Ford Hatches Mercado Sedãs SUVs

Ka, Ka Sedan e EcoSport venderam mais que a Jeep em 2020

Ka, Ka Sedan e EcoSport venderam mais que a Jeep em 2020

Ao longo de 2020, eles venderam 117.715 unidades, um número que – mesmo em um período com paralisações de vendas e produção – não é todo ruim, pelo contrário. Ka, Ka Sedan e EcoSport juntos, emplacaram mais que a Jeep, que vendeu 110.159.


Sem eles, a Ford ficaria apenas com 21.540, mas ainda não sairia do Top 10, vendendo mais que a Chery no ano passado. Entre os 10 carros mais vendidos do período que se encerrou, o Ka fechou em quinto no ano passado, vendendo 67.491 unidades, superando até o bem-sucedido Fiat Argo. Já o Ka Sedan se manteve no Top 20 de 2020, com a posição 20 no ranking.

Apesar das coincidências, foi seu último ano. O compacto emplacou 25.743 exemplares, batendo o VW Voyage. Por fim, o EcoSport emplacou 24.031 no ano passado, ficando assim em 22º lugar, mas superando de longe um antigo rival, o Renault Duster.

Ka, Ka Sedan e EcoSport venderam mais que a Jeep em 2020

Com a saída dos três, o mercado nacional fica órfão de quase 120 mil carros, se ainda considerarmos que 2020 foi um ano atípico. Em 2019, por exemplo, a trinca da Ford emplacou nada menos que 189.796 unidades, com o Ka passando de 104 mil e o Ka Sedan dos 51 mil.

Assim, estamos falando em uma lacuna de praticamente 190 mil carros num ritmo mais normal do mercado nacional. Mas, quem assumirá seus clientes?

Ainda não houve movimento público das demais marcas, mas podemos esperar por ações comerciais e industriais para atender essa demanda reprimida com o fim da produção da Ford.

Ka, Ka Sedan e EcoSport venderam mais que a Jeep em 2020

Isso deverá até aumentar a produtividade em algumas fábricas com a quantidade enorme de consumidores sem essas três opções, fora outros clientes que poderão desistir da Ford devido à falta de confiança na marca.

Essa enorme carteira de clientes, deve inicialmente migrar para produtos próximos, como Onix, HB20, Gol e Argo no caso do Ka, assim como Onix Plus, Voyage, Cronos e V-Drive, por exemplo, em referência ao Ka Sedan.

Já nos SUVs, os potenciais clientes da Ford para 2021 devem buscar alternativas como Duster, Kicks, 2008, Tracker e Tiggo 2, por exemplo.

Este último pode ganhar impulso porque a CAOA é o maior revendedor da marca americana e logicamente seus vendedores vão direcionar os clientes para o produto da Chery.

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                                                        Quem somos

                                                        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                                                        Notícias por email