China Mercado Sedãs SUVs Volkswagen

Jetta: marca chinesa da Volkswagen vende 30.000 carros em três meses

Jetta: marca chinesa da Volkswagen vende 30.000 carros em três meses

O nome é bem conhecido, mas se aqui é sinônimo de um sedã médio de bom desempenho e economia, na China ele representa um produto popular e de baixo custo. É nisso que a Jetta foca no maior mercado do mundo.


Convertido em marca, o nome do tradicional produto da Volkswagen está tendo um resultado bom inicialmente. Nos três primeiros meses, a Jetta vendeu 30.000 carros para os chineses.

Embora tenha prometido três produtos, por ora, a Jetta conta somente com os modelos VA3 e VS5. O primeiro é o ex-VW New Jetta, que foi atualizado com um visual diferente daquele proposto pela marca alemã.

Jetta: marca chinesa da Volkswagen vende 30.000 carros em três meses


Tendo proposta de sedã compacto barato, o VA3 não parece ter interessado tanto o consumidor local, pois apenas 20% das vendas são do modelo. Os demais 80% estão concentrados no VS5, um SUV de porte médio que é a adaptação do Seat Ateca.

A Jetta irá comercializar também o VS7, que é um SUV de sete assentos e porte semelhante ao do Tiguan Allspace, mas inteiramente baseado no Seat Tarraco.

Jürgen Stackmann , membro do conselho de vendas da marca Volkswagen, diz: “Até o momento, o segmento de entrada tem sido atendido quase exclusivamente por marcas chinesas. A marca JETTA fecha a lacuna entre o segmento de entrada e o segmento de volume, na extremidade superior da qual a marca Volkswagen está posicionada”.

Jetta: marca chinesa da Volkswagen vende 30.000 carros em três meses

De olho nesse consumidor de baixo poder aquisitivo, a VW aposta em crescimento nessa faixa de preço: “Vemos um tremendo potencial lá, e o início voador do JETTA prova que estamos certos”, diz Stackmann.

Segundo a Volkswagen, o consumidor chinês é em média 20 anos mais novo que europeus e americanos, gastando entre € 8.000 e € 15.000 em automóveis.

Os carros da Jetta são fabricados em Chengdu pela FAW-Volkswagen e pretendem ser um catalisador para futuros clientes da VW na China. Não há planos de exportação da marca.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • L.M.

    Tão esquisitos quanto aqueles carros de baixo custo da Skoda que vendem na europa.

  • Marcello Caetano

    Zzz…

  • Leandro Cazzeri Sasso

    Não pode ser baixo custo e ir com o logotipo da Volkswagen? Até onde eu sei Volkswagen significa carro do povo…

    • th!nk.t4nk

      Já foi né. Hoje um dos carros mais vendidos da marca é o Passat, que tá longe de ser um modelo de baixo custo. Se falar de Touareg e Arteon então, encosta ali nas premium. A ideia de carro do povo ficou pras sub-marcas mesmo, como essa aí.

  • Sino Weibo

    É um mercado de nada menos que 800 milhões de potenciais novos clientes, em cidade menores, no interior, e regiões rurais. Como o executivo diz na reportagem, as marcas chinesas são especialistas em oferecer para este público, por isso crescem rápido, e a VW que não é boba nem nada já quer abocanhar sua parte nesse bolo.

  • Luis Burro

    Nd surpreendente pq isto aí é menos do q alguns modelos vendem num unico mês,ñ se esqueça q tamos falando de um mercado de 17 milhões em vendas 2018 e estas 30 mil são quase nd, além disto apesar de ser uma marca estreante todos sabem q é da volks, a marca mais dominante por lá,então tá fraco!

  • Luis Burro

    Mas credo, qnto a Volks tá pagando pros sites pra falarem dela por qlqr coisa???
    Tá certo q aqui no NA ñ vejo tanta torcida qnto alguns aí mas umas matérias parecem descaradas isto com uns destaques bem mequetrefes!

  • zekinha71

    Se essa moda chegar aqui teremos carros Gol, agora como seria a qualidade de um Polo da Gol, deverá ter uns rolos de fita adesiva no porta luvas pra ir prendendo as peças do painel.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email