucas Souza

    Um desses com 2 anos de uso e menos de 30mil km rodados deve sair na faixa dos 140mil não? É uma boa compra.

    • Mas aí eu fico com os intermediários do “resquício” Ford: Volvo S60.

    • Chega_de_Ignorância

      pagar 140 mil num carro usado só pra ostentar o luxo?
      não é melhor comprar um Mercedes classe C zerinho?

      • Braddock

        Hj em dia não sei se compensa tanto comprar zero, desvaloriza demais =/

      • Rômulo M.

        Luxo é comprar um carro zero km que no momento que vc sair da concessionária já vai ter desvalorizado 30mil reais. Carros de luxo normalmente tem uma desvalorização super alta e os donos tendem a trocar de carro anualmente com uma quilometragem bem baixa, ou seja é um carro tecnicamente novo. Comprando um usado vc evita a desvalorização mais alta e consegue um carro em excelente estado.
        Um cliente meu algumas semanas atrás estava falando que ia trocar o carro da esposa, um Discovery 4, pq ela queria um carro menor e só em desvalorização ele ia perder 80mil reais em relação ao que pagou pelo carro e o carro tinha um ano e meio de uso e 12mil km rodados

  • junior

    Carrão,não me canso de dizer, quando o assunto e design e acabamento a Jaguar é nota 10… Seria ótimo o NA fazer um review do XJ também.

  • Leandro Santos

    Uns 50 mil a menos cairia bem nesse carro.

    • GPE

      Aí já seria presente de papai noel!

    • Martini Stripes

      Aí vc procura por BMW e MB

      • PEDAORM

        Na verdade os “concorrentes diretos” dele da BMW, Daimler, e Audi custam mais.

  • Daniel Blinkerbaum

    Os carros da Jaguar tem um ingrediente que na minha opinião faz falta nas Mercedes, nas BMWs e nos Audis: coração e alma. Sim, esse painel reflete a luz do sol na cara do motorista, sim, ele não tem a resposta de uma BMW quando se acelera, sim o preço dele é fora da realidade.. Mas se eu tivesse com a grana pra comprar um não ligaria pra nada disso..

    • Lucas Souza

      Nem reflete, só botar uma pelicula na frente tbm ^^ E eu acho esse motor bem justo pra usar no transito comum. Claro que uma BMW com tração traseira é outra coisa né ^^ Mas a nível de “ostentação” acho que Jaguar ganha de BMW pelo diferencial. Não é toda hora que se vê um jaguar por aí, mas bmw aqui onde moro que só tem CCS no outro estado já se vê 320 e X1 a rodo.

    • PEDAORM

      Sou mt fã dos audi, e não trocaria um A6 por esse Jaguar mesmo o jag sendo mais barato.
      De qualquer forma concordo com você, esse carro tem alma que falta aos alemãs, principalmente na classe E na minha opinião.
      E sobre sedas com alma, nenhum ganha do Ghibli para mim, apesar de custar o triplo do preço do jag.

    • Marcos Pastori

      E quando você vai sair nele….” I’ll take the JJAAAAGG!!”

      Com certeza, também compraria o JAG!

      Apesar de ter um motor bem ”comum” e não ser visualmente ”impactante”, ainda tem o refinamento e elegância da Jaguar.

      Me pergunto se o serviço de pós-venda será muito mais caro do que os concorrentes, simplesmente por ser um Jaguar.

  • Neto

    Não vejo nada d+ nesse carro fora o motor. Design +-, prefiro o novo Fusion do que isso aí.

    • é piada, diz que é piada, por favor!

      • Guest

        Deve ser piada, eu imagino. Mas comparando o preço pegar o fusion é muito mais racional. Mas de fato comprar carro de luxo não é nda racional, é paixão, é alguma coisa a mais.

        • Neto

          Não é piada, é a minha lógica.

      • Neto

        Não é piada.

      • Neto

        Sem contar que meu fusca deixa esse Jaguar comendo poeira… tanto no 0-100 como em velocidade final.

  • Lucas Souza

    Queria saber quando vem o XE e quanto rsrs

  • Renato

    É um bom carro para quem não preza esportividade. Tá em um preço condizente, mas não tão barato, pois os alemães possuem motores melhores. Mesmo o 528i possui um motor melhor que esse, tanto em desempenho quanto em consumo. Não sei porque vocês não lembraram do s60 como rival.
    E um errinho da matéria, os volvos t5 agora usam um motor melhor 2.0 e-drive, não esse ford aí.

    • Lucas Souza

      Mas quanto que tá saindo um 528i?

      • Renato

        Mais ou menos 230mil a versão normal da 528i (sem ser a de pacote M)

        • Braddock

          Sei lá, eu acho que o Jaguar chama mais atenção por ser mais exclusivo ^^

    • Não é não. Na época que essas marcas pertenciam a Ford, sua escala ficaria assim:

      Ford Fusion: Popular
      Volvo S60: Premium
      Jaguar XF: Luxo

  • Um Fusion Titanium Plus! hehehe

    E que Plus!

  • Gran RS 78

    Belissímo modelo. O que estraga ele e todos os modelos vendidos no Brasil, é o preço completamente fora da realidade da maioria dos brasileiros.

  • Luis_Zo

    Realmente 199.000 é menos de 200.000. Vo correndo compra o meu, não posso perde essa!!!!

  • mjprio

    O desenho desse carro é maravilhoso, acho sensacional. E para um Jaguar o preço está razoável pro conjunto ( ou vice versa). Eu só acho esse interior pouco requintado pro tipo de carro. Pode ser que ao vivo a impressão seja melhor. Minha filha só não ia gostar por um motivo: a central não tem TV rsrsrsrsrsrsrsrsssrs

  • Chega_de_Ignorância

    Conheço uma pessoa que recentemente (há umas duas semanas) pagou 180.000 reais num Evoque usado (2013). É versão top, porém 4 portas e motor 2.0 a gasolina.
    19.000 a mais e compra um Jaguar com o mesmo motor e zero.

  • Guest

    Quase consegue, mas ainda não me convence.

  • Guest

    Seu preço até que ficou razoável, pois seus rivais são mais caros.

  • Filipe Mascarenhas

    Um Ford fusion com o nome de jaguar só que o dobro do preço dele, fica meio difícil, ainda acho o fusion o sedã médio/grande mais bonito disponível mesmo comparando com os de marca Premium e olhe que não sou muito de gostar dos carros da Ford, mais o jaguar é bem mais exclusivo claro!

  • AMB

    Tenho um primo que tem três Fusion titanium da família e tem condições de sobra pra comprar esse Jaguar, ele me disse exatamente assim: Me ofereceram o Jaguar e poderia comprar se quisesse, mas só por causa de um cambio e status prefiro guardar 80 mil, pagar menos imposto e não ter problema com o fator chamariz de ladrão.

    Eu iria de Fusion também sem duvida nenhuma!

    • Holandes Louco

      Eu não tenho o problema do seu primo, pois não tenho o $$$$, mas penso da mesma forma. Carros baratos para não chamar atenção cde vagabundo.

  • Rafael

    Prefiro um 300C. Já viram o 2015? Que perfeição! Ainda mais o vermelho.

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