Renegade Longitude: motor, consumo, preço, equipamentos detalhes

Renegade Longitude: motor, consumo, preço, equipamentos detalhes
Jeep Renegade Longitude 2020

A linha do Jeep Renegade 2020 é uma das mais diversificadas da categoria. São seis versões diferentes, com motores flex ou diesel, câmbio automático e tração dianteira ou 4×4. O Jeep Renegade Longitude 2020 é o modelo intermediário, como a terceira variante mais em conta da linha, e está disponível com as duas opções de motorização.

Para levar um Renegade Longitude 0 km para a casa, você vai precisar desembolsar pelo menos R$ 105 mil aproximados. Todavia, vai levar um pacote de equipamentos que vai te atender bem em termos de visual, conforto, acabamento e segurança – deve mesmo somente airbags laterais e de cortina.


Hoje o Renegade Longitude compete diretamente com modelos como Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI AT (R$ 109.990), Honda HR-V EX 1.8 CVT (R$ 101.700), Nissan Kicks SL Pack Tech 1.6 CVT (R$ 105.190) e Hyundai Creta Prestige 2.0 AT (R$ 107.990).

Confira abaixo todos os detalhes do Jeep Renegade Longitude 2020:

Renegade Longitude: motor, consumo, preço, equipamentos detalhes

Renegade Longitude – detalhes

Presente no mercado brasileiro há mais de quatro anos, o Jeep Renegade segue praticamente intacto desde que pisou por aqui. Mudou algumas coisas no visual e no acabamento interno, mas a sua “cara” e padrão de refinamento seguem os mesmos. Recebeu novos equipamentos. Na mecânica, o 1.8 flex foi aprimorado para deixar o carro menos lento e beberrão.

E isso não é um demérito. O Renegade tem sim suas falhas, como o porta-malas que é praticamente um porta-luvas e o motor 1.8 flex totalmente inadequado para o carro, mas oferece também boas virtudes. O visual é um dos mais característicos da categoria. Na mesma proporção, o acabamento interno é refinado e tem plástico emborrachado no painel, por exemplo.

Ele também tem uma boa oferta de equipamentos de série, embora os itens mais interessantes sejam oferecidos somente como opcional. Para se ter uma ideia, o Renegade Longitude Flex é um dos únicos SUVs compactos da categoria que custa mais de 100 mil reais e ainda oferece somente dois airbags – airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, somente como opcional.

Um dos principais destaques de toda a linha Jeep Renegade 2020 é a oferta do motor turbodiesel, com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4. Ele é o único SUV compacto que dispõe de um motor diesel como opcional. Mas isso tem o seu preço: o Renegade Longitude Diesel é R$ 30 mil mais caro que um Renegade Longitude Flex. Ou seja, valor quase suficiente para comprar um Fiat Mobi 0 km.

Na linha reestilizada do Renegade, lançada em 2018, o crossover compacto sofreu uma modernização no visual e acabamento. Passou a dispor de central multimídia com tela de 8,4 polegadas e espelhamento de smartphones e, recentemente, adotou faróis e lanternas totalmente em LED a partir do modelo Longitude.

Além disso, agora o Flex e o Diesel oferecem o mesmo para-choque dianteiro. O antigo Renegade Flex tinha um para-choque maior e mais baixo, o que fazia o carro raspar a frente em valetas e entradas de garagens.

Renegade Longitude: motor, consumo, preço, equipamentos detalhes

Um dos destaques desta versão são as rodas de liga-leve de 18 polegadas que, juntamente com os pneus de perfil mais fino, contribuem para um comportamento dinâmico mais “na mão” do motorista. Porém, como nem tudo são flores, o condutor e os outros ocupantes sentem mais as imperfeições do solo.

O carro preza bastante pelo conforto, com bom isolamento acústico e baixo nível de vibração do motor dentro da cabine. Oferece também um conjunto de suspensão independente nas quatro rodas, com um acerto mais macio, mas sem deixar o carro molenga demais.

Nesta versão, os bancos são revestidos em couro, bem como o volante multifuncional. O espaço interno do Renegade é adequado para quatro adultos e uma criança. Porém, pessoas mais altas (com mais de 1,8 metro de comprimento, por exemplo) podem sofrer por conta do espaço reduzido para a cabeça. Em contrapartida, os ocupantes do banco de trás contam com uma tomada USB, apesar da ausência de saídas de ar.

Porém, o porta-malas tem capacidade abaixo do nível da categoria, com apenas 320 litros e com direito a uma divisão para deixar o espaço de carga com dois andares (e acomodar objetos de valor no andar debaixo, por exemplo).

Ou seja, ao contrário de modelos como Honda HR-V, Nissan Kicks e Hyundai Creta, que têm uma proposta mais familiar, o Jeep Renegade apela para solteiros, casados com no máximo um filho e também os mais jovens. Pensado mesmo naqueles que querem pegar uma estradinha aos finais de semana, sem se preocupar tanto com espaço para as bagagens, tampouco com o desempenho no Renegade Flex.

Se a ideia é estacionar na garagem um Jeep que possa atender toda a família, o Jeep Compass pode ser uma opção mais inviável. Embora seja R$ 12 mil mais caro, partindo de R$ 116.990, ele tem mais espaço, motor mais eficiente e lista de equipamentos semelhante a do Renegade Longitude.

Renegade Longitude: motor, consumo, preço, equipamentos detalhes

Renegade Longitude – equipamentos

Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 2020

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, alarme, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, controle eletrônico anti capotamento, controle de estabilidade para trailer, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, fixação Isofix para cadeirinhas infantis no banco traseiro, assistente de partida em rampas, freio a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, luzes de condução diurna, Panic Break Assist, faróis e lanterna de neblina, entre outros.

Conforto: volante com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado digital de duas zonas, apoia-braço central dianteiro com porta-objetos, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, chave canivete com telecomando, console central com porta-objetos, direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas com one touch, travas elétricas nas portas, porta-malas e tampa do combustível, paddle shifts para trocas de marcha no volante, piloto automático com limitador de velocidade, entre outros.

Visual: faróis full LED, maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, rack de teto na cor preta, refletor lateral cristal, repetidores de seta nos retrovisores, revestimento externo nas colunas de porta, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus 225/55 R18, entre outros.

Acabamento: porta-objetos sob o assento do banco do passageiro, porta-objetos com suporte para iPad Mini, porta-celular, porta-óculos, bancos revestidos parcialmente em couro com costura Ski Gray, bolsa porta-objetos atrás do banco do motorista, iluminação do porta-malas, volante revestido em couro, tapetes em carpete, pavimento do porta-malas com revestimento duplo, para-sol com espelhos cortesia, entre outros.

Tecnologia: câmera de ré, entrada USB para os ocupantes do banco traseiro, volante multifuncional, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e tempo de percurso), painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia com Android Auto, Apple CarPlay, comandos de voz, Bluetooth e tela de 8,4 polegadas sensível ao toque, sistema start/stop, entre outros.

Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel 2020

Segurança: recebe controle eletrônico de velocidade em descidas.

Tecnologia: oferece seletor de condução para quatro tipos de terreno e tração 4×4 Jeep Active Drive Low.

Renegade Longitude – opcionais

Veja abaixo a lista de equipamentos opcionais para o Renegade Longitude nas versões flex e diesel:

Jeep Renegade Longitude 2020

  • Pack Safety (R$ 3.500): airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista;
  • Bancos em couro marrom (R$ 1.200);
  • Pack Outdoor (R$ 510): adesivo de capô, protetores de soleira e frisos laterais;
  • Pack Landscape (R$ 2.400): barras transversais e estribos laterais;
  • Pack Protection Plus (R$ 700): protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas e badge Jeep Authentic Accessorie (no Diesel, ao invés do protetor de cárter, há protetor de tanque de combustível);
  • Pack Traveler (R$ 3.090): barras de teto, bagageiro de teto e estribos laterais;
  • Pack Bike (R$ 1.600): suporte de bicicleta no teto, adesivo de capô, adesivos laterais e barras transversais em alumínio.

Renegade Longitude – preços

Abaixo, os preços do Renegade Longitude na linha 2020:

  • Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 2020: R$ 104.990
  • Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel 2020: R$ 134.990

Renegade Longitude: motor, consumo, preço, equipamentos detalhes

Renegade Longitude – cores

Confira a seguir as cores sólidas, metálicas e perolizada disponíveis na gama do Renegade 2020:

  • Verde Recon (sólida, sem custo adicional)
  • Branco Ambiente (sólida, por R$ 750 adicionais)
  • Preto Carbon (metálica, por R$ 1.650 adicionais)
  • Cinza Antique (metálica, por R$ 1.650 adicionais)
  • Vermelho Tribal (metálica, por R$ 1.650 adicionais)
  • Prata Billet (metálica, por R$ 1.650 adicionais)
  • Azul Jazz (metálica, por R$ 1.650 adicionais)
  • Branco Polar (perolizada, por R$ 2.300 adicionais)

Renegade Longitude – motores

Os motores usados no Renegade Longitude 2020 são os mesmos das demais versões da linha. O Renegade Longitude Flex 2020 é equipado com o 1.8 E.torQ Flex, que há cerca de três anos recebeu alguns aprimoramentos para se tornar mais potente e eficiente.

Este propulsor flex consegue desenvolver 135 cavalos de potência com gasolina e 139 cv com etanol, a 5.750 rpm. Já o torque é de 18,8 kgfm e 19,3 kgfm, respectivamente, a partir de 3.750 rpm. Assim como os demais modelos, o Renegade Longitude Flex é ofertado somente com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira.

Já o Jeep Renegade Diesel é dotado do 2.0 Multijet, que conta com injeção direta de combustível sem bomba injetora, intercooler, turbocompressor, cabeçote de alumínio, bloco em ferro fundido, entre outros. Ele tem 170 cv, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm, a 1.750 giros.

Neste caso, há um câmbio automático de nove marchas da ZF e tração 4×4 com reduzida eletrônica. Há também um seletor de modos de terreno e tração.

Renegade Longitude: motor, consumo, preço, equipamentos detalhes

Renegade Longitude – consumo

De acordo com o Inmetro, os números de consumo do Renegade são os seguintes:

Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 2020

  • Consumo de 6,9 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “D” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral do PBE do Inmetro.

Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel 2020

  • Consumo de 9,4 km/l na cidade com diesel;
  • Consumo de 11,5 km/l na cidade com diesel.
  • Nota “C” na comparação relativa na categoria e “D” na comparação absoluta geral do PBE do Inmetro.

Renegade Longitude – desempenho

Veja abaixo os números de desempenho do novo Renegade Longitude nas versões flex e diesel, conforme o divulgado pela Jeep:

Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos com etanol e 11,9 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 182 km/h com etanol e 180 km/h com gasolina.

Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel 2020

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos;
  • Velocidade máxima de 190 km/h.

Renegade Longitude: motor, consumo, preço, equipamentos detalhes

Renegade Longitude – ficha técnica

Motor

1.8 E.torQ Flex

2.0 Multijet Diesel

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina e ttanol

Dianteiro, transversal, turbodiesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.747

1.956

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12,5:1

16,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Direta

Potência Máxima

135 cv na gasolina e 139 cv no etanol a 5.750 rpm

170 cv a 3.750 rpm

Torque Máximo

18,8 kgfm na gasolina e 19,3 kgfm no etanol a 3.750 rpm

35,7 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de 6 marchas

Automático de 9 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

4×4 com redução

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 18 polegadas

Liga-leve de 18 polegadas

Pneus

225/55 R18

225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.232

4.232

Largura sem retrovisores (mm)

1.805

1.805

Altura (mm)

1.658

1.722

Distância entre os eixos (mm)

2.570

2.570

Capacidades

Porta-malas (litros)

320

320 / 273

Tanque (litros)

60

60

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

1.448

1.641

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,36

0,36

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.