Esportivos Sedãs Volkswagen

Jetta GLI: equipamentos, preços, motor, consumo, desempenho, revisões

Jetta GLI: equipamentos, preços, motor, consumo, desempenho, revisões

Desde a chegada da mais recente geração do Volkswagen Jetta ao Brasil, no fim de 2018, os consumidores de sedãs esportivos ficaram “órfãos” de um representante da Volkswagen no segmento. Porém, na metade de 2019, a marca surpreendeu com o lançamento do inédito Volkswagen Jetta GLI.


Com uma proposta diferente do antigo Jetta Highline, o Volkswagen Jetta GLI se destaca em diversos quesitos. Ao contrário de seu antecessor, ele já entrega sua aptidão mais “agressiva” logo de cara pelo visual mais ousado e o interior diferenciado. Seu conjunto mecânico é o mesmo do extinto Golf GTI.

Muitos dizem inclusive que o novo Jetta GLI é praticamente um Golf GTI com porta-malas. Isso porque os dois usam a plataforma modular MQB e, com isso, o comportamento dinâmico de ambos acaba sendo bem parecido.

Abaixo, você pode conferir os principais detalhes do Volkswagen Jetta GLI vendido no Brasil:

Jetta GLI: equipamentos, preços, motor, consumo, desempenho, revisões

Jetta GLI – detalhes

Antes de tudo, vale explicar o sobrenome do Jetta esportivo. A sigla GLI vem de “Gran Luxury Injection” e é usada pela Volkswagen desde a década de 1980 nos Estados Unidos para designar seus sedãs esportivos. Já a sigla “GTI” nomeia os hatches esportivos da VW, como acontece com o aclamado Golf GTI.

Como citamos acima, muitos consideram o Jetta GLI praticamente um Golf GTI com porta-malas. Os dois usam o mesmo conjunto mecânico e oferecem aparência mais agressiva. O sedã também não é aquele carro agressivo o tempo todo, sendo totalmente usável no dia a dia. Inclusive, tem um seletor de modos de condução que deixa o modelo mais “manso” e também o sistema start/stop para poupar combustível.

Entre os diferenciais, além do conjunto mecânico, o novo Volkswagen Jetta esportivo conta com para-choques com desenho exclusivo, rodas de liga-leve diamantadas de 18 polegadas, spoiler na tampa do porta-malas, dupla saída de escape, faróis e lanternas escurecidos, grade frontal tipo colmeia com friso vermelho e o nome da versão, entre outros.

Por dentro, há costuras contrastantes na cor vermelha, encontrada nos bancos, alavanca de câmbio e volante. Este, inclusive, é exclusivo e conta com detalhes em alumínio, paddle shifts e o nome da versão na base. Tem também soleiras da variante e pedais em alumínio. Os bancos são esportivos e contam com abas laterais mais pronunciadas.

Na lista de equipamentos, em relação ao Jetta R-Line, ganha itens como sistema de som Beats com 300 watts de potência, controle de cruzeiro adaptativo, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, sistema de monitoramento frontal, seletor com quatro modos de condução, entre outros.

De resto, segue a mesma concepção de todo Jetta 2020. Entrega um bom espaço interno capaz de acomodar até cinco pessoas com conforto, porta-malas com capacidade para 510 litros e dirigibilidade ímpar. O acabamento está dentro da média do segmento.

Jetta GLI: equipamentos, preços, motor, consumo, desempenho, revisões

Jetta GLI – equipamentos

Segurança: seis airbags (dois frontais com desativação do lado do passageiro, dois laterais e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial XDS, encosto de cabeça e cinto de três pontos automáticos para todos os ocupantes, faróis de LED com luz de condução diurna, farol com “Light Assist” de regulagem de luz alta, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, faróis e lanterna de neblina, sinal sonoro e visual de advertência para os cintos de segurança dianteiros não atados, alarme keyless, sistema de monitoramento frontal “Front Assist”, entre outros.

Conforto: ar-condicionado “Climatronic” automático digital de duas zonas, direção elétrica progressiva, vidros dianteiros e traseiros elétricos, retrovisores externos elétricos com função memória e aquecimento, retrovisor interno antiofuscante, descanso de braço central dianteiro e traseiro, banco do motorista com ajuste elétrico e função memória, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, bancos dianteiros com aquecimento, apoio lombar do banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de chuva, sensor de luminosidade, faróis com “Coming & Leaving Home”, chave presencial, partida do motor por botão, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de liga-leve “Polanko” de 18 polegadas com pneus 225/45 R18, bancos revestidos em couro preto, revestimento interno do teto na cor preta, para-sois com espelho, luzes de leitura, luz interna na área dos pés, logotipos “GLI”, lanternas traseiras e luz de iluminação da placa traseira em LED, spoiler traseiro na cor da carroceria, grade tipo colmeia com friso vermelho, faróis e lanternas escurecidos, para-choques exclusivos, bancos com desenho exclusivo, costuras contrastantes na cor vermelha, entre outros.

Tecnologia: central multimídia Discovery Media com tela sensível ao toque de oito polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, sistema de navegação e sensor de aproximação, sistema de som premium Beats (com quatro alto-falantes, dois tweeters, um subwoofer com ajustes especiais, amplificador digital de oito canais e 300 watts de potência), seletor de modos de condução (Normal, Esporte, Eco e Individual), painel de instrumentos totalmente digital Active Info Display, indicador de desgaste das pastilhas de freio, câmera de ré, freio de estacionamento eletrônico com sistema Auto Hold, entre outros.

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Jetta GLI – opcionais

O Jetta na versão GLI dispõe de somente um único opcional, além das pinturas metálicas e perolizada. Veja abaixo o opcional oferecido para o sedã esportivo:

Pacote Teto Solar (R$ 5.180): teto solar elétrico, panorâmico, basculante e corrediço e duas luzes de leitura na frente.

Jetta GLI – preços

Confira a seguir os preços do Jetta GLI 0 km no Brasil:

  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2020: R$ 147.990
  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2020 + teto solar + pintura perolizada: R$ 154.790

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Jetta GLI – cores

O Jetta GLI 2020 pode ser encontrado em seis tonalidades diferentes. Há dois tons de cinza, um tom de branco, um tom de preto, um vermelho e um prata. São três cores sólidas, duas metálicas e uma perolizada.

Veja abaixo as cores disponíveis na linha do Volkswagen:

  • Branco Puro (sólida, sem custo adicional);
  • Cinza Puro (sólida, sem custo adicional);
  • Vermelho Tornado (sólida, sem custo adicional);
  • Cinza Platinum (perolizada, por R$ 1.520 adicionais);
  • Prata Pyrit (perolizada, por R$ 1.520 adicionais);
  • Preto Mystic (perolizada, por R$ 1.620 adicionais).

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Jetta GLI – motor

Sob o capô, o novo Jetta GLI 2020 esconde exatamente o mesmo motor do Golf GTI e também do Tiguan R-Line. Trata-se de um 2.0 TSI da família EA888, que atende também pela sigla “350 TSI” – o número faz referência ao torque do motor em Newton-metro.

Ele é dotado de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbocompressor com interresfriador, injeção direta de combustível, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas, comando final por corrente, coletor de escape integrado ao cabeçote, entre outros itens.

São 230 cavalos de potência, entregues de 4.700 a 6.200 giros. Já o torque é de 35,7 kgfm, que aparece já a 1.500 rpm e se mantém linear até as 4.600 rotações.

Junto ao motor 2.0 TSI (ou 350 TSI) está uma transmissão automatizada DSG DQ250 de seis velocidades e dupla embreagem banhadas a óleo. A tração é sempre dianteira.

O conjunto inclui também um seletor de modos de condução com quatro opções: Eco, que privilegia uma tocada mais “light” para poupar combustível; Normal, que mantém os parâmetros de fábrica do conjunto do carro; Esporte, que oferece uma condução mais esportiva; e Individual, com ajustes independentes da direção, transmissão, motor e do bloqueio eletrônico do diferencial XDS de acordo com as preferências do condutor.

Ainda entre os diferenciais, o GLI é equipado com discos de freio cerca de 10% maiores em relação às demais versões do Jetta 2020. A dianteira usa discos ventilados de 312 milímetros de diâmetro. Já a traseira conta com discos de 300 mm. Para efeito de comparação, o Jetta 250 tem discos de 278 mm na frente e 272 mm atrás.

Há também o sistema BSW (Bremsscheibewischer) de limpeza automática dos discos de freio, que promove a secagem dos discos dianteiros para ajudar a remover a água e proporcionar mais segurança nas frenagens mesmos em dias mais chuvosos.

Outro componente que merece destaque é o sistema de suspensão independente nas quatro rodas. Vale ressaltar que as versões convencionais do novo Jetta com motor 1.4 TSI flex usam eixo de torção na traseira.

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Jetta GLI – consumo

Os números de consumo abaixo, divulgados pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), foram aferidos em condições convencionais de uso. Porém, com 230 cavalos à disposição, você dificilmente vai conseguir obter boas médias de consumo.

Veja a seguir os números de consumo do Volkswagen Jetta GLI 2020:

  • Consumo de 9,9 km/l na cidade com gasolina;
  • Consumo de 12,5 km/l na estrada com gasolina.

Jetta GLI – desempenho

Confira os números de desempenho do Jetta 350 TSI divulgados pela própria Volkswagen:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos;
  • Velocidade máxima de 250 km/h.

Jetta GLI: equipamentos, preços, motor, consumo, desempenho, revisões

Jetta GLI – garantia e revisões

A garantia do Volkswagen Jetta na versão GLI é de três anos, sem limite de quilometragem.

Já sobre as revisões, assim como acontece com as demais versões do Volkswagen Jetta 2020 e também com outros carros da marca à venda no Brasil (leia-se T-Cross, Virtus Highline, Tiguan Allspace, Golf e Golf Variant), o Jetta GLi 2020 tem as três primeiras revisões gratuitas.

Ou seja, até o terceiro ano de uso ou os 30 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro, o proprietário do sedã esportivo não terá qualquer custo adicional com as revisões do carro. Isso se traduz em um custo zero com revisões até o fim do período de cobertura da garantia de fábrica.

Confira a seguir os preços das revisões do Jetta GLI:

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: gratuita
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: gratuita
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: gratuita
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 778,41
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 692,91
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 778,41
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 692,91
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 778,41
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 692,91
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 778,41

Logo, as seis revisões da versão esportiva do Jetta 2020 têm um custo total de R$ 2.250. Trata-se de um valor bastante baixo, menor inclusive que o pacote de revisões de muitos carros compactos que custam três vezes menos o valor do Volkswagen.

Jetta GLI – concorrentes

Ford Fusion SEL 2.0 EcoBoost – R$ 149.900

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O Jetta GLI praticamente não tem concorrentes dentro da faixa de preço em que é comercializado no Brasil. O modelo que mais se aproxima do Volkswagen é o sedã/médio grande Fusion SEL, que tem uma proposta mais voltada para o conforto, mas que também entrega uma boa tocada ao volante com o motor 2.0 turbo.

Ele tem um propulsor de 248 cv e 38 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e atinge velocidade máxima de 195 km/h.

É equipado com partida remota do motor pela chave, chave presencial, botão start/stop, oito airbags, cintos de segurança traseiros laterais infláveis, central multimídia, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com aquecimento, entre outros.

Honda Civic Si 1.5 Turbo – R$ 164.900

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O modelo esportivo que mais se aproxima do Jetta GLI é o Civic Si, da Honda. Porém, como você já pôde notar, ele é R$ 10 mil mais caro. Um dos diferenciais do carro é a transmissão manual de seis marchas (o que agrada os puristas) e a carroceria cupê de duas portas.

Oferece um motor 1.5 litro turbo com injeção direta de até 208 cv e 26,5 kgfm. Vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e alcança velocidade máxima de 238 km/h.

O cupê esportivo é equipado com seis airbags, câmera lateral para redução de ponto cego, diferencial de deslizamento limitado, faróis full LED, ar-condicionado de duas zonas, central multimídia com tela de sete polegadas e GPS, bancos esportivos, sistema de som premium de 452 watts, entre outros.

Jetta GLI – ficha técnica

Motor

2.0 TSI

Tipo

Dianteiro, Transversal, Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.984

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta multiponto

Potência Máxima

230 cv com gasolina de 4.700 a 6.200 rpm

Torque Máximo

35,7 kgfm de 1.500 a 4.600 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizado DSG de seis marchas e dupla embreagem

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, tipo multibraços

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 18 polegadas

Pneus

225/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.706

Largura (mm)

1.799

Altura (mm)

1.478

Distância entre os eixos (mm)

2.680

Capacidades

Porta-malas (litros)

510

Tanque (litros)

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

518

Peso em ordem de marcha (kg)

1.432

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,299

Jetta GLI – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Eduardo 1981

    Nave, a considerar que o Fusion já era, ele está sozinho no mercado. Seu desempenho (de Golf GTI) encanta!

    • Rodrigo Pasini

      Fusion concorre com Passat, não com jetta.

  • Jeanphil

    Por esse preço, melhor o Passat né…

    • radiobrasil

      Ultima vez que vi um Passat estava na faixa dos 160k… final ano passado. Eu optaria pelo “alemon de verdade” rss

      • Thiago

        Comprei por 161 mil no final do ano passado (branco, interior preto com teto).
        Não cheguei a fazer teste drive no jetta porque precisava de um carro maior, mas o acabamento do passat é bastante superior, mas ele não é nada esportivo, é focado no luxo, sedan executivo.
        O desenho do volante poderia ser mais esportivo apenas.

  • RicardoVW

    Melhor custo benefício do Brasil com a extinção do Golf GTi.

  • Eddie

    Muito bom o review. O GLI é uma bela máquina, mas não substitui o GTI, impossível. Pena que o México não irá produzir o GTI G8.

  • Antonio Carneiro

    Muito bom, o meu faz 0 a 100 em 7,3s (rs!)

  • Daniel Pirolli

    NA MINHA OPINIAO, o carro é horrivel de feio por fora, e por dentro so as telas se salvam, pq ate os bancos achei horrivel. Mas de fato o conjunto mecanico é show de bola, pelo preço jamais teria um, se fosse muito menos caro, teria esse feinho aí kkkkkkkk

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Carro esta honesto ate pelo preço, VW conseguiu acertar em algo, porem errou no mais importante, nos que faz os carros serem um sucesso no Brasil, Design, é um Grand Virtus não da pra negar, ainda bem que o Passat não seguiu a mesma linha porem também tem um Design muito a desejar e como isso é oq importa no Brasil, vc pode ate dizer motor, cambio, segurança, não.. O que faz vender carro no Brasil é Design a pseudo exclusividade de ter algo que poucos podem ter, não é atoa que vemos Renagade e Toro vendem tanto, são carros únicos no mercado, mesmo vendo eles aos montes, não se compara a nenhum em beleza e exclusividade ate então e ter um carro de 150 mil com cara de 70 mil atinge o ego da Emoção , da compra feita sem pensar, compras pensadas vendem carros mais baratos, os CxB e não carros de 150 mil

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