*Destaque China Europa Jeep Segredos-Flagras SUVs

Jeep Yuntu: novo modelo de sete lugares tem desenhos revelados em patente

jeep-yuntu-patente-1 Jeep Yuntu: novo modelo de sete lugares tem desenhos revelados em patente

Em abril, a FCA apresentou no Salão de Xangai 2017 o conceito Jeep Yuntu, uma proposta de SUV de sete lugares. Além disso, o veículo revelava também a intenção da marca em utilizar um powertrain híbrido plug-in. A ideia do projeto é desenvolver um produto específico para o mercado indiano, onde a Jeep atua com toda a gama de produtos, sendo produzidos localmente os modelos Renegade, Compass e Cherokee.



Agora, surgem desenhos de patente aparentemente referentes ao projeto, embora tenham sido registrados na Europa. Nas imagens, um novo utilitário esportivo da Jeep aparece em uma carroceria mais longa, cujo estilo é bem próximo do Compass, mas com um aspecto menos fluido e mais robusto. A frente tem faróis grandes e aparentemente eles não possuem LEDs diurnos. No máximo devem ter LEDs de marcação, apenas para efeito estético.

jeep-yuntu-patente-2 Jeep Yuntu: novo modelo de sete lugares tem desenhos revelados em patente

Mais abaixo, no entanto, já incorporado ao para-choque, dois cortes horizontais podem indicar as chamadas DRL´s para visualização de maior distância. Note que no conjunto ótico principal, existem detalhes que indicariam os repetidores de direção, mais próximos da grade. Esta, por sinal, segue o estilo clássico da Jeep com suas sete aberturas verticais. Voltando ao protetor, este agrega ainda dois faróis de neblina e aparentemente as luzes de convergência para curvas.

Os retrovisores não foram detalhados, mas provavelmente terão repetidores de direção. As saias de rodas são bem marcadas e há um certo equilíbrio no tamanho das portas dentro do conjunto, que reforça as colunas D, largas e isoladas da traseira por extensões da vigia traseira, provavelmente com acabamento em pintura diferenciada (preto, provavelmente) para dar um efeito de ampliação da visibilidade traseira.

jeep-yuntu-patente-3 Jeep Yuntu: novo modelo de sete lugares tem desenhos revelados em patente

Na traseira, as lanternas são divididas pela tampa do bagageiro e certamente terão assinatura em LED, como ocorre nos modelos atuais da Jeep. O para-choque tem dois refletores e duas saídas de escape integradas. O teto possui duas barras longitudinais e ressaltos com função semelhante sobre a estrutura em aço, mas isso não impedirá o modelo de ter uma opção de teto solar panorâmico, item já visto nos modelos atuais.

Até a antena em estilo barbatana está presente nos desenhos, assim como o radar do controle de cruzeiro adaptativo, preso à parte central inferior do para-choque frontal. Pelo que se comenta, o novo SUV da Jeep – que naturalmente tem potencial para sair do mercado chinês e chegar aos demais mercados, incluindo o Brasil – terá plataforma com entre-eixos ampliado, a fim de dar mais espaço para os ocupantes que, na terceira fileira, terão os assentos retráteis, como indica a posição do estepe na parte exterior.

jeep-yuntu-patente-4 Jeep Yuntu: novo modelo de sete lugares tem desenhos revelados em patente

Assim, o Jeep Yuntu – não se sabe exatamente qual será sua designação na China e fora dela – pode utilizar a plataforma do Cherokee com um pouco mais do que os 2,70 m de entre-eixos que ela possui. Se a missão for bater de frente com o Volkswagen Tiguan Allspace nos EUA e o Skoda Kodiaq na Europa, apenas como exemplo, ele teria que medir em torno de 4,70 m de comprimento com cerca de 2,80 m de entre-eixos.

Motores? Poderiam ser usados o Tigershark 2.4 ou o 1.4 MultiAir Turbo, bem como o diesel 2.0 Multijet. Câmbios automáticos de seis e nove marchas, mais a tração Select-Terrain 4×4 levaria o SUV a qualquer lugar com uma família grande dentro. Produção? Inicialmente na China, mas Índia, EUA ou México teriam boas chances. Aqui, por causa dos custos, talvez não seja viável, exceto se ele compartilhar a base com Renegade e Compass.

Jeep Yuntu – Galeria de fotos

[Fonte: Autocar Índia]

  • dor53

    mercado chines

  • Ja tem de nascer hibrido ou eletríco, senão não vinga.

  • Edson Fernandes

    Tá com cara de Compass mesmo. Interessante que consideram inclusive o controle adaptativo de velocidade nele. Seria uma opção que a Jeep poderia fazer sucesso se não tivesse um custo tão maior que o Compass. E o interessante é que venderia bem o apelo de 7 lugares colocando ao menos a versão a gasolina a preços de Tucson, 3008 e Equinox.

  • PEDAORM

    Se fosse lançado hoje Ok, mas ainda vão demorar para o lançamento e esse design já esta cansado, muito parecido com o Grand Cherokee que já vem desde 2011. Deveriam ter dado uma modernizada.

  • G.Alonso

    Um Compass “Renegadeado” e alongado. Deve usar muito em comum com os produtos fabricados em Goiana.

    • Debraido

      Deve utilizar a mesma plataforma inclusive, apesar da matéria dizer o contrario, seria totalmente viável para Brasil. Seria um sucessor natural da Journey, dentro da gama da FCA.

  • Henrique

    Parece um Compass “alongado”, e sem o jeito “off-road” do mesmo.
    Ou seja, está mais para perua do que para SUV.

  • Paulo César de Carvalho Júnior

    Esses desenhos já passaram por aqui, fazem uns bons meses…

  • Thiago Maia

    Será feito sobre a plataforma do Cherokee e terá uma versão sob a marca Chrysler para os EUA

    Esse desenho da patente não mostra o desenho final, embora esteja próximo

  • Lucas Ranfer

    Lateral de Cherokee cansada ja. Podiam modernizar isso, ein

  • Zé Mundico

    Cá prá nós, essa banheira de elefante é o Grand Cherokee repaginado, nada mais.

  • From Rivia

    novo 7 lugares da Jeep é o Grand Wagoneer: http://nseavoice.com/wp-content/uploads/2017/03/Jeep-Grand-Wagoneer-render-e1490245699425.jpg.

    Esse aí é uma adaptação pra vender mais SUV. Deve funcionar também, e muito bem.

  • Seven23

    Me lembra o wagoneer.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend