Kers Wee: elétrico nacional será feito em Maringá

kers wee 1

Tida como a primeira montadora de carros elétricos do Brasil, a Kers Tecnologia em Mobilidade Sustentável, nome da empresa, deverá se instalar na cidade de Maringá, segundo Marcos Cordiolli, secretário de Inovação Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação do município paranaense.


Um protótipo do modelo chamado Wee será exibido nesta sexta-feira (26), no Paço Municipal de Maringá. Projeto nacional do engenheiro Carlos Motta, a Kers nasceu como uma startup, oriunda de uma parceria com a SETI-PR, Unioeste e Inbramol.

O Kers Wee é um carro elétrico com três rodas e dois lugares, cujo protótipo é construído em fibra de vidro, porém, a empresa fará a versão de produção em aço estampado. Desenvolvido com foco urbano, o pequenino veículo terá velocidade máxima limitada em 100 km/h.

kers wee 2

Segundo a Kers, a autonomia será de 100, 200 ou 400 km, o que sugere pacotes de baterias de lítio para o Wee. O projeto inclui sistema de condução semiautônomo e um preço 60% inferior ao modelo importado mais barato. No cálculo da empresa, o preço ficará em torno de R$ 95.000.

Outro fator importante para o Wee será o custo 80% inferior ao de um carro comum com combustível e manutenção. Por ser elétrico, isso geralmente é muito baixo. No caso do Paraná, o custo para rodar 400 km ficaria na casa dos R$ 32,00.

Desenvolvido e produzido aqui, o Kers Wee será produzido por um sistema modular de linha de montagem com ferramental já adquirido e com consultoria de engenheiros da extinta Karmann-Ghia, com larga experiência em manufatura de aço estampado.

kers wee 3

Em Maringá, segundo propõe a prefeitura, a Kers poderá assim erguer sua planta de produção que deverá ter capacidade para 10.000 carros ao ano e cujo lançamento do produto deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.

O Kers One não deverá ser comercializado por concessionárias, mas através da internet, tendo assim a assistência autorizada em diversas regiões do país, promete a empresa.

O modelo de negócio é semelhante ao da Tesla e contará com show rooms em shoppings e locais de grande público. A apresentação oficial da Kers deverá ocorrer em breve e a cidade de Maringá fará o anúncio do empreendimento amanhã.

[Fonte: CBN-Maringá/ABEMEC PR]

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.