Europa Jeep SUVs

Jeep: SUV menor que Renegade pode ser anunciado em plano para 2018-2022

jeep-renegade-2017-29 Jeep: SUV menor que Renegade pode ser anunciado em plano para 2018-2022

Em junho, a FCA deve divulgar seu cronograma estratégico para lançamentos de novos produtos do grupo para o período entre 2018 e 2022. Nesse anúncio, Sergio Marchionne pode revelar o esperado SUV compacto da Jeep, que será menor que o Renegade. Este produto está sendo considerado há bastante tempo, segundo fornecedores ouvidos pelo site Automotive News Europe.



O projeto já teria sofrido vários cancelamentos e retomadas ao longo do tempo e envolveria seguramente a plataforma subcompacta da Fiat, que sustenta os modelos Fiat Panda e Fiat 500. É com essa base que nasceria o futuro jipinho, destinado a ser um fidelizador para a marca americana. Mike Manley, CEO da Jeep, revelou que o pequenino está “perto”.

Segundo o jornal italiano La Stampa, que é em parte controlado pelo grupo Exor, também acionista da Fiat, diz que o futuro Jeep seria feito em Pomigliano, mas Marchionne afirmou que a produção do Panda, que atualmente é feito na planta italiana, seria transferido novamente para a Polônia entre 2019 e 2020. O chefão da FCA diz que a instalação poderia abrigar plataformas mais complexas que o pequeno hatch.

jeep-renegade-2017-29 Jeep: SUV menor que Renegade pode ser anunciado em plano para 2018-2022



Com isso, a produção do pequeno da Jeep acabaria indo para a Polônia, onde o custo de produção é naturalmente menor que na Itália. Além disso, já existe um consenso de que o futuro modelo deverá ter DNA off road e por isso o Panda 4×4 é uma escolha importante para o modelo, que deve medir menos de 4,00 m de comprimento para poder ser vendido também na Índia. Não há chances do modelo seguir para os EUA devido ao seu porte.

No entanto, a plataforma do Panda 4×4 pode não ser aceita em termos de custo fora da Europa, o que inviabilizaria sua produção no Brasil ou México, por exemplo. Mas, se a FCA quer coloca-lo no mercado indiano, ele terá de provar algo mais do que uma ligeira redução em materiais e simplificação de peças ou componentes eletro-mecânicos. O Fiat Panda também teria de seguir o mesmo caminho para ampliar o volume e compensar o investimento.

jeep-renegade-2017-29 Jeep: SUV menor que Renegade pode ser anunciado em plano para 2018-2022

Por aqui, um Fiat Panda seria um estranho no ninho dentro do portfólio “mineiro” da montadora, que apenas produz em Goiana-PE seus modelos com plataforma global, enquanto o restante é de desenvolvimento local. Com preços começando em R$ 75.790, o Renegade atende bem o segmento de SUVs compactos em preço, mas abaixo disso, existem apenas aventureiros da Fiat. Então, onde se encaixaria um Jeep menor que o Renegade feito em plataforma única e mais cara que o desejado pelo fabricante?

[Fonte: Auto Evolution]

COMPARTILHAR:
  • EDU

    A resposta para a pergunta hoje seria EM LUGAR NENHUM. Pois certeza que nao sera fabricado esse Jeep no Brasil. O que nao entendo e a teimosia da Fiat em nao fabricar o 500X aqui.

    • vicegag

      Fica muito caro para o brasileiro, os Fiat aqui não podem ser sofisticados.

    • Luciano RC

      Ainda acho que terá espaço e vai vender muito bem. A Jeep está entrando forte no Brasil e deve crescer bem.

      • Rbs

        A mulherada vai adorar!

        • Miguel

          EU iria adorar! Rs

  • 1 Raul

    Qualquer caixa de fósforo altinha agora é SUV….

    • vicegag

      Europa?? SUV máxi encolhido, deve ser Brasil.
      Mas se até a plataforma de um Pandinha, fica muito cara para o brasileiro, então faça um SUV com a plataforma do Uno.

      • Edson Fernandes

        E detalhe que o Panda tem o Uno que compartilha a mesma só que simplificado. Ou seja, desculpa isso aí.

  • Eng Turbo

    Esse carro está previsto para ser lançado em 2021, conhecido como “Mine Renegade”, será produzido em Goiana – PE.
    Respondendo a pergunta do texto, a FIAT vai matar todas as velharias hj existentes (Menos a Strada, pois o projeto X6P, Argo pickup, não saiu do papel ainda)

  • Louis

    Renegade tem porta-malas de Uno. O próximo terá porta-malas de Mobi.

    • REDDINGTON

      EU IA DIZER O MESMO!!! Cara não precisa ser gênio pra adivinhar: vai ser caro, pequeno e não vai vender.

      • ObservadorCWB

        Dia desses eu falei (com base em tamanho e preço), que o ano de 2018 seria o ano da Mercedes ter fabricado o Classe A mineiro…e não o longínquo 1999. kkkk E fui criticado .

      • Handlay P.B.

        Se o novel SUV subcompacto da Jeep for alto e ter alguma capacidade off-road de verdade, talvez tal carro faça sucesso.

    • Roberto

      Tudo depende do aproveitamento de espaço que é feito.
      Um Idea tem em torno de 4 metros e 380L de porta-mala. O espaço interno era bem satisfatório.
      Se a FIAT realmente tivesse boa vontade, poderia fazer um Renegade menor, com um cofre menor de motor para colocar o 1.3 e daria até para fazer um mini Toro com cabine estendida e dupla…

    • Fabão Rocky

      Se tivesse opção de dar mais likes, estaria estuprando o mouse agora! kkkkkkkkk

    • Pedro154

      E desempenho de Uno também, se considerarmos a versão E-torQ.

    • Hoffmann

      O Renegade tem porta-malas MENOR que o do Uno, 280l no Hatch contra vergonhosos 260 no Renegado. Haha

  • Vinícius

    Vão fabricar um Uno Stepway da Jeep?

    • A.T.

      exatamente o que pensei 😂

    • Pedro154

      Por quê não um Mobi? Já pensou que lindo seria um Mobi Adventure Plastic Xtreme?

  • octavio cesar godoy

    menor? sera que vai ser para meninos de 2 anos?

  • dallebu

    Não entendo porque teria que se reduzir os custos de produção e simplificar o projeto a fim de ser vendido na India e America do Sul, afinal estamos falando de um Jeep e não de uma marca popular de baixo custo que precisa ser barato.

    • ricmoriah

      barato de fazer e não de preço.

      • Retrato do Papai

        perfeito… a exemplo de carros como etios, a linha sandero/logan/duster, etc

  • cerberos

    O carro já existe e é o Panda, um off road de verdade, é só fazer uma versão Jeep com a carroceria mais quadrada. Eu compraria.

    • Luciano RC

      É isso que será feito. E vai vender horrores.

    • Pedro154

      Mesmo com a marca Fiat, creio que o Panda seria um sucesso. O carrinho é bem legal, ficaria ótimo com o 1.0 Firefly Turbo.

  • FrankTesl

    Depois da “barriga negativa” das web-celebridades fitness, agora a nova moda será carro com “porta malas negativo”.
    Se for menor que o Renegade, só tiver porta malas zero, ou um cofre de motor com metade do tamanho e motor menor que 1.6 com turbo.

  • Vattt

    Vão colocar o Compass com preço de Cherokee, Renegade com preço de Compass e “mini-Jeep” com preço de Renegade. Ou seja, brasileiro vai pagar mais e levar menos!!! Nota 0

    • Luciano RC

      Matou a xarada.

  • Don Ramón

    Vão lançar um Hot Wheels motorizado?!

  • afonso200

    na europa tem o fiat panda com motor 2 cilindros turbo, kkkkk, demora 30minutos ate os 120km/h ,kkkkk

    • Retrato do Papai

      esse verdadeiro motorzinho de dentista tem 85cv e quase 15kgfm de torque… definitivamente anda mais que as nossas porqueiras… não duvido nada que alguns 1.4 e 1.5 nacionais apanhem dele haha

      • Handlay P.B.

        A Fiat também engendrou o motor 0.9 2cc turbinado com 105 cv.

        • Edson Fernandes

          E que no aumento de sobrepressão do turbo vai para quase 18kgmf de torque (entre 2300rpm a 3500rpm) que deve fazer o carro acelerar muito bem.

          • Retrato do Papai

            em se tratando de fiat, é um feito e tanto…

            mas fico pensando como é a aceleração de um motor de 2 cilindros… sendo um motor de 4 tempos, a aceleração não vai ser linear, pois em vários momentos um cilindro estará em compressão enquanto o outro estará em exaustão, deixando o motor inerte… naturalmente em rotação elevada isso deve ser imperceptível, mas será que em baixo rpm isso se nota?

            • Edson Fernandes

              Eu adoraria rodar para te dar essa resposta. Porque eu acho que é uma sacada interessante pensar nisso.

    • Mr. Pereba

      aluguei esse panda quando estive em barcelona….minha conclusao é que até para os padrões brasileiros ele é ruim (motor, cambio, acabamento, visual)…achei só um pouquinho melhor do que o nosso uno, que por sua vez é péssimo….

  • Miguel

    Mas se a FCA não quer canibalizar o 500X e Renegade no Brasil, porque raios ela iria fazer isso com Panda e esse projeto na Europa?

    Infelizmente a Fiat vai fazer igual fez com o Bravo: quando estiver quase no final de vida, vai trazer o 500X e enterrar de vez a chance de vender um carro interessante para os consumidores.

  • Daniel

    A história é sempre a mesma. Pega um carro atual de linha, aumenta-se o preço e cria um veículo menor no mesmo preço do modelo superior.

    • Edson Fernandes

      Perfeito!!!! é o que eu tenho visto! E pior: RETIRA itens do produto que o anterior tinha de série porque se coloca uma telinha no painel.

  • Handlay P.B.

    Será legal se a FCA engendrar um SUV subcompacto, deve sair um carro bonitinho. Porém, em pleno 2018, ainda usar a base do Fiat 500 que ainda pode ser derivada do Punto é um absurdo, a FCA ainda usa plataformas requentadas enquanto enquanto boa parte das montadoras engendram plataformas modulares… Creio que seja viável a FCA lançar esse novel SUV da Jeep no Brasil, posto que entre R$ 60 mil e R$ 75 mil tal grupo não tem nenhum carro aventureiro, mas na prática é mais fácil avultarem o preço do Renegade e vender novel SUV subcompacto por R$ 75 mil…

  • Leonardo M. G.

    Já vi que o Uno vai pro saco, se fizerem um SUV da plataforma dele, ou da do Argo…

  • mrcarvalho66

    O renegade não tem mala condizente, imagine o UnoGade!!

  • DMAL

    Esse jeep menor já está em testes em goiana.
    Já vi uma mula na br101 nas imediações da fabrica. Estava com rodas diferenciadas e suspensão um pouco mais baixa. Achei na ocasião o perfil do pneu bem baixo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email