Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

O Ka 2015 é a segunda geração (no Brasil) do compacto da Ford. Na Europa, ele teve uma geração intermediária, a segunda de fato, que era baseada no Fiat 500 e só foi vendida naquele continente.


Com a mudança de geração, o Ford Ka deu um salto de posicionamento no Brasil, eliminando a geração antiga, ainda dos anos 90, assim como o Fiesta de segunda geração, que era vendido por aqui também.

Essa unificação dos dois modelos de entrada da Ford, permitiu que apenas a planta de Camaçari-BA fosse responsável por toda a produção de carros da marca no Brasil, com exceção do Ford New Fiesta, que seria nacionalizado por pouco tempo.

Este último ocupou a linha de montagem que anteriormente era do Ford Ka antigo, que inclusive receberá atualização de meia vida unicamente no Brasil. O modelo era feito na antiga fábrica de Taboão, em São Bernardo do Campo-SP.

Com a venda desta para uma construtora, a Ford faz carros atualmente apenas na Bahia, de onde saiu o Ka 2015 (leia também a opinião de dono do Ford Ka 2011) e agora o modelo atual, o 2020. Porém, este atualizado.

Utilizando a mesma plataforma do EcoSport, mas encurtada, o Ford Ka de segunda geração é produzido lá com seu irmão sedã, o Ka Sedan. Projeto moderno, ele trouxe um novo motor e também nível de acabamento melhor.

Sua proposta, mesmo atualizada, levou-o para o Top 10 do mercado em pouco tempo, dada sua eficiência melhor, conforto superior ao antigo, conectividade e uma tecnologia de segurança inovadora.

O Ka 2015 chegou nas versões SE, SE Plus e SEL, sendo equipado com o novo motor Ford 1.0 3C Ti-VCT com até 85 cavalos, bem como o antigo Sigma 1.5 com até 111 cavalos.

Não trazia ainda transmissão automática, apenas manual. Talvez, por conta disso, não conseguiu incomodar os líderes nos primeiros anos, algo que só fez após facelift em 2016, já com esse tipo de câmbio.

O chamado Novo Ka trouxe ainda um conjunto mais eficiente em consumo, bem como multimídia SYNC e um sistema chamado assistente de emergência, que liga para o resgate em caso de acidente.

O hatch compacto ainda adicionou itens modernos, como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e direção elétrica, por exemplo.

Seu projeto foi desenvolvido em parceria com a filial da Índia, onde foi batizado de Figo, sendo de lá exportado para a Europa, como Ka. Daqui, seguiu para a América Latina.

Agora, seu futuro está atrelado ao projeto da nova geração do EcoSport, que deve aumentar de tamanho. Se espera que o Ka também siga o mesmo destino, equiparando-se aos Fiat Argo, VW Polo e Chevrolet Onix em porte.

Ka 2015 – detalhes

O Ka 2015 ainda ostentava o layout “Kinect” da Ford, tendo faróis simples, mas com máscara negra, incorporando ainda lanternas e piscas integrados. A grade hexagonal com acabamento preto, tem grelha em forma de colmeia.

O logotipo da Ford ficava sobre a grade, próxima do capô. Já o para-choque era bem envolvente e tinha grade inferior larga, com molduras laterais ostentando faróis de neblina circulares, dependendo da versão.

No capô, vincos acentuados deixavam a peça mais elevada. Com linhas bem limpas, o Ka tinha maçanetas e retrovisores na cor do carro. As rodas de aço possuem calotas, enquanto a versão SEL tem rodas de liga leve aro 15 polegadas.

A traseira do Ford Ka vem com lanternas fluidas e uma tampa largura sustenta vigia ampla, com lavador e limpador, assim como desembaçador. Um defletor de ar com brake light é posicionado no teto, onde há uma antena do rádio.

Já o para-choque era bem limpo e trazia sensor de estacionamento na SEL. Bem acabado visualmente, o Novo Ka tem proporções bem equilibradas.

Por dentro, o Ka 2015 vinha com painel muito próximo do New Fiesta, especialmente com o sistema de entretenimento SYNC, que trazia um diminuto display monocromático, mas comando de voz que ajustava até o volume do áudio.

Também vinha com Bluetooth, AppLink com integração de smartphone e conexão USB, tendo ainda comandos no volante, dependendo da versão. Este tem ajuste em altura e comandos de telefonia.

O acabamento prateado do volante e console, chamam atenção no Ka, assim como os comandos físicos do SYNC, incluindo um discador, no melhor estilo dos carros alemães há poucos anos.

Os difusores de ar eram integrados ao console e extremidades. Já o cluster analógico era pequeno, com mostradores claros de fundo preto, com conta-giros, velocímetro, nível de combustível e computador de bordo (SEL).

Logo abaixo dos comandos de ar condicionado, há uma base para smartphone. Na versão SE, no lugar da multimídia SYNC, existe um suporte para celular sob uma tampa, que vem com USB para carregamento.

Junto à alavanca de câmbio, entradas USB e auxiliar são bem visíveis, ao lado da plaqueta SYNC. O porta-luvas tem um bom tamanho, enquanto os comandos dos faróis ficam no lado oposto.

As portas possuem desenho fluido com comandos dos vidros elétricos nos apoios de braço, enquanto os retrovisores eram manuais, sendo vendidos apenas como acessórios na rede de distribuidores Ford.

Os bancos tinham padronagem em dois tons, com ajuste de altura para o motorista apenas na versão SEL. O revestimento eram em dois tons na versão topo de linha. Interessante, porém, eram os 4 porta-copos entre os bancos dianteiros.

Atrás, o Ka 2015 tinha vidros manuais na SE e elétricos nas demais versões, além de banco inteiriço com cintos centrais subabdominais. Isofix já estava disponível.

Os para-sois tinham espelhos, tendo ainda alças no teto e iluminação interna com luzes de leitura. No bagageiro, cabem apenas 257 litros, com estepe colocado sob o assoalho interno. A tampa tem travamento elétrico.

Ka 2015 – versões

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

O Ka 2015 chegou em três versões básicas, sendo elas SE, SE Plus e SEL. Embora a gama fosse diferente do sedã, o hatch tinha diferenças importantes entre os níveis de equipamento.

A Ford decidiu duplicar a oferta com o motor 1.0 3C e o Sigma 1.5, passando para seis nos primeiros meses e acrescentando a versão Trail 1.0 no ano seguinte.

A marca americana acrescentaria ainda a versão S 1.0, mais simples, bem como a FreeStyle e a Titanium, ambas já na atualização do Novo Ka.

  • Ford Ka SE 1.0
  • Ford Ka SE Plus 1.0
  • Ford Ka SEL 1.0
  • Ford Ka SE 1.5
  • Ford Ka SE Plus 1.5
  • Ford Ka SEL 1.5

Equipamentos

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

Em termos de equipamentos, o Ka 2015 era um carro básico, onde faltavam muitos itens, entre eles piloto automático, apoio de braço para o motorista, retrovisores elétricos, airbags laterais, sensor crepuscular, sensor de chuva, rodas de liga leve aro 14 polegadas e câmera de ré, que poderia ser no espelho interno.

Os itens faltantes chegaram com o tempo e atualização de meia vida, porém, nem tudo foi adicionado. Entretanto, a multimídia SYNC 2.5 e 3, com tela elevada e câmera de ré, assim como Google Android Auto e Apple Carplay, foi adicionada.

Ford Ka SE 1.0 – Motor 1.0 e câmbio manual de cinco marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, rodas aro 14 polegadas com pneus 175/65 R14, lavador e limpador do vidro traseiro, desembaçador, sistema de som MyDock Ford com suporte para celular e USB, quatro alto-falantes, para-choques na cor do carro, maçanetas e retrovisores na cor do carro, indicador de marcha, assistente de emergência, calotas integrais, coluna de direção ajustável em altura, entre outros.

Ford Ka SE Plus 1.0 – Itens acima, mais multimídia SYNC com Bluetooth, USB e AppLink, mais vidros elétricos nas portas traseiras, volante multifuncional e detalhes cromados no interior.

Ford Ka SEL 1.0 – Itens acima, mais controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, banco do motorista com ajuste de altura, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 polegadas com pneus 195/55 R15, lanternas com máscara negra, computador de bordo, alarme, entre outros.

Ford Ka SE 1.5 – Itens do SE 1.0, mais motor 1.5 litro.

Ford Ka SE Plus 1.5 – Itens do SE Plus 1.0, mais motor 1.5 litro e rodas aro 15 polegadas de aço com calotas.

Ford Ka SEL 1.5 – Itens do SEL 1.0, mais motor 1.5 litro.

Preços

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

A faixa de preço inicial do Ford Ka 2015 ia de pouco acima de R$ 35 mil até quase R$ 45 mil, tendo pouca diferença de preços entre suas seis versões.

O Novo Ka estava em uma faixa de preço bem competitiva, porém, a marca do oval azul poderia ter ampliado a gama logo de cara com a versão S ou séries especiais.

  • Ford Ka SE 1.0 – R$ 35.390
  • Ford Ka SE Plus 1.0 – 37.390
  • Ford Ka SEL 1.0 – R$ 39.990
  • Ford Ka SE 1.5 – R$ 40.390
  • Ford Ka SE Plus 1.5 – R$ 42.390
  • Ford Ka SEL 1.5 – R$ 44.490

Ka 2015 – motor

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

 

O Ka 2015 tinha dois motores diferentes, sendo o 1.0 3C Ti-VCT – chamado internamente de Fox – com bloco de ferro fundido com três cilindros e cabeçote em alumínio com duplo comando de válvulas variável.

Esse propulsor demandou um mega investimento em Camaçari, justamente para produzindo junto à linha de montagem do Ka. Apesar do inexplicável bloco de ferro, o propulsor não é de todo ruim.

Econômico e com boa disposição em baixa rotação, ele permitiu ao Ka um desempenho bom e muita economia. Sua linha de produção automatizada pode produzir outros motores. O Dragon 1.5 é feito em Taubaté.

Tendo taxa de compressão de 12:1, o 1.0 3C Ti-VCT tem injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex de pré-aquecimento do combustível, tendo em seus 997 cm3, 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos com álcool.

O primeiro é atingido a 6.300 rpm, enquanto o segundo aos 6.500 rpm. O mesmo acontece com os torques, sendo 10,2 kgfm a 3.500 rpm e 10,7 kgfm a 4.500 rpm. Essa é uma característica própria desse pequeno motor da Ford.

Sem turbocompressor ou injeção direta, ele não serviu de intermediário no lugar do Sigma na atualização do Ford Ka, deixando enorme lacuna entre este e o novo Dragon 1.5 Ti-VCT de até 136 cavalos.

Na época, o Ka 2015 chegou alguns meses depois com o Sigma 1.5 Ti-VCT. O irmão menor do motor que equipava do New Fiesta na época, tem construção totalmente em alumínio, apesar de ser tecnicamente mais antigo que o 1.0 3C Ti-VCT.

Também com duplo comando de válvulas com variação eletrônica para as quatro válvulas por pistão, o 1.5 Ti-VCT da família Sigma já estava provado e aprovado ao servir no novo carrinho da Ford.

Tendo 11:1 de taxa de compressão, o Sigma 1.5 tem seus 1.499 cm3 com 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos, ambos a 5.500 rpm. O torque é em faixa elevada, alcançando 4.750 rpm para 14,6 kgfm na gasolina e 14,9 kgfm no etanol.

Com essa dupla e sem câmbio automático, sendo usado apenas um manual de cinco marchas, o Ka 2015 viveu uns três anos com essa combinação de powertrain antes da renovação.

A falta de um câmbio automático de imediato é explicado pelo fato de a Ford passar por transição na época. A caixa Powertrain, com dupla embreagem e seis marchas, seria a escolha lógica, mas inúmeros defeitos impediram isso.

No lugar, um câmbio automático de seis marchas e conversor de torque seria o ideal, mas a Ford no Brasil, ainda não havia fechado para aquisição deste equipamento, que só ocorre na linha 2018 do Ford Ka.

Desempenho

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

No desempenho, o Ka 2015 tinha resposta mediana com motor 1.0, ficando quase na casa dos 14 segundos de 0 a 100 km/h, embora o 1.5 Sigma fizesse jus ao motor, ficando abaixo de 10 segundos.

A Ford fez uma dupla opção de motores com uma faixa de potência adequada para a proposta do Ka, diferente da atual, onde a lacuna entre eles é enorme, com a marca aceitando cobrar comparativamente menos por um motor maior.

Nesse caso, o atual Dragon 1.5 de até 136 cavalos. Na época, era o Sigma 1.5 que fazia as honras da casa, tendo uma boa resposta também, mas não com a mesma eficiência.

Sem câmbio automático, o Ka 2015 contava com relação de marchas adequada para a proposta, com mudanças macias e precisas.

  • Ford Ka 1.0 – 13,9 segundos e 167 km/h
  • Ford Ka 1.5 – 9,9 segundos e 181 km/h

Consumo

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

No consumo, o Ka 2015 com motor 1.0 3C Ti-VCT era o destaque, fazendo média de 13 km/l na cidade e mais de 15 km/l na estrada, tornando-se um dos mais econômicos do Brasil.

Com álcool, esse propulsor também é frugal, chegando a fazer mais de 10 km/l na estrada. Já o Sigma 1.5 tinha um rendimento pouco abaixo, mas ainda assim era econômico para sua categoria.

Assim, ele fazia pouco mais de 11 km/l e acima de 13 km/l, sempre com gasolina. No etanol, ficava entre 8 km/l e quase 10 km/l. Frugais, os dois propulsores deram ao Ford Ka de segunda geração, bons resultados no Inmetro.

Com médias tão boas, a Ford nem precisou utilizar alguns recursos para tornar o Ka 2015 mais eficiente, como uso de uma sexta marcha no câmbio manual ou o sistema Start&Stop de desligamento automático do motor.

  • Ford Ka 1.0 – 8,9/10,4 km/l e 13,0/15,1 km/l
  • Ford Ka 1.5 – 7,9/9,5 km/l e 11,5/13,6 km/l

Ka 2015 – manutenção e revisão

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

O plano de manutenção do Ka 2015 envolve o custo atual do modelo 2020, sendo que a diferença entre os motores 1.0 e 1.5 é de R$ 200 a menos para o segundo. O custo até 60.000 km fica em R$ 3.544 no 1.0 e R$ 3.344 no 1.5.

Com revisões a cada 10.000 km, o Novo Ka pode ainda fazer paradas para revisão a cada 12 meses, embora na época, a Ford alegasse que o filtro de combustível deveria ser substituído a cada seis meses, por causa da má qualidade do etanol.

Ainda assim, óleo lubrificante, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de ar da cabine, fluido de freio, velas, correia em V, entre outros, são trocados em intervalos regulares normais.

O motor 1.0 3C Ti-VCT emprega uma correia dentada lubrificada, que só permite sua substituição aos 240.000 km, que é a quilometragem média de vida útil do motor da Ford, assim como era o antigo Zetec 1.0 Supercharger, por exemplo.

Revisão 10.000 km 20.000 km 30.000 km 40.000 km 50.000 km 60.000 km Total
1.0 3C R$ 449,00 R$ 549,00 R$ 449,00 R$ 699,00 R$ 499,00 R$ 899,00 R$ 3.544,00
1.5 Sigma R$ 449,00 R$ 549,00 R$ 449,00 R$ 799,00 R$ 499,00 R$ 599,00 R$ 3.344,00

Ka 2015 – ficha técnica

Ka 2015: preço, versões, consumo, detalhes, ficha técnica, fotos, etc

O Ka 2015 é um hatch compacto do segmento A, que mede 3,886 m de comprimento e tem 2,491 m de entre eixos, sendo um carro comparável ao Hyundai HB20 em dimensões, por exemplo.

Com carroceria em aço estampado, o modelo tem plataforma com suspensão dianteira McPherson e subframe para sustentação de motor e câmbio. Atrás, um eixo de torção dá estabilidade e algum conforto ao rodar.

Feito para passar nos testes do Latin NCAP, onde conseguiu 4 estrelas para proteção de adultos e 3 para crianças. Tendo 52 litros no tanque de combustível, ele garante boa autonomia com gasolina.

O coeficiente da carroceria de linhas fluidas é de 0,33 de cx, algo bom para um carro com sua proposta. A próxima geração do Ford Ka deve ganhar alguns centímetros a mais no entre-eixos, talvez os 2,521 m do EcoSport.

Motor 1.0 3C 1.5 Sigma
Tipo
Número de cilindros 3 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 997 1499
Válvulas 12 16
Taxa de compressão 12:1 11:1
Injeção eletrônica Indireta Flex Indireta Flex
Potência máxima 80/85 cv a 6.500 rpm (gasolina/etanol) 105/110 a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 10,2/10,7 kgfm a 3.500/4.500 rpm (gasolina/etanol) 14,6/14,9 kgfm a 4.750 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou Liga leve, aro 14 ou 15 polegadas Aço ou Liga leve, aro 14 ou 15 polegadas
Pneus 175/65 R14 ou 195/55 R15 175/65 R14 ou 195/55 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.886 3.886
Largura (mm) 1.695 1.695
Altura (mm) 1.525 1.525
Entre eixos (mm) 2.491 2.491
Capacidades
Porta-malas (L) 257 257
Tanque de combustível (L) 52 52
Carga (Kg) 424 453
Peso em ordem de marcha (Kg) 997 1.034
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,33 0,33

Ka 2015 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.