EUA Fiat Jeep Mercado SUVs

Jeep: SUV menor que Renegade está a caminho, segundo site

fiat-panda-4x4-4 Jeep: SUV menor que Renegade está a caminho, segundo site

Novamente o irmão menor do Jeep Renegade volta a ser manchete no exterior. De acordo com o site Auto News, fontes revelaram que um produto abaixo do atual utilitário esportivo produzido em Goiana-PE está a caminho. Segundo a informação, a FCA considera tal modelo por conta das boas vendas de SUVs pequenos no mercado mundial.



A resposta ao projeto veio com o bom emplacamento do Renegade, considerado muito pequeno por Detroit, mas que teve êxito em muitos lugares, especialmente no Brasil. Assim, a luz verde para um modelo menor e mais barato foi acesa. A fonte ainda diz que o produto não será vendido no mercado americano, onde seria pequeno demais para as ambições dos consumidores locais.

Não há detalhes sobre o produto, nem mesmo uma data específica, segundo a reportagem, mas o site Auto Evolution sugere que a solução estaria pronta e sob a marca Fiat. O compacto Panda 4×4 poderia emprestar a plataforma para este novo utilitário esportivo sob a marca Jeep. O modelo tem um custo de produção já bem diluído com os anos de produção na Polônia, embora agora sendo feito na Itália.

fiat-panda-2017-19 Jeep: SUV menor que Renegade está a caminho, segundo site

Medindo cerca de 3,68 m de comprimento e 2,30 m de entre eixos, o Fiat Panda 4×4 tem dois diferenciais ligados por um eixo cardã articulado e um sistema de acoplamento com gerenciamento eletrônico. Com uma programação que inclua modos de terreno, o pequeno poderia atuar como porta de entrada para a Jeep em mercados como Brasil e especialmente a Índia, onde estaria dentro do tamanho máximo de 4,00 m.

Ainda assim, um Jeep subcompacto acabaria sendo maior que os atuais 3,68 m do Panda 4×4, devendo ainda receber uma ampliação da plataforma para oferecer mais espaço. Por ter a mesma base, a suspensão traseira com eixo de torção e braços auxiliares poderia ser mantida, reduzindo os custos para o desenvolvimento de um conjunto novo.

Em termos de estilo, o pequeno da Jeep provavelmente não seguirá o estilo do Renegade, que é uma releitura do passado, assim como o Wrangler da atual e da próxima geração. O design visto no Compass se mostra bem-sucedido em atrair novos clientes para a marca americana, superando o irmão mais barato no Brasil, por exemplo. Assim, linhas mais atuais, mas não menos robustas, poderiam dar ao pequeno uma identidade própria, mas com o DNA da Jeep bem nítido.

No mercado internacional, os alvos da Jeep acabariam sendo os utilitários esportivos da Suzuki, Tata Motors ou, igualmente em suposta gestação, o Volkswagen T-Track, um SUV subcompacto derivado da plataforma PQ12 do Up!, por exemplo. Na Europa, a Fiat poderia criar um equivalente sob a mesma base, a fim de reduzir os custos de produção e ampliar o leque de opções no continente, assim como ocorre com o Fiat 500X.

[Fonte: Auto News/Auto Evolution]

  • Louis

    Menor que Renegade? Vai vir sem porta-malas?

    • Ricardo Santos

      Vai ter um inovador porta-luvas traseiro.

    • tiago

      o porta-malas do renegade é pequeno, em grande parte, devido ao esquema de suspensão com orientação off road.
      Um Jeep wrangler, por exemplo, tem menos porta-malas que um Fiat panda.

    • ObservadorCWB

      Vai ser réplica do Mini Dacon kkkk Mas o pessoal errou. Ele SERÁ O estepe do Cherokee……kkkk É cada ideia destes fabricantes viu…..ops….é cada IDEA destes fabricantes…

      • tiago

        o panda tem 260l, com algumas mudanças poderia chegar a 290l ou 300l, antes de revelarem o que estão fazendo não da para saber.

        • Edson Fernandes

          E acabar com o ja diminuto espaço interno?

    • Juarez Veras

      Nunca vi ninguém reclamar do porta-malas do jimmy ou do wrangler. Se comparar o renegado com hr-v e similares perde mesmo. Mas eles vão aonde o jeep vai? Acho que todos devem mesmo é ter saudades do porta-malas do fusca. Ou melhor dos dois, o da frente e o de trás, esse com direito a aquecimento grátis.

      • Artur Barbosa

        A galera tem frisson por porta malas, devem praticamente morar lá…

        • Juarez Veras

          Deve ser. Andei dando uma fuçada no site e nos comentários, porque é minha primeira vez aqui, sou virgem, hahaha. Bom, pelo que percebi além de fanzocas de marca a ou b, há muitos comentários de quem nunca teve, nem tem condição de comprar a, b, c, z…. Aí é tudo palpite. Seria o mesmo que eu falar que uma bugatti é mais carro que uma ferrari. Se for de estilo ok, tem gosto pra tudo. Mas dai a eu falar é melhor, só se for piloto de ficha técnica. Por isso meio que tira a lógica de ler os comentários. Outra coisa que observei é quanto ao preço dos carros, a gritaria é geral. E com razão. Mas o culpado não são apenas as concessionárias e fabricantes, o culpado é governo, que nem é vilão, é ladrão mesmo. O pior nem é isso, é que descem a lenha em quem compra os zeros, é até ofensivo. Como alguém pode comprar um usado se outro não comprar o zero? Vi até um comentário em que alguém perguntou o que fazem no site se só compram usados. Daí fica meio sem sentido ler os comentários. Achismo não é minha praia. Trocar uma ideia com quem tem, ou mesmo já rodou com um carro, um jipe uma pickup acrescenta e orienta a quem pretende comprar. O resto é conversa mole. Valeu Artur. Abs.

          • Igor Pricandi

            Não sei se teve mais alguém, mas creio que fui eu que postei o comentário sobre compradores de usados que veem aqui falar mal dos compradores de novos. Concordo contigo, tem muito piloto de ficha técnica. Li seu post no caso amarok, é sempre melhor saber a experiência de quem é proprietário do que de quem nunca teve. Quanto às ofensas bom, não ligo. Pior ofensa mesmo Juarez é não poder comprar. É igual ao garoto que quer namorar uma garota, como ela não quer, ele sai por ai falando mal dela, que é ela não presta e que dá pra todo mundo. É dor de cotovelo. Já fui um duro e tudo que podia comprar era carro de terceira, quarta, quita mão. Não tinha inveja de quem podia comprar novo. Trabalhei muito pra chegar aqui, e se posso, eu compro e ninguém tem nada a ver com isso, o dinheiro é meu.

            • Juarez Veras

              É bem por ai Igor. Só pelos erros de português dá pra perceber. Enfim, fala quem quer, ouve quem quer, e acredita quem quer.

          • Edson Fernandes

            O problema é que o valor do produto teria em teoria que ter justificativa pela falta de outros atributos. Acho que o HR-V por exemplo, é caro porém entrega o que é mais desejado nesses altinhos: Espaço interno, bom porta malas, soluções para esse espaço, além de um carro que anda bem é economico. Obviamente existe o desejavel e aí a pessoa vai escolhendo o que mais lhe agrada dentro daquilo que quer .

            O Renegade de longe é o mais bem acabado, silencioso e com um rodar muito solido. E o Kicks o mais economico com alguns recursos interessantes.

            Então colocando os 3 só para exemplo, a pessoa vai escolher aquele que tem o que mais lhe agrada mesmo que não seja exatamente o desejado. Mas será comparado com aquele que teria em teoria segundo a visão desta, a melhor entrega de conjunto. Eu digo que acho o HR-V o mais versatil, porém o mais caro.

            • Juarez Veras

              Hondas e Renaults são suvs de boutique. Se é o caso ok. Se o assunto é uso misto não servem pra nada.

          • Auto Verdade

            Eu tenho um Jeep Renegade e digo: Porta malas é pequeno, mas nem tanto, ajeito e cabe minhas compras. Não comprei pelo porta malas, mas pela qualidade e confiabilidade. É um carro muito bem acabado e com materiais de boa qualidade. Quanto ao desempenho, por ser um pouco mais pesado que a maioria, é um pouco mais moderado, mas tem um bom desempenho muito melhor que “carro mil” principalmente um tal de Fox que me matava de raiva por falta de potência e o porta malas não acomodava nada mais que o do Renegade. Não pra pra entender falar de um ótimo carro como esse por causa do porta malas, em referência ao tamanho do veículo, ser pequeno, digo que não, é satisfatório sim e não faz muita falta ser maior, caso queira levar algo mais, deito o banco que é bi partido de série. Não levo a família pro supermercado fazer compras, vou eu e minha esposa. Pra viagem, tem muito espaço e conforto e anda muito bem na estrada. Agora pega um Gol ou Fox ou mesmo um Palio ou Punto e põe cinco pessoas e enche o porta malas de bagagem, vai ter um conforto legal, não vai?

        • Juarez Veras

          Esqueci de falar que avaliar marca porque comprou um usado é um erro. A qualidade do carro usado, além do projeto e marca é muito mais dependente de quem foi o dono, se fez manutenção correta, o jeito que o cara dirige, etc. Ai o cara compra um carro com 60,70,80 mil que já passou na mão de vários, foi judiado até, e fala mal da marca. Só pra dar um exemplo, quem compra carro da minha mãe se dá mal. Ela troca de dois em dois anos, faz todas as revisões e tudo o mais. Ai quem compra leva o carro ainda na garantia e pensa me dei bem. Só que não. Ela estica primeira até o motor cortar, judia do câmbio, não desvia dos buracos. Ela bate, é bem verdade, é super cuidadosa. Mas o cara que comprar vai ter problemas de suspensão, câmbio, embreagem, cabeçote, etc. Ai é melhor mesmo ele falar mal da marca, porque se falar mal da minha velha vai levar uma bem dada no focinho.

          • Igor Pricandi

            Juarez compre um carro automático pra sua mãe e o problema estará resolvido.

            • Juarez Veras

              Igor, infelizmente ela não gosta. E olha que já tentei.

        • Douglas

          Artur, penso o mesmo, é uma fixação danada por porta-malas.

      • Luis LC

        Hummmm, mas Jimny e Wrangler são viaturas pra offroad, Renegade tem proposta de carro de passeio

        • Juarez Veras

          Quando citei esses dois foi para comparar não com o renegade mas com o HR-V e cia. O jeep vai quase onde vão wrangler e jimmy e vai melhor ainda no asfalto. HR-V nem em sonho vai onde vai um renegade.

          • Luis LC

            Não Juarez, vc deve gostar bastante do Renegade, asssim como eu, mas definitivamente não é um carro de trilha, as quais faço a mais de 20 anos. Encontrar um Renegade nas trilhas é quase mais difícil que encontrar um Saci. Ele não foi projetado pra isso mas tem suas virtudes em sair de várias enrascadas. Um carro legal

    • Jad Bal Ja

      O Fiat Panda ta ai vendendo na Europa a anos, qual o problema?

    • Catucadao

      sabe como é né kwid… criando conceito

  • Paulino Lino

    Hahaha…. daria até pra pendurar no chaveiro assim que chegasse na faculdade!

  • Tochio

    Já esta pronto, é só estampar Jeep no focinho do Mobi !!

    • Marcos Drawer

      Não cara! Não dê ideia!! kkkk

  • Joaquim Grillo

    Boa…um Fiat Idea da Jeep

    • Roberto

      Já tive um Idea e me atendia muito bem. Não comprei outro porque ia sair de linha.
      Sempre senti falta de uma versão “trekking” dele, porque gostava muito da Adventure mas não tenho coragem de pagar 15/20 mil a mais por tanto penduricalho. Só me interessava pela suspensão mais altinha e protetores de plastico
      Em termos de aproveitamento de espaço, o Idea era excelente, tinha o tamanho do Punto/Argo mas com espaço de sedã médio (pecava um pouco por ser estreito)
      Sou entusiasta de um SUV/Crossover de 4 metros, o Ecosport tem mais ou menos este tamanho se tirar a roda da tampa… e o Idea tinha 380 litros de porta-malas, maior que muito hatch médio!

      • Joaquim Grillo

        Eu estou no meu segundo Idea, carrão

  • Tive a oportunidade de conferir esse Panda 4×4 na Itália e ele não passa de um Uno Way 4×4. As proporções são MUITO diminutas. Não creio que um verdadeiro SUV saia disso. A não ser que a proposta seja como a do Kwid. Espero que não.

    • Hendel Marques

      Sempre vi esse panda em fotos e achava que realmente ele parecia com nosso uno, mas não associava porque poderia ser diferente a proporção. Mas pelo jeito, pode ser sim interessante… se essas desgraças adventures e cross ja vendem por aqui, imagine um com um 4×4 efetivo.

      • Acredito que a Jeep o faria chegar com uma carroceria de porte semelhante ao Kia Soul. É o que faz mais sentido. Menor que isso, ninguém consideraria um SUV de verdade.

        • Roberto

          Mas o Soul passa dos 4m indianos… deve ficar mais para um Idea mesmo…

          Acho bacana SUVs menores, como o Jimmy, mas a Jeep não deve ir por este caminho, pois não terá volume.

  • carroair30

    O dona FIAT vc ja esta com a plaquinha de “vende-se” ai na porta pra vai ficar arrumando encrenca??

  • Ricardo Blume

    Devo ter lido em algum lugar que o novo modelo ficará algo como o Jimny da Suzuki. Podemos aguardar algo pequeno e caro, muito caro.

    • Louis

      Acho difícil, o Jimny é um legítimo offroad, se eles querem algo como um Renegade menor, deve ser voltado para o uso em cidade mesmo, voltado para mamãe ir buscar filho na escola.

    • Luis LC

      Se ficar como o Jimny vai ficar caro mesmo, terão que usar outra plataforma com chassis, eixo rígido e sistema de tração mais robusto

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Não acho que será um novo carro. Será apenas um Novo Panda 4×4 para o mercado global comercializado com a marca Jeep em outros mercados como India, China, Brasil e EUA – especulam que o próximo Panda terá cerca de 3,8m. O Panda nunca achegaria aqui como um FIAT por que já temos o Mobi e o Uno. Mas poderia ser bem acolhido no mercado como um Jeep.

  • Renato Alves

    Não acho que será algo tipo o saudoso Jimny, será alguma gambiarra tipo Honda WR-V, JAC T40 e companhia.

    • Ducar Carros

      As boas vendas do WR-V provavelmente influenciaram a Jeep a pensar em criar uma versão desse tamanho.

  • zekinha71

    Poderia vir um mini Wrangler, parecido no tamanho com o Jimny, mas é capaz de surgir um Mobi Jeep, ou um Renegade sem porta malas.

  • posso falar porque eu tive um panda 4×4 e devo dizer que o carrinho é absolutamente surpreendente no fora de estrada, quem não conhece não acredita do que é capaz, com certeza se sai melhor que qualquer renegade no fora de estrada :)
    Eu tive o modelo antigo (feio, quadrado, espartano) e acompanhava os Suzuki jimny e samurai da epoca sem o menor problema
    Os novos são mais sofisticados e talvez um pouco mais urbanos mas ainda assim é um carrinho super valente

  • Abdallah

    O pessoal vai pegar o uno, colocar um monte de plasticos, aumentar altura da suspensao, cobrar 90mil, mudar o nome para panda, e vender como esportivo 4×4.

  • Luccas Villela

    E o próximo Renegade poderá aumentar suas medidas, indo pra 4,30 com os 7cm todos ganhos no porta malas.

    • beto

      Quem quer porta malas compra o Compass.

      • Ducar Carros

        Hoje sim, mas se o Renegade tivesse mais porta-malas, muitos talvez ficassem nele mesmo.

        • Artur Barbosa

          E você acha que isso seria interessante para a Jeep?

          • Mario Souza

            Obviamente sim, entraria na concorrência do Creta e dos outros com mais possibilidades, SUV sem porta malas somente para solteiros.

            • Artur Barbosa

              Mas será que não poderia afetar as vendas do Compass? Esse é o meu ponto.

              • Ducar Carros

                Sim, mas iria afetar mais a versão Sport, e, por outro lado, iria tirar vendas do HRV, Creta e Kicks.

                Dependendo do mix de vendas do Compass, se as vendas do Sport forem baixas, valeria a pena a mudança.

        • Douglas

          O porta-malas do Renegade é bem razoável para uma família, não entendo essa necessidade porta-malas gigante.

          • Ducar Carros

            Não é não, considerando que, quando se diz “carro de família”, quer se dizer carro para uma família de dois filhos poder viajar.

            O porta-malas do Renegade (260 litros) só é razoável para um casal sem filhos, ou, se considerar que, se tem filho(s), não viajam nunca. Porta-malas gigantes são os com mais de 500 litros de capacidade (como de alguns sedãs); razoáveis para uma família ficam entre 350 a 400 litros; de 400 a 500 seriam bons porta-malas (é o caso dos SUVs de maior sucesso).

      • Mario Souza

        Se o cara tiver 110k para pagar por um sim!

  • Fabão Rocky

    Modinha ridícula! Até um Panda c/ suspensão elevada virou SUV. kkkkkkkkkkk!

  • Pedro154

    Adeus, Weekend.

  • Mario Souza

    😂😂 concorrente do Kwid sem porta malas!

  • Luis Carlos K.

    Com tração 4×4 já seria uma boa opção, dependendo do powertrain. Tem gente que precisa exclusivamente de tração 4×4, mas não faz questão de ter um carro mais caro e de grande porte.

  • afonso200

    FIAT PANDA, kkkkk

  • Mania de fazer carro alto e chamar de SUV

  • Pete Alves

    Os atuais SUVs compactos – HRV, Renegade e cia – são todos maiores que os Adventures e Cross da vida que eram hatches pequenos com visual “off-road” adaptado, entao creio que haja sim espaço para um carro já projetado como um SUV de porte menor. O problema é que aqui no Brasil, em vez de posicionar esse tipo de carro abaixo de Renegade e HR-V, vão é subir a atual faixa de preço destes

  • Dreidecker

    Que venha logo o Jeep Panda 4×4 !

  • octavio cesar godoy

    menor? vai ser para colocar na prateleira?

  • delvane sousa

    Vao lancar o Idea de novo???

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend