Europa Jeep Montadoras/Fábricas SUVs

Jeep prepara produção do Compass na Itália – Híbrido também em 2020

Jeep prepara produção do Compass na Itália - Híbrido também em 2020

A FCA está comemorando 25 anos da fábrica da Fiat em Melfi, região de Basilicata, Itália. A unidade ainda faz carros da marca local, sendo o Fiat 500X montado por lá. Lá também é feito o Jeep Renegade para a Europa e agora terá seu irmão próximo, o Compass.


A linha de montagem de Melfi recebeu os primeiros testes de fabricação do Jeep Compass, que chega ao velho continente importado do México. Os exercícios com funcionários na linha visam ajustar o processo para a fabricação regular do modelo, que também sairá da instalação em sua versão híbrida com recarga externa de baterias.

Jeep prepara produção do Compass na Itália - Híbrido também em 2020

A tecnologia é a mesma que será empregada no Jeep Renegade europeu, sendo ambos já anunciados pela Fiat Chrysler como forma de atender os requisitos de emissão de poluentes na Europa. A produção do Compass europeu começa no primeiro trimestre de 2020 e será seguida pelas versões Plug-In Hybrid dele e do irmão menor.


Com 7,4 milhões de carros produzidos desde 1994, a fábrica de Melfi agora terá seu volume anual aumentado com a chegada do Compass, que será um reforço da FCA para elevar as vendas no continente (já que não se sabe como o Reino Unido ficará após 31 de outubro).

Jeep prepara produção do Compass na Itália - Híbrido também em 2020

O Compass, a exemplo do Renegade, chega ao mercado europeu com novos motores Firefly Turbo, que possuem versões 1.0 de três cilindros com 120 cavalos e 1.3 de quatro pistões com 150 ou 180 cavalos. Este último trabalhará também com um motor elétrico, entregando assim potência combinada de 190 ou 240 cavalos.

Além disso, a dupla eletrificada da Jeep pode rodar até 130 km/h usando energia e terá autonomia de até 50 km, de acordo com a FCA. Com recarga externa, Renegade e Compass cortarão em muito suas emissões de CO2 na Europa.

Jeep prepara produção do Compass na Itália - Híbrido também em 2020

Por aqui, a produção do Firefly Turbo deve começar em 2020 e só a partir de 2021 é que teremos essas opções e, talvez, até mesmo estes híbridos, que faria dos modelos da Jeep, os mais completos do mercado em suas categorias, tendo motores Turbo Flex, Diesel e Hybrid.

Jeep prepara produção do Compass na Itália – Híbrido também em 2020
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Marcus Vinicius

    Tomará que essa versão híbrida do Compass seja feita em Goiana -PE deve se tornar um carro mais moderno do Nordeste do Brasil

    • João Silva

      Se o motor firefly turbo, esperado desde o lançamento em 2017, vem só no final de 2020 como modelo 2021 imagine um híbrido… Esse só para 2025/2026 para uma nova geração! kkk

    • Sino Weibo

      Não é difícil ser o carro mais moderno de uma região do país que só tem 3 fábricas.

  • Marcus

    Se o atual já dá um monte de pane elétrica, imagina esses daí…

    • Vae Victis

      Não tem nenhum problema elétrico ou mecânico. A demanda continua aumentando.
      Por esse motivo, eles começarão a produzi-lo também na Itália.

    • Airplane

      Verdade, vide recalls !

  • Piston head

    Esse tom de vermelho é oferecido pro Renegade? Achei muito bonito

  • Igor Guimasi

    Fiat Compass finalmente feito em casa

    • Djalma

      Não existe Fiat Compass,

  • Djalma

    Essa fábrica tem muita ociosidade; e a FCA tem poucas opções para produzir lá, então vai de Compass mesmo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email