O Jeep Compass é oferecido atualmente com motores 2.0 Flex de até 166 cv e 20,5 kgfm ou diesel 2.0 Multijet II de 170 cv e 35,7 kgfm. No entanto, apenas a segunda opção oferece tração nas quatro rodas, associada com uma transmissão automática ZF9 HP de nove marchas, além de modos de tração automática, neve, areia e lama, tendo ainda a opção para pedra na versão Trailhawk.
Mas, a marca americana pretende ampliar essa opção de tração também para a versão 2.0 Flex, segundo um flagrante feito pelo leitor Guilherme Paschoal, que viu duas unidades do SUV da Jeep em testes.
Segundo ele, ao conversar com um dos motoristas, obteve a informação de que se tratava da versão 2.0 Flex, mas com tração 4×4, conforme pode ser vista na tampa traseira. A versão pode ser identificada pelas rodas como sendo a Sport, unicamente oferecida com essa motorização.
Ainda não sabemos se essa opção realmente será oferecida no Brasil, já que o Compass também é vendido em outros mercados, inclusive com uso de motor Tigershark 2.4 a gasolina e outras opções.
Mas, dentro da gama nacional, seria interessante prover a opção 2.0 Flex com tal sistema, que pode estar associado também com a caixa automática de nove marchas, sendo oferecida nas versões Sport e Limited, que não possuem versão diesel 4×4. Hoje, elas custam R$ 103.490 e R$ 129.990, respectivamente.
Jeep Compass 2.0 Flex – ficha técnica
Motor Dianteiro, transversal
Número de cilindros 4 cilindros
Número de válvulas 16 válvulas
Combustível Flex
Cilindrada (cm³) 1 998 cm³
Potência (cv) 166 cv (E) / 159 cv (G) a 6 200 rpm
Torque (mkgf) 20,5 mkgf (E)/19,9 mkgf (G) a 4000 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas
Tração Dianteira
Suspensão dianteira Independente, McPherson
Suspensão traseira Independente, McPherson
Direção Elétrica
Rodas Liga leve, 18
Pneus 225/55 R18
Comprimento (m) 4,41 m
Largura (m) 1,81 m
Altura (m) 1,63 m
Entre-eixos 2,63 m
Porta-malas (l) 410 l
Tanque (l) 60 l
Peso em ordem de marcha (kg) 1 520 kg
Agradecimentos ao Guilherme Paschoal.
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Interessante. Pelo tanto que está vendendo, acredito ter demanda para tal tipo de tração com a motorização flex. Mas, ainda sim as chances de ser para outros países é grande.