Um dos lançamentos mais esperados do ano, o novo Jeep Renegade 2022 chega ao mercado brasileiro com novidades no visual, mais equipamentos de série e equipado apenas com o motor 1.3 turbo, conhecido como T270.
Com isso, ele deixa para trás o propulsor turbodiesel, mas mantendo as versões 4×4 com o novo propulsor. A novidade será vendida em quatro versões, com preços já divulgados e que ficam entre R$ 123.990 e R$ 163.990.
“O Novo Renegade mantém todos os atributos que o tornaram tão desejado desde o seu lançamento e inclui virtudes cada vez mais procuradas, como mais tecnologia, mais capacidade off-road e muito mais performance, com autenticidade única”, disse Alexandre Aquino, diretor da Jeep na América Latina.
Como a maior mudança é o motor, vamos começar falando sobre ele. O Renegade 2022 será vendido apenas com o propulsor 1.3 turboflex, que entrega 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol, além de 27,5 kgfm de torque com os dois combustíveis.
As versões mais baratas usarão o câmbio automático de 6 marchas e terão tração 4×2, enquanto as mais caras terão uma transmissão automática de 9 velocidades e tração 4×4. Com isso, o Renegade abandona o gastão 1.8 E.torQ flex e também deixa de lado o caro 2.0 turbodiesel.
Pelos números, você já percebeu que estamos falando do mesmo conjunto que aparece na dupla Compass e Commander, além da picape Fiat Toro. Mas o fato é que ele deve ser ainda mais interessante debaixo do capô do Renegade 2022.
Falando sobre as opções 4×4, elas virão com cinco modos de condução: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve ou pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra), sendo que o último aparece apenas na versão Trailhawk.
A Jeep também fez questão de destacar que, mesmo não tendo tração nas quatro rodas, as versões de entrada contam com o Traction Control +. Esse sistema atua em algumas situações para que o carro tenha mais aderência, transferindo o torque para a roda que esteja em contato com o piso.
Mudanças discretas no visual e mais equipamentos no Renegade 2022
Em seu visual, o SUV não mudou drasticamente, exatamente para não perder o que vem dando tão certo no mercado brasileiro. Mesmo assim ele tem novidades, como os faróis full LED de série com um recurso que acende toda a borda circular quando a seta é ligada.
Ainda na dianteira, o Renegade 2022 ganhou novo para-choque, faróis auxiliares em LED com formato retangular, grade mais fina e nova entrada de ar central. Olhando para o utilitário, dá pra dizer que a marca acertou com essas mudanças pontuais.
Além disso, o Jeep recebeu novas lanternas em LED e para-choque redesenhado na traseira, enquanto as laterais exibem novas rodas de liga-leve de 17 a 19 polegadas, novos badges e uma leve mudança nos retrovisores.
Assim como ocorreu no Compass 2022, o interior do novo Renegade ficou mais moderno e agradável. Ali estão o volante redesenhado e um novo apoio de braço central com a inscrição “Jeep 1941” em baixo relevo.
As versões mais caras também terão o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, enquanto a multimídia Uconnect (de 7 ou 8,4 polegadas) é de série e vem com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, travamento das portas e partida do motor à distância, entre outros recursos.
Para se manter entre os líderes do segmento, o Renegade 2022 também ficou mais completo. Todas as versões ganharam frenagem autônoma de emergência, que monitora o trânsito e, com risco iminente de colisão, emite alertas sonoros e visuais ou até aciona automaticamente os freios.
O novo pacote tecnológico ainda traz assistente de manutenção de faixa e leitura/reconhecimento de placas. Na parte de segurança, todas as versões tem detector de fadiga e seis airbags, enquanto as opções mais caras chegam com sete bolsas de proteção.
Por falar nas configurações mais completas, elas ainda podem ter comutação automática do farol alto, monitor de veículos no ponto cego, aviso de tráfego traseiro e sistema de estacionamento automático Park Assist.
O Renegade 2022 poderá ser comprado nas cores Preto Carbon (sem custo adicional), Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz, Granite Crystal, Cinza Sting e Punk’N Orange, esta última exclusiva da versão Trailhawk.
Como de costume, a marca oferecerá um welcome kit para os 1.000 primeiros clientes que comprarem o modelo, com caixa de som e copo retrátil num estojo exclusivo, além de uma corrente militar personalizada (dog tag).
Confira os itens de série e preços:
Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 (R$ 123.990): ar-condicionado, seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, sistema multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, três conectores USB (sendo um do tipo C), frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, faróis Full LED, piloto automático, limitador de velocidade, start-stop, freio de estacionamento eletrônico, modo Sport, bancos com forração exclusiva, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável e rodas de liga-leve de 17 polegadas.
OPCIONAL:
- Pack Exclusive – rodas de 18 polegadas e bancos em couro.
Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 (R$ 138.990): itens acima + ar-condicionado automático digital de duas zonas, sistema multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio, painel digital de 7 polegadas, carregador de celular sem fio, bancos em couro preto, borboletas para trocas de marcha no volante, faróis de neblina em LED e rodas de liga-leve de 18 polegadas.
OPCIONAL:
- Bancos em couro marrom.
Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 (R$ 163.990): itens acima + sete airbags, chave presencial, comutação automática do farol alto, Park Assist, detector de tráfego traseiro, monitor de veículos no ponto cego, tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações e modo 4×4 Low, Hill Descent Control e rodas de liga-leve de 19 polegadas.
OPCIONAL:
- Teto solar elétrico panorâmico.
Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 (R$ 163.990): itens acima + visual exclusivo, proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas com animação exclusiva, bancos em couro com costura vermelha, cinco modos de condução, suspensão elevada e rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus de uso misto exclusivos da versão.
OPCIONAL:
- Teto solar elétrico panorâmico.