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Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

A Ford apresentou duas novidades na linha FreeStyle 2020, que reúne os modelos Ka e EcoSport. O primeiro chega com opção do motor 1.0 com preço mais baixo que a versão 1.5, custando R$ 56.690. O segundo foca no visual e parte de R$ 87.290.

De olho nos clientes que desejam um hatch aventureiro com preço mais baixo que a versão 1.5, órfãos do Ka Trail, a Ford decidiu colocar o mesmo motor que existia neste último, dando assim uma nova opção ao consumidor.

De acordo com a Ford, nos últimos 15 anos, o segmento de aventureiros avançou 500% e aumentou de 4% para 23% a sua participação no mercado. Hoje, 5% do total das vendas para este tipo de veículo. Na marca americana, o FreeStyle representa um bom percentual das vendas do Ka, superando o Titanium.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

Carradori explica: “O Ka FreeStyle é um veículo versátil e altamente aspiracional que conquistou um espaço importante e hoje responde por 10% das vendas da linha. Com o lançamento da versão FreeStyle 1.0 queremos ampliar esse sucesso, levando a mesma proposta para um leque maior de consumidores”.

Visualmente, o Ka FreeStyle 1.0 2020 mantém o estilo da versão mais forte, tendo como diferenciais faróis com máscara negra, grade personalizada, para-choque com faróis de neblina e protetor inferior diferenciado e rack no teto em cor prata.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

Além disso, possui também molduras envolventes na base dos para-choques, saias laterais e saias de rodas. As rodas de liga leve aro 16 polegadas possuem acabamento em tungstênio, enquanto o para-choque traseiro conta com molduras laterais e protetor central. Os retrovisores também são pretos.

Dentro, o Ford Ka FreeStyle 1.0 2020 tem como diferencial a cor marrom no painel e outras partes do acabamento, além de bancos personalizados, parcialmente em couro. A multimídia SYNC 2.5 tem menos itens que a SYNC 3, mas mantém Google Android Auto e Apple Car Play.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

O Ka aventureiro também dispõe de itens que só existiam na versão 1.5, como controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa. O hatch vem com trio elétrico completo, mais direção elétrica e ar condicionado. Há sensor de estacionamento, entrada USB e Bluetooth.

Na mecânica, o propulsor 1.0 Ti-VCT está disponível com 80 cavalos na gasolina e 85 cavalos no etanol, tendo 10,2/10,7 kgfm, respectivamente. Com bom torque em baixa, o motor vem com câmbio manual de cinco marchas. Vai de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e tem consumo médio de 13,9 km/l.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

O hatch aventureiro tem uma aparência interessante para quem busca um visual descolado. O acabamento com detalhes em cor marrom ajuda a personaliza-lo, enquanto a quantidade de equipamentos só não é mais completa pela ausência de câmera de ré e mais uma entrada USB.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

A SYNC 2.5 não é de todo ruim. Tem tela de 7 polegadas e é o mesmo equipamento visto no EcoSport FreeStyle 2020. Ela mostra o gráfico de aproximação do sensor de estacionamento traseiro, além dos úteis Android Auto e Car Play. O dispositivo perdeu o AppConnect, porém, mantém o assistente de emergência com ligações para o SAMU.

EcoSport FreeStyle 2020

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

O Ford EcoSport FreeStyle 2020 adota um novo padrão visual para ficar mais atraente, mas em compensação, perdeu alguns itens. Custando R$ 93.290 na versão automática, enquanto o manual sai por R$ 87.290, o SUV compacto da Ford ficou mais bonito.


Adriana Carradori comenta: “O EcoSport FreeStyle se tornou um ícone da linha e criou uma tendência que abriu caminho para outros modelos no mercado”. Finaliza: “Com essa renovação, valorizamos ainda mais o seu espírito inovador e arrojado, com itens de personalização que são objeto de desejo dos consumidores e fazem o carro se destacar nas ruas.”

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

O visual adota grade preta, assim como os retrovisores com repetidores de direção. Também ganharam a mesma tonalidade o teto e as colunas, reforçando a tendência de dois tons no segmento dos utilitários esportivos.


As rodas de liga leve aro 16 polegadas mudam de tonalidade nessa versão. Por dentro, o EcoSport FreeStyle 2020 traz volante multifuncional, piloto automático, trio elétrico completo, ar condicionado automático, a mesma SYNC 2.5 do Ka, câmera de ré e sensor de estacionamento.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

 

Além disso, o SUV dispõe de controles de estabilidade e tração, assistente de saída em aclive, bancos personalizados, detalhes em couro sintético nas portas, apliques em cinza brilhante, bem como cluster com display TFT.

Apesar das mudanças na estética, o EcoSport FreeStyle 2020 perde os faróis com projetores de LED, uma das duas entradas USB, paddle shifts no volante e a multimídia SYNC 3 com suas funcionalidades adicionais e tela de 8 polegadas, sendo agora de 7 no 2.5.

O motor 1.5 Ti-VCT tem 130 cavalos na gasolina e 137 cavalos no etanol, além do câmbio manual de seis marchas ou automático com conversor de torque e o mesmo número de marchas, porém, sem trocas manuais.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

Visualmente, o EcoSport FreeStyle 2020 tem uma boa combinação de dois tons, tendo ainda como reforço as rodas de acabamento acinzentado. O ambiente tem uma padronagem levemente melhorada e o SYNC 2.5 não fica devendo.

O conteúdo também é bom, mas a falta dos itens citados se faz sentir, especialmente do USB, já que agora apenas um está disponível. O utilitário esportivo tem espaço interno mediano, especialmente atrás, mas ainda algo melhor que o diminuto Ka.

O porta-malas, que sofreu mudança recente, tem espaço ainda limitado, mas já melhorou em relação ao modelo até 2017. No geral, apesar do corte, o EcoSport FreeStyle 2020 reforça a personalização como diferenciação com as demais versões.

Impressões ao dirigir

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

Salvador-BA – O Ka FreeStyle 1.0 2020 não tem mudanças mecânicas, oferecendo o conhecido 1.0 de três cilindros que tem uma boa disposição para uso urbano, mas fica devendo um pouco em retomadas e numa condução mais rápida.

O pequeno hatch tem engates suaves e precisos, numa relação de marcha que tenta buscar mais força em baixa e ao mesmo tempo poupar combustível. Na cidade, a média de giro fica em 2.500 rpm para uma condução mais prazerosa.

A direção elétrica tem reação muito boa, assim como os freios. A suspensão com pneus mais largos, ajuda nas curvas, tal como a suspensão com boa altura em relação ao solo e filtro razoável de imperfeições do solo.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

Com boa dirigibilidade e versatilidade para o dia a dia, o Ka FreeStyle 1.0 2020 é uma opção interessante para um mercado que cada vez mais busca qualquer coisa que dê a ideia de um SUV, mesmo que seja um hatch.

No caso do EcoSport FreeStyle 2020, nenhuma mudança no powertrain com Dragon 1.5 Ti-VCT e câmbio automático de seis marchas. O motor tem boa potência e torque, mas as relações longas deixam o SUVinho um pouco aquém do esperado.

Saídas rápidas e retomadas exigirão rotações elevadas, lá pela casa dos 4.000 rpm, mostrando que o propulsor precisa gritar mais para atender a demanda. O câmbio tem engates suaves e demora um pouco para reagir.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

Sem a troca de marchas no volante, não há mais opção de mudanças por conta do condutor, o que reduz as chances de buscar uma tocada melhor com o EcoSport FreeStyle 2020. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 2.600 rpm.

Ka FreeStyle 1.0 e EcoSport Freestyle 2020 – Impressões ao dirigir

Na estrada, ele atende bem, assim como na cidade, conseguindo suportar buracos e imperfeições da via com desenvoltura. A direção elétrica tem ajuste progressivo que dá melhor sensação de controle do veículo e conforto, mas os freios ficam devendo em resposta ao pedal, chegando mesmo a exigir atenção no trânsito urbano.

A suspensão tem uma calibragem firme e com conforto relativo, garantindo que o EcoSport 2020 continue sendo um carro ágil nas curvas e desvios rápidos. Com boa posição de dirigir e visibilidade adequada, o SUV da Ford continua a cumprir sua missão.

Ford Ka FreeStyle 1.0 2020 e EcoSport FreeStyle 1.5 2020 – Galeria de fotos

Viagem a convite da Ford. 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • afonso200

    se tivesse cambio 6AT nos carros 1.0 seria top

    • MauroRF

      Acredito que esse seja o próximo passo. O mercado vai demandar, eu acho.

      • afonso200

        exato pois o Picanto ja tem,,,,, o etios 1.3 tem.

        • David Diniz

          Tanto o picanto quanto o etios são AT4.

  • Eskarmory .

    Uma xunada bem caseira essa da Ecosport.

    • é visual de versão ST la fora..

    • Joao Victor Reis

      Rapaz, eu vi um assim na rua, pensei q era so mau gosto do proprietario. Nao sabia q era uma implementação da ford no modelo kkkkkkkkkkkkk q negocio feio essa coluna preta comecando no capô sem uma transicao, sem nada kkkk

  • Vin_T

    A Ford continua firme no propósito de enterrar a dignidade do Ecosport.

    • zekinha71

      Continua firme em enterrar a própria dignidade.

  • Marcelo Faria

    Ecosport não focou legal, cara de gambiarra, Ka é pior que a concorrência em suma: Ford em queda livre!!!

    • Não acho Ka o pior da concorrência. Pontos negativos são porta mala e espaço interno. Porém, ele se destaca em motor e preço perante aos concorrentes.
      1 – Motor 1.5 136 cv faz dele um carro bem motorizado. de concorrentes temos Onix com 1.4 jurássico; Na VW tem 1.6 ou 1.0 TSI (ai sim é melhor)
      2 – Ka 1.5 SE AT6 custa 54.490,00 enquanto a concorrência (carro de entrada sem ser 1.0 aspirado) ta pedindo mais.

      • David Diniz

        Mas quem compra o Ka Hatch é normalmente pessoas solteiras ou casais que não tem(e nem pretendem ter) filhos.

    • TchauQueridos

      O propulsor 1.0 3c e 1.5 3c são dos mais modernos e potentes da categoria (aspirado), tem Direção elétrica, que por ex HB20 não tem.
      Na minha opinião KA é um dos poucos produtos Ford, se não for o único que ainda se destaca diante a concorrência.
      Tanto que sempre está em 2 ou 3 no ranking.

  • Mendes

    4.000 RPM é uma rotação normal pra um carro 16v aspirado. Não tem nada de rotação elevada

    • para um 3 cilindro é alto.. não que o barulho chegue a incomodar dentro da cabine, mas vc ouve.. mesmo assim, só se vc pisar fundo saindo, se dirigir civilizadamente, o isolamento acústico dela é muito bom..

  • Lucas Lobo

    Que farol com projetor? Perdeu o LED descendo a ladeira !!!

    • Davi Millan

      Se a Ford deixou os outros segmentos para focar nos SUV e Pick-ups, começou mal pois a Eco está só piorando.

  • Victor Patricio Leite

    A Ford Ecosport está parecendo aquele rango do domingo que você vai requentando ele até quarta-feira.

  • Marcos Villela

    Ué, voltaram com o estepe pendurado atrás ???

    • Leonardo C.

      Só o Titanium tem pneus runflat, todas as outras versões mantém o estepe na traseira.

  • Luís Paulo

    Meu Deus, que cagada é esse teto preto do Ecosport????

    • Silvio

      Feio e disfuncional, tendo em vista o sol de rachar mamona predominante no país.

    • TchauQueridos

      Compass, Evoque entre outros até que combinou.
      Mas esse realmente não ficou harmonioso.

  • Tibúrcio

    Considerar piloto automático no Ka 1.0 Freestyle é pedir demais, dona Ford?
    Até o SANDERO oferece nas versões com câmbio manual!!!

    • David Diniz

      Eu nunca vi Sandero/logan com controle de velocidade(mesmo por que não faz sentido em ter)

      • Tibúrcio

        É, nem todo mundo conhece carro!

        • David Diniz

          Opa conheço muito bem… Inclusive tive um Logan manual que não tinha o acessório mas tive um astra advantage que mandei instalar(a fiação estava 100% pronta). Aliais qual é seu conhecimento de carro? Sabe conversar em termos técnicos com mecânicos?

          • Tibúrcio

            Sei… então, já que VOCÊ disse que o piloto automático não existe nesses carros, deve ser verdade!
            As fotos de todos os Sanderos e Logan manuais com piloto automático devem ser montagens, assim como suas fichas técnicas.
            Afinal, só o seu Logan vale!
            Tens razão!

            • David Diniz

              O logan que tive foi vendido em 2014.

  • Andrei Vieira

    Típica tunada dos carros da quebrada essa aberração que fizeram com a Eco. P Q P

  • Felipe Manfrin

    Não entendo o pq de tirar o SYNC 3 e colocar esse 2.5 ai?? Será que é tão mais barato assim para justificar o retrocesso?

  • Gran RS 78

    A Ford está perdendo a mão de seus modelos no Brasil, pois no caso da Ecosport, eles tinham que ter deixado os faróis com leds e projetores, que era um diferencial do modelo. A marca tbm não colocou o freio a disco traseiro, importante item que existe em outros mercados para esse modelo. Uma correção NA na matéria, pois as rodas do Ka não são aro 16, e sim de 15 polegadas.

  • Vinicius

    Parei de beber.

  • Davi Millan

    Não entendo essa mania das montadoras em pintar o teto de preto e muito menos as pessoas que compram. Pode até deixar mais bonito (em poucos casos), mas do que adianta se só serve mesmo para esquentar o habitáculo sob o sol de rachar.

  • From Rivia

    Ford Ka Freestyle é pedida do mercado. Motor é excelente, assim como o comportamento dinâmico. Já a Ecosport é jogadinha óbvia pra ganhar consumidores antes do anúncio de novos modelos, que já estão batendo à porta. Ford Territory e Ford Kuga já já estarão rodando aqui.

  • Luis Burro

    É,o visual do Freestyle é melhor q o comum pelos acabamentos mas o incremento no valor ñ justifica sendo uns 1500 a mais de bom tamanho,outra coisa é a altura q 15 cm já era suficiente…já o Eco deveria ser 90 mil o valor máximo,ñ é a toa q já perde pro TCross até!

  • Luis Burro

    Sabe o q acho pior q propaganda,funcionário ou vendedor descrevendo o veículo,aí vc vai ver o carro da pessoa é de outra marca,ou seja,é tão bom q nem ela própria compra!

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