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Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

O Kadett GSi é um dos famosos esportivos dos anos 90 que fizeram a cabeça dos jovens daquela época.

Hoje difícil de se encontrar em ótimo estado de conservação, o Kadett GSi ainda é um sonho de consumo em forma de hatch e conversível para muitos.


Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

Vamos ler tudo sobre o Kadett GSi e também sobre o modelo que foi lançado antes dele e que muita gente talvez não conheça.

Se trata do Kadett GS.


GS, o prelúdio do Kadett GSi

Antes de ser lançado o Kadett GSi, tivemos no mercado seu irmão sem injeção eletrônica, chamado de Kadett GS.

O modelo GS foi apresentado em 1989 junto de outras versões iniciais do Kadett como a SL e a SL/E.

Segundo revistas especializadas da época o modelo tinha o melhor coeficiente aerodinâmico para um modelo daquele porte, cerca de 0,30 Cx – um dos menores para um veículo que nasceu antes do ano 2000.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

Além da diferença mais óbvia, que é o fato de ele não ter injeção eletrônica como o Kadett GSi, o primeiro Kadett esportivo também tinha um visual mais europeu, por assim dizer.

A versão GS vinha com rodas de liga leve com desenho exclusivo de 14 polegadas, para choques exclusivos da versão e na cor da carroceria, faróis e luzes traseiras de neblina, saídas de ar no capô, saias esportivas laterais, aerofólio traseiro, ponteira dupla de escapamento e uma faixa preta entre as lanternas, para reforçar a esportividade da linha GS.

Estes equipamentos depois também viriam no Kadett GSi. O interior, seguia a mesma tendência de estilo do Chevrolet Monza – o sedan médio da época.

Os bancos dianteiros vinham com ajuste de altura, e o painel poderia vir com computador de bordo como opcional.

Para dar mais exclusividade, o interior ainda poderia contar com bancos Recaro, volante esportivo de três raios, e instrumentos e iluminação com tons avermelhados que aumentavam ainda mais a esportividade do modelo em relação aos seus irmãos.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

Na motorização, mais uma herança do Monza, uma vez que a linha Kadett usava o motor transversal 1.8 litro de 95 cavalos que podia utilizar gasolina ou álcool e um motor 2.0 com 110 cavalos de potência e sempre movido à álcool.

Um detalhe interessante era o ajuste de altura da traseira, sim da traseira. O sistema funcionava por meio de um sistema pneumático – bolsas de ar nos amortecedores – que permitia nivelar o carro em função da carga transportada, sendo elas passageiros, bagagens ou ambas.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

O senão ficava por conta do motor 2.0 ser bem gastão.

O tanque de combustível também não ajudava muito, pois tinha apenas 47 litros de capacidade e a transmissão era campeã no quesito ruído.

Para um modelo que se dizia esportivo, tal problema de ruído e de consumo seria inadmissível. As relações de marcha eram muito curtas, e isso fazia com que viagens fossem difíceis de suportar.

As correções no câmbio e no consumo viriam em junho de 1990, e serviriam para aprimorar o Kadett GSi dali algum tempo.

O Kadett GS recebeu ajustes no câmbio e na sua relação de marchas e na troca do combustível, sai o álcool e entra a gasolina.

Chega o Kadett GSi

Depois das pequenas alterações feitas na linha GS, a Chevrolet precisava se mexer e apresentar uma nova versão que conquistasse ainda mais o consumidor brasileiro.

Foi assim que em 1991 a Chevrolet apresentou o Kadett GSi – com motor 2 litros com injeção multiponto analógica – que rendia impressionantes 121 cavalos de potência e 17,6 kgfm de torque.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

Para se diferenciar das demais versões, inclusive a GS, o Kadett GSi ficava mais “abrasileirado”, se é que podemos dizer.

Ele vinha adaptado mais ao gosto nacional, com as luzes de indicação de seta incolores.

A faixa preta que existia entre as lanternas traseiras deixava de existir. Fora as faixas decorativas e as novas rodas exclusivas que conferiam charme e esportividade ao Kadett GSi.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

No interior o Kadett GSi vinha com alguns diferenciais para conquistar o público jovem.

Os bancos agora tinham o encosto de cabeça vazado e o painel de instrumentos era digital.

Pouco tempo depois o modelo ganhou freios a disco e ABS. A suspensão do Kadett GSi utilizava amortecedores pressurizados que davam ao motorista mais conforto ao rodar.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

A versão mais esperada e desejada pelo público era o Kadett GSi conversível, que já tinha sido apresentado um tempo antes, só que na versão GS.

O belíssimo modelo utilizava uma carroceria de fabricação italiana – feita pela Bertone – e tinha toda a tecnologia e potência da linha Kadett GSi.

A produção da versão conversível era praticamente artesanal, a parte dianteira e o assoalho iam para a Itália, onde voltava cerca de seis meses depois com a carroceria completa e montada, que vinha para o Brasil para receber a parte mecânica.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

A charmosa capota do Kadett GSi conversível tinha recolhimento manual, e conferia ao modelo um charme europeu que pouco se via por aqui.

O detalhe fica por conta que quando a capota era guardada no porta malas a capacidade do mesmo ficava reduzida.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

O porta malas do Kadett GSi conversível tinha 390 litros sem a capota recolhida e com ela guardada o valor caia para 290 litros.

O mítico modelo saía de cena em 1994, depois de perder os bancos Recaro e de ganhar o comando dos vidros elétricos nas portas. O Kadett GSi deixava o mercado e no seu lugar a Chevrolet trazia o Kadett Sport.

Kadett Sport – O substituto não fiel

A versão que veio para tentar agradar os fãs órfãos do Kadett GSi não obteve tanto sucesso como era esperado, já que ele tinha apenas maquiagem esportiva.

O modelo que foi apresentado em 1995 teve vida tão curta quanto o Kadett GSi.

Apelidado por muitos como “falso esportivo” o Kadett Sport vinha com o mesmo motor 2 litros que equipava o Kadett GSi, mas com outra calibragem, agora ele rendia 110 cavalos quando abastecia com gasolina e 116 com álcool.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

O interior também sofria com a troca de versões, saíam de cena os bancos Recaro com o encosto de cabeça vazado e entram no lugar bancos com tecido e encosto de cabeça tradicional.

Os para choques também havia ficado mais simples na troca de versão. A grande ressalva ficava por conta da atualização de estilo que a linha Kadett ganhava na ocasião.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

O para choque dianteiro adotava formas mais arredondadas, o que não “ornava” tanto com a carroceria mais quadrada.

E a grade seguia o mesmo padrão do Kadett europeu, que por aqui passou a ostentar o logo da Chevrolet envolto de um circulo prateado.

A motorização para a linha Kadett em 1996 passava a ser a 2.0 litros de 110 cavalos, pois novas leis de emissão de poluentes entraram em vigor e a Chevrolet acabou por se ver numa sinuca de bico, pois ela perdia seu motor mais potente em prol de um meio ambiente melhor.

No mesmo ano a produção da gama Kadett foi toda transferida para São Caetano do Sul, e tinha suas atividades encerradas em 1998, quando abriu espaço para a segunda geração do Chevrolet Astra.

Além do Kadett GSi, outros modelos GSi no Brasil

Se tudo começou com o mítico Kadett GSi, a Chevrolet sabia que não poderia terminar o legado ali e sempre que podia apresentava uma versão GSi de algum modelo para conquistar mais fãs.

A primeira foi com o Corsa GSi apresentado em 1994, que vinha com o esperto motor 1.6 litro com 16 válvulas e 109 cavalos de potência e 15,1 kgfm de torque.

O modelo que era um dos mais modernos da época vinha bem completo e até com freios ABS de série. O Corsa GSi podia atingir a velocidade máxima de 195 km/h. O modelo teve vendas entre 1994 e 1996.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

A segunda vinda da linha GSi foi com o Astra, que em 1998 ganhou sua segunda geração e em 2003 ganhava a famosa sigla acompanhado com o motor 2.0 litros 16 válvulas que tinha 136 cavalos de potência e 19,2 kgfm de torque.

O modelo veio inicialmente apenas na carroceria de quatro portas e com poucas opções de cores.

O Astra GSi ficou em linha até 2005, quando foi substituída pela linha SS que vinha com um motor 2.0 litros com 8 válvulas e 127 cavalos quando abastecido com álcool e 121 cavalos quando abastecido com gasolina.

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90

A linha SS se estendeu também para o Corsa e a minivan Meriva, mas estas com o motor 1.8 litro de 8 válvulas.

A série SS foi descontinuada em 2008. Após esses modelos a Chevrolet não apostou mais em linhas esportivas no país.

Mas atualmente podemos contar apenas com versões turbo de modelos como o Cruze com o motor 1.4 litro e 150 cavalos e o Tracker que divide a mesma motorização.

Ficha Técnica

Chevrolet Kadett GS 1990

Motortransversal, 4 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote, alimentação por carburador de corpo duplo, a gasolina
Cilindrada1988 cm3
Diâmetro x curso86x86mm
Taxa de compressão8,8:1
Potência99 cavalos a 5600 rpm
Torque16,2 kgfm a 3000 rpm
Câmbiomanual de 5 marchas, tração dianteira
Dimensõescomprimento, 400 cm; largura, 166 cm; altura, 139 cm; entre eixos, 252 cm
Peso1040 kg
Porta-malas269 litros
Suspensão dianteiraMcPherson
Suspensão traseiraeixo de torção
Freiosdisco ventilado na frente, tambor atrás
Pneus185/60 R14

Chevrolet Kadett GSi 1993

Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, refrigeração a água, 1.998 cm³, comando de válvulas no cabeçote, injeção eletrônica Bosch LE Jetronic

Diâmetro x curso: 86 X 86 mm

Potência: 121 cavalos a 5.400 rpm

Torque: 17,6 kgfm a 3.000 rpm

Câmbio: manual de 5 velocidades

Carroceria: hatch de 2 portas e conversível

Dimensões: comprimento, 407 cm; largura, 181 cm; altura, 135 cm; entre eixos, 252 cm

Peso estimado: 1.140 kg

Suspensão: Dianteira – independente, McPherson, braço triangular, molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Traseira – semi-independente, braços longitudinais e eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores pressurizados

Freios: disco ventilado nas rodas dianteiras, disco rígido na traseira

Direção: hidráulica, pinhão e cremalheira

Rodas e pneus: liga leve, aro 14 e tala de 5,5J pol.; pneus 185/65 HR 14

Kadett GSi: uma das mais famosas versões esportivas dos anos 90
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32 Comentários

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  • Bons tempos! Dá época em que os carros nacionais começaram a melhorar de qualidade, pena que essa época acabou no início dos anos 2000 e começou a geração de carros de plásticos.

  • Sem dúvida esse Kadett é o q eu chamo de perfeição do design. A Chevy nunca mais lançou um hatch tão esportivo e tão belo quanto ele. Na época dele n existia carro mais bonito q ele na categoria. O msm digo do Corsa hatch lançado em 2002, ali eu tbm chamava de perfeição do design. Tbm n tinha popular c/ linhas mais belas do q ele. Pena a Chevy nunca ter lançado uma versão GSi do Corsa C, assim como havia feito c/ o Corsa B.

  • O volume do porta malas do conversível não varia com a capota aberta ou fechada, pois onde a capota é abrigada existe uma estrutura e a capota não invade o porta malas.

  • Que garoto dos anos 90 não sonhou com um desses?
    Um primo guardava um desses em casa. Me lembro de pegar a chave escondido e entrar para ficar vendo o painel digital. Também achava o máximo os bancos esportivos e o cheiro característico dos Chevrolets da época. Bons tempos.

  • Esqueceram de mencionar que antes do Kadett, o mercado nacional ficou 4 anos sem saber o que era receber um carro totalmente novo. O Kadett ainda estava em linha com o mercado europeu (por pouco tempo, é verdade) e era bem mais moderno que os concorrentes na época. Talvez até mesmo era o carro de desenho mais moderno na época em que foi lançado no Brasil.
    Por onde passava, todos viram o pescoço pra ver, mesmo que fosse o SL básico.
    O meu favorito é o GS amarelo élbrus, ano 89.

  • Eita, o Carro T da GM, depois dos carros J, dos quais fazia parte o nosso Monza, Opel Ascona, Isuzu/Chevrolet Aska, Toyota/Vauxhall/Chevrolet Cavalier, Pontiac Sunbird e Sunfire, Buick Skyhawk, Olds Firenza, Cadillac Cimarron, Daewoo Espero, Holden Camira etc… o GM T-car foi um dos GM que mais receberam variantes no grupo: Opel/Delta/Chevrolet Kadett E, Vauxhall Astra, Pontiac Lemans, Asüna SE e Passport, Guangdong GTQ 5010X, Daewoo Racer, Cielo, Nexia e Daewoo 1.5i na Austrália.
    O original da Opel foi um dos primeiros produtos Opel projetados para ser de muito baixo custo e foi o divisor de águas entre os Opels que deixaram saudades e aqueles que os Alemães preferem esquecer que existiram, deixando ele distante em qualidade do Kadett D de 78 igual a distância que separava um VW Golf de um Fiat Tipo… os que saíram das fábricas da Daewoo então… e foram bem as unidades da Daewoo que abasteceram todos os mercados fora da Alemanha e do Brasil com carros T. Já ouvi dizer que eles não deixaram saudades não só pela péssima qualidade e desempenho horrível, mas também porque enferrujaram e se autodestruíam tão rápido que todo mundo esqueceu deles poucos anos depois…
    A Opel só resgatou sua reputação na categoria com o Astra F, que apesar de compartilhar muito dos seus componentes com o Kadett E, teve o nome da versão Vauxhall estendida para a Opel para desassociar o novo projeto com as más impressões que o Kadett antigo havia deixado. Com o Astra F a Opel voltou a conquistar o respeito do público europeu, mas fez um carro tão caro que acabou sendo produzido apenas na Bélgica e exportado para poucos mercados se comparado ao Kadett. Lançado na Europa em 1984, o Kadett E ficou em linha até 1991, quando o Astra F entrou em seu lugar. Fora da Europa ele fora lançado em 1989 no Brasil e em 1990 nos EUA e Canadá.
    Inexplicavelmente teve motorização apenas 1.5 nos EUA, antes tivesse ido com o nossos velhos 1.8 e 2.0 para lá, pois a lerdeza do propulsor coreano junto com um nome de um muscle car aclamado nos anos 70 fez dele uma piada pronta.
    A Daewoo lançou o seu primeiro T-car também em 1984, o Daewoo LeMans, remodelado em 1992 com um focinho “tubarão” parecido com o do nosso Monza.
    Como curiosidade, a Daewoo iniciou uma campanha de marketing nas TVs da Alemanha em 1995 anunciando a sua chegada na Europa, qual não foi a surpresa dos Europeus, o primeiro carro da marca foi… um Kadett dos anos 80! Com exatamente os mesmos defeitos e pouca durabilidade do Kadett original… imagino a cara dos europeus quando viram o Kadetão retornando das sombras hehehe…
    A Daewoo esqueceu de parar de produzir o seu T-car, o Astra F entrou em linha, saiu de linha, o Astra G entrou em linha e saiu de linha e os derivados do Kadett permaneceram sendo produzidos até essa década. Reza a lenda que ele ainda é feio no Uzbequistão, mas de certeza mesmo o Daewoo Racer continua sua vida na China com o nome GTQ.

  • Por ser fruto de um projeto alemão o seu cx ñ tem nd de espetacular pra epoca mencionada de 2000,os próprios descendentes da linha Opel como Vectra,Astra,Calibra,Omega tinham coeficientes equivalentes ou bem menores!

  • Engraçado como as coisas mudam. Na época era o “máximo” em desempenho, mas se olharmos os numeros hoje, veremos que tomava pau de muito carro familiar atual 1.4 aspirado, nem estou falando de turbo.
    A briga dos Kadett GS sempre foi contra o Gol GT, tanto os carburados quanto depois os injetados.
    A GM costumava definir suas relações de redução pra dar pau no gol no zero a cem, que era o que “vendia” a imagem de supremacia, mesmo que isso pagasse um preço alto em consumo e ruido. Santa disputa Batman !

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