Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

O Jetta 2020 chegou ao mercado com poucas novidades, entre eles o cluster digital Active Info Display de série na versão Comfortline. O sedã médio da Volkswagen é feito em Puebla, México, sendo vendido aqui ainda nas versões R-Line e GLI.


Feito sobre a plataforma modular MQB, o Jetta é um sedã com bom espaço interno e porta-malas generoso, com 510 litros. Sétima geração do sedã médio da VW, o modelo 2020 tinha três versões, já não mais com a versão de acesso 250 TSI.

Na Comfortline, a proposta era entregar um pacote de equipamentos e acabamento muito bom, tendo ainda motorização 1.4 TSI e transmissão automática de seis marchas. Já o R-Line tem pacote visual esportivo e também mais premium.

No caso do Jetta GLI, a proposta é realmente esportiva e com motor 2.0 TSI, além de câmbio de dupla embreagem DSG de seis marchas. Como novidade o Jetta Comfortline ganhou teto solar opcional, assim como o cluster digital de série.

As versões R-Line e GLI não tiveram alterações na mudança de ano/modelo, já sendo ambas bem completas, ainda que atualmente apenas o esportivo continua sendo oferecido, mas já de saída por causa da atualização de estilo nos EUA.

Jetta 2020 – detalhes

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

Lançado no Brasil em 2018, o Novo Jetta é o primeiro a ter plataforma MQB de conceito modular, incorporando um estilo muito próximo ao do Virtus, tanto que ambos em pintura branca e com rodas de aço, parecem o mesmo carro.

Bem funcional em proposta de estilo, o VW Jetta é um carro elegante que tem um bom equilíbrio nas linhas, assim como um conjunto ótico de LED merecido e belas rodas de liga leve, especialmente a Viper, da versão R-Line.

Com visual que adotou uma grande grade frontal, o Jetta foca também na digitalização para atrair a atenção do motorista. O cluster Active Info Display em conjunto com a multimídia Discover Media, com telas de 10,25 e 8,0 polegadas, chamam atenção.

Além disso, painel com material soft, parcialmente macio nas portas dianteiras, que também possuem apliques brilhantes e assinatura em LED, assim como no painel. O nível de acabamento na frente difere daquele visto atrás.

Nesse caso, as portas têm acabamento simples, com plásticos duros e parte da laterais exposta. Esse detalhe de simplificação do acabamento da frente para trás é percebido também em modelos como Polo e Virtus, por exemplo.

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

Assim como a geração anterior, o Novo Jetta foi bastante criticado por seu acabamento, onde a estratégia da VW era simplifcar, porém, compensando com telas digitais para atrair a atenção.

Mas não é somente isso. A ausência de difusores de ar no banco traseiro é increvelmente absurda. Por mais que o Jetta tenha uma proposta executiva, alguns detalhes correspondem ao de um carro compacto mais barato.

A diferença, no entanto, fica para a dirigibilidade, muito superior ao do Virtus, por exemplo. Mesmo assim, o Jetta 2020 manteve a suspensão traseira por eixo de torção, muito criticada no modelo anterior.

Na sexta geração, o Jetta tinha suspensão por eixo de torção e diante das reclamações dos clientes, ela foi trocada por multilink nas duas versões de acesso. Contudo, com a mudança de geração, a barra voltou…

Apenas a GLI obrigatoriamente porta o conjunto multibraço. Falando nela, molas e amortecedores são mais firmes e a direção é mais direta, tendo um handling ótimo. O Jetta GLI é um carro bem rápido, indo de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

Para alcançar isso, seu motor 2.0 TSI entrega 230 cavalos e 35,7 kgfm, tendo ainda a caixa de dupla embreagem DSG de seis marchas.

Nas versões Comfortline e R-Line, o motor é o brasileiro 1.4 TSI com 150 cavalos e 25,5 kgfm, com tecnologia flex. O câmbio, no entanto, é o Tiptronic de seis marchas, sendo um automático da Aisin.

O Jetta 2020 media 4,70 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,47 m de altura e 2,68 m de entre eixos. Com peso entre 1.330 kg e 1.430 kg,. o sedã da VW é um dos últimos modelos do segmento médio no país.

Frente ao principais concorrentes, como Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, o Jetta sofreu por ser importado e também por não conseguir influenciar os consumidores, ainda que tenha vendido mais que o da GM em algumas ocasiões.

O Jetta 2020 tem frente com faróis grandes de LED ou full LED, bem como grade ampla com frisos verticais e horizontais, além de faróis de neblina.

Na GLI, a grade é preta com friso vermelhor e faróis escurecidos. As lanternas são em LED, escurecidas no GLI.

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

As rodas de liga leve tinham aros 17 ou 18 polegadas, com o GLI tendo ainda escape com duas saídas cromadas. O visual também possui detalhes esportivos, bem como teto tem opção de vidro panorâmico com abertura elétrica.

Por dentro, o cluster digital tinha 10,25 polegadas com o infotainment tendo 8,0 polegadas, com Android Auto, Car Play, câmera de ré, Bluetooth, USB/CD/SD, entre outros.

O Jetta tinha ainda ajuste de iluminação de LED no painel e portas dianteiras, com 10 opções de tonalidades. Já os bancos eram em couro, com visual esportivo e ajuste elétrico do motorista no GLI.

Freio de estacionamento eletrônico e modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual estão presentes. Com bom espaço interno, trazia ainda bagageiro com 510 litros. O volante era padrão do Golf, inclusive no GLI em relação ao GTI.

O acabamento escurecido e a proposta visual também são correspondentes ao Golf GTI, mas com sua própria identidade. Tinha ainda ar condicionado dual zone, bem como controle de cruzeiro normal ou adaptativo, para assistência ao condutor.

Jetta 2020 – versões

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

  • Volkswagen Jetta Comfortline 250 TSI
  • Volkswagen Jetta R-Line 250 TSI
  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI

Equipamentos

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

Volkswagen Jetta Comfortline 250 TSI – Motor 1.4 TSI com transmissão automática de seis marchas, mais faróis de LED, luzes diurnas em LED, faróis de neblina, grade com frisos cromados, retrovisores com repetidores de direção, retrovisores e maçanetas na cor do carro, palhetas dos limpadores flat blade, lanternas em LED, antena curta, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 205/55 R17, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cluster digital Active Info Display de 10,25 polegadas, multimídia Discover Media de 8,0 polegadas, Android Auto e CarPlay, câmera de ré, Bluetooth, USB, volante em couro multifuncional, paddle shifts, direção elétrica, ar condicionado automático dual zone, vidros elétricos com one touch, travamento central elétrico, retrovisores elétricos, bancos em couro, banco do motorista com ajuste em altura e lombar, controle de cruzeiro, banco traseiro bipartido com apoio de braço e porta-copos, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, chave presencial com entrada e partida por botão, freio de estacionamento eletrônico, seletor de modos de condução, porta-luvas iluminado, porta-malas com luz e abertura interna, bocal do tanque com abertura interna, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, retrovisor eletrocrômico, alças no teto, seis alto-falantes, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, sensor crepuscular, sensor de chuva, porta-revistas, bloqueio eletrônico do diferencial, cintos de 3 pontos, Isofix, trava de segurança nas portas traseiras, vidros verdes, vidro térmico traseiro, Start&Stop, para-brisa degradê, SD Card, entre outros.

Opcional: teto solar elétrico.

Volkswagen Jetta R-Line 250 TSI – Itens acima, mais pacote R-Line com grade estilizada, logotipo R-Line, saias laterais, retrovisores pretos, rodas de liga leve aro 17 polegadas exclusivas, detalhes em alumínio no exterior, acabamento interno escurecido e navegador GPS.

Opcional: teto solar elétrico.

Volkswagen Jetta GLI 350 TSI – Motor 2.0 TSI e transmissão de dupla embreagem DSG de seis marchas, mais rodas de liga leve aro 18 polegadas e desenho esportivo, pneus 225/45 R18, grade esportiva em preto brilhante, logotipo GLI, faróis full LED, bancos esportivos em preto, iluminação personalizada, luz de cortesia, faróis e lanternas escurecidos, estofamento com costuras vermelhas, cluster personalizado, sistema de som Beats com 300 watts e amplificador de oito canais, seis alto-falantes e subwoofer, escape esportivo com duas saídas, pedais esportivos, spoilers e saias laterais, banco do motorista com ajustes elétricos e duas memórias, volante esportivo, tapetes exclusivos, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.

Opcional: teto solar elétrico.

Preços

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

  • Volkswagen Jetta Comfortline 250 TSI – R$ 114.990
  • Volkswagen Jetta R-Line 250 TSI – R$ 121.990
  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI – R$ 147.990

Jetta 2020 – motor

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

O Jetta 2020 utiliza dois motores de famílias diferentes da Volkswagen. Um deles é o EA211, fabricado em São Carlos, interior de São Paulo, enquanto o outro é o EA888, feito em Puebla, México.

O EA211 é um propulsor de quatro cilindros com bloco de alumínio e cabeçote com duplo comando de válvulas variável, tendo ainda quatro válvulas por cilindros de acionamento por correia dentada.

Tendo injeção direta de combustível de alta pressão, assim como bobinas individuais e dois circuitos de refrigeração, o EA211 é o conhecido 1.4 TSI com tecnologia flex por pré-aquecimento do combustível na partida a frio.

Equipado com turbocompressor e intercooler, o 1.4 TSI consegue fornecer grande quantidade de energia, entregando 150 cavalos a 5.000 rpm e 25,5 kgfm a 1.400 rpm, ambos com gasolina e etanol.

Trata-se de um motor com curva de torque muito plana e que permite um desempenho muito bom, com respostas rápidas em qualquer regime com seus 1.395 cm³, sendo o mais forte da Volkswagen feito no Brasil.

No Jetta 2020, ele é acoplado ao câmbio automático Aisin TF-60N de seis marchas, com conversor de torque e modo Sport, conhecido como Tiptronic. Essa transmissão tem mudanças de marcha manuais na alavanca e paddle shifts.

Já o motor EA888 é um propulsor maior com 1.984 cm³, sendo conhecido como 2.0 TSI. Trata-se de um motor muito forte, com bloco em ferro fundido e cabeçote de alumínio com duplo comando variável.

Este cabeçote tem dupla injeção, com indireta portando bicos injetores no coletor de admissão variável e injetores diretos na câmara, trabalhando assim como os externos em baixas rotações e com internos em altos regimes.

Tem ainda turbocompressor com intercooler e radiador de óleo, entre outros recursos avançados. Com comandos acionados por corrente, o EA888 entrega 230 cavalos a 4.700 rpm e 35,7 kgfm a 1.500 rpm.

Com toda essa cavalaria, o Jetta GLI tem um desempenho verdadeiramente esportivo, aliado a uma caixa automatizada de dupla embreagem banhada a óleo DQ250, conhecida como DSG e tendo seis marchas.

Ela tem modo Sport, bem como trocas manuais na alavanca e paddle shifts no volante.

Desempenho

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

  • Volkswagen Jetta 1.4 TSI Tiptronic – 8,9 segundos e 210 km/h
  • Volkswagen Jetta 2.0 TSI DSG – 6,8 segundos e 250 km/h

Consumo

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

  • Volkswagen Jetta 1.4 TSI Tiptronic – 7,4/9,6 km/l e 10,9/14,0 km/l
  • Volkswagen Jetta 2.0 TSI DSG – 9,9/12,5 km/l

Jetta 2020 – manutenção e revisão

Jetta 2020: motor, preço, ficha técnica, consumo, versões

O Jetta 2020 tem plano de revisão com as três primeiras gratuitas, incluídas no plano de aquisição do carro e atreladas diretamente ao produto, independente da propriedade do mesmo.

Assim, a contagem de custo do Jetta começa aos 40.000 km e vai até, nessa matéria, aos 60.000 km. Com paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o custo no 1.4 TSI chega a R$ 2.975,16.

Já o 2.0 TSI do Jetta GLI soma R$ 2.267,28 para as três revisões restantes até 60.000 km. No serviço, são inspecionados diversos itens, entre suspensão, direção, freios, motor, câmbio e sistemas eletrônicos.

Na revisão, há troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar do motor, filtro de ar da cabine, velas, correia dentada (se houver), fluido de freio, líquido de refrigeração, complemento do óelo da transmissão, palhetas de limpadores, etc.

A rede VW tem ainda serviço de troca de itens de desgaste natural, como pastilhas de freio, discos de freio, rolamentos, bieletas, pivôs de direção e coifas.

Também são substituíveis coxins de motor e câmbio, buchas de balança, pneus, batentes das torres, amortecedores e molas. Há serviços de funilaria, pintura, higienização, limpeza oxi-sanitária, recall, instalação de acessórios, personalização, entre outros.

Revisão40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.4 TSIR$ 1.441,36R$ 682,34R$ 851,46R$ 2.975,16
2.0 TSIR$ 781,36R$ 704,56R$ 781,36R$ 2.267,28

Jetta 2020 – ficha técnica

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Motor1.4 TSI2.0 TSI
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm313951984
Válvulas44
Taxa de compressão10:19,6:1
Injeção eletrônicaDireta, turboIndireta e direta, turbo
Potência máxima150 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol)230 cv a 4.700 rpm (gasolina)
Torque máximo25,5 kgfm a 1.400 rpm (gasolina/etanol)35,7 kgfm a 1.500 rpm (gasolina)
Transmissão
TipoAutomática de 6 marchasAutomatizada de dupla embreagem com 6 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseirosDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoMultilink
Rodas e Pneus
RodasLiga leve aro 17 polegadasLiga leve aro 18 polegadas
Pneus205/55 R17225/45 R18
Dimensões
Comprimento (mm)4.7024.709
Largura (mm)1.7991.799
Altura (mm)1.4741.474
Entre eixos (mm)2.6882.680
Capacidades
Porta-malas (L)510510
Tanque de combustível (L)5050
Carga (Kg)519518
Peso em ordem de marcha (Kg)1.3311.432
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,2990,299

Jetta 2020 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.