*Destaque Europa Jeep SUVs

Jeep Renegade 2019: turbinados 1.0 e 1.3 terão até 180 cavalos

Jeep Renegade 2019: turbinados 1.0 e 1.3 terão até 180 cavalos

No próximo dia 6 de junho, a FCA apresenta no Salão de Turim 2018 o Jeep Renegade 2019. O SUV compacto da marca americana terá uma importante novidade para o mercado europeu, a nova família de motores GSE turbinados com unidades de três e quatro cilindros, sendo que o 1.0 MultiAir II Turbo entregará 120 cavalos de potência e 19,3 kgfm de torque. Além disso, de acordo com o fabricante, o utilitário esportivo terá ainda na versão 1.3 (de quatro cilindros) com 150 ou 180 cavalos, este último com 27,5 kgfm de torque.


Chamados internamente de T3 e T4, estes novos motores “MultiAir II Turbo” são versões mais poderosas de nossos conhecidos GSE Firefly, que dentro da FCA são chamados de N3 e N4, por serem naturalmente aspirados. Com o mesmo diâmetro (70 mm) x curso (86,5 mm) dos motores usados pela Fiat aqui, os propulsores mais recentes terão taxa de compressão de 10,5:1 e tem como diferencial o uso de cabeçote de duplo comando de válvulas variável, além de injeção eletrônica indireta e turbocompressor com intercooler.

Jeep Renegade 2019: turbinados 1.0 e 1.3 terão até 180 cavalos

Os melhoramentos poderão fazer com que os novos “MultiAir II Turbo” tenham ciclos Miller e Atkinson, além de funcionar também com outros combustíveis, como gás natural e provavelmente etanol. Além disso, serão integrados aos sistemas micro-híbrido de 48 volts e plug-in. A princípio, a alteração no grupo propulsor do Jeep Renegade na Europa muda completamente a oferta da gama atual, que inclui o 1.4 MultiAir Turbo com 140 ou 170 cavalos, além do brasileiro E.torQ Evo 1.6 com 110 cavalos, que provavelmente serão eliminados. Há também opções diesel Multijet II 1.6 com 95, 105 ou 120 cavalos, além do 2.0 de 140 ou 170 cavalos.


O 1.0 pesa 91 kg e o 1.3 tem 110 kg. Estes deverão ser integrados às caixas de câmbio manual de cinco ou seis marchas, além das automáticas de seis ou nove velocidades, bem como na de dupla embreagem TCT de seis marchas, movendo assim variantes de tração 4×2 ou 4×4. Dessa forma, a tendência no Jeep Renegade 2019 será a redução de oferta de motores aspirados a gasolina e turbo diesel, que hoje representa a maior parte das opções. Espera-se que a alteração mecânica seja estendida brevemente ao Compass, que pode se beneficiar do 1.3 MultiAir II Turbo com 150 e 180 cavalos, embora no âmbito da Europa, possa mesmo ostentar o 1.0 de 120 cavalos.

E aqui? O uso do motor 1.3 MultiAir Turbo de 150 cavalos faria um bem enorme ao Renegade nacional, que logo receberá as mesmas alterações de estilo que a Jeep vai implementar na Europa, onde até agora mostrou oficialmente somente a lanterna traseira atualizada. O fim do uso do E.torQ Evo 1.8 será fundamental para que o produto tem vendas ainda melhores no mercado, podendo até mesmo ganhar a versão de 180 cavalos na Trailhawk e/ou Limited. Vamos aguardar.

Jeep Renegade 2019: turbinados 1.0 e 1.3 terão até 180 cavalos
Nota média 4.3 de 12 votos

  • Fanjos

    Com certeza só esse 1.0 ai já deve dar uma surra no motor 1.8 recalchutado cansado de Palio daqui

    • Gabriel Loio

      Recalchutado é um bom sinônimo pra um motor de mais de 15 anos e que parece estrela de filme pornô: uma gritaria danada pra, quando c vai ver, mal mal enfiou a “cabecinha” do pé no acelerador…

      • Fanjos

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • what_the_hell??

        kkkkkk
        Já tive um carro com esse motor e sua analogia é muito bem aplicada! Anda pouco e bebe muito!

        Já esses motores europeus tem números bem interessantes!! 27,5 de torque num motor 1.3 é uma façanha! Espero que venham logo para toda a linha da FCA (sobretudo para os produzidos em PE, Compass, Rene e Toro!)!!

      • Samuel Justus

        O renegade é um uno gourmet…a versão a diesel eu acho bacana, mas falta motor nas outras.

        • Eduardo Zacchi

          Bem isso!!! Melhor definição até aqui…

        • Bruno Alessandri

          Não fale bobagem, é um ótimo carro com um motor defasado.

          • Samuel Justus

            Fiz uma piada, não seja azedo…inclusive disse que gosto das versões diesel e aliás gosto da versão custom que tem rodas de ferro.

        • beto

          Boa definição até porque nenhum compacto aguenta o que o velho Uno aguenta.

        • Car Xpert

          Esse GSE TURBO vai ser show

    • V8 Biturbo

      O Renegade 1.8 Jurassic EporQ AT6 é um dos carros mais lerdos que já dirigi na vida, e bebe demais.

      • Louis

        Quem será que anda menos, este Renegade 1.8 ou o Veloster 1.6 ?

        • Nicolas_RS

          Renegade 1.0

    • JOSE DO EGITO

      Fala baixo pq a GM pode ouvir…..

    • HugoCT

      A volks até pouco tempo usava o 2.0 do santana no Jetta. A VW pode

      • Gabriel Loio

        Falou pouco, mas falou besteira. O Jetta teve 2 versões de motores: a 2.5 e a 2.0tsi.

  • Natán Barreto

    Finalmente um motor decente e mais econômico. É bizarro esses carros com esse 1.8 mais do que remendado

  • Deadlock

    Vão corrigir o calcanhar de Aquiles do Renegade, o motor (flex), após melhorar um pouco o porta-malas, que era outra deficiência do veículo, ficando mais interessante, desde que não venha com aumentos abusivos. Só não gostei da injeção indireta.

    • REDDINGTON

      Na minha humilde opinião o calcanhar de Aquiles do Renegade não é o motor…e sim o espaço, ou melhor, a falta dele. Já que espaço na categoria que ele se propõe (SUV) é fator SUPER decisivo de compra.

      • T1000

        Para espaço já tem o Wrangler.

        • REDDINGTON

          Tá Serto…um carro que começa em quase 200 mil…Analise a questão “espaço” de uma HRV por exemplo, talvez vc entenda o que eu disse.

          • T1000

            Amigo, HRV não é SUV. É só um fit alongado com suspensão alta, quase uma Spin. Por isso é um carro barato.

            • REDDINGTON

              Cara vc desvirtuou tudo que escrevi. Viu que escreveu M, editou o comentário e citou o Compass. Desisto.

              • JOSE DO EGITO

                Fica tranquilo,pois o Renegade nada mais é que um UNO marombado so isso !e que se paga um valor PORNOGRAFICO (aproveitando o trocadilho la de cima)

                • Raimundo A.

                  Se sua tese for verdade, então o T-Cross é um Gol marombado e assim vale para outras marcas que tem veículos com concepção mais antiga de construção comparado a novos projetos com proposta crossover ou SUV.

                  • JOSE DO EGITO

                    Sim isso mesmo

                  • Miguel

                    A pessoa que compara um Renegade ao Uno não merece resposta.
                    Espaço depende da proposta do carro, e no caso do Renegade ele é um SUV (na sua real concepção) compacto, não um 7 lugares!
                    O único defeito dele é o motor e-torq, no mais ele é super elogiado.

            • Matafuego

              No fim, tanto o comprador de HR-V quanto o comprador de Renegade vão usar seus carros para ir ao shopping.

      • Fernando Bento Chaves Santana

        As pessoas começam a perceber que SUV não é sinônimo de amplo espaço interno ou boa ergonomia. Renegade, Ecosportn, Creta e até mesmo o Compass ficam devendo no quesito espaço interno.

        • Guilherme

          Eu acho o Compass estreito. Aos poucos as pessoas percebem isto.

          • REDDINGTON

            Pelo porte achei o porta malas pequeno também.

    • Matthew

      Será que não foi erro de digitação? Estranho esses valores de potência e torque usando injeção indireta.

  • biscoitao

    Tenho muito respeito aos corajosos que pagam caro para usar o motor 1.8 da era paleolítica

    • Wellinton Portugal

      “PALIOlítica” huahuahuhaua

      • Edu

        KKKKK. Essa foi UÓTIMA!!!!

        • JOSE DO EGITO

          vcs ficam falando essas coisas logo a GM escuta e ai quero ver,,,,,,

          • Raimundo A.

            A GM tem feito o mesmo que a Fiat melhorando motores de concepção antiga. Pensar que o Cobalt com aquele 1.8 retrabalhado inúmeras vezes consegue ser mais econômico que o Cronos. Claro, pensam contra o Fiat o peso maior e ausência de uma sexta marcha no câmbio manual.

    • Car Xpert

      Não aguentei, essa eu ri kkkk

  • Filipo

    Atenção para um fato: Estes dados são com gasolina. Com a adaptação nacional ao etanol, tais valores (potência e torque) mudarão. Então, o motor de 1L poderá alcançar cerca de 130 cv. Quanto ao 1,3L, não acredito que trarão a configuração mais potente de 180 cv. Assim, usarão a de 150 cv como base, e esta poderá render cerca de 160 cv com etanol. Naturalmente, é correto pensar que o Renegade ganhará o motor 1L com cerca de 130 cv e 20 kgfm, em substituição ao antigo 1,8L de 139 cv e 19,3 kgfm e o Compass ganhará o 1,3L com cerca de 160 cv e 25 kgfm, em substituição ao 2L de 166 cv e 20,5 kgfm. Ambos com menos potência máxima, porém com mais torque e melhor que isso, mais potência e torque em menores giros (rotação/rpm).
    Mas não consigo ver o 1,3L turbo no Cronos. No Argo, finalmente uma versão HGT decente (leia-se andadora), com cerca de 160 cv, que irá rivalizar com o 208 GT. Mas no Cronos? Ficará com motor de carro médio, mas é um sedan pequeno. Como a Fiat o posicionará? Vai se tornar um dilema como era o Linea (sedan menor vendido como médio)? O Virtus ao menos teve entre-eixos aumentado e é quase um médio, de fato. Dá para “enganar”, mas o Cronos, não! Penso que este novo motor, por melhor que seja, não será argumento para a venda de um sedan pequeno da Fiat por R$ 75.000,00 ou mais. No Linea Tjet vimos algo parecido. Ou melhor, não só na versão Tjet, mas o Linea não vendeu bem. Portanto, no Cronos, vejo apenas o 1L turbo de cerca de 130 cv (etanol) no lugar do 1,8L. Penso que a Fiat deverá substituí-lo e manter o preço para melhorar o argumento de vendas. E deverá ter sucesso.

    • Emanuel Schott

      Também acho que o Cronos não vai ter versão 1.3T. Ele só faz sentido no Argo HGT pra brigar com o Polo GTS.

      • Allysson Santos

        A Fiat não tem sedan médio para canibalizar, igual a VW tem com Virtus e Jetta, logo eu entendo que faz todo o sentido colocar o 1.3T com cerca de 150cv a 170cv no Cronos Presicion e não numa variante HGT, pois seria um fortíssimo argumento de venda frente a concorrência.

        • Emanuel Schott

          Não faz sentido ter um sedan compacto tão caro com esse motor. O hatch faz mais sentido por conta do apelo esportivo.

          • Allysson Santos

            No momento que vc falar que por 69mil vc leva um sedan com 160cv e na concorrência vc terá que pagar cerca de 90 mil no Virtus GTS para ter um carro com desempenho semelhante, aí começa a fazer sentido, pelo mesmo pra mim…

            Todo o marketing do Cronos é em cima da pegada de sedan esportivado, faz mais sentido ainda.

            • Emanuel Schott

              160 cv por 69 mil? Só em sonho.

        • Car Xpert

          Concordo

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Ótimo, que venham também pro Argo e Cronos. O 1.0T aqui sendo flex da pra chegar nos 125 CV e 21 kgfm de torque, seria o suficiente no lugar do 1.8 e-torq e o 1.3T no Argo HGT

  • Emygdio Carlos

    Para os europeus!

  • Paulino Lino

    Já viajei (sozinho) em dois Renegade 1.8 AT e parecia carro 1.0 com ar ligado e frouxo. Pelo amor de Deus com esse carro manco! Espero que agora melhore com esses propulsores.

  • V8 Biturbo

    Esse motor 1.3T de 180 cavalos e 27 kgfm de torque deverá substituir o 2.0 Flex de 166 cavalos e 20,6 kgfm de torque no Jeep Compass.

    • Emanuel Schott

      Com 180 cv e 27 kg de torque pode até eliminar o 2.0 diesel.

      • Miguel

        O diesel tem 35kgfm, espero que eles nem sonhem com isso…rs

        • Emanuel Schott

          A FCA pretende acabar com os motores diesel até 2022.

  • Nicolas_RS

    120cv pra um carro desse porte é RIDÍCULO! Se depender da FIAT as carretas também vai ter motor 1.0.

    • Raimundo A.

      Ridículo é o povo aqui só pensar em desempenho e pedir motor econômico, mas joga dinheiro fora queimando combustível com o veículo parado em estacionamento para usar o ar condicionado.
      Se na Europa, que é mais exigente que criaram a oferta do Renegade e 500X com o 1.6 E-torQ de 110cv, mesmo que não sejam os que vendem mais, aqui o Jeep parte de um motor 1.8, com mais 29cv, e só bebe mais porque é flex.

      Por isso aqui morrem tantos no trânsito. A maioria quer andar rápido. Incomoda ter um veículo caro com desempenho lerdo, só que tem consumidor que não tem pressa e acha suficiente a oferta.

      • Nicolas_RS

        E o que isso tem a ver? Agora se os Europeus começarem a comer m3rd4 vamos comer também? Fez uma salada de fruta… Velocidade não é sinônimo de perigo! No Brasil morre tanta gente por N motivos, o mais recorrente é por motoristas bêbados, caminhões em péssimo estado, péssima infraestrutura das rodovias e a falta de equipamentos de segurança! Nas Autobahn alemãs tem menos acidentes do que nas cidades. Como em uma discussão aqui nesse site em outra matéria, potencia é sim segurança e você verá o dia que viajar na BR, subir uma serra, de noite, chovendo e cercado por carretas e ter que colocar a 2 marcha em um carro 1.0.

        • Raimundo A.

          Se velocidade não é sinônimo de perigo, então por que reduzem as mortes e gravidade dos acidentados ao reduzir limites de velocidade em vias?

          Caro, eu, quando estou no limite de velocidade de uma rodovia, 100km/h, perco a conta de quantos veículos passam por mim. Então se eu estou no limite, os demais estão excedendo. É potência para correr, usar desculpa de pressa, etc.

          Sim, um veículo com motor melhor reduz tempos de ultrapassagens dando uma sensação de segurança, mas ajuda também uma boa parcela ultrapassar em locais proibidos porque não quer esperar atrás de carretas, ônibus, chegar ao local permitido, nem ter uma bom distância de segurança do veículo em sentido contrário, como também quer ultrapassar vários veículos de uma só vez.

          Com certeza, infraestrutura influência, mas respeito as regras de trânsito mais ainda. A maioria dos que vejo em rodovias, seja com veículo potente ou fraco, transgride os limites da via, seja este boa ou ruim, e se fosse boa, canso de escutar gente dizendo que tira x tempo pegando aquela rodovia duplicada, cujo limite na região é 100km/h, mas ciente do tempo divulgado e distância percorrida, claramente o cara vai acima dos 120km/h.

          Por isso, eu torço pela instalação de radares que fazem a média de velocidade. Vão acabar com boquinha de muita gente que diz respeitar as regras onde há radares normais, mas o resto do trajeto vai além do limite.

          • Nicolas_RS

            Meu…Nunca li tanta baboseira! Em qual universo velocidade é sinônimo de perigo? Se velocidade fosse sinônimo de perigo, seria uma roleta russa voar de avião ou de trem bala, REPETINDO! Nas AutoBahn tem MENOS ACIDENTES do que nas CIDADES! Eu quando viajei para o RS peguei 160km/h sem o menor problema! Sabe qual foi o maior perigo? FECHADAS! Levei no total 4 fechadas, veículos que estavam na faixa da direita e mudaram para a da esquerda sem dar seta, sendo uma de carreta, e tinha um pneu no meio da pista! Me diz pq andar 120km/h em uma rodovia com dezenas de KM reto?

            Quem diz que velocidade mata, é o governo, que quer tirar a responsabilidade de construir rodovias, sinalização, normas decentes e equipamentos, é patético ver leis sobre equipamentos de segurança como o airbag sendo obrigatórios há décadas em outros países enquanto no Brasil faz apenas alguns anos, outro exemplo é o ESP que custa apenas 50 dólares, mas o governo não obriga. É igual a segurança, governo culpa as armas e a falta de escolas e não os criminosos.

            • Edson Fernandes

              Eu até entendo que muitas vias permitiriam uma velocidade maior, mas se vc está numa via de 120km/h e está a 160km/h por mais que essa permite, vc transgrediu o limite e tbm está errado.

              Eu não vou entrar no mérito citado por ti porque concordo contigo qto a não ser a velocidade a culpada da história. Mas é errado andar acima da velocidade da via é.

              • Nicolas_RS

                Aposto que tu não trafega nas vias de 40km/h a 40km/h, assim como nas de 30km/h a 30km/h, e isso é 99,9% das pessoas também não respeitam, mas ai quando se fala de BR o papo muda? Por exemplo, aqui em Curitiba, na BR o limite é 70km/h vai andar realmente nessa velocidade?

                • Edson Fernandes

                  Pior que eu trafego…rs

                  Coloco no piloto automatico e vou embora. Aqui em SP , qdo se está em uma via livre, vc encontra outro “obstaculo”: Os radares.

                  Não tem para onde eu fugir. Para não dizer que não passo do limite, somente qdo eu preciso fazer uma ultrapassagem (bem sinalizada por sinal) e o condutor que está sendo ultrapassado parece ter um mal de não permitir que os demais ultrapassem. Situação ultima ocorrida com um Uno que acha que todo mundo está na estrada disputando corrida. Aí ultrapassei ele , depois abriram espaço e de 2 faixas viraram 3 e eu no limite da via (110km/h) fui para a direita onde então o Uno me ultrapassa e tira o pé (aí eu pego a esquerda e o ultrapasso novamente… e ele sossega o facho…rs)

                  Eu ando sim. As vezes é estressante vc ter uma via livre podendo ir acima, mas eu realmente seguro minha onda.

                  Na familia e comigo no passado eu já tive carta suspensa além de multa por ter pego o acostamento, hoje eu seguro a onda.

                  • Nicolas_RS

                    Eu acelero quando a via permite, eu coloquei 160km/h em linha reta, aonde o maior risco era obstáculos na via e motoristas mudando de faixa sem sinalização correta, e o que tinha de carros mais rápidos que eu…Inclusive na volta da viagem fui ultrapassado por uma Land Rover Conversável Branca, cara vestido jeitão ator e bebendo, pareceu até cena de filme. Por isso e outros motivos vou comprar uma Câmera e colocar no carro.

                    • Edson Fernandes

                      No meu caso eu realmente tenho respeitado todo tipo de limite. E ando no limite mesmo.

                      Só passo em situações bem especificas.

    • PEDAORM

      Discordo. Ridículo mesmo o desempenho e consumo do 1.8, certamente esse 1.0 será superior em ambos quesitos.

      • Nicolas_RS

        Tu viu as especificações do motor 1.0? Ou tu só leu o titulo?

        • Hugo Leonardo Dos Santos

          O 1.0 é turbo e não aspirado, logo esses 19 kg de torque já são entregues a 1500 rpm. Aqui no brasil certamente será flex e deve passar dos 20.5 kg de torque de mais de 125 cv, numa versão de entrada da Renegade e top de linha do Cronos e Argo são o suficientes

        • PEDAORM

          Claro que vi. São 120 cavalos de potência e 19,3 kgfm de torque, parecido com o que temos aqui no Polo. Ou seja, tem na gasolina o mesmo torque o que 1.8 aspirado tem no álcool, a diferença é que está disponível em rotação bem mais baixa e por uma faixa ampla, ao contrario dos aspirados, logo certamente números de aceleração melhores. Por ser 1.0, o consumo deve seguir na mesma linha. Lembrando que quando (se) esse motor virar flex, ainda terá ganhos de potencia e torque. Ainda é um motor mais leve. Acredito que seria um bom substituto para aquele 1.8 aspirado em qualquer carro.

          • Nicolas_RS

            Esqueceu do peso dele.

            • PEDAORM

              É um motor mais leve que o 1.8… Não entendi…

    • Marcos megdA

      Esse 1.0T com certeza vai andar mais e beber menos que o aatual 1.8 devido a curva de torque. Tem países que tem o Fusion 1.0 turbo e que atende bem pra proposta dele naquele valor.

    • Emanuel Schott

      Ele vai substituir o 1.6 de 110 cv europeu. Dificilmente vem pra substituir o 1.8 daqui, mesmo que consiga, já que o torque é maior e entregue mais cedo.

    • th!nk.t4nk

      120 cv num motor turbo costuma andar BEM mais que um atmosférico de 120 cv. Nao tem sentido comparar a cavalaria diretamente, quando se trata de motores de alimentaçao tão distinta. Provavelmente esse Renegade 1.0 deva fazer 0-100 km/h na casa dos 10-11 s, o que tá bom demais pra um SUV compacto na versao de entrada, focado em economia de combustível. Quem precisar de mais desempenho é só partir pras outras versoes.

  • Mr Tony

    Se realmente esses motores vierem em 2019 a Fiat vai dar uma bela virada de jogo.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Acho possível que o 1.3T equipe alguma versão do Renegade vendida aqui – mas sem o Multiar. Tenho dúvidas sobre a viabilidade deste motores na Toro. Mas em hipótese alguma estes motores chegarão aqui – pois o fator custo é imperante para os FIAT, vide o retorno dos motores Fire ao Uno.

    • Emanuel Schott

      O 1.0 deve ser adotado nos dois e o 1.3 no Argo HGT pra finalmente transforma-lo em esportivo, ainda mais que a VW vai lançar um Polo GTS com 1.4 TSi.

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Acho que a FCA espera que o Argo seja competitivo apenas nas faixas de acesso e intermediárias assim deverá cuidar das versões 1.0 e 1.3 assim não devemos esperar algo mais sofisticado do que a versão HGT, que vende muito pouco – e mesmo esta versão continuará a contar apenas com o motor E.Torq enquanto este for produzi-lo pela FIAT. Poderiam até introduzir a versão 1.0T, mas ultimamente têm sido ciosa em manter os custos baixos, tanto que não tirará de linha o motor 1.0 Fire acho até que manterá o 1.4 na Strada e no Fiorino ainda por tem por tempo indeterminado.

  • Cromo

    Interessante a relação diâmetro/curso desses Firefly, com curso bem longo: 70 x 86,5 mm (d/c=0,809). os VW 1.4 Turbo tem 76,5 mm x 75,6 mm (d/c=1,01). Com curso longo, há maior eficiência térmica e mais atrito em rotações elevadas.

  • Samluzbh

    Pra Brasileiro não serve, vão reclamar da potencia, do tamanho do motor, da injeção indireta, etc.

  • Danillo Santos

    Eita! Agora vai ficar bom! Tomara que esses t3 e t4 venham para toda a gama FCA no Brasil.

  • artxin

    Mas afinal, quando chegam esses motores, 2019, 2021 ou 2022?

  • Valdek Waslan

    Eu não sei…
    3 cilindros…
    turbo…
    180CVs…
    Quando começarem a estourar… huuuuummmm….
    Claro que eles devem ter cuidado, mas sei lá… acho uma cavalaria muito alta para um 1.3 de 3 cilindros.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      “o utilitário esportivo terá ainda na versão 1.3 (de quatro cilindros) com 150 ou 180 cavalos, este último com 27,5 kgfm de torque.”
      Aonde que tu viu 3 cilindros? É o mesmo 1.3 firefly com 4 cilindros a base

      • Valdek Waslan

        Não aqui… mas já li em outro lugar em um site de fora.
        Eles estão em dúvida se será 4 ou 3 cilindros turbo por causa do motor do VIrtus e eles não querem ficar para trás.
        A dúvida é sobre o turbo ou não.
        Eu li tem mais ou menos umas duas semanas.
        Por isso coloquei separado
        “3 cilindros….
        turbo…
        180 CVs…”
        e no final coloquei que acho muita cavalaria para um 1.3.
        Honestamente, acho que não farão isso (1.3) e acho que não conseguirão essa cavalaria toda anunciada aqui e só conseguirão mesmo com o 1.0. Essa também é a expectativa lá de fora.
        Agora, claro…
        Na realidade… especulação.

        • Emanuel Schott

          Não tem dúvida nenhuma. Os dois motores são modulares. O 1.0 tem três cilindros e o 1.3 é exatamente o mesmo motor com um cilindro a mais.

          Essas versões turbinadas são os mesmos 1.0 e 1.3 usados atualmente nos veículos da Fiat, adicionados de cabeçote com quatro válvulas por cilindro, turbo e injeção direta.

          • Valdek Waslan

            Cara, quando eu li, também achei estranho…
            Confesso que meu inglês não é muito bom e estava lendo no celular.
            Já li em outros lugares aqui no Brasil que será realmente os que você citou e também citados na matéria.
            Agora… se não me falhe a memória, ano passado foi citado que até mesmo a HONDA estava também pensando nessa ideia (3 cilindros turbo) para sua gama e que a cavalaria seria (se não me falhe a memória) maior que essa da Fiat.
            Eu vou tentar fuçar no meu celular e tentar encontrar a pagina, mas acho difícil. Se não encontrar, faço a correção no meu comentário.

    • Emanuel Schott

      O 1.3 é quatro cilindros.

  • Abdallah

    Etorq 1.8, tai um motor que ja deveria de ter sido abandonado faz tempo….

  • Roberto

    Esse t3 já seria ótimo por aqui.

  • FrankTesl

    1.3 turbo + Híbrido seria excelente, o motor elétrico daria torque instântaneo, e o turbo, maior velocidade

  • Cláudio Modesto

    Anunciaram isso na Zoropa, certo? Aqui não vão mudar nada com a desculpa de que o Rota 2130 não saiu. Além disso, aqui vende bem, pra que mexer?

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Pior que vão, pois já está em desenvolvimento aqui os 1.0 e 1.3 turbo (dos firefly) pra tirar de linha o 1.8 e-torq. Chuto que vão por o 1.0T no Cronos e Argo top de linha, 1.3T no Argo HGT, Renegade e Toro de entrada mas com no máximo 150/160 cv…..

    • Emanuel Schott

      Será apresentado em novembro no Salão do Automóvel de São Paulo e começa a ser vendido no início do ano que vem.

  • afonso200

    só la em 2022

  • Cláudio Modesto

    Vamos ver…

  • rodpe

    Com 1.3 Turbo eu vou ter que fazer uma cagad*. A patroa que me aguente!

  • Raimundo A.

    Olha, tenho as minhas dúvidas se os T3 e T4 serão ofertados aqui com a chegada do Renegade FL em substituição imediata ao 1.8 e no Compass, 2.0.

    O E-torQ EVO 4 é recente pelas modificações que recebeu e já ser trocado? Outra, o custo de produção dos Firefly deve ser mais caro tanto que tornou o Uno FL2 caro encostando em valor ao Palio e agora com a notícia que terá versão única,e para o preço ser atrativo passaria a usar o Fire, é mais uma prova que os aspirados novos não são baratos e turbinados com mais tecnologia complica.

    Pode ocorrer da FCA por n motivos manter ainda o 1.8 e criar versões com o T4 aumentando o valor agregado. Embora o Renegade tenha o 2.0 diesel, é possível ter um motor intermediário, tanto que alguns pedem o 2.0 do Compass. O problema é que usar este motor melhoria o desempenho, mas pagaria no consumo. Se for possível ofertar um motor mais eficiente que se destacaria perante concorrentes com 2.0 aspirados não tão modernos e outros turbinados idem, numa menor escala devido ao preço, é válido.

    A possível medida valeria para o Compass que aqui no país não usa o 2.4 flex por conta da tributação. Não eliminaria imediatamente o 2.0 flex, mas ganharia versões mais cara com o T4 que pode ter níveis de potência diferentes. Seria possível usar os 180cv ou talvez mais por se flex e com 160cv, eliminaria numa segunda fase o 2.0 flex. O Toro seria o último a ter o T4 no lugar do 2.4 flex.

    Após a inserção do T4 em possível oferta intermediária, iniciaria a migração do 1.8 pelo T3. Contudo, o T3 pode ser ofertado em novos produtos e em seguida, no lugar do 1.8.

    Claro, seria o ideal o Renegade por aqui mudar de cara e o motor 1.8 ser descartado por mecânica moderna. Todavia, inserir os novos motores sem eliminar os antigos é possível até que fatores como emissões, eficiência energética, concorrência, custos, justifiquem total migração. Na Europa, isso é realidade. Aqui, está em andamento.

    • Edson Fernandes

      Só lembrando que o Uno perdeu o motor 1.3 e ter apenas o 1.0 firefly.

      E faz muito sentido existir sim. A oferta de motorização cai de encontro a quantos produtos a Fiat reduziu para ter apenas o Argo no lugar. Então o modelo HGT que a Fiat já lançou poderia ter sido aguardado para então lançar com a motorizaçao mais forte.

      Entretanto, acredito que a certeza é do motor 1.0 turbo ir para a dupla Argo e Cronos.

      A Fiat agora poderia depois do facelift ao Uno voltar o motor 1.3 aspirado já que o Argo / Cronos recebe um novo motor. E digo mais, é muito interessante que ela descontinue uma linha especifica de motor para colocar outros que tenham mais saidas combinadas e menos regime de produção ou maior escala de um mesmo motor seja ele turbinado ou não.

  • Gutemberg Ferreira

    No Brasil, em dois mil e nunca…

  • Marcio Souza

    O Renegade é uma ótima opção, porém o seu principal defeito é esse motor 1.8 da familia II chevy.

    • Ernesto

      Renegade nunca usou motor 1.8 da família II chevy. Esse motor da Fiat é o motor desenvolvido pela Tritec, joint entre Chrysler e BMW. A Fiat comprou essa fábrica em 2008.

      • Marcio Souza

        Pra mim tinha usado aquele mesmo do Palio. Mas mesmo assim, esse motor já deveria ter sido aposentado.

  • Razzo

    Estranho o Firefly europeu se chamar “MultiAir” Turbo. O eixo de comando de válvulas de admissão será substituído por válvulas solenoides-hidráulicas que atuarão sobre as válvulas de admissão ?

    • th!nk.t4nk

      Aparentemente! Ou seja, se esse motor chegar no Brasil provavelmente darão um jeito de capá-lo pra baratear, e aí pode baixar bem esses números de potência e torque.

  • Rodrigo

    Fiat + câmbio DCT * (volume de vendas) / pós-vendas = foge Bino

  • Valteir

    Com a redução da produção nacional de gasolina para importar, a gente vai ter ter que conferir a cotação do dólar antes de abastecer o etorq.

  • Luis Carlos K.

    O 1.0T vai ser econômico, mas ainda será manco… Somente o 1.3T traria um desempenho satisfatório.

  • beto

    Esse Blog é legal o que estraga são os comentários, é tipo o Brasil o que estraga são os brasileiros.

    • toninho

      “verdade, assim começa as ideias higienistas, elimina-se o povo para deixar a terra para os escolhidos.”
      cara que comentário desnecessário o seu.

  • Junio Tavares Silva

    essa geração de motores turbo com injeção direta torna os carros flex bem interessantes com relação aos diesel, este ultimo era bem superior em torque se comparado aos aspirados com injeção indireta. Esse 1.3 de 27kgfm de torque de curva plana se aproxima bem do que o motor diesel entrega, custando muito menos e sem ser tão gastão como os aspirados. Carros híbridos usando esses tipos de motores devem ser a tendencia aqui no brasil para os próximos anos.

  • darwin

    agora só falta colocar o estepe pra fora ou esticar pra aumentar o porta-malas

  • Erivelton Freitas

    Eu achava esse carro maravilhoso na época que saiu o comercial dele do filme Batman VS Superman. Agora… =/ … Méh!

  • HugoCT

    Vendas melhores? O renegade vende que nem água. Com esses motores iria melhorar ainda mais

    • Ernesto

      Mais da metade das vendas do Renegade são venda direta. Melhorando o ponto crítico, o motor Etorq, acredito que ela não precisaria apelar tanto para esta modalidade, melhorando a lucratividade de suas concessionárias.

  • Car Xpert

    Que esses motores serão uma maravilha não resta dúvida! Serão as novas referências no seguimento.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email